Ir ao conteúdo

Memória 256 SDRAM DDR400

Sbandeira

Posts recomendados

Postado

Gente, estou com uma dúvida se fui enganado pela loja que me vendeu os pentes de memória que instalei na minha máquina.

É o seguinte: comprei um PC 0Km Intel Celeron 2.13GHz com memória de 128MB. No manual da placa tem a informação que a mesma suporta memórias DDR400. Assim, comprei 02 pentes de 256MB, solicitando em uma loja de informática que me fornecesse os pentes de 256MB SDRAM DDR400.

A etiqueta que veio colada nos pentes só dizia o seguinte: 256MB PC3200 - não há informações sobre a velocidade (se é 166, 266, 333 ou 400).

Como se trata de máquina na garantia tive que levar os pentes na assistência técnica para instalação dos mesmos e colocação do selo de garantia do PC, para não perder a garantia de um ano.

Instalei todos os programas e venho notando que o desempenho para 512MB de memória não está como o esperado.

Assim, instalei o Aida32 e verifiquei que a descrição do dispositivo no sistema é: 256 MB PC3200 DDR SDRAM

A descrição de velocidade das memórias aparece assim: PC3200(200MHz)

Ou seja, esses 200MHz entre parêntesis é a velocidade do pente ou estou enganado?

Ou, no caso, o sistema multiplica por dois?

Bem, complementando, se por acaso a memória estiver correta e seja realmente uma DDR400, tem como melhorar o desempenho das mesmas através do setup - alguém teria como me dar uma luz sobre este assunto?

• Membro VIP
Postado
Assim, instalei o Aida32 e verifiquei que a descrição do dispositivo no sistema é: 256 MB PC3200 DDR SDRAM

A descrição de velocidade das memórias aparece assim: PC3200(200MHz)

Ou seja, esses 200MHz entre parêntesis é a velocidade do pente ou estou enganado?

Ou, no caso, o sistema multiplica por dois?

Exatamente, o nome da tecnologia usada pela memória é DDR= Double Date Rate, ou seja, Taxa de Dados Dobrada.

Isso significa que a memória trabalha transferindo dois dados por pulso de clock, então os fabricantes nomeam as memórias como sendo de 400 MHz por exemplo, o que não é verdade. Ela possui uma frequência real de 200 MHz, mas como trasfere dois dados então o seu desempenho é como se fosse de uma memória de 400 MHz, mas que por sua vez trasferisse apenas 1 dado por pulso de clock.

Por isso são chamadas de DDR 400.

E quanto ao PC3200, isso se refere a taxa de transferência máxima teóriaca que a mmória DDR 400 é capaz de atingir, portanto está correta, pois as memórias DDR 400 conseguem trasferir no máximo até 3200 MB/s. Para se achar este valor basta fazer o seguinte calculo:

Clock real da memória x 2 (que é taxa de dados que ela trabalha) x a largura de banda da memória (que é igual a 64 bits, portanto multiplique por 64)

e divide tudo por 8 para dar o resultado em MB/s (Mega Bytes por segundo).

Fica assim: 200 x 2 x 64 / 8 = 3200

Certo? Portanto pode ficar tranquilo que a sua memória é DDR 400 sim.

Abraços.

Postado

Valeu, FIRE Scheifer, pensei que tinha sido enganado pela loja.

Agora, tenho percebido que o desempenho do PC não está legal, pois está muito semelhante em velocidade ao PC anterior, que era um AMD Duron 1.100MHz, com 02 pentes, sendo um de 128 e outro de 256MB.

Tirando o vídeo on-board de 32MB ficava com 352, contra 480 do atual.

O meu PC atual (Celeron D310 2.13GHz, com estes dois pentes de 256 citados no meu post tem a velocidade do processador mais que o dobro, porém, as vezes, a barra de atalho do Office se apaga e depois retorna, aparecendo gradativamente de cima para baixo. Ocorre eventualmente também isto com os ícones na área de trabalho, fica mostrando o espaço reservado para download de imagens e depois os ícones reaparecem.

Para mim parece ser gerenciamento ou funcionamento de memória insuficiente. Coloquei minha memória virtual em 512-720 e melhorou um pouquinho.

Aí resta a pergunta, esse tipo de comportamento no PC pode ser melhorado no setup, sem prejuízo ao hardware?

