Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD deixou de ser reconhecido


Heiler

Posts recomendados

Tenho um HD Samsung 120gb e depois de uns 2 anos funcionando corretamente, ele simplesmente deixou de ser acessível.. vejam o que acontece:

C:\>f:

The file or directory is corrupted and unreadable.

a bios reconhece normal, e o windows também, só que ele não identifica o HD como uma particao NTFS (ele "era" ntfs)..

C:\>chkdsk f:

The type of the file system is NTFS.

Unable to determine volume version and state. CHKDSK aborted.

Já usei programas como o "EasyRecovery Professional", e todos os arquivos estão lá direitinho, o problema é que eu não tenho outro HD de 120gb pra copiar todos os dados, e esses programas só fazem isso ao invés de atualmente CONSERTAR o problema...

Tenho certeza que deve ser alguma coisa no início do HD, apenas faltando informar "ei eu sou ntfs" ou corrigir as tabelas MFT.. mas como fazer isso?

Tentei usar um tal de "mbrfix" para recriar o MBR dele, e deu na mesma.. inclusive, com esse programa eu fiz um dump da mbr anterior e da "nova", e ambas são identicas.. embora bem diferentes das dos meus outros HDs..

Tentei usar também aqueles dois comandos do RecoveryConsole, "fixboot" e "fixmbr".. ambos não deram nenhum erro mas também não ajeitaram nada..

Daí eu pergunto.. o que pode estar fazendo com que o windows não reconheça normalmente esse HD? Em que parte dele o windows pega as informações necessárias para acessá-lo? o CHKDSK diz "Unable to determine volume version and state", o que seria "volume version" e "state" ? (a tradução eu sei, hehe)

ps.: esse mbrfix pode ajudar muita gente, vejam os comandos:

D:\>mbrfix

MbrFix.exe Copyright © 2004, 2005 Systemintegrasjon AS http://www.sysint.no

Usage:

MbrFix /drive <num> { command } { /yes }

Commands:

MbrFix /? Display help page and license

MbrFix /drive <num> driveinfo Display drive information

MbrFix /drive <num> drivesize Returns size in MB as return value

MbrFix /drive <num> listpartitions Display partition information

MbrFix /drive <num> savembr <file> Save MBR and partitions to file

MbrFix /drive <num> restorembr <file> Restore MBR and partitions from file

MbrFix /drive <num> fixmbr Update MBR code to W2K/XP/2003

MbrFix /drive <num> clean Delete partitions in MBR

MbrFix /drive <num> readsignature {/byte} Read disk signature from MBR

MbrFix /drive <num> generatesignature Generate disk signature in MBR

MbrFix /drive <num> writesignature bytes Write disk signature in MBR

MbrFix /drive <num> readstate Read state from byte 0x1b0 in MBR

MbrFix /drive <num> writestate <state> Write state to byte 0x1b0 in MBR

MbrFix volumeinformation driveletter Get volume information for partition

Já tentei usar as opções fixmbr/savembr e readstate.. por sinal, o readstate dá valor 0 para qualquer um dos meus HDs..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz cara seu problema é cabuloso , se o seu pc não esta inicializando vai ser bem complicado salvar seus arquivos pelo DOS até porque o win xp não deixa o dos ter acesso a sua partição principal , o seu problema aprece o que eu tive uma vez , e o jeito pra mim foi formatar , mas você pode tentar também instalar o driver do seu HD pois ele vai ajudar na inicialização , uma vez consegui a proeza de excluir os drivers do hd do meu colega =P , ai milagrosamente consegi em um cd que eu tinha o driver do hd dele ehhe , e foi ###### , num deu pra salvar nada , só foi zerando mesmo , recomendo instalar o seu hd na casa de algum colega só pra salvar os arquivos se eles forem realmente importantes , boa sorte , poste as suas tentativas aqui falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duas coisas que eu tentaria fazer aqui em casa.

1º - Entrar no Linux e ver se consigo acessar os arquivos, salvá-los e formatar o HD.

2º - Se no Linux não conseguisse ia tentar em outro PC

Se ainda sim não conseguisse ai eu iria surtar hehe

Você também pode tentar aquela reinstalação do Windows, que ele só copia os arquivos de novo, sem formatar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho q vocês não prestaram atencao no q eu disse..

a maquina ta funcionando normal, o hd com problema não é o primário.. e eu consigo acessar os dados usando programinhas especificos, só que minha intenção NÃO É copiar os dados pra outro lugar e sim AJEITAR o HD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!