Ir ao conteúdo

Pasta termica para athlon xp

duwise

Posts recomendados

Postado

morihideki,

fiz a mesma coisa que você mas a temp. aqui não passa de 44 a 46ºC. No PCAlert fica tipo 36 a 37ºC.

Tem que ver que a temp. não é só o cooler, tem que olhar o tamanho do gabinete, ventilação, OC e etc.

Como não tá esquentando muito resolvi deixar rolar. Mas olho toda hora...

Postado

no minimo esse vendedor estava drogado quando disse isso, deixa sem pasta termica pra você ver aonde q vai parar seu processador ..... no minimo ele vai derreter...  heheeh

vendedor cabeçudo.... :muro:

depois desssa eu sairia correndo da loja...

Nikho :tanta:

Postado

Eu tenho um Atlhon XP 1900+ e uso pasta térmica, e nunca deu problema algum. Tenho o processador a quase 1 1/2 ano.

So na montagem que deu errado ao usar muita pasta, o processador não da start, deve-se passar uma pequena camada, bem distribuida.

Postado

Mais dúvidas... se eu comprar um XP 1700+ e um cooler certificado (aquele microfins por ex.) que vem com essa fitinha ***** em baixo... posso montar direto e um abraço...

Valeu...

Postado

Estou com um palomino 1600+ na minha frente, achei impresionante, pena que a minha câmara não pega este detalhe, me cliente chegou para o meu sócio e comentou que o micro apresenta umas "travadinhas" de vez em quando, fomos analisar e o cooler era um de k6II, sem pasta térmica e num gabinete de 3 baias :seila: , o que nós impresionou é que na parte de baixo da cpu, estava completamente destemperado(quase preto), resolvemos colocar um monitoramente de temperatura e aí que ficamos surpresos, a temperatura fica oscilando entre 79C° a 87C° :ui: , com certeza neste caso esta cpu está com a vida útil reduzida, outra questão é que certamente a temperatura deveria estar beirando os 95C°, já que existe o erro de medição.

Postado
Postado Originalmente por sledgehammer+18 Julho 2003,11:46-->
ADMRAD@17 Julho 2003,23:28

Eduardo Jr. meu caro, ajude esse desesperado aqui.

Acontece que eu já fiz a bagunça. Misturei o cromalix com a pasta. A questão é:

- devo desmontar o sistema e remover a pasta (se é que isso é possível) e remontar só com o cromalix ou,

- desmontar o sistema e remover o cromalix e remontar com a pasta, ou ainda,

- deixar como está já que não tá esquentando (uso normal 36ºC de temp. externa e 43 a 45ºC na CPU)

E Neus, o pessoal da AMD mandou uma resposta que foi transcrita num post anterior em que eles alegam que misturar os dois transformaria o sistema em um "isolador" térmico. Achei isso meio impossível, mas ninguém se manifestou ainda...

ADMRAD, boa parte dos problemas com temperatura acontecem pro causa dessa mistura. Se você criar uma camada muito grossa, irá realmente virar um isolador.

A condutividade térmica da pasta é tipo 100x menor que a do alumínio. A pasta só serve para preencher os micro furinhos e maximizar a área de contato.

o que fiz tenho um cooler (amd xp2100+ ) que uso para testes e como logo apos aprimeira ves que eu retirei ele continuo com o cormalix menos na parte do meio onde ele perde a camada, o que faço sempre ali onde não tem mais nada eu sempre coloco um "POUQUINHO" de pasta termica, e ate agora não deu problema nenhuma, agora seo cromalix(ou sei como chamam) e a pasta termica tem a mesma finalida poque a gravidade de misturar os dois ?

valeu.

Postado

Postado Originalmente por Eduardo Junior@17 Julho 2003,18:49

mas primeiro tem que remover o cromalix com um cartão telefônico, por exemplo.

