Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Agua e energia


Adventure

Posts recomendados

Ola amigos,

Estou fazendo um curso de montagem e configuração, onde meu instrutor disse em sala de aula uma dica, que para mim foi recebida com muitas duvidas e espanto a dica dele foi;

> Se a sua placa mãe estiver muito suja, pode sem problemas retirala do gabinete e todos os seus perifericos e lavalá com água e uma esponja com sabão. (Lavar mesmo debaixo da torneira)

Eu fiquei desorientado, nunca tinha ouvido uma coisa dessas antes, mas por se tratar de alguém que já tem experiencia e segundo ele mesmo já realizou isso varias vezes, segundo ele o segredo e colocar no sol e não ligar antes de secar por completo e parou por ai. (Ainda bem, eu ainda pensei que ele iria dar ideia de passar um talco ou um perfume depois)

por favor quem manja bem de eletrônica, tal façanha é possivel?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É sabido que água causa oxidação de partes metálicas, portanto passar água na placa mãe é um risco que o usuário deverá assumir. O circuito da placa mãe é revestido por uma fina camada de resina que protege do meio externo, usando água e sabão (mesmo neutro) irá remover essa camada causando problemas de condutividade e consequentemente o mau funcionamento da placa. O certo para a limpeza de circuito de placa é usar álcool isopropílico com o auxílio de um pincel e ainda tomar muito cuidado. Li sobre isso em um manual de manutenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está correcto.

Mas como disse atrás existem vários processos e liquidos.

Uso depende do tipo de "lavagem" e da "sugidade" que se pretende remover.

Nos processos industriais , que conheço , usa-se dois processos base :

Mistura de ádua destilada com líquido detergente apropriado

Liquidos de limpeza ou alcool isopropílico.

Depende como é logico dos resíduos a remover.

Genericamente use o alcool isopropilico com pincel macio.

Deixe secar bem .

Pode usar um tipo secador de cabelo mas com vento frio.

Mesmo assim aconselho a que depois deixe secar 24 horas em lugar seco antes de ligar.

Note que os circuitos das placas são tipo CMOS com impedâncias muito elevadas , logo qualquer umidade restante pode inclusivé destruir o board.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu mesmo já limpei várias, inclusive a minha quando vou limpar meu micro.

Já consegui recuperar placas q não funcionavam nem limpando com alcool isopropilico, acredito inclusive ter alguma coisa a ver com estática, ou seja acredito que uma agua saindo de uma torneira deva descarregar a estatica q esteja em alguma coisa, não sei ao certo, so sei que é bom demais,,,

Para lavar utilizo apenas Agua, e dou jatos em lugares como Slots e Sockets, MUITO BOM, 100% podem fazer sem medo,,

Lembrando nunca utilizei, sabão de qualquer tipo por acreditar q sua quimica pode estragar algum componente, utilizo somente água e uma escova de dentes para limpeza, onde passo nos slots.

Abraços a Todos e fica ai minha esperiencia em relação a lavagem de Placas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A limpeza com agua, depende do tipo de sujeira, um profissional com muitos anos de experiencia me passou essa dica, ele trabalha com balanças de alta precisão. Antes eu usava alcool isop, agora so com agua mesmo, mas atenção não deixe no sol, o que ajuda e recomendo e um ventinho, pode ser um secador de cabelo mesmo. Tomem cuidado com a Umidade, deixe em secagem por pelo menos 24 horas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!