Ir ao conteúdo

HD SATA com desempenho inferior ao ATA

Cabece

Posts recomendados

Postado

Tenho 2 hd's na mesma maquina da assinatura, um samsung 80, comprei como ATA 133, outro Maxtor 160 SATA , no teste Speed do XP , o SATA da 57 pontos numa escala de 150, enquanto o ATA da 60 pontos numa escala de 100

Isso é assim mesmo ou ta faltando alguma configuração.

Os drivers IDE ,da Nvidia Nforce 3 atualizados 2006, mesmo porque os drivers do setup do CD da placa mãe não instalava o AGP8 para placa de video.

Obs: No teste speed do Nero7, tambem mostra a mesma diferença.

mais detalhes do HD Aqui >>

Mais detalhes da placa mãe Aqui >>

ide1.JPG

ide2.JPG

ide3.JPG

ide4.JPG

Postado

Primeiramente o seu HD da samsung vem de fabrica habilitado apenas para ATA-100 UDMA5 mas no proprio site da samsung você baixa o programa que ativa o UDMA6, ou seja, deixa ele como ATA-133 e isso melhora bastante a performance dele.

Quanto ao HD SATA não é normalm que ele dê uma taxa de transferencia tão baixa quanto a apresentada e o problema nesse caso deve ser especificamente os drivers da controladora SATA da sua placa mãe, que no caso da sua placa se eu não me engano estão no proprio chipset nForce.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Clique aqui e leia o meu novo tópico sobre Unidades da Informática

Clique aqui e entenda mais sobre SATA-I e SATA-II

Entenda mais sobre RAID e seus diversos Níveis.

Postado
Primeiramente o seu HD da samsung vem de fabrica habilitado apenas para ATA-100 UDMA5 mas no proprio site da samsung você baixa o programa que ativa o UDMA6, ou seja, deixa ele como ATA-133 e isso melhora bastante a performance dele.

Pesquizei no site samsung e so achei um Utilitário para instalação e formatação do HD, não consegui mudar o ATA 100 para 133.

SE eu formatar o HD e instalar pelo Utilitario será que atualiza para ATA 133 ?

Se não tivesse tanta coisa instalado ate ariscaria formatar sem saber se resolve.

Quanto ao HD SATA não é normalm que ele dê uma taxa de transferencia tão baixa quanto a apresentada e o problema nesse caso deve ser especificamente os drivers da controladora SATA da sua placa mãe, que no caso da sua placa se eu não me engano estão no proprio chipset nForce.

No site da Maxtor so tem um Utilitario como descrito acima.

Os drivers para o chipset Neforce 3 250 já esta com a ultima alualização, já esperimentei com os drivers do proprio Windows XP Pro, e com os drivers do CD de instalação o resultado é o mesmo, com os do XP não aparecem essas opções do HD com teste Speed.

Adicionei umas fotos para facilitar o entendimento.

Postado
Pesquizei no site samsung e so achei um Utilitário para instalação e formatação do HD, não consegui mudar o ATA 100 para 133.

Para mudar para ATA 133 baixe o programa udma6.exe

Clique aqui, role até o final da página e baixe o utilitário.

Obs. Certifique-se de que o flat cable (cabo de dados) desse HD seja de 80 vias e não de 40.

Me parece também que esse utilitário "udma6.exe" é suportado apenas por alguns modelos de HDs, nessa mesma página tem uma relação dos modelos suportados, veja se o seu é um deles.

Grande abraço.

Postado

:( Pessoal aproveitando a situaçao, já q estamos falando de desempenho de HDs, alguem pode me dizer se a diferença de desempenho de um SATA 150mb e um de 300mb é muito gritante ao ponto de me obrigar a comprar um placa-mãe nova :goff: , já q a minha não tem suporte ao SATA II.

Obrigado e um abraço.

Postado

Realmente é uma diferença que temos que respeitar, é uma diferença considerável.

Não é motivo para que você troque de placa mãe, mas se tiver em condições financeiras para a troca, é uma ótima opção.

Abraços.

Postado

Tem algum outro dispositivo IDE ligado junto com esse HD? Ou seja; no mesmo flat cable (cabo de dados), se tiver desfaça essa instalação e deixe o HD sozinho.

Abraços.

Postado
Bom, se você já fez tudo que está descrito ao longo desse tópico e não conseguiu passar o HD de ATA 100 para ATA 133, eu não sei mais o que te dizer.

Mas como última tentativa, formata esse HD utilizando o DM (disk manager) da Samsung (Hútil)

Era isto que eu estava querendo evitar, pois provavelmente não vai dar para fazer o Restore [backup] se fizer alguma alteração no HD, e ai será um dia ou mais para instalalar e configurar todos os programas que uso.

Eu instalei esse HD pelo proprio XP, partição e formatação.

Vou aguardar mas um pouco pra ver se surge alguma solução.

Mas o que mas me intriga é o HD SATA, achoi que deveria ter melhor desempenho, ou é assim mesmo ?

Postado

Tenta medir o desempenho desse HD SATA com um outro programa, esse que você usou eu não conheço muito bem.

Eu gosto mais do HDTach.

Valeu.

O.o

Peço ao colega que leve mais a sério o nosso fórum.

Muito obrigado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...