Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Apagar ou Não o Conteúdo do TEMP e APPLOG ?


Paredes

Posts recomendados

Olá, pessoal !

Eu tenho lá as minhas dúvidas quanto a deletar o conteúdo dos subdiretórios TEMP e APPLOG do Windows.

Vi em muitas postagens de diversos fóruns e em programas, que a deleção do Conteúdo do TEMP é benéfica. Contudo, quando apaguei os arquivos contidos no Temp e religuei a máquina pareceu estar tudo bem... mas ao passar o Ccleaner, surgiram uma infinidade de ERROS (inválidos) de DLL's, LOG's, Caminhos e etc !

Agora eu pergunto, esses erros desaparecerão com o uso contínuo do sistema ou vou ficar com o meu Arquivo de Registros cheio de Chaves, Valores e etc. sem função e, quem sabe, afetando o funcionamento dos programas instalados ?

Vocês que são "experts" por favor, esclareçam essa minha dúvida !

Apago o conteúdo do TEMP e/ou do APPLOG ou NÃO ?

Por favor, não venham com respostas do tipo "claro que pode.." e mais nada ! Eu quero uma explicação para o surgimento dos erros no Ccleaner após a deleção dos arquivos contidos no subdiretório Temp e se esses erros irão comprometer os programas instalados !!

Desde já, agradeço.

Aloysio Paredes – Niterói - RJ :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paredão, parceiro, é o seguinte:

Isso não é um erro, mas uma inconsistência, que pode ser resolvida apagando-se a chave inválida.

O que ocorre?

O registro guarda não só informações permanetes sobre software e hardware, mas também informações temporárias. Ex.: os últimos arquivos abertos pelo Word. O word guarda esses nomes no registro em uma pasta do tipo MRU (arquivos mais recentes).

Se tu guarda um arquivo na pasta temp, abre pelo word e depois apaga esse arquivo, fica aquela chave referindo um arquivo na pasta temp. O que o ccleaner faz é ver que tem um link, mas não tem o arquivo e sugere apagar essa chave para reduzir o tamanho do registro.

Por isso, a única coisa que te digo é "claro que pode", apesar de não ser um "expert", mas depois de gerenciar dados críticos de centenas de GB, adquiridi essa tranquilidade de saber o que pode apagar.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JWSARAUJO, CLARO QUE VOCÊ É UM "EXPERT" !!!!!!!!!!!!!!!!

Só você mesmo para dar uma resposta "digna" de ser lida ! Um resposta OBJETIVA que "ensina" à quem postou a mensagem pedindo auxílio ou querendo esclarecer uma dúvida !

Assim eu posso apagar o conteúdo do TEMP e/ou APPLOG sem medo e com consciência do que pode acontecer.

Mas vou aproveitar para tirar mais uma "lasquinha" do teu conhecimento :

O AD-AWARE SE detectou o WIN32.TROJAN.DOWNLOADER, eu logo tentei, do meu modo retirá-lo ! Imagine no que deu.... é isso aí mesmo ! Eu desinstalei o IE6 e seus antecessores com o IERADICATOR2001a. Daí tudo bem, estava usando o FIREFOX MOZILLA, apesar de ter dado um monte de erros de imagem devido a programas vinculados ao Windows IE6. Foi daí que descobri que o AD-AWARE SE estava dando uma informação (nome do vírus / Trojan) FALSA !!!! Nada mais era que o ALEXA ! O erro era e ainda é sempre nas mesmas chaves de registros e no arquivo C:\windows\system\hosts... (se você puder me ajudar, avise-me que postarei no lugar certo do Fórum.

Voltemos ao NOVO problema : Reinstalei o "bendito" do IE6 Full, só que tem um pequeno problema, ele colocou os diretórios Cookies, Histórico e Temporary Internet Files\IE5 dentro do diretório TEMP do Windows !

Já tentei "MOVER" a pasta através das Opções da Internet, mas de nada adiantou... Detalhe, estes subdiretórios existem também dentro do diretóio do Windows ! Já tentei apagá-los e transferis do TEMP para o Windows, mas quando tento MOVER a pasta através das Opções do IE, ele informa que irá transportar asinformações gravas para a pasta que eu escolhi (no caso, a pasta Windows), ele dá o Boot e quando volta está tudo "igualzinho" ao que sempre foi ! Não muda nada ! Estou deixando prá lá... mas não posso apagar o TEMP, caso contrário toda vez que entro em na Internet, na minha página inicial TERRA, ele fica recompondo todas as imagens novamente, e está demorando..... Ou curiosidade : De uns tempos prá cá, o que tem "entrado" de SPYWARE (cookies) na minha máquina não é brincadeira ! Agora mesmo deve estar entrando uns dois pelo menos ! Mas sempre passo o AD-AWARE que limpa tudo !