Ótima ideia,eu tinha visto eles tirar nos vídeos da AMD mas não sabia com o que tirar SEM causar nenhum dano a superfície do dissipador principalmente nos de cobre.Tem uma coisa que quero perguntar FAZ TEEEEEEEEEEEEMPO se eu retirar a pasta térmica de um processador com um cotonete comum(que ví nos vídeos da AMD)eu não posso danifica-lo por estática?Afinal existem micro contatos metálicos na parte ''de cima'' do processador...

• Membro VIP
Postado

Li todos os posts desse tópico e não esclareci uma dúvida:

Afinal, qual a diferença entre esse cromalix e a pasta térmica que eu conheço?

É o mesmo material com nome diferente?

Que cor é?

É melhor que a pasta térmica para fazer o contato do dissipador com o processador?

Onde eu compro?

Postado

não precisa de pasta termica, bota pasta de dente no processador ou então bota uma frigideira em cima e de preferência ligue o computador na hora de almocar ou jantar...

• 3 semanas depois...
Postado
Postado Originalmente por samwangsi@31 Julho 2003,17:00

não precisa de pasta termica, bota pasta de dente no processador ou então bota uma frigideira em cima e de preferência ligue o computador na hora de almocar ou jantar...

Ah, fala sério!

Para quem não esclareceu as dúvidas:

Pasta térmica ou "cromalix" é indispensável na montagem do cooler. Eu acho que a pasta é um pouco melhor mas pode ressecar e perder o efeito; o cromalix ("thermal pad") não resseca, fica bem moldado no die do processador.

Postado

Experiência própria...

Meu micro: AXP2000+ (Tbred) com Volcano 7 (elastômero)

Temp CPU em uso normal: 51ºC

Temp CPU com Fuzzy Logic ativado: 47ºC

Temp CPU com Fuzzy Logic ativado (ocioso): 39ºC

Removi o elastômero (de onde tiraram este nome Cromalix?) e apliquei pasta (Implastec mesmo... a Artic Silver estava bem carinha...)

Temp CPU em uso normal: 49ºC

Temp CPU com Fuzzy Logic ativado: 43ºC

Temp CPU com Fuzzy Logic ativado (ocioso): 36ºC

Conclusão: a pasta parece ser mais eficiente do que o elastômero (ou cromalix, como quiser).

Um dia eu vou testar a combinação explosiva (pasta e elastômero) só para ver no que dá...

Claro que não no meu micro...

Postado
Postado Originalmente por Gustavo-porto alegre@10 Julho 2003,18:30

***O QUE ME FOI INFORMADO PELO SUPORTE TÉCNICO DA AMD BRASIL*** :o  :

Prezado Senhor,

Obrigado por entrar em contato com o nosso suporte.

Os processadores AMD são fornecidos em duas "configurações"distintas:

1) Processador  "na caixa" (In a Box) : Composto pelo Processador AMD + Manual de Montagem + Etiqueta de identificação + Embalagem protetora e decorativa + Guia rápido + Ventilador (fan) + Dissipador com cromalix (cooler).

2) Processador "em bandeja" (Tray) :  Composto somente pelo processador.

A diferença na "configuração" "na caixa"(In a Box) garante a qualidade dos itens que irão compor o conjunto térmico do processador, incluindo o cromalix (fita adesiva térmica) que já vem fixada no ventilador (fan) para promover uma perfeita transferência do calor entre as partes.

Por isso NÃO USE pasta térmica na instalação do processador "na caixa" (In a Box). Este procedimento é ERRADO e poderá ocasionar a queima do processador uma vez que funciona como isolador térmico. Isto ocorrendo, haverá a perda da garantia.

No caso  do processador é "em bandeja" (Tray), solicitamos acessar o endereço eletrônico abaixo e identificar o ventilador (fan) e dissipador (cooler) especificado para o seu modelo de processador AMD.

A maioria dos dissipadores (coolers) listados já possuem o cromalix, e nesses casos também NÃO deverão ser utilizados pasta térmica. Entretanto, se o modelo de dissipador (cooler) escolhido não dispor do cromalix, recomendamos utilizar uma pasta térmica de boa qualidade e na quantidade adequada.

