Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Super aquecimento - p4 930 D 3.0Ghz


hoax

Posts recomendados

Qual a temperatura do seu gabinete e a temperatura ambiente?

Você pode nos informar seu Vcore?

Abraços

giovanni...muito obrigado pela resposta...

sinceramente acho q foi culpa da aplicacao q eu fiz....fiquei com medo de colocar muita pasta acabei colocando estão pouco q acho q nem fez efeito..

meu vcore esta em 1.33v

temp do sistema em 38c

proc em iddle 58c

gabinete não sei....

ambiente não passa de uns 21c hoje...

qualquer informacao q faltar estou a disposicao...muito obrigado

hoax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:palmas: UPDATE!!!! :palmas:

eu fiz tudo de novo...desmontei, limpei, apliquei AS5 e montei novamente...

Temps:

cpu iddle: 45~46c (antes 50~51c)

temp full: 57~58c (antes 62c - cheguei a ver temps de ate 67c)

system 38c

ainda tenho q esperar as tais 200hrs da AS5 pra ver se vai mudar alguma coisa...e trocar os fans do gabinete q estão chegando amanha...pra ver se cai mais um pouco.. de qualquer jeito..ta melhorando! muito obrigado a todos pela forca!

so uma pergunta q to muito preocupado...Sardelari se você puder me dar mais essa forca...queria confirmar q posso ligar esses 3 fans direto na placa-mãe..como perguntei nessa mensagem:

Sardelari,

Estava lendo sua resposta novamente e fiquei preocupado...o manual da minha placa-mãe diz(pretendo ligar 2 coolers da silverstone sem o controlador de velocidade, diretamente na placa-mãe):

The fan connectors support cooling fans of 350mA ~ 2000mA (24 W max.) or a total of 1 A ~ 3.48A (41.76max.) at +12V.

Pelo q vejo na foto do manual, parece q nestas especificacoes estão incluidas as 4 entradas de fan da placa-mãe (cpu, fan1, fan2, e psu) Minha fonte não esta conectada então no caso seria apenas o zalman 9500 e os 2 silverstone....tem problema?!?!?

não entendo nada desses lances de tensão...tem como você confirmar q esse conjunto (2x Silverstone + zalman 9500)vai funcionar com a minha placa-mãe? :help:

muito obrigado

hoax

valeu a todos!! :-BEER

hoax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoax,

vamos lá!!

2X FAN Silverstone ( 6W cada ) = 12 W

Zalman 9500 = 6W

Portanto, cada FAN têm a potencia menor que a indicação unitária da PM : 6W < 24W

a soma de todos os FAN e menor que a indicação total da PM : 18 W < 41,76 W,

acho que está sem problema !!!

Abraços

e Boa Sorte

Sardelari,

Minha fonte não esta conectada ....

hoax

Hoax,

o que você quis dizer com isso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu Sardelari!!! nada como a resposta de alguem q entende do assunto para tirar nossas duvidas! agora posso ligar os fans sem problemas :-BEER

por um lado to mais tranquilo porque ta melhorando..mas a passos beeem lentos...vamos ver depois dos fans novos se muda alguma coisa...

desculpa a confusao..quando eu disse q a minha fonte não estava conectada eu quis dizer q o fan da minha fonte não esta conectado para monitoramento na placa-mãe...so estão ligados os do gabinete e o zalman.

tem problema? acho q minha fonte não tem essa conexao... :unsure:

abraços

hoax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoax desculpa desapontalo mais tá alta as suas temp ai para um zalman 9500 led

e 02 fan silvertone de 110cfm

sei que seu processador um dual core fabricado em 65mm mesmo assim a diferença de +10cº a mais que o meu prescott de fabricação em 90 mm e uma diferença consideravel

você pode ter aplicado arctic silver 5 em demasia a quantidade indicada pelo fabricade euma porção inferior ao um grando de arroz e aplicação dela realmente e bem xatinha pela sua desidade mais espeça eu tiver que reaplicar 5 vezes da ultima veze até acertar

obs eu so aplico pasta na base do processador do cooler eu não aplico

sugiro que faça a reaplicação da pasta termica ou faça um monitoramento rigido para ver se a descrecimo de temp mais rápido q o normal mais acho q não na pior das ipoteses você pode ter tricado sua placa mãe na instalção do suporte de fixação do cooler se você apertou de mais isso já ocorre com varias pessoas com um vizinho meu a sorte que a pc estava na garatina ele tinha manda lá para instalar o cooler

