Ir ao conteúdo

Limitar enderço IP em um router SpeedStream 5200

gugacardoso

Posts recomendados

Postado

Olá,

tenho uma rede doméstica com 17 computadores que utilizam a mesta internet dividida, através de um Speed Stream 5200. Porém esta minha rede é ligado a outra rede, de um vizinho, que também usa um SpeedStream. Nos conectamos somente pra jogar e compartilhar arquivos. Essa divisão é feita através do servidor DNS de cada modem, que é distinto. Todos os IP´s são fixos. No entanto, quando alguém da outra rede formatua o PC e coloca no IP automático, as vezes ele começa a pegar a internet da minha rede, por isso quero limitar modem para somente reconhecer os IP´s fixos da minha rede. Já usei a faixa de Ip´s do modem, mas não serviu, pois e alguem colocar no IP automático, e o PC do IP fixo estiver desligado, tem a chance do IP dessa máquina que está desligada ir pra a máquina que está com o IP automático.

Tem algum forma de eu fazer com que o modem so reconheça os Ip´s da minha rede, pra não ter o risco de ficarem puxando a minha net? Já tentei com a máscara de sub-rede , mas não consegui.

Obrigado,

falou

• Membro VIP
Postado

O meio ideal para você não ter problemas é fazer a restrição via MAC.

Assim apenas os MACs cadastrados teriam acesso ao seu modem. (Veja se o SS 5200 tem esta opção)

O maior problema é você deixar duas redes distintas conectadas.

O que eu poderia recomendar é ambas redes com IP fixo, por exemplo:

Rede1: 192.168.0.1.... mas com gateway 192.168.0.254

Rede2: 192.168.0.253...mas com gateway 192.168.0.1

desta forma as redes vão se comunicar, porém como o gateway vai estar configurado manualmente vai ser mais difícil alguem utilizar o modem do outro.

Postado

Não to entendendo bem...

Se os ips da sua rede são fixos, como outro micro que tenta pegar ip automático consegue descobrir o ip da tua rede?

Se a tua rede dá ip de um micro desligado pra outro micro é porque o DHCP do SS5200 ta ativo. Entra lá nas configurações dele via web e desabilita o DHCP. Também uso um SS5200 e uso ip fixo em casa, onde tenho 2 pcs. Configurei o modem pra usar o endereço 192.168.254.4 com máscara de rede 255.255.255.248 (subrede de 8 ips, sendo que 192.168.254.0 é endereço de rede e 192.168.254.7 é endereço de broadcast e não podem ser usados por nenhum micro). Meus micros estão usando os ips 192.168.254.1 e 192.168.254.2, ambos com mascara de subrede 255.255.255.248. Dessa forma, eu poderia ter mais micros, até 192.168.254.6

No teu caso, eu tenho quase certeza que o DHCP do SS5200 ta ativo.

PS: o SS5200 não permite controlar conexões via MAC.

Postado

O meio ideal para você não ter problemas é fazer a restrição via MAC.

Assim apenas os MACs cadastrados teriam acesso ao seu modem. (Veja se o SS 5200 tem esta opção)

O maior problema é você deixar duas redes distintas conectadas.

O que eu poderia recomendar é ambas redes com IP fixo, por exemplo:

Rede1: 192.168.0.1.... mas com gateway 192.168.0.254

Rede2: 192.168.0.253...mas com gateway 192.168.0.1

desta forma as redes vão se comunicar, porém como o gateway vai estar configurado manualmente vai ser mais difícil alguem utilizar o modem do outro.

Obrigado pela resposta.

Mas já está funcionando assim, com os gateways diferentes. A rede tá funcionando bem, mas o problema é que quando alguém coloca o IP automático, ele pode pegar meu gateway, entendeu? Aí como não conheço todos os outros caras da outra rede, a qual a miha rede está ligada, fica difícil saber quem é e ir na casa do cara pra ficar mudando o IP dele. AI´queria uma restrição mesmo. Já tinha tentado pelo MAC, mas como o andrezin disse, o SS5200, não tem essa opção. Valeu cara

• Membro VIP
Postado

Eu sei que o SS5200 não tem controle de MAC.

