Ir ao conteúdo

HD de 5400 rpm X HD de 7200rpm

hugosanches

Posts recomendados

Postado

ou não tem nada a ver. :help:

Vejo muitos hds de rotações diferentes de 5400rpm, 7200rpm ... e assim por diante.

Minha dúvida é a seguinte: com relação a jogos, como jogo pra caramba eu gostaria de saber qual é a diferença entre as rotações. Ou não tem nada a ver com jogos ?

A diferença entre elas é imperceptível? eu não consigo entender .... só vejo que 2 hds de rotações diferentes não interfere em jogos. Se eu estiver errado me corrijam por favor. :joia:

Fica aí a pergunta :-BEER

Postado

Mas é claro que influencia nos jogos... Se dentro do próprio Windows você adquire um ganho de cerca de 20%, imagina nos jogos...

Mas, de todo jeito, quanto mais memória RAM você tiver, melhor... Vai diminuir bastante a questão dos swaps, sem falar que pode te proporcionar jogar em resoluções maiores e com melhor qualidade (vai depender também da tua placa de vídeo).

Além do mais, você nem deve pensar muito nisso, já que a maioria dos HDs para PCs já vem com 7200RPM (só os de notebook que você ainda encontra de 4200RPM, 5400RPM...). Agora, se você tiver 2 HDs, sendo um de 5400RPM e outro de 7200RPM, dê preferência ao 7200 para armazenar o Sistema Operacional e os programas.

Falouws :-BEER

Postado

Mas é claro que influencia nos jogos... Se dentro do próprio Windows você adquire um ganho de cerca de 20%, imagina nos jogos...

Mas, de todo jeito, quanto mais memória RAM você tiver, melhor... Vai diminuir bastante a questão dos swaps, sem falar que pode te proporcionar jogar em resoluções maiores e com melhor qualidade (vai depender também da tua placa de vídeo).

Além do mais, você nem deve pensar muito nisso, já que a maioria dos HDs para PCs já vem com 7200RPM (só os de notebook que você ainda encontra de 4200RPM, 5400RPM...). Agora, se você tiver 2 HDs, sendo um de 5400RPM e outro de 7200RPM, dê preferência ao 7200 para armazenar o Sistema Operacional e os programas.

Falouws :-BEER

Valeu fera pela ajuda! :joia:

Tenho 1.5ghz de memória. Tenho um monitor de 19pol e uma placa de vídeo 128mb Geforce 6600 BFG. Quer dizer que para resoluções maiores tá bom? Desculpe minha ignorância mas o que é swap?

E outra coisa que não entendi. Se por exemplo em um hd tenho jogos ela não seria de 7200rpm? ou seja não seria bom ter dois de 7200rpm?

você diz que hd de 5400rpm é bom para jogos, e hd de 7200rom para o sistem operacional?? não é ao contrário? :blink:

Abraço do conterrâneo :-BEER

Postado

:P

A principal diferÊncia entre HDs de velocidades diferentes é para

abrir e salvar!

aí é realmente notável a diferÊnça...

:D

Mas essa mudança influência em muito mais coisas! :bye:

Postado

hugosanches,

Maior velocidade de rotação não implica em ser mais rápido no acesso aos dados... tem muita coisa em jogo, principalmente a quantidade de memória de armazenamento deles e o tempo de acesso a dados...

Os hd de maior RPM são produtos mais modernos e a tendência é ser mais rápido em tudo... mas não obrigatoriamente...

Por outro lado, depois de carregar o jogo, os acessos serão poucos e para arquivos pequenos... em uma consideração bem superfícial, se houver alguma diferença, será bem menos do que o piscar de olhos...

Postado

Acredito que melhora e muito na performance dos jogos, pois o windows usa o HD como memoria virtual para alocar arquivos temporarios quando a memoria esta cheia, e isso acontece frequentemente em jogos, então se o teu HD for mais rápido, ele alocara mais rapidamente os dados do jogo e executara o mesmo com mais rapidez.

Postado

Creio que a diferença de performance é perceptivel porque rotações maiores normalmente indicam menores tempo de acesso ao disco... lembro que a média de tempo de acesso ao disco dos HD´s de 5.400RPM era 11,0ms e hoje em dia em HD´s atuais à 7.200RPM esse tempo é em média 4,6ms, ou seja, é uma diferença consideravel...

E concordo com o que o Rockfeller disse, pois jogos em geral utilizam muito a memória virtual e os Hd´s com rotações maiores tendem a serem mais rapidos nesse quesito também (paginação), fora isso normalmente os Hd´s 7.200RPM tem 8MB de buffer (modelos mais atuais) enquanto os antigos 5.400RPM tinham no máximo 2MB de buffer que é um tipo de cache do HD...

Imagine então os HD´s 10.000RPM (raptor) da WD....

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!