Ou ainda, alguma configuração nos serviços iniciados com o sistema pode ajudar?

• Membro VIP
Postado

Para mim está paracendo problemas com o seu Sistema operacional mesmo, sua configuração é mais do que suficiente para rodar o Windows sem ter este tipo de problemas.

Caso você esteja usando o Windows XP, então lhe recomendo este tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=116398

Tem muitas dicas para otimizar o Windows.

Abraços.

Postado

Para mim está paracendo problemas com o seu Sistema operacional mesmo, sua configuração é mais do que suficiente para rodar o Windows sem ter este tipo de problemas.

Caso você esteja usando o Windows XP, então lhe recomendo este tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=116398

Tem muitas dicas para otimizar o Windows.

Abraços.

Já utilizei as dicas citadas, até imprimi o tópico para utilização futura.

O BIOS do PC é biostar e é um pouco diferente em suas configurações. Percebi que tem muita opção, inclusive para mudar a quantidade de MB da placa de vídeo que é on-board. (estava usando 32 e baixei para 16MB para ver se melhora mas não adiantou)

Acredito que o caminho seja este por que este PC foi configurado pela PC Amazon visando atender o programa do governo "PC para todos", assim a configuração do setup vem bem básica, inclusive o pente original é de 128Mb DDR PC2700 CL2.5.

Como não entendo bem de configurar memória pelo setup gostaria de saber se isso é possível e como fazê-lo...

• Membro VIP
Postado

Você possui alguma experiência com configuração de setups?

Eu sugiro que você resete a BIOS e reconfigura com o auxílio da manual da sua placa mãe.

Por falar em placa mãe, qual seria o modelo da sua?

Abraços.

Postado

Bem, a experiência que tenho é básica (mudar a sequência de boot, modo impresssora, dar o default) mas nunca configurei nem processador nem memória.

Resetar a BIOS é o CLEARCMOS, ou seja retirar e recolocar a bateria da placa-mãe?

A placa é P4M80-M4, soquete 478, suporta Celeron D310, barramento 400/533/800 MHz (FSB) de 400/533 MHz, conforme o manual.

O chipset informado: Ponte Norte Via P4M800 e Ponte Sul Via VT823R.

02 soquetes de memória DDR SDRAM, suportando 02 módulos de 400 MHz (que já estão instalados no caso), agora diz que suporta 1Gb em cada soquete, com capacidade total de 1GB, o que eu não entendi... ora, se suporta 1 Gb em cada soquete por que a capacidade total é de 1 GB ? Não deveria ser de 2 Gb?

Vídeo on-board (percebi que é configurável pelo setup - veio com 16MB e aceita até 64MB - não testei o máximo);

rede e som on-board e modem off-board (sem uso, uma vez que utilizo banda larga).

Dá prá ajeitar alguma coisa para melhorar a velocidade da memória?

• Membro VIP
Postado

Resetar a BIOS é o CLEARCMOS, ou seja retirar e recolocar a bateria da placa-mãe?

Exatamente!

02 soquetes de memória DDR SDRAM, suportando 02 módulos de 400 MHz (que já estão instalados no caso), agora diz que suporta 1Gb em cada soquete, com capacidade total de 1GB, o que eu não entendi... ora, se suporta 1 Gb em cada soquete por que a capacidade total é de 1 GB ? Não deveria ser de 2 Gb?

Realmente, o com certeza a sua plac mãe suporta 2 GB de memória no total.

Dá prá ajeitar alguma coisa para melhorar a velocidade da memória?

Bom, como a sua memória está funcionando normalmente, então talvez a daria, diminuindo a latênca das memórias, mas algumas placas mãe não possuem tais opções nõ setup, e as vezes o PC pode ficar instável.

Abraços.

Postado

FIRE scheifer, mais uma vez obrigado pela sua ajuda e boa vontade.

Acho que vou ter que me acostumar com a nova maneira deste novo PC.

A opção do CLEAR CMOS está descartada por que o PC está na garantia e não posso abrí-lo sob pena de perder a mesma.

Depois, com calma, vou testando a opção que você citou sobre as latências, vou ver se descubro como mexer no setup sobre este assunto e faço as tentativas e erros até acertar ao meu gosto.

Valeu pelas informações e orientações.

Um grande abraço... :-BEER

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!