Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock e temperatura.


Visitante

Posts recomendados

Eu realmente fico pensando o que é que ferra o processador.Afinal se eu tiver um processador com uma cooler comun a temperatura pode subir bem mais doque num processador com um ótimo cooler rodando em overclock.Se alguem ai entende do assunto por favor me diga,obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que ferra a vida útil do processador são justamente as temperaturas altas, ou fora de especificação (temperatura muito baixas também podem estragar o processador, mas claro, muuuuito baixas mesmo).

Isso é conseguido com o uso de um cooler xing ling, ou então com um overclock que utiliza um cooler mal dimensionado para tal!!

As voltagens altas também ferram o processador.Podem ocorrer processos de oxidação devido a poeria e umidade acumulada, que formam pequenas pilhas (pílha de daniel se bem me lembro da aula de química), fazendo com que possam se formar catodos e anodos que criem micro picos de tensão prejudicial ao processador, mas isso um engenheiro elétrico pode lhe explicar com mais propriedade que eu... deve haver algum por aqui :)

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vocês falam isso porque não viram ainda o cooler de nitrogênio líquido. o único problema dele é que você nem consegue ligar o micro, de tão gelado...

 :)))))))  :)))))))  :)))))))  :)))))))  :)))))))  :laugh:  :laugh:  :laugh:  :laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por surfelipe@05 Julho 2003,00:37

vocês falam isso porque não viram ainda o cooler de nitrogênio líquido. o único problema dele é que você nem consegue ligar o micro, de tão gelado...

 :)))))))  :)))))))  :)))))))  :)))))))  :)))))))  :laugh:  :laugh:  :laugh:  :laugh:

Aff, precisa tanto? Um Volcano da vida ou Coolermaster já dão conta do recado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MADMAX@03 Julho 2003,12:06

Temperaturas muito baixas não causam mal algum aos processadores .

Se fosse assim não existiria os PROMETÉIA E VAPOCHIL que manté uma CPU em -50°c !

Abraços.

Os processadores são feitos de silicio, mineral que é isolante a temperaturas ambientes, porém em baixissimas temperaturas é um semi-condutor como a ceramica, e sendo supercondutor o proc. queima.

joscar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Usam prometia e vapochill para alcançarem recordes. Tipo, você pega um processador de 2Ghz, e consegue meter 2.5GHz com um cooler bom, mas normal. Já com uma belezinha dessas, você chega a mais de 3Ghz, por exemplo.

Mas voltando ao tópico principal, são duas coisas que detonam processador: temperatura muito alta (tem gente que se assusta se o seu athlon xp está a 55 graus, mas o que detona é temperatura MUITO alta, tipo mais de 70 graus) e tensão muito alta (pois aí o campo elétrico dentro do chip fica alto demais e pode romper os transistores cmos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembro que numa aula de química que foi no laboratório, disseram que aqueles vidros (pipeta, beker, etc) que tem marcação de quantidade não podiam ser aquecidos. Por que? Porque a dilatação do vidro e sua posterior retração não seriam idênicas, logo, as marcações iriam ficar erradas. Grande coisa você diz, mas pra algo que tem que ser preciso, meio mililitro faz diferença.

E que é que tem a ver com o tópico?

Imagine que processadores tem filamentos da ordem de micrometros, e se chegar a temperaturas que alterem suas dimensões, podem influenciar negativamente os filamentos próximos, produzindo resultados incorretos (corrupção dos dados) e até a possível queima do mesmo.

São coisas que parecem frescura, mas nesse mundo microscópico, fazem a diferença entre um processador queimar ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por coelho72@07 Julho 2003,20:45

Usam prometia e vapochill para alcançarem recordes. Tipo, você pega um processador de 2Ghz, e consegue meter 2.5GHz com um cooler bom, mas normal. Já com uma belezinha dessas, você chega a mais de 3Ghz, por exemplo.

###### coelho eu sei disso né velhinho !

Só estava perguntado isso ao nosso colega porque ele disse que bxs temp estragam o processador , aí eu disse que se fosse assim o pessoal não usaria sistemas como vapochil e prometeia.

falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MADMAX+07 Julho 2003,22:20-->
coelho72@07 Julho 2003,20:45

Usam prometia e vapochill para alcançarem recordes. Tipo, você pega um processador de 2Ghz, e consegue meter 2.5GHz com um cooler bom, mas normal. Já com uma belezinha dessas, você chega a mais de 3Ghz, por exemplo.

###### coelho eu sei disso né velhinho !

Só estava perguntado isso ao nosso colega porque ele disse que bxs temp estragam o processador , aí eu disse que se fosse assim o pessoal não usaria sistemas como vapochil e prometeia.

falou.

Quem usa esses sistemas c/ N, é p/ pouquissimo tempo e obter recordes.

Entretanto, apesar de N liqüido estar -170 C ou menos, o processador estará a temperatura muito alta e a temp real do processador será alta. Não se esqueça que o N é para dissipar o calor do processador e não para congela-lo.

joscar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo , não estou me referindo ao nitrogenio e sim aos sistemas como prometeia e vapochil . Esses ficam a -50°c o dia inteiro , durante meses !

E aí , vai me dizer que estraga o processador do cara usando um case desses ?

Pra quem não sabe o que é um prometeia , aqui vai um link .

http://www.technoyard.com/hardware/miscell...eia/page_2.html

Té +

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...