Ir ao conteúdo

Mito ou verdade? - HDs Samsung

darossa

Posts recomendados

Postado

Olá membros do Clube, esta é minha primeira mensagem com essa account (tive umas há muitos anos) e creio que aqui seja um bom lugar para perguntar isto:

Não é somente nos tópicos daqui, ao submeter uma pesquisa sobre HD's da Samsung, que eu vejo/ouço falar mal dos discos rígidos da marca.

Primeiramente um amigo me disse: "Samsung? Acho muito bom não..." e depois, quando liguei pra ele para perguntar qual comprar, ele disse: "Pode comprar Maxtor ou Seagate, só não compra Samsung."

Aqui eu vi muita gente falar coisas ruins dele, por exemplo que ele "dá erros", enquanto que os Seagates são 10000x melhor, como um disse.

E aqui, fiz o seguinte:

Eu tinha um HD Seagate, 120GB/7200 rpm, dividido em 5 partições, sendo uma para o SO e as demais para grupos de dados (já me disseram que não é bom fazer isso).

Então, adquiri um novo, Samsung 80GB/7200 rpm, e nele instalei o SO numa partição de 20, deixando a outra pra uns dados. Formatei a partição do Seagate que continha o SO deixando-a apenas para dados, e instalei o Windows (XP SP2) no novo, na partição de 20.

E de um tempo pra cá estou vendo que as coisas estão mais lentas do que antes, quando eu tinha muito mais programas, alterações de registro, lixos de configuração (o pc não havia sido formatado há quase 2 anos).

Isto pode estar associado ao fato de o HD ser Samsung?

É verdade que ele é dos piores do mercado mesmo?

Fico feliz com as respostas.

Postado

Bom eu nunca tive HD da samsung, porém pelo que vejo pela net e aqui tambem no forum, parece que os samsung estão ruins mesmo, é só ver a qtdade de reclamações, aqui mesmo no forum.

• Membro VIP
Postado

Já tive HDs de várias marcas, algumas até mais raras como Hitachi e Nec.

Bom quanto a qualidade, eu acredito que seja mais relacionado a uma "sorte" do que a marca.

Tive a infelicidade de ter um HD Maxtor 541Dx (se não me engano) que era ruim... fazia barulho, tinha um sistema de firmware ruim.

Quanto a marca da Samsung, realmente os 1ºs HDs eram ruins mesmo. (Uns de 4GB)

Já tive HDs Samsung com capacidades de 5, 10, 20, 40, 120, 160 e 250.

Tive apenas um problema sério com o de 160GB que veio com defeito na placa lógica. Atualmente uso um de 250GB e estou satisfeito com ele.

No geral, acredito que os HDs Samsung oferecem ótimo custo x benefício, mas assim como gravadoras LG que vendem muito ou possuem uma produção muito grande, acabam por ter mais problemas.

Eu até prefiro HD Samsung se comparar com alguns Maxtor e Seagate, mas isto é preferência pessoal.

Enfim compare as especificações dos HDs, em muitos casos os Samsung oferecem mais pelo mesmo preço e são muito bons. Hoje vejo o Seagate apenas uma vantagem pela garantia atual de 5 anos. :)

Postado

O fato de seu sistema estar lento pode ser devido ao fato de mais hd em seu pc, pois quanto mais hds mais lento fica o sistema , pode ser também a fonte que não esta dando conta do recado....

vejo essa diferença quando desconecto meus hds....

uso 2 raptor em RAID 0, quando estou com todos os hds ligado, o sistema fica pesado.....

Postado

Hd prá mim é igual a eletrodoméstico (uma questão de sorte), como disse aí o colega.

Comprei uma televisão SONY TRINITRON que com dois meses de uso deu um defeito que tive que acionar o juizado especial cível pelo fato dessa TV ir inúmeras vezes prá assistência técnica e ninguém dava jeito.

Por outro lado tenho um TV CCE que é uma maravilha, nunca deu um defeito, e já tenho essa CCE há anos.

Aí eu pergunto: qual é a melhor marca marca, SONY ou CCE? Todos responderão que é a SONY.

Voltando ao HD, tenho um samsung há dois anos, já o formatei algumas vezes para mudanças de SO e nunca tive problemas com ele.

A conclusão é a seguinte:

Como os HDs samsung são os mais vendidos, é óbvio que serão os que mais terão relatos de problemas.

Não quero influenciar ninguém na compra de uma determinada marca, essa é apenas a minha opinião, a decisão de compra é de cada um.

