Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer um HD SATA II funcionar a 300mb/s


Willin

Posts recomendados

Bom galera, tenho em mãos um Western Digital WD3200KS 320GB 16MB SATAII. Só que ao iniciar o computador, vejo que ele está com uma taxa de apenas 133, como se fosse ATA normal.

Como nunca mexi em um HD SATA, gostaria de saber que procedimento deve ser tomado para que o HD possa funcionar a todo vapor :joia:

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

Estou com um problema muito perecido.

Comprei um HD Seagate, 320Gb SATAII, NCQ, etc...

Mas os bechmarks de HD acusam que ele está rodando como um ATA100 (Placa mãe Intel D945GTP) a 76Mb/s.

Já tirei o jumper que vem de fábrica e limita a operação a 1.5Gb/s, já instalei os drivers da controladora SATA na instalação do WINXPSP2, mas nada resolveu.

Por Favor, se alguém souber qual a solução, me ajudem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi,

Sei que o topico é sobre hds sata II mas eu tenho um HD Samsung HD080HJ sata I e ele esta rodando a 100 como mostra no programinha da intel que acompanha minha placa mãe.

Quero saber se te como deixar em 150 Mb/s ativo, se sim como deixar.

Minha placa mãe é uma intel D945GNT, se alguem tiver uma desta e souber me ajudar ou me passar alguma dica de como deixar em 150 Mb/s ativo, agradeço.

Grato desde já

post-109569-13884932298459_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha aí pessoal,

Eu já tentei todas as configurações da bios, AHCI, RAID, IDE, instalando o WinXPSP2 logo após e todas resultaram na mesma coisa (exceto o RAID, que eu só tenho 1 HD). Mas acabo de encontrar um documento no site da intel (http://www.microsoft.com/whdc/device/storage/serialATA_FAQ.mspx) que fala alguma coisa sobre isso. Ainda vou ler, mas parece que há alguma coisa entre o sistema SATA da intel e o S.O da microsoft. Peguem aí esse documento e leiam também e vejam se acham a solução.

Quem conseguir primeiro, posta aí. FALOU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temos que levar em conta algumas coisas além do jumper no caso se o HD tem suporte a SATA-300:

* - A controladora SATA de suas placas-mãe tem suporte a SATA-300?

* - As taxas de transferência de 150Mb(SATA-150) e 300Mb(SATA-300) são teóricas.

Mais detalhes:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=234393

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal,

Bom, eu li esse documento que felei aí em cima, mas ele fala do problema mas não dá a solução. A questão é que o Windows tem esse esquema (desde que a controladora SATA suporte) de emular um canal IDE-PATA a partir das portas SATA. Então deve ser por isso que os Nossos HD estão aparecendo como ATA100.

Duvida: Isso só está acontecendo em placas Intel? (a minha é a D945GGTP, tem uma gente aí em cima ).

Para que outras pessoas possam entender o problema vamos recapitular:

Eu tenho uma Placa Intel D945GTP que suporta SATA 3Gb/s e tinha um HD ATA133 que só rodava a ATA100 por frescura da Intel. Então resolví comprar um SATAII Seagate 320Gb, 16Mb de buffer, NCQ, etc.... Mas configurando o BIOS em IDE, AHCI ou RAID (já tentei os três) e carregando o driver da intel na inicialização da instalação do windows, o HD não funciona como SATA, apresentado a taxa de tranf. ridícula de 76,6MB/s no HDTune. Se configuro SATA como IDE, o Intel Desktop Utilities mostra que o HD é um ATA100. Nas outras duas opções ele não consegue exibir as propriedades do HD, mas a taxa de tranf. é de 76,6MB/s (máxima) pelo HDTune.

Bom, continuemos a tentar solucionar esse impace!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí epessoal? Nada ainda?

Bom, postei só pra dizer que tentei mais uma configuração: Deixei o IDE em legacy e carreguei o driver da controladora AHCI da intel pro ICH7R e nada! Continua mesma coisa. Quando configura como AHCI o sistema não consegue mostrar as propriedades do HD e a taxa de transf. é de 76,6MB/s (máx).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

Já tentei sim Libra.

Eu acredito que tenha algo a haver com impedir que o Windows emule um dispositivo PATA a partir das portas SATA. Atualmente estou tentando verificar algo nesse sentido.

Gostaria de saber se isto está acontecendo só com quem tem placa Intel. Já temos aqui uma D945GTP e uma D945GNT (que na verdade são a mesma coisa em termos gerais).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí pessoal, nada ainda?

Eu estou entrando em contato com o suporte da Intel. O cara (que até é meu chará) já disse pra configurar SATA em AHCI no BIOS (a primeira coisa que eu tinha feito) e agora pra instalar a última versão do Intel Matrix Storage Console. Também não deu certo. O programa até reconhece tudo a respeito do HD mas ele aida só rada a 76,6MB/s máx. Já retornei o email e estou esperando mais respostas. Tentem também o Intel Matrix Storage Console. Vem no CD da Placa mas já^existem versões mais novas no site.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!