Ir ao conteúdo

Sobre Tweeters

Daniel UDI

Posts recomendados

Postado

Saudação, caros Amigos!

Projetei um circuito com a finalidade de afugentar roedores e pernilongos, para isso gera ultra-sons com razoável potência. O meu problema está no transdutor. De início, pensei em colocar um tweeter de baixa impedância (8 ohms) da Le-son direto na saída do circuito, mas me parece que ele só responde bem à freqüências inferiores a 20KHz :cry: . O meu circuito gera frequências que vão de 20 a 56KHz, e me preocupa a questão de eficiência do transdutor final. Uso de cápsulas Piezo de alta impedância está descartado, pois o som que ela gera é baixo :priv: . Será que um tweeter serve para a minha aplicação? Me ajudem.... Muito obrigado e Paz do Senhor a todos!!!! :bandeira:

Postado

Aproveitando seu post, amigo DANIEL MG.

Terminei de montar um ontem. usei transdutor mesmo do grandao.

porém ainda não tive como saber se o bicho funciona. não tem barulho e as muriçocas sumirão (Sumirão sem o aparelho estar ligado)

Sera que assutaram com o monstrengo?

Sera que aquele do vaporizador ultra sonico(ele tem potencia) não serve?

Postado

Meu caro amigo Cavalodf,

Os vaporizadores ultra-sônicos não servem pelo fato de oscilarem a estonteantes 1,8Mhz, 25 vezes mais do que o recomendado para espantar essas pragas, apesar de ter boa potência. Mas eu não entendi, que transdutor você usou no seu protótipo?

• Membro VIP
Postado

Cara, procure tweeters de neodimino, um bom e barato é o neopoint da bravox, de 4 ohms, não esqueça que falantes em AC (óbvio) aumentam a impedancia conforme a freqüência, porém quem vai determinar a pressão sonora (SPL) é a potencia e a sensibilidade do falante

Ah, não esqueça também que quanto maior a freqüência, maior é o poder de penetração dela no ar (vai mais longe desde que não tenha obstaculos) e menor a potencia nescessária.

Postado

Meu caro amigo Cavalodf,

Os vaporizadores ultra-sônicos não servem pelo fato de oscilarem a estonteantes 1,8Mhz, 25 vezes mais do que o recomendado para espantar essas pragas, apesar de ter boa potência. Mas eu não entendi, que transdutor você usou no seu protótipo?

Transdutor de piezo mesmo de desperdator de relogio de pulso. :bored:

Postado

Muito obrigado pelas informações, eu precisava de algo mais leve, compacto e barato, será que este serve? Aliás, este modelo não é daqueles que são Piezoelétricos mas contêm um transformador interno casador de impedância? Obrigado.

Postado

Na verdade a impedancia aumenta para as freqüências baixas somente,o grande pico que há no grafico é para a freqüência de ressonacia (comum em qualquer trasdutor) sem problemas até ai...

esse que você postou não vai servir,olhe que o grafico começa a cair a partir dos 20K...

tente estes aqui:

http://www.leson.com.br/stn4004sc.htm

http://www.leson.com.br/smt200.htm

o melhor no seu caso :

http://www.leson.com.br/wrt95.htm

De uma consultada pois ,nen os tipo domo custam caro :joia:

• Membro VIP
Postado

Na verdade a impedancia aumenta para as freqüências baixas somente,o grande pico que há no grafico é para a freqüência de ressonacia (comum em qualquer trasdutor) sem problemas até ai...

Cara, bobinas tem o comportamento inverso dos capacitores pra AC, são filtros passa baixa quando ligados em série com, logo a impedancia aumenta conforme a freqüência, enquanto nos capacitores ela abaixa conforme a freqüência aumenta.

Postado

Liguei numa autorizada Le-son aqui em Uberlândia e eles quiseram me cobrar RS65,00 no tweeter WRT95 :ahh: mais caro do que todo o resto do projeto... Mas que pena, este realmente responde muito bem à frequências acima de 20KHz, ficaria muito bom no sistema. Estou pensando em pegar um monte de cápsulas Piezo e ligá-las em paralelo mesmo, algo assim de umas 7, Será que funciona?

Postado

Então tente este,deve ser bem mais barato:

http://www.leson.com.br/tlc6.htm

Envie um email para o fabricante,pedindo a grafico completo,e se é possivel alterar o filtro LR interno,para estender a resposta em freqüência,e tambem mensione qual sera o uso,pois vaõ alegar que a mudança perderia qualidade sonica,o que não importa muito para o seu caso...

