Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

1º concurso de desenvolvimento de jogos


gandalfnho

Posts recomendados

  • Membro VIP

A Microsoft e a Abragames estão realizando em parceria o primeiro concurso baseado na plataforma XNA, ferramenta que possibilita a criação de games compatíveis simultaneamente no console Xbox 360 e no PC, para incentivar a produção local de software, motivando o público alvo que é formado por desenvolvedores, estudantes, professores e entusiastas no desenvolvimento de jogos. O concurso oferece a chance dos participantes desenvolverem uma versão do jogo Space War, cujo código-fonte está disponível gratuitamente junto com a ferramenta XNA Game Studio Express através do website do XNA.

As inscrições do concurso poderão ser feitas entre os dias 12 e 28 de janeiro pelo site oficial, e no dia 30 serão divulgados os 5 projetos pré-selecionados. Estes cinco finalistas deverão apresentar pessoalmente seus projetos para a Microsoft e para os juízes do concurso no dia 2 de fevereiro, quando será escolhido o melhor deles que vai ganhar como premiação a viagem e participação do evento "Microsoft Academic Days on Game Development in Computer Science Education" nos EUA, que acontece a bordo do navio Disney Wonder Cruise Ship nas Bahamas entre os dias 22 e 25 de fevereiro, partindo de Orlando/Flórida.

Quer um incentivo melhor do que este para cair de cabeça no desenvolvimento do XNA?! Leia o regulamento completo no site do concurso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

Release: Estudante da Universidade Federal de Pernambuco vence 1º Microsoft XNA Challenge Brasil

André Furtado ganhou a vaga para participar de evento acadêmico sobre desenvolvimento de jogos que acontecerá em cruzeiro pelas Bahamas

O pernambucano André Furtado foi o vencedor do 1º Microsoft XNA Challenge Brasil, concurso que selecionou o melhor jogo para PC ou Xbox desenvolvido sob a plataforma XNA. Furtado levou como prêmio uma vaga no "Microsoft Academic Days on Game Development in Computer Science Education", que acontece entre os dias 22 e 25 de fevereiro. Trata-se de um cruzeiro pelas Bahamas que discutirá os rumos do segmento de jogos e as inovações tecnológicas, com todas as despesas da viagem pagas pela Microsoft.

Ao todo, o 1º Microsoft XNA Challenge selecionou 14 projetos, dos quais apenas cinco foram para a final disputada no dia 2 de fevereiro. Esses cinco finalistas apresentaram as suas extensões do jogo Space War, que acompanha o XNA Game Studio Express (ferramenta gratuita para desenvolvimento de jogos) a uma banca de sete jurados composta por professores, mestres e doutores na área de engenharia e computação, além de dois jornalistas especializados.

"O mercado de games é imenso e o Brasil tem muito potencial para desenvolver ótimos projetos. Existe um número muito grande de jovens interessados em seguir carreira nessa área. É isso que queremos estimular com esse concurso.", afirmou Milton Beck, diretor da Divisão de Jogos e Entretenimento da Microsoft Brasil. "O nosso objetivo é fazer com que o desenvolvimento de games vire mais uma tendência do mercado brasileiro de software e o alto nível dos projetos aqui apresentados é um bom começo", concluiu Beck.

A primeira fase do concurso aconteceu no dia 30 de janeiro, quando os jurados analisaram os 14 projetos selecionados para se chegar aos cinco finalistas. A escolha dos vencedores levou em consideração quatro critérios: originalidade, criatividade, consistência na apresentação descritiva do projeto (ou seja, analisar se o projeto que foi colocado no papel foi totalmente realizado na prática) e jogabilidade do game.

O jogo Space War - Mission Commando, criado pelo vencedor André Furtado, foi escolhido por ter atendido praticamente todos os requisitos. "André foi ousado, inovador e promoveu o mais importante: interação com o usuário", afirmou em nota a comissão julgadora. O Space War - Mission Commando conta com um mecanismo de reconhecimento de voz, algo nunca feito na plataforma XNA. Furtado, que é estudante de Ciências da Computação na Universidade Federal de Pernambuco, teve apenas três semanas para elaborar o seu projeto. "Foi pouco tempo, mas eu investi pesado, comprei memória para o computador e trabalhei muito para chegar a esse resultado", afirmou.

"A realização do 1º Microsoft XNA Challenge Brasil demonstra o compromisso da empresa com o desenvolvimento da indústria local de games, além de motivar professores, estudantes e entusiastas na utilização da plataforma em seus estudos", comentou Amintas Neto, gerente de novas tecnologias e plataformas para o setor acadêmico da Microsoft Brasil. "Nosso objetivo é incentivar e popularizar a plataforma XNA, descobrir novos talentos e demonstrar que há viabilidade para o desenvolvimento de games com tecnologia de ponta no País", concluiu.

O segundo colocado no concurso foi o estudante mineiro Bruno Evangelista, da faculdade de Ciências da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Segundo a comissão julgadora, o jogo Spacewar Re-Evolved, desenvolvido por ele, foi o único que se preocupou com o fator diversão. "Bruno teve muito cuidado com a programação e com os detalhes visuais, além de ter inserido vários recursos novos ao jogo", comentaram os juízes. Já o terceiro lugar ficou com Mairlo Luz, da Universidade Federal de Sergipe, com o jogo Star Battle, por ter pensado e incluído uma história, com começo, meio e fim, para dar mais estímulo ao jogador.

Os outros dois desenvolvedores que ficaram entre os cinco selecionados são José Lucio Matos Gama e Alexandre Lobão. Ambos foram premiados com controles do Xbox 360. Bruno, que ficou em segundo lugar, recebeu um kit contendo um Windows Vista Home Premium - novo sistema operacional da Microsoft -, um mouse e cinco games para PC da Microsoft. Mairlo, o terceiro colocado, ganhou um kit Microsoft composto por um mouse, leitor de impressão digital e cinco jogos para PC.

Os estudantes que ficaram entre os finalistas e os que não chegaram a ser selecionados ainda podem criar um jogo educativo para concorrer na Imagine Cup, a copa mundial da computação promovida pela Microsoft todos os anos e que em 2007 acontecerá em Seul, na Coréia. O tema é "Imagine um mundo onde a tecnologia pode oferecer uma melhor educação para todos". Os melhores projetos vão concorrer a prêmios que variam de US$ 8 mil a US$ 25 mil. Voltada para alunos do Ensino Médio, universitários e estudantes de pós-graduação, a Imagine Cup pretende reunir estudantes de mais de 100 países em 2007.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!