Araujão, quebra mais este galho pro teu amigo "mala" ! Dê umas dicas quanto ao IE6 estar vinculado a pasta TEMP e o motivo de tantas "invasões" na minha máquina ! Uso Avast e Zone Alarm atualizadíssimos e ainda pasei um scan disk on-line da Symantec Security Check que deu como LIMPA a minha máquina ! Contudo, ao final do exame passei o Ad-AWARE e acusou problema.... :blink:

Já não estou entendendo mais nada ! :muro:

Amigo, agora só você mesmo para me ajudar, afinal eu sou :stupid: !!!!

Um grande abraço,

Aloysio Paredes - Niterói - RJ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Velho, estúpido é o que acha que sabe, pois além disso é perigoso, porque age sem cautela. Quem não entende procura saber, e o conhecimento que se ganha vale mais do que aquele que vem de graça. Mas chega de lorota, que tô meio filósofo hoje...

O adaware já me apagou chaves importantes de um programa que processava o PIS dos empregados da empresa. Eu larguei ele para usar o SpyBOT (www.spybot.info), cuja função é a mesma e é mais seguro e usa poucos recursos do sistema. Não habilita a função de tempo real, que ainda tem bugs nas opções.

É uma sugestão...

Quanto ao IE, verifica primeiro se tem pasta temp no autoexec. É para o IE colocar lá os tempórários. Se nada tiver, ele põe em windows/temp. Abre o autoexec.bat e vê se tem:

set temp=c:\temp

set tmp=c:\temp

Cria essa pasta, se não tiver.

Essa problema de host que o adaware referiu se refere ao arquivo HOSTS.SAM que fica em /Windows. Ele deve ter um conteúdo terminando assim:

# For example:

#

# 102.54.94.97 rhino.acme.com # source server

# 38.25.63.10 x.acme.com # x client host

127.0.0.1 localhost

-------------------------------

Só pode ter essa linha, que faz referência ao computador local (127.0.0.1 Localhost).

Se algum hacker invadir a tua máquina vai colocar lá um ip dele e aí o micro pensa que aquele ip também é do computador local e vai trabalhar nele sem tu saber.

Dá uma olhada no arquivo só por curiosidade. O Spybot também protege esse arquivo deixando ele somente como leitura e monitorando se estão tentando alterá-lo.

Voltando ao temp, reinicia a máquina alterando o autoexec se ainda não tinha essas linha. Apaga o conteúdo da pasta /Windows/temp (só o conteúdo, porque o ***** do Windows precisa ver que tem essa pasta senão ele se perde). E experimenta. Não deve votar a ter arquivos aí porque eu disse que era para colocar no c:\temp.

Não apaga essas pastas do Temp IE e cookies do diretório c:\Windows.

Quanto a cookies e spyware, realmente é um monte deles que se bloqueia por dia ou por hora. Lá no IE, em opções, privacidade, põe média alta, para um bloqueio seguro de cookies. Nem todos os cookies são ruins. Alguns são apenas para escolha de opções temporária ou servir de variáveis para aplicativos Java. A Receita não funciona sem ter cookies habilitados. Não te preocupa com eles; apenas apaga freqüentemente. Se o fórum aqui não te pediu senha é porque ela está em um cookie... aí começa o perigo. Aqui é uma senha não importante, mas se o banco guardar tua senha em um cookie (SOCORRO!). Por isso após usar o site do banco, limpo o IE.

Outra coisa, no IE em opões, conteúdo autocompletar, desabilita guardar senhas, que o problema acima também não acontece.

Esse temp deve resolver assim, mas posta o resultado se não deu.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande FILÓSOFO e AMIGO JWSARAUJO ! :-BEER

Como sempre, estou aprendendo cada vez mais com os teus auxílios !