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fala rodrigo

eu não to feliz com a temperatura q esta..estou feliz porque LENTAMENTE estamos fazendo progressos...

e acho q vamos chegar numa temp decente em breve...

os coolers da silverstone ainda não foram instalados...vou fazer isso agora, acabou de chegar

e realmente achei a AS5 muito difícil de aplicar...na base do cooler eu apliquei como mostra no video em destaque aqui do forum(aplicando e limpando com uma toalha para cobrir apenas micro imperfeicoes....) vou verificar a placa-mãe, mas acho q não é o caso...não foi aplicada forca em excesso e pelo menos não vi nenhum trinco quando retirei a base do cooler..

vou tentar mais uma vez....

posto os resultados em breve

muito obrigado pela paciencia

hoax

UPDATE >>>>> UPDATE >>>> UPDATE

Instalei os 2 silverstone...melhorou bastante a circulacao do ar...mas não mudou muito a temperatura...em iddle esta igual (45c) mas rodando 9 n! n! na cientifica chegava a 62c..agora não passa de 53~54c (a temp do sistema baixou de 38c para 35c)

acho q o rodrigo tem razao e o problema esta novamente na aplicacao da AS5...vou tentar de novo hoje a noite e aviso vocês se melhorou

abraços

hoax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoax,

Lembre-se: meu equipamento é praticamente igual ao seu (com a diferença, para pior quanto ao aquecimento, do proc. ser Prescott) e tinha os mesmos problemas de temperatura, mesmo com o Zalman 9500Led (como o seu).

Só consegui resolver definitivamente com o cooler lateral Akasa de 120 mm jogando ar frio para dentro!

Abrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoax,

Lembre-se: meu equipamento é praticamente igual ao seu (com a diferença, para pior quanto ao aquecimento, do proc. ser Prescott) e tinha os mesmos problemas de temperatura, mesmo com o Zalman 9500Led (como o seu).

Só consegui resolver definitivamente com o cooler lateral Akasa de 120 mm jogando ar frio para dentro!

Abrs.

jtb,

hehe eu não esqueci da sua sugestao não...o problema é q olhei melhor a posicao q ficaria o cooler lateral e não tenho essa opcao pelo formato da tampa do meu gabinete...a opcao seria um gabinete novo, mas to tentando resolver sem ter q fazer isso...

eu continuo acreditando q o problema esta na quantidade de pasta termica...postarei assim q tentar novamente

hoax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tente melhorar um pouco mais a circulação de ar no seu gabinete. Não deixe esta temperatura passar 10ºC da temperatura ambiente. No caso a ambiente estava 21ºC então é melhor que ela não passe de 31ºC.

Dê uma organizada nos cabos.

Como você mesmo disse reveja a sua aplicação da pasta térmica e aproveite e veja se a base do seu cooler esta com ranhuras.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não deixe esta temperatura passar 10ºC da temperatura ambiente. No caso a ambiente estava 21ºC então é melhor que ela não passe de 31ºC.

Dê uma organizada nos cabos.

Como você mesmo disse reveja a sua aplicação da pasta térmica e aproveite e veja se a base do seu cooler esta com ranhuras.

Abraços

beleza giovanni...estou tentando manter essa media na temperatura interna.. vou postar umas fotos da arrumacao q eu fiz nos cabos...não vejo problemas de circulacao de ar q justifiquem minhas temperaturas...mas posto as fotos pra q vocês possam ver..

estou sem tempo no trampo pra tentar montar de novo o cooler mas vou postar fotos também assim q sobrar tempo pra tentar de novo.

HOAX

eu acho que essa temperaturaja estava quase susegada... já vi um P4 3.0 em full chega a 83C (sem pasta termica) depois ele normalizo com a pasta e um fan melhor

comparando com outros usuarios do forum com pecas semelhantes, as temperaturas deveriam estar mais baixas...alguma coisa com certeza continua errada, mas tenho certeza q vamos descobrir o problema

Hoax,

se você descobrir, me avise, pois também gostaria de monitorar!! rsrsrsrs

Eu não vejo nenhum problema.