Para instruções de instalação e montagem, solicitamos acessar o link abaixo que contém filmes explicativos:

http://www.amd.com/us-en....00.html

Qualquer dúvida, favor entrar em contato novamente.

Atenciosamente,

AMD SOUTH AMERICA

Suporte Técnico

http://www.amd.com

http://brazil.amd.com

ricardomarques, leia este "quote" e você saberá da onde veio o nome cromalix: da própria AMD.

Postado

Hum...

Os Volcanos todos vem com o cromalix?

Agora estou meio em dúvida...

O melhor então é colocar direto com o cromalix e pronto?

valeu!

:)

Postado

todo mundo le mais não respode as perguntas das duvidas,

eu postei uma simples, se os dois tem a mesma funcao,  qual é o problema de ao ftirar o cooler com cromalix , eu como usso esse cooler pra reste, eu simplesmente coloquei no meio onde estava faltanfdo , um pouquinho de pasta termica, e nuca deu problema, porque?

se eles tem a mesma funcao que substanciasa que eles usam pra não poder usar os dois,  expliquem pois se ate agora não deu problema, é estranho ficarem falando isso, sera que noa é só balela, para quem tem cromalix, não adeir a pasta termica?

valeu

Postado

Respondendo a sua pergunta: SIM

Os dois têm a mesma função. Tornar homogênea a superfície de contato entre dissipador e núcleo do processador (die) de modo que não fiquem microbolhas de ar (que funcionaria com isolante térmico)

A pasta parece ser mais eficaz (veja o meu teste caseiro, algumas mensagem acima).

Eu nunca usei a pasta para corrigir uma falha do elastômero. A recomendação que passo aos meus alunos de hardware é que uma vez utilizado o elastômero, ao retirar o cooler, devemos retirar TODA a camada de elastômero (ou cromalix, como preferir) e aplicar uma fina camada de pasta.

Por que nunca deu problema? Oras, simples: a superfície de contato é homogênea o suficiente e não há interferência de um elemento sobre o outro.

Se há algum problema a longo prazo, não sei. Como eu disse, nunca utilizei tal tática.

Ao utilizar um ou outro, estou seguindo aquilo que me foi ensinado na faculdade.

Agora, acho que não é "balela" como o colega colocou. POr serem de composições diferentes, deve haver com certeza diferenças de condutividade entre uma e outra.

• 3 semanas depois...
Postado

Postado Originalmente por RC777@21 Julho 2003,13:22

Começar não significa que ele morre de vez, já vi casos que o processador manteve temperaturas altas que até derreteu um pouco o socket, o que achei impressionante..... Se a pessoa manter 85 graus C durante 10 dias, creio que o processador não vai durar o décimo primeiro dia!  :)))))))

Hehehehe e se eu te disser que esse processador ai, citado ai na assinatura, já passou um pouco mais de 2 anos funcionando o tempo todo a 74ºC??? Pois é... ele passou esse tempo todo, por incrível que pareça e está funcionando ate hoje!!! Os caras que montaram meu pc (completamente ignorantes  :tantan:) colocaram muita pasta térmica em cima do DIE e fizeram uso de uma ventoinha de K6-2!!!!!

A porcaria do cooler era de alimínio, com espaços enormes entre suas facetas e a ventoinha nem se fala... Era muito pequena, barulhenta, funcionava a 5400RPM e não refrigerava nada!!!   :muro:  :######:  :muro:  :######:   Eu, desde o começo, estranhei a temperatura que o Asus Probe indicava, mas como o pc estava funcionando legal, nem liguei.

Aí, com o surgimento dos Athlon XP, muitos amigos meus que usam esse processador relataram temperaturas abaixo dos 50ºC... Ai pensei: pô, se esses XPs tão trabalhando a essa temperatura e são bem mais rápidos e dissipam mais calor que o meu, então tem alguma coisa errada... Ai percebi que era o cooler mesmo (desde a primeira vez que abri o gabinete, já desconfiei dele).

