Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Entrada de dados pela porta serial (CRONOGRAFO)


Sid_Mac_Soul

Posts recomendados

Pessoal estou querendo desenvolver um cronografo integrado ao PC (aparelho que mede velocidades de progeteis...)

Fiz um mas fica muito nas coxa....

usei dois LDR e dois led's conectados no computador usando a entrada do microfone.

aqui tem as fotos e explicações sobre o mesmo...

http://img205.imageshack.us/my.php?image=p50300192pz.jpg

http://img205.imageshack.us/my.php?image=p50300269mb.jpg

http://www.airgun.com.br/forum/viewtopic.p...ight=cronografo

http://www.airgun.com.br/forum/viewtopic.p...ight=cronografo neste as primeiras ideias...

eu fazia um trabalhão para poder saber a velocidade...

funcionamento era assim...

como estava ligado na placa de som eu deixava gravando o som e disparava por dentro do aparelho...

quando passava pelo primeiro led gerava um pulso e quando pasava pelo segundo led gerava outro pulso..

ai eu dava "zoom" no som usando o programa goldwave via o intervalo de tempo entre os dois pulsos...

e calculava a velocidade q passou....

o que gostaria de saber é se existe e se alguem conhece um circuito ou CI que gere algo em q eu possa detectar isso no PC tipo algum ci q gere um pulso q a porta serial detecte para q por programação eu possa trabalhar os dados...

pois direto pela porta paralela eu não consegui, fiz até um programinha mas so consegue calcular é velocidades baixas tipo se eu jogar uma pilha ele calcula a velocidade mas mais que isso esquece...

não sei se é por q usei o "Timer" do VB que é só de milesemos de segundo (quatro casas) ou se a propria porta pararela não consegue captar em tal velocidade...

se alguem pudesse me ajudar a achar ou criar um CI q por exemplo quando passase pelo primeiro sensor enviasse um caracter e quando passasse pelo segundo ele gerasse outro ai fica mais fácil de por programa fazer ele calcular o tempo e velocidade do mesmo....

valeu galera , espero q consigam entender o que quis dizer... tenho algum conhecimento em eletrônica mas não manjo de programação de PIC'S e outros do tipo queria algum CI pronto mas caso não de ajudaria alguma outra ideia :help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem descobri que não precisarei de Ci estou usando as entradas de estatus 7 e 8

funcionamentoth7.th.jpg

O esqueminha é bem simples e pratico como só preciso de dados de entrada funciona assim

quando passa no primeiro LDR este para de conduzir luz por um tempo e ativa o cronometro depois passa pelo segundo LDR cortando tb a conexão e gera outro pulso parando o cronometro....

o meu problema agora é o cronometro ter precisão de decimos de milesimos pois estou fazendo o programa no VB e nele o recurso Timer so tem precisão de milesimos um progetil de uma carabina de media potencia passa a mais de 200 metros por segundo

estou fazendo dois sensores um pequeno q você encaixa na boca do cano com espaçõ de 10cm entre os sensores e uma caixa maior para medir o tiro a longas distancias com espaço de 20 ou 25cm de espaço entre os sensores.

estou me arrancando os cabelos para fazer este cronometro já baixei varios formularios em VB mas nada alguns até pegam precisões boas mas usam o timer para atualizar ficando na mesma tem algum recurso q eu possa burlar esta limitação pelo VB? de fazer um cronometro com 0.000001 segundos de precisão pelo menos ? pois o timer do VB é de no maximo 0.001 não dando tempo de pegar tais velocidades o maximo q vou conseguir medir com isso é minha vó andando de patins hehehhe

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem na porta pararela uso somente como saida para outras brincadeiras...

estou usando agora somente a porta seria para este fim...

e a velocidade maxima de dados da serial é 115200 bit por segundo... então as outras entradas sem serem de dados devem ter uma velocidade compativel com esta e 115200 intervalos por segundo acho q já são suficientes para uma boa precisão mesmo q seja nescessario aumentar os espaços entre os sensores...

se alguem puder me ajudar mais com a recepção e tratamento desses dados ativando e desativando o cronometro estaria imensamente agradecido pois estou ficando sem dormir procurando e tentando isso logo logo acabo na cova...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vou usar a paralela e pela porta serial eu queria fazer um circuito externo q enviasse um byte inteiro para ela mas percebi q não é nescessario. pois ela consegue detectar muito bem somente as portas de estado...

RTS

CTS

DSR

DCD

DTR

no caso estou usando as entradas e saidas dela mesmo uso alguma saida emjumper a uma entrada. e no meio desse jumper o interruptor por luz (LDR)

as velocidades dos progeteis são de no minimo uns 100metros por segundo e pretendo medir no maximo carabinas de ar comprimido então até uns 400 metros por segundo apesar q nesta velocidade algumas armas de fogo tb estão nessa casa de velocidade.

eu queria saber agora o recurso em VB q me ajuda-se a capturar isso em decimos de milesimos de segundos.

e as linhas de comando q eu possa usar para verificar o estatus dessas portas pois baixei um exemplo de programa q funciona mas não veio o codigo para q eu veja como foi feito...

e caso seja nescessario um tempo de ativação dos sensores maior posso fazer algo com capacitores e transistores para ficar armado uma fração de tempo maior como serão dois sensores e entradas diferentes o atraso nos dois vai igualar.

o que realmente preciso agora é da linha em VB q me ajude nisso pela porta serial não uso a paralela para isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!