Abraços

hahaha pode deixa q eu te aviso :blush:

valeu a todos :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acabei de fazer todo procedimento da pasta termica novamente....e agora caiu pra 36c iddle!!!! comecamos essa novela com 50c iddle....uma queda de 14c!! e como acabei de passar a AS5...pode ser q caia pra 34~31 depois das 200 horas!!

to bem satisfeito agora....acho q vai rolar o estão esperado OC sem maiores problemas....

amanha eu vou postar algumas fotos da aplicacao q fiz hoje etc...

muito obrigado a todos pela paciencia e por ter me ajudado a melhorar tanto a situacao!

assim q puder eu posto mais resultados de temperatura em full load (mas agora 9 n! n! na cientifica não passa de 41c!! antes eram 62!!)

valeeeu :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acabei de fazer todo procedimento da pasta termica novamente....e agora caiu pra 36c iddle!!!! comecamos essa novela com 50c iddle....uma queda de 14c!! e como acabei de passar a AS5...pode ser q caia pra 34~31 depois das 200 horas!!

to bem satisfeito agora....acho q vai rolar o estão esperado OC sem maiores problemas....

amanha eu vou postar algumas fotos da aplicacao q fiz hoje etc...

muito obrigado a todos pela paciencia e por ter me ajudado a melhorar tanto a situacao!

assim q puder eu posto mais resultados de temperatura em full load (mas agora 9 n! n! na cientifica não passa de 41c!! antes eram 62!!)

valeeeu :-BEER

Muito bom, Hoax!

A propósito, como é que se faz para testar a temperatura com a calculadora científica?

Abrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acabei de fazer todo procedimento da pasta termica novamente....e agora caiu pra 36c iddle!!!! comecamos essa novela com 50c iddle....uma queda de 14c!! e como acabei de passar a AS5...pode ser q caia pra 34~31 depois das 200 horas!!

to bem satisfeito agora....acho q vai rolar o estão esperado OC sem maiores problemas....

amanha eu vou postar algumas fotos da aplicacao q fiz hoje etc...

muito obrigado a todos pela paciencia e por ter me ajudado a melhorar tanto a situacao!

assim q puder eu posto mais resultados de temperatura em full load (mas agora 9 n! n! na cientifica não passa de 41c!! antes eram 62!!)

valeeeu :-BEER

Boa noite,

Tenho acompanhado seu progresso e possuo a config. da assinatura.

Eu vi o video e tentei fazer como indicado, mas não obtive sucesso como você.

Pode me explicar como fez?

Valeu a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom, Hoax!

A propósito, como é que se faz para testar a temperatura com a calculadora científica?

Abrs.

fala jtb,

se for em PC single processado, abre a calculadora do windows, coloca em modo cientifico e digita: 9 depois n! e n! de novo....ele vai tentar fazer a conta e vai dar um erro dizendo q vai demorar muito...ai você só monitora a q temperatura esta chegando antes de dar o erro....

se for pc dual processado você precisa de 2 calculadoras para atingir 100% de processamento....só mandar fazer a conta nas 2 ao mesmo tempo...

(devem ter testes melhores, mas esse é um jeito fácil de forcar os processadores a trabalhar em 100% sem precisar de nenhum programa instalado no pc)

qualquer coisa tamos aí

abraços

hoax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

Tenho acompanhado seu progresso e possuo a config. da assinatura.

Eu vi o video e tentei fazer como indicado, mas não obtive sucesso como você.

Pode me explicar como fez?

Valeu a ajuda.

Julio,

Se você esta se referindo ao video em destaque aqui do forum....o video mostra a aplicacao correta da Artic Silver 3... E eu comprei a AS 5...

eu não tinha percebido isso na primeira vez q apliquei a pasta....ai olhei no site da artic silver, e esse procedimento do video é indicado apenas para as pastas ate a versao 3. A partir da 5 eles recomendam uma maneira diferente para aplicar...