Mesmo com o gabinete aberto, a temperatura só abaixava 5ºC, indo para 69ºC... Já tinha me cansado de dizer pro meu pai pra ele mandar trocar esse cooler e nada (po num ia custar 50 conto um cooler novo, pra ele...). Ai resolvi tirar o cooler do processador e percebi que a pasta térmica estava em demasia e ressecada. Como não a tinha em casa, pedi emprestada a um amigo. Tirei a pasta antiga e coloquei uma camanda nova (eu não, esse meu amigo e que, por sinal, meteu pasta térmica nele, até colocou uma camanda gigante fora do DIE  :chorao: ) e, depois, coloquei o cooler é uma porcaria.

Quando liguei, vi de cara o resultado (apesar do excesso de pasta): caiu 10ºC na temperatura, foi para 64ºC e, com o case aberto, dava 59ºC. Mesmo assim, achei alta, mas, em comparação ao que estava antes... Ai meu pai, quando deu problema de memória aqui no pc (que, na verdade era a bios que eu tinha atualizado e que estava frescando... mas, eu usava já um pente meio ruim, ai ele resolveu pifar de vez...), resolveu também comprar um cooler novo (um da VCOM: 3000RPM, fan de 80mm, possui uma placa de cobre colada no dissipador).

Com ele, a temperatura se estabilizou nos 50ºC e, com o gabinete aberto, fica em 44ºC. Bem, pra quem pegava 74ºC antes... ta bom d+!!  :D

Bem, tenho duas questões a fazer: 1ª - como faço para remover o excesso de pasta térmica e o que eu posso usar para removê-la? 2ª - qual a pasta que vocês recomendam para ser usada? Essa branca que encontramos no mercado já da pro gasto ou tenho que usar a Artic Silver III?  :cool:

Postado

Você pode tirar a pasta térmica com um papel higiênico, por exemplo, com bastante cuidado. Pode usar também um pouco (bem pouco) de álcool isopropílico, para remover todo resíduo.

Para aplicação da pasta térmica (pode ser essa branca mesmo), ponha bem pouco dela e espalhe pelo núcleo (somente no núcleo, uma camada bem fina).

Postado

Como não tenho muita prática nisso, vou pedir ao meu amigo que colocou a pasta térmica e o cooler novo aqui nesse pc para remover o excesso de pasta e, se possível, aplicar uma nova camada, só que mais fina dessa vez...

Vou falar pra ele isso também. Ele tem um XP 1700+ Palomino e um Volcano 9+, rodando a 5400RPM. Ele, sem OC, fica em 40ºC em idle (ele usa também um cooler na traseira e um na lateral da tampa do gabinete como exaustores), mas mesmo sendo o Palomino um núcleo que dissipa mais calor que os T-Bred, eu creio que essa temperatura poderia ser mais baixa, se ele removesse o excesso de pasta térmica do XP dele...  :cool:

Postado

o esquema é o seguinte: se tiver elastomero deixe do jeito que tá e é só espeta o bicho e ligar a maquina! não tiver elastomero  use uma camada bem fina (nada de exageros, fina mesm!) de pasta de termica de boa qualidade e espete o cooler e seja feliz!!

PS: o elastomero só pode ser usado uma vez, se você instalou o cooler hoje e tirá-lo amanhã, a recomendação do fabricante é trocar por outro elastomero, ou na minha recomendação usar pasta termica na dose certa!

OBS: já usei cooler sem pasta termica no meu ATLHON T-BIRD e a temperatura maxima ficou na casa dos 75°C mas não queimou, com pasta ficou em torno do 68°C

Postado

pessoal,

Ontem eu comprei uma m810 com athlon xp 2000 e um cooler para fazer um upgrade numa maquina. Eu instalei as peças na minha máquina e quando eu ligava ela estava dando um erro na bios e depois desligava. Eu esqueci de colocar pasta termica no processador, e o vendedor alega que o processador queimou por hyper aquecimento.

Tudo bem, foi burrice minha esquecer a pasta, mas o computador nenhuma hora ficou mais de 20 seg. ligado. Eu liguei e desliguei umas 15 vezes seguida. Não acreditei que o processador em tão pouco tempo de utilização e com uma baixissima taxa de processamento (pois não passava da tela de erro da bios) possa queimar. Isso é possível ?