Grande abraço.

Postado

O número de partições em um HD compromente, portanto, diretamente no rendimento do sistema operacional?

Tem algo a ver com o fato de o anterior ser Win XP PRO, este novo ser Home?

Obrigado até agora galera :)

Postado

O número de partições em um HD compromente, portanto, diretamente no rendimento do sistema operacional?

Tem algo a ver com o fato de o anterior ser Win XP PRO, este novo ser Home?

Obrigado até agora galera

Várias coisas comprometem o desempenho do HD ou do sistema operacional:

HD cheio de fragmentos de arquivos (desfragmente o HD)

HD dando vários erros (rode o scandisk)

Sistema operacional e programas mau instalados

Arquivos temporários, vírus, etc.

Várias partições também podem comprometer o desempenho do micro em geral, pois quanto mais dados o HD tiver, mais sobrecarregado ele vai ficar.

Resumindo: O mais importante é que você de vez em quando faça uma manutenção preventiva no seu HD.

Abração.

Postado

Posso estar errado, mas acredito que mais partições não influencia em nada o desempenho do HD, muito menos ligar vários HDs juntos ou a fonte não estar dando conta...

Uma partição de HD simplesmente é um mapeamento dos arquivos que tem lá dentro, ou seja, é um "mapinha" do HD. Existem tipos de "mapas" diferentes, por isso existem sistemas de arquivos diferentes para particionar um HD.

Se você tem várias partições você simplesmente tem um mapa para cada parte dele, não tem nada a ver com o desempenho.

Uma coisa que eu não sei muita coisa é a diferença entre partição lógica e extendida... Isso talvez afete o desempenho também...

O que eu já ouvi que pode acontecer é o seguinte, um HD é um disco com círculos de dados concêntricos. Assim, o menor círculo, por ter um raio menor, seria lido mais rápido. Embora que haja um esforço para diminuir essa diferença através de criação de densidades diferentes para trilhas diferentes, acaba que pode interferir mesmo assim.

Desse jeito, as primeiras partições do HD teriam uma tendência a ser levemente mais rápidas que as últimas...

Outra coisa que pode interferir na velocidade é o sistema usado para formatar... Já ouvi falar que o FAT32 é mais rápido que o NTFS para o Windows, embora que o NTFS gaste menos espaço para os arquivos...

Basicamente isso acontece porque dependendo de como é feito o "mapa", ele pode exigir certas restrições na hora da procura de um destino.

Um exemplo que eu conheço é que os primeiros sistemas de arquivos FAT para ler o final do arquivo precisavam ler ele todo, porque dentro dele que estavam as informações de onde ele acabava... Posteriormente isso foi corrigido criando uma tabela separada que mostra onde começa e acaba os arquivos...

O modelo do HD pode interferir bastante na velocidade também. Procure saber dados como Seek Time (quanto menor melhor) e Taxa de Transferência (quanto maior melhor). Veja se seu HD está corretamente configurado (com o UDMA mais alto que ele suporta, se for IDE).

Postado

Acabo de comprar um Samsung Sata 160gb, depois de ler o tópico, espero que dê tudo certo...

Concordo com o rogeriovinhal, mais partições não influencia no desempenho do sistema, desde que este esteja corretamente configurado para tal; o Win XP colocou uma coisa chamada "Restauração do Sistema", isso faz cópias de segurança de arquivos no HD... resumindo, mais unidades mais backups... para resolver esse problema eu desabilito para as maiorias das unidades, somente as unidades de Arquivos e a do Windows é que deixo abilitado, e mesmo assim ussam a menor % possível de espaço.

Atualmente tenho um HD de 80gb com 9 partições, agora comprei um de 160gb e o número de partições irá aumentar.

Para quem ficou curioso:

> PRIMÁRIAS

C: Windows 98 (< 1gb, tenho uns programas que não rodam no XP) [Ativa]

I: Windows XP x64 (~ 6gb)

-- Linux (~ 6gb)

> ESTENDIDAS

-- SwapLinux (~ 1,5gb)

J: SwapWin (~ 4gb, configuro para receber arquivos temporários e memória virtual)

D: Arquivos (~ 20gb)

E: Programas (~ 1,5gb)

F: Jogos (~ 20gb)

G: Temp (~ 10gb)

H: Backup (~ 5gb)

Parece uma bagunça, mas está mais organizado do que se estivesse usado umas 3 partições somente :D

Além disso, quando vou formatar o PC, não me preocupo em fazer backup :palmas:

Postado

Só uma ressalva, a restauração não faz cópias de segurança dos arquivos, até onde eu sei são cópias de segurança das CONFIGURAÇÕES, certo? (ou to errado? D: )

Postado

Faz dos documentos mais modificados :P

Pode até não aparecer opções para tal, mas eu tenho o Win98 instalado também, e, quando entrava nas pastas "System Volume Information", aparecia alguns arquivos mais nada a ver.. aí percebí que estes arquivos foram modificados recentemente.