Por isto eu indiquei o meio ideal

Agora você usar o coyote e criar um roteador antes do modem com micro mais antigo e aplicar as restrições.

Postado

Eu sei que o SS5200 não tem controle de MAC.

Por isto eu indiquei o meio ideal

Agora você usar o coyote e criar um roteador antes do modem com micro mais antigo e aplicar as restrições.

Vou ver com o pessoal qual a possibilidade disso. Obrigado cara.

Postado

Não to entendendo bem...

Se os ips da sua rede são fixos, como outro micro que tenta pegar ip automático consegue descobrir o ip da tua rede?

Se a tua rede dá ip de um micro desligado pra outro micro é porque o DHCP do SS5200 ta ativo. Entra lá nas configurações dele via web e desabilita o DHCP. Também uso um SS5200 e uso ip fixo em casa, onde tenho 2 pcs. Configurei o modem pra usar o endereço 192.168.254.4 com máscara de rede 255.255.255.248 (subrede de 8 ips, sendo que 192.168.254.0 é endereço de rede e 192.168.254.7 é endereço de broadcast e não podem ser usados por nenhum micro). Meus micros estão usando os ips 192.168.254.1 e 192.168.254.2, ambos com mascara de subrede 255.255.255.248. Dessa forma, eu poderia ter mais micros, até 192.168.254.6

No teu caso, eu tenho quase certeza que o DHCP do SS5200 ta ativo.

PS: o SS5200 não permite controlar conexões via MAC.

Certo, entendi o que você disse. MAs se eu desligar o DHCP, como irei separar o acesso à internet da minha rede dos da redes dos outros caras que tem outro modem. O que quero fazer é que nenhum outro computador da outra rede consida se conectar ao meu modem automaticamente. Sera´q é possivel?

Postado

Ai complica um pouco :)

Se você configura seu modem pra usar o ip 192.168.254.254, você vai configurar o DNS dos micros da sua rede com esse IP. Até ai beleza.

No caso da rede do seu amigo, ou ele compra mais uma placa de rede e configura ela pra sua rede, ou ele vai precisar ficar mudando as configurações de rede dele toda vez que quiser jogar/compartilhar arquivos contigo.

Uma placa de rede nova custa R$25,00. Acho que seria uma boa saída.

Postado

Tente o seguinte (não tenho 100% de certeza de dar certo, mas..)

desative o servidor dhcp dos 2 modens,

deixe cada modem com um endereço diferente,

deixe as 2 redes na mesma faixa, tipo 192.168.0.x

nos pcs da sua rede, você atribui o ip normalmente, e a rota padrão você bota o ip do seu modem, e na outra rede você bota o ip normalmente e na rota padrão você bota o ip do modem de lá, faça a mesma coisa com dns, na sua rede bote dns do seu modem, e na outra rede o dns é do modem dela.

foi essa a solução que pensei, mas não sei se funciona, pensei nisso agora lendo o post hehe.

boa sorte ;)

• mês depois...
Postado

Tente o seguinte (não tenho 100% de certeza de dar certo, mas..)

desative o servidor dhcp dos 2 modens,

deixe cada modem com um endereço diferente,

deixe as 2 redes na mesma faixa, tipo 192.168.0.x

nos pcs da sua rede, você atribui o ip normalmente, e a rota padrão você bota o ip do seu modem, e na outra rede você bota o ip normalmente e na rota padrão você bota o ip do modem de lá, faça a mesma coisa com dns, na sua rede bote dns do seu modem, e na outra rede o dns é do modem dela.

foi essa a solução que pensei, mas não sei se funciona, pensei nisso agora lendo o post hehe.

boa sorte ;)

Valeu cara, obrigado.

Dessa forma então quando alguém de qualquer uma das redes colocar o IP automático, vai ficar sem internet?

Pois hoje a rede está configurada da forma q você disse, só que com oservidor DHCP ativado.

Vou fazer o teste e posto aqui. Obrigado

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...