Quanto ao IE : realmente, não havia a pasta C:\Temp e nem a as linhas do comando SET do Autoexec.bat. Como o meu grande amigo sugeriu, todas já foram criadas ! E agora, devo reinstalar tudo, tipo : MSJAVA, .NET FRAMEWORK, J2RE-1.4.2 e o próprio IE, entre outros ? Pois eu deletei o conteúdo do C:\WINDOWS\TEMP ! Agora, lá só tem os subdiretórios COOKIES, HISTÓRICO E INTERNET TEMPORARY FILES e arquivos criados na inicialização do Windows, os arquivos criados na instalação dos programas foram para o “BELELÉU” !!!!! Reinstalo tudo ?

Os arquivos HOSTS.SAM, sim pois existem dois ! Um no C:\WINDOWS e outro no C:\WINDOWS\SYSTEM, ambos com o mesmo conteúdo e estão de acordo com o que você postou : # For example :

#

# 102.54.94.97 rhino.acme.com # source server

# 38.25.63.10 x.acme.com # client host

127.0.0.1 localhost

Só que tem um detalhe, eu tenho o SPYBOT (sempre atualizado) e costumo usá-lo, mas os arquivos Hosts.sam não estavam como “somente leitura”, EU é que habilitei nas suas propriedades. Será que estamos falando do mesmo SPYBOT – SEARCH & DESTROY 1.4 ? O meu eu baixei gratuitamente, talvez seja por isso que ele não habilitou os hosts como somente leitura.

Quanto a “solicitação de Senhas”, nenhum site entra sem antes me solicitar a senha ! E no IE, Opções, Privacidade, já está como “média – Alta “ !

Uma curiosidade : Será que existe um programa de limpeza de registro que faça tudo de uma só vez ? Sim, porque o Ccleaner acha um tipo de errro, o RegClean acha outro, o Eusing, o MV Regclean, RegCleaner e o Easy Cleaner ... enfim, cada um acha um tipo de erro de registro quando outro fez a limpeza ! Fico fazendo "Rodízio" entre eles até que em todos não apareçam mais nenhum tipo de erro, só assim eu tenho CERTEZA de que não há mais nenhum “rastro” do(s) programa(s) excluído(s), é mole ?!!! Apesar de que, já estou ficando meio que “abusado” e vou direto no Regedit e mando brasa ! Só que antes eu “Exporto” a Chave a qual vou deletar ou editar, se der erro é só restaurá-la !

Bem meu amigo, agora só fico na dúvida de reinstalar ou não os programas que tiveram seus arquivos eliminados no diretório C:\WINDOWS\TEMP......

Detalhe : O IE FOI PARA O C:\TEMP !!!!! :palmas:

No aguardo de mais uma “lição”...

Um FORTE ABRAÇO ! :D

Aloysio Paredes – Niterói – RJ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então tá beleza Paredes.

Não precisa reinstalar nada só por causa do temp. O que pode ver é se tem algum outro arquivo sendo armazenado na pasta /windows/temp com o tempo, porque alguns programas ficaram com essa opção gravada quando foram instalados. Por exemplo, o ZipGenius, Mcafee...

Basta alterar nas opções dos programas.

Quanto ao spybot, eu me expressei mal. Ele não poe o atributo readonly, mas protege esse arquivo contra alterações.

No más tudo tri.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JWSARAUJO, TÁ PRÁ LÁ DE "TRI LEGAL" !!!!! :palmas:

Eu decidi reinstalar tudo, só por garantia e por incrível que pareça FICOU ÓTIMO ! Até as "entradas" de Spywares diminuiu muito, até parou !

Então quer dizer que, o diretório que devo manter vazio (limpo) é o C:\WINDOWS\TEMP\*.*, menos os subdiretórios que você informou ?

Meu NOBRE amigo, não tenho como te agradecer a atenção e a PACIÊNCIA que tiveste comigo !

Parabéns e muito obrigado por tudo JWSARAUJO ! :bandeira:

Se algum dia eu puder te ajudar, estarei sempre ao teu dispor !!!

Um grande abraço,

Aloysio Paredes - Niterói - RJ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá Pessoal!

O tópico pelo o que parece, já foi mais do que respondido e tanto é que o autor deixa expresso os seus sentimentos de agradecimentos no próprio tópico.

Deste modo, estarei finalizando o tópico pois já estava havendo comentários, no qual não eram relevante ao tópico e que consequentemente, estaria ocasionando discussões futuras desnecessária.

No que desrespeito as ações tomadas, apaguei as mensagens irrelevantes ao tópico e editei a mensagem que "seria" o ponta pé inicial do caso relatado.

Certo da compreensão de vocês,

Um abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!