Ir ao conteúdo

é possível testar cabo rj-45 com multímetro?

ane

Posts recomendados

Postado

Para testar com o multímetro, você terá que colocar uma ponta de prova em um fio de uma ponta do cabo e outra ponta de prova no mesmo fio da outra ponta do cabo. Provavelmente não vai dar alcance e você poderá usar um fio como extensão da ponta de prova. Mas vai dar um trabalhinho.

Mais fácil você crimpar e ligar nas máquinas. Caso estabeleça conexão, está tudo ok, do contrário verifique as pontas e refaça a que parecer que está errada (já fiz este processo algumas vezes, hehe).

Postado

"Para testar com o multímetro, você terá que colocar uma ponta de prova em um fio de uma ponta do cabo e outra ponta de prova no mesmo fio da outra ponta do cabo. Provavelmente não vai dar alcance e você poderá usar um fio como extensão da ponta de prova. Mas vai dar um trabalhinho."

ok, entendi, terei que testar os mesmos fios de cada ponta do cabo, mas que valor deve aparecer no multimetro que diga que está correto?

Postado

você deve colocar o multímetro na posição utilizada para se medir resistência (ohm). Se der contato, a resistência vai ficar próxima de zero. Caso contrário, o ohmímetro não acusará nada !

Postado

Para testar com o multímetro, você terá que colocar uma ponta de prova em um fio de uma ponta do cabo e outra ponta de prova no mesmo fio da outra ponta do cabo. Provavelmente não vai dar alcance e você poderá usar um fio como extensão da ponta de prova. Mas vai dar um trabalhinho.

Mais fácil você crimpar e ligar nas máquinas. Caso estabeleça conexão, está tudo ok, do contrário verifique as pontas e refaça a que parecer que está errada (já fiz este processo algumas vezes, hehe).

Durante muito tempo montando, configurando e realizando manutenção em redes de alta performance cheguei a duas conclusões:

1) A melhor forma de testar um cabo é utilizando um testador de cabos. Alguns, profissionais, te dizem, inclusive, qual será a perda de velocidade no cabo;

2) Ao invés de montar cabos, o melhor é comprar cabos montados e certificados (a Furukawa, por exemplo). São montados e testados em laboratórios especializados e, o melhor de tudo, sempre vêm com garantia de fábrica. E mais a mais o preço não é tão mais alto.

Postado

Ao invés de montar cabos, o melhor é comprar cabos montados e certificados

Cara, se você sabe fazer o cabo e depois pode testar, não tem como ser melhor comprar o cabo montado.

Pois suponho que este montado que você quer dizer é com as pontas já crimpadas. Imagine você, cada vez que precisasse de um cabo, sempre com uma medida diferente, fosse comprar pronto. Teria que encomendar do fabricante na medida que precisasse, ou acharia cabos prontos de 3m, 8m, 19m, etc. em qualquer loja?

Postado

Cara, se você sabe fazer o cabo e depois pode testar, não tem como ser melhor comprar o cabo montado.

Pois suponho que este montado que você quer dizer é com as pontas já crimpadas. Imagine você, cada vez que precisasse de um cabo, sempre com uma medida diferente, fosse comprar pronto. Teria que encomendar do fabricante na medida que precisasse, ou acharia cabos prontos de 3m, 8m, 19m, etc. em qualquer loja?

Em lojas especializadas é possível encontrar cabos nessas medidas. Como estamos falando de residências, devem ser suficientes. Em caso de empresas, em que as medidas são maiores, existe a possibilidade de encomendar, nessas mesmas lojas, cabos maiores. Apesar de parecer mais econômico montar cabos em casa, não temos garantia (os termos constantes nas embalagens de cabo - caixas - deixam claro que a garantia só é valida para defeitos de fabricação). De mais a mais um patch cord de 3m Cat6 não custa mais do que R$ 15,00, o que nos deixa com R$ 5,00 por metro montado em laboratório de cabeamento de ponta (não tenho noção de preços para cabos Cat 5e). Além disso, as perdas nos testes Cisco de cabos montados manualmente é muito maior...

A verdade é que a escolha é pessoal...

Postado

Só mais uma dica caso vá usar o multimetro mesmo para o teste do cabo.

Se for um cabo muito longo que seja de difícil acesso, é só fechar curto entre os fios em uma ponta 2 a 2 e ir medindo do outro lado.

Exemplo, em uma ponta eu fecho curto do marrom com o azul, na outra ponta vou medir com uma ponta do azul e outra no marrom, se der ok já sei que esses dois estão ok.

Postado

Só mais uma dica caso vá usar o multimetro mesmo para o teste do cabo.

Se for um cabo muito longo que seja de difícil acesso, é só fechar curto entre os fios em uma ponta 2 a 2 e ir medindo do outro lado.

Exemplo, em uma ponta eu fecho curto do marrom com o azul, na outra ponta vou medir com uma ponta do azul e outra no marrom, se der ok já sei que esses dois estão ok.

Me detive a defender o uso de cabos montados por pessoal especializado e acabei me afastando do tópico... Enfim, as soluções já foram dadas. Medida de resistência. Curto para cabos longos.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...