Ps:qual sera sua fonte de sinal para o tweeter,um amplificador o que (???)

[]'s

Postado

Cara, bobinas tem o comportamento inverso dos capacitores pra AC, são filtros passa baixa quando ligados em série com, logo a impedancia aumenta conforme a freqüência, enquanto nos capacitores ela abaixa conforme a freqüência aumenta.

Os modelos da leson em sua grande maioria são piezoeletrico ,não tem bobina(só um indutor de filtro),esse tipo de transdutor tem caracteristicas capacitivas,por isso a curva de impedancia sobe em baixas freqüências,que é o que estamos comentando aqui!!!

Mesmo se tivesse bobina,sua curva poderia ser alta em baixa freqüência(depende do modelo),pois a curva de impedancia esta ligada diretamente a freqüência de ressonassia do transdutor(caracteristicas mecanicas do diafragma)

um sub não tem a mesma curva de impedancia que um tweeter,mesmo ambos usando bobina de mesma indutancia...

Postado

Muito obrigado por todas as informações! Bem, ontem acabei de montar a eletrônica do aparelho e fui comprar o tweeter. O mais barato que eu achei foi o TLC-5, foi o que eu comprei a título de teste. Se não obter o desempenho que preciso compro o que o amigo sugeriu acima, que é um pouco mais caro. Diria que eu estou muito satisfeito com o aparelho, ele fica mudando de freqüência sozinho, para evitar que as pragas se acostumem com um único tom. Gostaria de saber como posso fazer para saber a intensidade do ultra-som, uma vez que não posso ouvir... :D Será que um decibelímetro consegue pegar essas freqüências? Ah, sim, gostaria de esclarecer uma coisa. Se você abrir um tweeter da Le-son, verá que dentro dele tem uma bobina circular de quatro fios, que é um transformador. O primário deste transformador (que tem 8 ohms) vai ligado dos terminais do tweeter. O secundário é composto de milhares de espiras, e tem uma impedância de 1Kohm. Este tipo de transformador se chama transformador de casamento de impedância. É por isso que esse tipo de tweeter tem um comportamento INDUTIVO. Muita Paz do SENHOR a todos!! :bandeira:

Como q seria esse circuito q você fez?? pois tenho enteresse nesse projeto.

obrigado

Caro amigo _FCP_,

É um circuito relativamente simples, usa só quatro CI's. Na verdade eu achei um projeto na NET e fiz algumas alterações nele para aumentar a potência e diversificar a freqüência gerada. Me passa o teu e-mail, eu mando direto pra você, inclusive com o desenho da placa, se tiver o programa Ares. Abraços :-BEER

Postado

Caro amigo _FCP_,

É um circuito relativamente simples, usa só quatro CI's. Na verdade eu achei um projeto na NET e fiz algumas alterações nele para aumentar a potência e diversificar a freqüência gerada. Me passa o teu e-mail, eu mando direto pra você, inclusive com o desenho da placa, se tiver o programa Ares. Abraços :-BEER

Fala ai DanielMG.

Pois é não tem como saber se o bicho funciona, quero dizer tem sim o meu não funcionou não.

Os pernilongos voltaram e me chuparam todo.(tai o jeito de saber, HeHeHe).

Postado

Fala ai DanielMG.

Pois é não tem como saber se o bicho funciona, quero dizer tem sim o meu não funcionou não.

Os pernilongos voltaram e me chuparam todo.(tai o jeito de saber, HeHeHe).

Pois é, meus amigos, ontem vi no Discovery Channel um programa que falava sobre uma cidade no Canadá à beira de um lago que sempre teve problemas muito sérios com pernilongos, principalmente no final da tarde. Eles atacavam todo mundo, até alguns animais já estavam sofrendo com isso... Foi quando uma rádio da cidade começou durante alguns períodos do dia transmitir freqüências de ultra-som, e pelo que os moradores disseram, resolveu bem o problema. A questão que intriga os cientistas, segundo o programa, é o fato de pernilongos e moscas SEREM SURDOS como uma porta, ou seja, se isso realmente funciona, não é via audição com certeza. É possivel que esses insetos sejam afastados pela vibração sonora no ar, que eles sentem no próprio corpo. A finalidade pela qual eu montei este sistema na verdade é espantar ratos, animais estes que possuem um sistema auditivo (pavilhão auditivo) evoluído, por isso, a eficiência contra eles é garantida, mas contra insetos não podemos afirmar nada... Abraços.