Da uma olhada no step 9 desse link: http://www.arcticsilver.com/arctic_silver_instructions.htm

As diferencas principais da aplicacao da artic silver 5:

- não aplique pasta no cooler e limpe com toalha como é feito na artic 3. deixe o cooler limpo sem nenhum vestigio de pasta termica, aplique uma pequena quantidade no centro do processador, não espalhe e instale o cooler normalmente. (Eles dizem q a melhor maneira de espalhar a AS5 é com a propria pressao do cooler durante a instalacao, e que o ideal é rodar a base do cooler depois de parafusado no lugar, 1 ou 2 graus em cada sentido, para garantir melhor aplicacao do produto - sem forcar o cooler caso isso não seja possivel...mas em coolers q permitem pequenas rotacoes apos instalados, é o procedimento mais recomendado)

- não espalhe a pasta em todo o processador como mostra no video...aplique uma quantidade pequena bem no centro do processador e deixa q a pressao do cooler faca o restante..(tem uma foto no step 9 do link q eu passei q mostra a area do DIE do p4....é bem menor q a area da tampa do processador...por isso não existe necessidade de aplicar em toda a area)

Eu pretendo aplicar a minha novamente, porque na hora q eu apliquei eu fiz pressao com o cooler meio fora de centro e acho q acabei espalhando pasta onde não precisava....vou fazer a ultima vez mas já aprendi a quantidade certa...

Se alguem tiver alguma duvida sobre o texto no site da artic postem as perguntas aqui ou enviem MP q eu posso fazer uma traducao do tutorial e postar aqui...

Vou postar algumas fotos da minha ultima aplicacao, talvez ajude você a entender a diferenca (a primeira aplicacao eu fiz como mostra no video aqui do forum, e a ultima aplicacao eu fiz como esta nesse link q te passei)

espero q ajude..boa sorte

hoax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um resumo de todas as besteiras e todos os ajustes q deram certo:

quando postei as primeiras fotos muitos usuarios reclamaram da minha organizacao (ou falta de) dos cabos.

vocês acham q tem q melhorar ainda? (lembrando q troquei os fans do gabinete pelos 2 silverstone de 110cfm)

IMG_1561.jpg

IMG_1594.jpg

Perguntaram também se a base do cooler possuia ranhuras...fotos depois da ultima limpeza(alguem ve algum problema??)

IMG_1581.jpg

IMG_1578.jpg

não posso colocar todas as fotos em um post...seguem fotos da aplicacao..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fotos das aplicacoes de pasta termica:

Desmontado para limpeza da primeira aplicacao (ainda com etiqueta de garantia e com pasta termica q vem com o zalman):

IMG_1552.jpg

Desmontado depois da primeira tentativa com a AS5 (seguindo o procedimento do video em destaque aqui do forum...resultado foi AS5 em excesso tanto no processador quanto na base do cooler quando retirado)

IMG_1572.jpg

IMG_1567.jpg

Ultima aplicacao (seguindo intrucoes deste link: http://www.arcticsilver.com/arctic_silver_instructions.htm)

IMG_1589.jpg

IMG_1593.jpg

amanha vou postar as temperaturas rodando alguns jogos...

abraços

hoax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fala jtb,

se for em PC single processado, abre a calculadora do windows, coloca em modo cientifico e digita: 9 depois n! e n! de novo....ele vai tentar fazer a conta e vai dar um erro dizendo q vai demorar muito...ai você só monitora a q temperatura esta chegando antes de dar o erro....

se for pc dual processado você precisa de 2 calculadoras para atingir 100% de processamento....só mandar fazer a conta nas 2 ao mesmo tempo...

(devem ter testes melhores, mas esse é um jeito fácil de forcar os processadores a trabalhar em 100% sem precisar de nenhum programa instalado no pc)

qualquer coisa tamos aí

abraços

hoax

Ok, Hoax.

Vou tentar fazer aqui.

Abrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Julio,

Se você esta se referindo ao video em destaque aqui do forum....o video mostra a aplicacao correta da Artic Silver 3... E eu comprei a AS 5...

eu não tinha percebido isso na primeira vez q apliquei a pasta....ai olhei no site da artic silver, e esse procedimento do video é indicado apenas para as pastas ate a versao 3. A partir da 5 eles recomendam uma maneira diferente para aplicar...