Obrigado.

Postado

Com processador não se brinca, principalmente com os Athlon XP, que não possuem sistema de proteção contra superaquecimento...

Nem precisa ligar o pc por muito tempo, e sem cooler, para perceber a fumacinha saindo dele...

No seu caso, como você ligou o pc 20x seguidas, o processador não teve tempo de resfriar, creio eu, e cada vez que você ligava o pc (por menor que seja o tempo que ele ficou ligado), a temperatura dele só fazia aumentar, até que ela ultrapassou o limite suportável pelo processador (a temperatura indicada na etiqueta do mesmo, através de código de letras que mostra até que valor o processador aguenta sem ficar instável e até queimar...) e ocorreu a queima dele.

Pode ter sido causado por outro motivo, mas creio eu que tenha sido essa a causa. Corrijam-me se eu estiver errado  :laugh:

Postado

Eu tenho essa mesma placa... K7N2-Delta-L ela tem um problema em mostrar a temperatura... voce tem que atualiza a bios e baixar o novo pcalert

antes meu também ficava assim... sempre nos 31°-35° mesmo com oc

mas na verdade estava a 55°

toma cuidado porque seu processador pode ta fritando e voce nem ta sabendo

Postado

Anteontem eu fui inventar de fazer mais uma de minhas "experiências" no PC... Como todo mundo estava falando aqui que não se deve usar pasta térmica em excesso e tal, pois isso dificulta a passagem de calor do DIE para o dissipador de calor do cooler e tal, lembrei-me que da última vez que eu havia mexido no cooler do processador (ou seja, quando eu fui trocá-lo), um amigo que fez a instalação do mesmo colocou muita pasta térmica sobre o processador (no DIE e ao redor dele). Fomos então remover essa camada em excesso de pasta térmica e colocar outra, como vocês disseram aqui, mais fina e homogênea sobre o DIE do processador.

Colocamos, então, uma pequena quantidade de pasta térmica e espalhamo-la sobre o DIE, de forma homogênea, usando como auxílio um cartão telefônico usado. Em seguida, instalamos o cooler e ligamos a máquina... nem sinal de vida. Ela ligava e tal, mas o monitor apenas ficava em stand-by, não acendia plenamente. Pensava que era memória. Então, tirei as memórias e liguei o micro sem elas. Aí a BIOS apitou, indicando processador trabalhando a baixa frequência ou a temperaturas elevadas...

Desliguei imediatamente e retirei o cooler. Quando vi, o DIE estava TOTALMENTE sem pasta térmica!  :angry:  Sorte que essa placa-mãe tem sistema de proteção contra superaquecimento e não deixou o processador queimar... Então, meu amigo colocou uma dose maior de pasta térmica em cima do DIE, fez um espalhamento rápido (sem o uso do cartão telefônico) e reinstalou o cooler. Funcionou beleza o PC, sem problema algum...

Eu volto a questionar aqui: será mesmo que se deve usar uma fina e homogênea (o homogênea acho até que é aceitavel) camada de pasta térmica em cima do DIE do processador??  :muro:  Ou será que devemos por um pouco a mais de pasta térmica em cima do DIE?? Eu, por experiência própria, acho que é a segunda opção...  :;):

Vale lembrar que, quando instalamos o cooler, ele exerce pressão em cima do processador (do DIE principalmente) e espalha a pasta térmica que colocamos sobre o mesmo (como ocorreu comigo. Pelo fato de eu ter posto pouca pasta térmica, o cooler pressionou a camanda e a espalhou para fora do DIE, nada ficando sobre o mesmo). Se colocarmos pouca pasta, vai acontecer o que descrevi logo acima... E outra: se a pasta térmica é condutora de calor em toda a sua estrutura (ela é formada apenas por esse material condutor) por que o excesso dela causaria o efeito inverso, ou seja, ela se tornar um isolante?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...