Ir ao conteúdo

Realtek AC'97 Audio para notebook - ruídos

GuiMazanti

Posts recomendados

Postado

Bom, tudo começou hoje, há algumas horas atrás. Eu e uns amigos estávamos gravando músicas ao vivo no meu notebook, coisa que a gente já fez várias vezes. Porém, depois de ligar todos os equipamentos e passar a saída pro line in do notebook, a gente percebeu um ruído estranho na caixa de retorno, que estava ligada no plug de fone de ouvido. Desliguei e o ruído aparentemente parou, mas, quando tentei gravar alguma coisa, percebi que, sem nenhum barulho externo, o áudio gravado não ficava no nível 0dB, mas um pouco abaixo. :(

Imaginando que fosse alguma frescura do Windows, reiniciei o computador, e os problemas começaram de verdade. Vários ruídos saíam da caixinha de som, e logo percebemos que eles seguiam o led de funcionamento do HD, parecendo um click de relógio, mas em freqüência variável.

Além disso, o cooler do processador possui velocidade variável e, quando ele acelera, os ruídos que saem da caixa aumentam. :blink:

O problema não são as caixas, pois coloquei três fones de ouvido para testar, e todos apresentaram o mesmo problema. Reiniciei o computador e percebi que os barulhos começavam antes mesmo de o sistema operacional carregar - logo no primeiro acesso ao HD. Além disso, uso Windows XP e Kurumin Linux aqui e, mesmo iniciando pelo Linux, os problemas persistiam. :huh:

No controle de volume do Linux, percebi que os ruídos paravam quando eu colocava o controle de Pcm2 em zero, mas, desta forma, eu não conseguia ouvir nenhuma música pelo Kaffeine - todas elas saíam como se estivessem tocando em caixa de som estouradas. Quando eu aumentava o volume do Pcm2, a música tocava normalmente, mas com os ruídos de fundo. :zoio:

Esses ruídos parece que são captados de dentro do PC, por seguirem o HD e o cooler. Não sei o que faço, parece problema de hardware, mas, por ser notebook, tenho medo de isso ficar caro demais, então queria saber se alguém já passou por isso, sabe como consertar, se é tão complicado quanto soa, e também o que é o tal Pcm2 do controle de volume do Linux. :unsure:

Meu notebook é um Acer Aspire 3002LCi e minha placa de som é uma Realtek AC'97 Audio onboard. O software que eu usei para a gravação foi o Audacity, mas alguns ruídos apareceram antes mesmo de eu abri-lo.

Por favor, ajudem!!! :stupid::wacko::muro:

• Administrador
Postado

Olha, o que acontece, é que aligação de equipamentos profissionais ao PC, tem algumas características que devem ser observadas antes...

1° - O aconselhável, é aligação dos cabos com o notebook desligado, só depois de os cabos ligados e os outros equipamentos de áudio ligados, que você liga o computador ou o notebook, nunca, jamais, ligue o computador primeiro, e depois os equipamentos de áudio, porque quando se faz esse tipo de ligação, a tensão dos equipamentos de áudio profissional são maiores, e isso gera um retornoe, esse retorno, pode danificar sua placa de som do seu notebook...

2° - Caso você efeute a ligação com os equipamentos também ligados, esse retorno também pode ser gerado, e ocorrer o mesmo em sua placa de som...

No caso de um PC confencional, na maioria das vezes, a placa fica magnetizada, o que seria, a gente tem que abrir o computador quando isso ocorre, retirar a placa de som, deixar o PC uns 2 minutos deslitados e limpando o contado da placa de som, colocá-la em outro slot livre, e aí, reiniciar o PC, o que no caso de PC com XP é uma maravilha, e com 98 é um sério problema...

Caso não resolva, então, a solução é testar a placa de som em outro PC, e verificar se os ruídos continuam, continuando, então sua placa de som, acaba de ir para o espaço... No caso do notebook o problema é o mesmo... Só que como o som é on-board, ele pode ser danificado mais rapidamente, já que é um som integrado e não tem como você ter o artíficil de retirar a placa de som para desmagnetizar, e deixando esse ruído a tendência é que pioro, o que se pode fazer é desligá-lo, deixá-lo um bom tempo desligado, e delis ligar o seu notebook e ver se o problema persiste, mas não religando ele em áudio profissional, faça o teste com um fone de ouvido...

Caso isso fique sem ocorrer, e quando for ao vivo continue ocorrendo, pode ser energia do local, esse tipo de retorno, pode ser evitado com um bom mixer, desde que claro, ele tenha o artíficil de aterramento para pickups, isso evita que esses retornos chegem até o notebook ou PC, fica direto no mixer mesmo, mas a ligação direta, através de uma mesa, ou de outro equipamento que não seja o Mixer, fica suscetível a esses retornos...