Da uma olhada no step 9 desse link: http://www.arcticsilver.com/arctic_silver_instructions.htm

As diferencas principais da aplicacao da artic silver 5:

- não aplique pasta no cooler e limpe com toalha como é feito na artic 3. deixe o cooler limpo sem nenhum vestigio de pasta termica, aplique uma pequena quantidade no centro do processador, não espalhe e instale o cooler normalmente. (Eles dizem q a melhor maneira de espalhar a AS5 é com a propria pressao do cooler durante a instalacao, e que o ideal é rodar a base do cooler depois de parafusado no lugar, 1 ou 2 graus em cada sentido, para garantir melhor aplicacao do produto - sem forcar o cooler caso isso não seja possivel...mas em coolers q permitem pequenas rotacoes apos instalados, é o procedimento mais recomendado)

- não espalhe a pasta em todo o processador como mostra no video...aplique uma quantidade pequena bem no centro do processador e deixa q a pressao do cooler faca o restante..(tem uma foto no step 9 do link q eu passei q mostra a area do DIE do p4....é bem menor q a area da tampa do processador...por isso não existe necessidade de aplicar em toda a area)

Eu pretendo aplicar a minha novamente, porque na hora q eu apliquei eu fiz pressao com o cooler meio fora de centro e acho q acabei espalhando pasta onde não precisava....vou fazer a ultima vez mas já aprendi a quantidade certa...

Se alguem tiver alguma duvida sobre o texto no site da artic postem as perguntas aqui ou enviem MP q eu posso fazer uma traducao do tutorial e postar aqui...

Vou postar algumas fotos da minha ultima aplicacao, talvez ajude você a entender a diferenca (a primeira aplicacao eu fiz como mostra no video aqui do forum, e a ultima aplicacao eu fiz como esta nesse link q te passei)

espero q ajude..boa sorte

hoax

hoax,

Obrigado as explicações.

Estou entendendo e agora vou realizar o polimento na base do zalman e aplicar a pasta térmica como indicado.

Li o tutorial no site indicado. vou seguir as instruções recomendadas e checar se é necessário realizar alguma modificação na organização dos cabos do menu gabinete.

Vou postar algumas fotos também.

Júlio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoax,

Parabéns!!!! Soube ouvir as sugestões e já está retribuindo as dúvidas de outros aqui no forum. :palmas: :palmas:

São esses tipos de pessoas que gostamos de ver aqui na comunidade. :palmas: :palmas:

Abraços :-BEER

Sardelari

grande Sardelari..

isso é o minimo q eu posso fazer...só tenho a agradecer a todos pela paciencia e sugestoes.. vou continuar ajudando sempre q puder... só dei uma "abandonada" na missao porque não ta sobrando tempo nem pra respirar no trampo..mas semana q vem eu vou fazer a estão esperada ultima tentativa de baixar mais um pouco e postar meus resultados...valeu novamente a todos!

abraços

hoax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoax,

Voltando ao tópico, mais para mim do que para você...

Primeiro, acho que seus cabos ficaram bem organizados; vou tentar fazer o mesmo com os meus.

Segundo: gostei da solução que você bolou para a instação dos hds, liberando a parte frontal para entrada de ar jogado pelo cooler.

A configuração de meu gabinete é como a sua e, realmente, os hds, apesar de receberem também refrigeração pelo cooler frontal, acabam obstruindo o segmento para o interior.

Como foi que você os fixou na parte de baixo? Aparafusou ou simplesmente colocou com os dissipadores da Zalmam?

Grato e abrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoax,

Voltando ao tópico, mais para mim do que para você...

Primeiro, acho que seus cabos ficaram bem organizados; vou tentar fazer o mesmo com os meus.

Segundo: gostei da solução que você bolou para a instação dos hds, liberando a parte frontal para entrada de ar jogado pelo cooler.

A configuração de meu gabinete é como a sua e, realmente, os hds, apesar de receberem também refrigeração pelo cooler frontal, acabam obstruindo o segmento para o interior.

Como foi que você os fixou na parte de baixo? Aparafusou ou simplesmente colocou com os dissipadores da Zalmam?

Grato e abrs.

fala jtb,

a ideia era usar os dissipadores da zalman na baia de cd.. mas o gabinete é screwless e a baia é fora de padrão..ai não deu certo...

no pacote do dissipador vem uma etiquetas com as marcas de registro...só colar uma embaixo do gabinete e mandar ver... elas vem com uns amortecedores de borracha, não trepida, fica um acabamento bacana...é tudo parafusado no dissipador..nada de gambiarra com os hds... o unico defeito mais grave na minha opinião é q perdi o unico slot PCI q sobrava na minha maquina..porque o hd de traz fica em cima do slot...

qualquer duvida posta aí...

(eu tenho um dissipador desse sobrando aqui..ta lacrado...pretendia usar 3 nas baias de cd...mas como não deu certo sobrou 1...se te interessar posso te vender mais barato q paguei...)

abraços

hoax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!