Postado

Muito obrigado por todas as informações! Bem, ontem acabei de montar a eletrônica do aparelho e fui comprar o tweeter. O mais barato que eu achei foi o TLC-5, foi o que eu comprei a título de teste. Se não obter o desempenho que preciso compro o que o amigo sugeriu acima, que é um pouco mais caro.

Fez uma boa escolha,pois são semelhantes,e ainda tem difragma em domo,que é superior aos outros,já tentou usar para musica com um capacitor em poliester(não com eletrolico,pois interfere demais no sinal musical ),

para ver o som,já ouvi falar muito bem TLC-5(custo beneficio :D )

fique atento,pois a potencia maxima dele é 13Wrms ,não parece muito,mais com uma sesibilidade de 105dB W/m,da um spl razoável..

Ex:um falante tem 95dB(que é bastante,a maioria tem menos),como a cada 3 dB a potencia dobra(escala logaritima)teria que aplicar 3,3 vezez (330% )mais potencia no falante para se igualar ao tweeter :wow:

por isso o site recomenda usar em sistema de 40W,alem do mais com musica os agudos tem baixa amplitude(potencia)

Gostaria de saber como posso fazer para saber a intensidade do ultra-som, uma vez que não posso ouvir... :D Será que um decibelímetro consegue pegar essas freqüências?

Sim com decibilimetro conseguiria medir se você tiver um,já viu quanto custa:ahh:

Outra opção é ligar um microfone com maior analise de freqüências(provavelmente piezo),e medir a ddp (mV) na saida ,com um ociloscopio...

Ou no pç por sofware.

Mais não há necesidade,pois a fabrica já fez estes testes,uma pena não divulgar o grafico até 100KHz,dai era só calcular,com a potencia que você esta aplicando :)

Mais uma vez eu falo,consulte o fabricante :joia:

[]'s

Postado

daí pessoal eu também to querendo fazer esse projeto

eu arranjei um buzzer acreito eu de relogio , ele era a campainha dele

nele consta as polaridades +- e uma faixa branca na lateral que indica o +

emcima dele esta escrito isso Star 7 k QMB - ||| G

vou postar fotos dele, não repare na qualidade pois as tirei com pressa

alguem pode me falaram que ele é e se serve para fazer um repelnte

valeu

Postado

Entrei no site da Minipa e consultei as especificações técnicas dos decibelímetros que eles fabricam, e vi que a faixa de frequência que eles respondem vai de 32Hz até 8KHz. Será que ele consegue pegar ultra-sons, que estão muito acima deste limiar? Acho que vai ser mais fácil ir até um lugar com bastante rato e ligar o aparelho lá pra ver se os ratos vão embora hehehe.... :-BEER

Postado

O meu email é: fabioposserarrobahotamailpontocom, pode add no msn aí se quiser.

Eu quero fazer este projeto e usar para espantar ratos tambeim. De um galpão que tem muitos.

Esse seu projeto usa uma única freqüência?? Ou multiplas??

aguardo o email

obrigado

Postado

O meu email é: fabioposserarrobahotamailpontocom, pode add no msn aí se quiser.

Eu quero fazer este projeto e usar para espantar ratos tambeim. De um galpão que tem muitos.

Esse seu projeto usa uma única freqüência?? Ou multiplas??

aguardo o email

obrigado

Frequências múltiplas, até 10 frequências, mas vai desenhado para 5, que eu já considero bem satisfatório.

Postado

Hoje recebi resposta ao e-mail enviado ao pessoal da engenharia da Le-Son. Eles me disseram que os equipamentos de testes deles só vão até os 20KHz, por isso, infelizmente não poderiam fornecer o gráfico completo de resposta de freqüências dos transdutores até os 50KHz, conforme eu havia solicitado. Vou procurar na NET alguma empresa que venda transdutores específicos para ultra-sons. Embora no meu protótipo o tweeter TLC-5 da Le-son tenha apresentado resultados muito satisfatórios, é melhor usar um transdutor especial para ultra-sons. Se alguém tiver alguma sugestão, não deixe de postar aqui! Obrigado e Paz do SENHOR a todos!!! :-BEER

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...