No seu caso, faça os testes, continuando os ruídos, a solução teria que ser uma placa de om externa, para esse tipo de trabalho, o que lhe geraria um Delay, já que a comunicação é mais lenta, assim, mesmo para Áudio Profissional, principalmente captação de sinais, eu não aconselho Notbooks para essa funcionalidade, o melhor é ter um PC apenas para isso, para evitar problemas assim, já que qualquer conserto em um aparelho compacto como o notebook tem um gasto bem mais elevado do que em um PC convencional...

Dj Rayke

Postado

Bom, Dj Rayke, muito obrigado pelas dicas... realmente, a gente sempre ligou os cabos com o som e com o computador ligados, acho que isso realmente não foi muito prudente, e provavelmente algum excesso de tensão danificou minha placa, pois, no dia em questão, o som que chegava ao notebook também já estava com alguns ruídos, que tivemos um certo trabalho para retirar.

O problema ainda persiste, mesmo quase uma semana depois e mesmo deixando o notebook desligado por um período de 24h. O problema acontece com fone de ouvido, nas caixinhas do notebook, e em qualquer coisa ligada na saída dele que produza som :wacko:

Eu abri o notebook, torcendo para ser alguma sujeira, alguma solda solta nos contatos da placa, mas não era nada disso, acho que o integrado da placa de som está com problema mesmo. Pretendo levar em uma assistência técnica autorizada da Acer e ver se tem como substituí-lo... e aprender também a arranjar um PC para gravar as músicas... sabia que essa facilidade de mobilidade do notebook ainda ia me custar caro :huh:

Bom, muito obrigado pela dica e, pra quem ler isso, torçam por mim pra que seja só substituir o integrado e - principalmente - que isso não fiquei muuuito caro!

• 4 meses depois...
Postado

bom gente, espero ter uma solução para o meu problema.

troquei meu pc por um note cce e estou tendo problemas nas gravações.

eu sempe usei a placa de som onboard do meu pc , que nocaso éra uma realtek ac97,

o programa d gravação é o sonar 5 e o problema é um atraso nas gravações.

no caso gravo uma guia d batera e quando gravo guitarra a guitarra sai um pouquinho atrasada.

a ligação q uso é a seguinte; ligo a mesa na entrada d microfone e pronto. sempre usei assim e gravei muito bem até a troca de máquina.

meu note tem processador intel celerom m410 1.46 e memoria d 768, HD de 120.

se alguem tiver uma ideia do que fazer eu agradeço.

um abraço.

• 3 anos depois...
Postado
Bom, tudo começou hoje, há algumas horas atrás. Eu e uns amigos estávamos gravando músicas ao vivo no meu notebook, coisa que a gente já fez várias vezes. Porém, depois de ligar todos os equipamentos e passar a saída pro line in do notebook, a gente percebeu um ruído estranho na caixa de retorno, que estava ligada no plug de fone de ouvido. Desliguei e o ruído aparentemente parou, mas, quando tentei gravar alguma coisa, percebi que, sem nenhum barulho externo, o áudio gravado não ficava no nível 0dB, mas um pouco abaixo. :(

Imaginando que fosse alguma frescura do Windows, reiniciei o computador, e os problemas começaram de verdade. Vários ruídos saíam da caixinha de som, e logo percebemos que eles seguiam o led de funcionamento do HD, parecendo um click de relógio, mas em freqüência variável.

Além disso, o cooler do processador possui velocidade variável e, quando ele acelera, os ruídos que saem da caixa aumentam. :blink:

O problema não são as caixas, pois coloquei três fones de ouvido para testar, e todos apresentaram o mesmo problema. Reiniciei o computador e percebi que os barulhos começavam antes mesmo de o sistema operacional carregar - logo no primeiro acesso ao HD. Além disso, uso Windows XP e Kurumin Linux aqui e, mesmo iniciando pelo Linux, os problemas persistiam. :huh:

No controle de volume do Linux, percebi que os ruídos paravam quando eu colocava o controle de Pcm2 em zero, mas, desta forma, eu não conseguia ouvir nenhuma música pelo Kaffeine - todas elas saíam como se estivessem tocando em caixa de som estouradas. Quando eu aumentava o volume do Pcm2, a música tocava normalmente, mas com os ruídos de fundo. :zoio:

Esses ruídos parece que são captados de dentro do PC, por seguirem o HD e o cooler. Não sei o que faço, parece problema de hardware, mas, por ser notebook, tenho medo de isso ficar caro demais, então queria saber se alguém já passou por isso, sabe como consertar, se é tão complicado quanto soa, e também o que é o tal Pcm2 do controle de volume do Linux. :unsure:

Meu notebook é um Acer Aspire 3002LCi e minha placa de som é uma Realtek AC'97 Audio onboard. O software que eu usei para a gravação foi o Audacity, mas alguns ruídos apareceram antes mesmo de eu abri-lo.

Por favor, ajudem!!! :stupid::wacko::muro:

cara, sem dúvidas, pode ser problema de interferência, se quiser eu explico como aconteceu comigo...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!