• 3 semanas depois...
Postado

Já tive HDs de várias marcas, algumas até mais raras como Hitachi e Nec.

Bom quanto a qualidade, eu acredito que seja mais relacionado a uma "sorte" do que a marca.

Tive a infelicidade de ter um HD Maxtor 541Dx (se não me engano) que era ruim... fazia barulho, tinha um sistema de firmware ruim.

Quanto a marca da Samsung, realmente os 1ºs HDs eram ruins mesmo. (Uns de 4GB)

Já tive HDs Samsung com capacidades de 5, 10, 20, 40, 120, 160 e 250.

Tive apenas um problema sério com o de 160GB que veio com defeito na placa lógica. Atualmente uso um de 250GB e estou satisfeito com ele.

No geral, acredito que os HDs Samsung oferecem ótimo custo x benefício, mas assim como gravadoras LG que vendem muito ou possuem uma produção muito grande, acabam por ter mais problemas.

Eu até prefiro HD Samsung se comparar com alguns Maxtor e Seagate, mas isto é preferência pessoal.

Enfim compare as especificações dos HDs, em muitos casos os Samsung oferecem mais pelo mesmo preço e são muito bons. Hoje vejo o Seagate apenas uma vantagem pela garantia atual de 5 anos. :)

Cara, qual seria o problema?

Eu to me quebrando aqui achando que o meu samsung sata 120 tem alguma coisa... comprei ele, fiz uma particao de 40 pro windows e 80 pra dados. ok perfeito.

deu uns dias e começou a dar umas mensagens de erro no windows e em menos de 20 minutos já não entrava mais no windows, nem em segurança nem nada....ficava eternamente carregando. dai entrei com outro hd( meu velho samsung 40gb ide) recuperei os dados ( não mexi na particao de 80, até agora não apresentou nenhum problema).

Formatei a de 40 e meti o xp de novo, todo atualizado, perfeito. + 3 dias e hoje de manha tudo perfeito, fiz uma porrada de integracoes, slipstreams, usei bastante o gravador e diversas funcoes. Mandei reiniciar e agora ele chega a entrar, mas não aparece nada, só uma tela preta e a seta do mouse. O mouse mexe, mas não responde a nada, o teclado funciona mas também não surte efeito algum. Mesma coisa em modo seguro. Aqui estou no meu velho de 40 que nunca incomodou, salvando dados e tentando descobrir se o problema é hd, windows, driver, controladora sata ( ASUS K8V-X ).....

PS : não seria a primeira vez que esse modelo de mother me incomoda, 2 clientes diferentes, com a mesma placa-mãe, A IDE 1 ( nas 2 placas) simplesmente deixou de funcionar. Será que a minha SATA master também?

Alguma luz ????

Qualquer resposta ajuda

abração !!!

Postado
PS : não seria a primeira vez que esse modelo de mother me incomoda, 2 clientes diferentes, com a mesma placa-mãe, A IDE 1 ( nas 2 placas) simplesmente deixou de funcionar. Será que a minha SATA master também?

SATA master? Só uma correção; não tem isso não.

Tenta usar uma outra entrada SATA da sua placa mãe, mas acredito que o problema seja realmente de sistema operacional ou fonte de alimentação.

Abraços.

Postado

SATA master? Só uma correção; não tem isso não.

Tenta usar uma outra entrada SATA da sua placa mãe, mas acredito que o problema seja realmente de sistema operacional ou fonte de alimentação.

Abraços.

Mas então porque com os hds ide nunca aconteceu isso? Estou usando meu ide velho de 40 na gaveta e não da pau nenhum... To desconfiado ou da placa-mãe ou do hd....

Postado

Depois de testar com o HD Tune resolvi trocar o hd, que condenou o drive, paguei a diferença e peguei o Samsung SP1614C, 160gb SATA I. Fiz todos os testes e até agora nenhuma mensagem de erro e nenhum problema!!! Espero que este não incomode também

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...