Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

"Brincando" de Watercooler


tvalenca

Posts recomendados

Buenas,

Depois de muita curiosidade sobre o assunto, e de ver as peças do meu valente, "esquentado" e recém-aposentado Athlon XP dando sopa por aqui, resolvi me aventurar no universo Watercooler.

As "vítmas":

- AMD Athlon XP 3200+ FSB 400MHz

- MSI KT6 DELTA FISR

msikt6deltaua2.th.jpg

- XFX GeForce 6600GT 128MB AGP

gf6600gtmc5.th.jpg

Inicialmente eu quero só me aventurar a baixar o máximo possível a temperatura desse sistema (que foi minha dor de cabeça durante quase 3 anos), mas se ficar muito bom eu vou brincar de Overclock nele também.

Serão refrigerados a CPU, a GPU e a NB; Já na última época de "vida" desse sistema, tive problemas frequentes com sobreaquecimento da NB, que travava após ultrapassar os 65º. Parece que FSB400MHz, 2 Memórias a DDR400 e AGP8x foram demais para o KT600 que equipa a placa. (Além de um RAID 0 provido pela South Bridge) Eu não sei ainda se irei comprar os blocks ou se irei me aventurar a faze-los.

Um "pequeno" detalhe no caso da VGA: Essa placa possui numa mesma face a GPU, 4 chips de memória e um chip HSI. Compensaria fazer (ou adaptar) um block com prolongamentos que ajudassem a drenar o calor desses componentes? (a placa estava apresentando artefatos quando o case estava quente). Penso que caso eu não decida fazer os blocks eu poderia intercalar entre o block e o GPU uma chapa de cobre que fizesse contato com o HSI e talvez as memórias, criando uma espécie de Ponte. Da mesma forma, imaginei alguma solução dessa entre a NB e a memória...

Alguém opina?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazer os blocks torna o prjeto ainda mais interessante. Porém, dá bem mais trabalho e pode ficar caro se não tiver um lugar com equipamentos mecânicos para faze-los. Eu e um colega meu de faculdade, fizemos um WC completo, com o block em aluminio. Para nós foi fácil pois pudemos usar os equipamentos do laboratório de mecânica da faculdade onde estudamos (UEM). Mas se não tiver, fica meio complicado de fazer as frezas, cortes, etc...

Consulte preços no watercoolerbr, ou de blocks importados (alguns de ótima qualidade) e faça um orçamento de quanto irá gastar de material para o block (bloco bruto de aluminio ou cobre), mão de obra, acabamento, tratamento, adaptação de mangueiras, etc.. e veja se vale ou não a pena.

No caso da VGA, verifique se os componentes (memos, hsi, gpu) são alinhados na vertical. Isso dificilmente acontece, e então você terá que adaptar um adesivo térmico com diferentes alturas para que cada componente consiga ter contato com o block.

No caso das pontes que você deseja fazer, seriam estilo Heat-Pipes certo? Vai ficar bem complicado aí, pois teriam que ser feitos cálculos ou simulações (na verdade é na base da tentativa mesmo) pra ver se os pipes levariam calor mesmo para o block. Pode ser que não funcione, pois o calor gerado pela memória ou pelo hsi podem simplesmente serem dissipados ao invés de serem levados até o block do gpu. Pode ser que gaste com material que não terá utilidade, lembrando que se fizer com cobre por exemplo, pode até perder um dinheiro considerável.

Para a VGA, acho que seria suficiente dissipadores passivos nas memorias (estilo aqueles dissipadores que vem nos zalmans) e no hsi. Use o block apenas no gpu mesmo que facilitará sua vida, e o desempenho não ficará comprometido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!