Ir ao conteúdo

Rede Wireless

bruno2104

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Recentemente fiz os testes aqui em casa com um D-Link 524 e um Linksys 802.11b e ambos não conseguiram atender toda a casa. A casa não é grande porém acredito que os obstáculos estão impedindo o funcionamento do equipamento.

Qual modelo de roteador pode atender minha necessidade? O d-link-624 atende uma maior em relação ao 524?

A compra de antenas de 5dbi podem melhorar a qualidade do sinal?

A tecnologia MIMO presente em alguns d-link / linksys e netgear melhoram a área atendida para equipamentos 802.11g?

Qual a melhor marca d-link, linksys ou netgear?

Muito obrigado.

Postado

Olá Bruno,

Vamos lá, por partes! Você disse que a casa não é grande, porém existem obstáculos impedindo o correto funcionamento da rede sem fio. Certo? Você poderia descrever melhor o ambiente, dizendo que tipo de obstáculos estão presentes e qual seria a distância/área que você gostaria que o equipamento cobrisse? De qualquer forma, certamente um modelo de roteador com esta tecnologia (MIMO), vai melhorar o alcance da tua rede sem fio 802.11g. Ok?

Confesso-lhe que o que li a respeito dos D-Link 524 e 624 é que este último é um router voltado para pequenas empresas por trabalhar numa modalidade proprietária da empresa chamada "SuperG", que talvez seja equivalente à linha SRX, da Linksys. Quanto aos roteadores da Netgear eu não tenho conhecimento portanto prefiro não falar a respeito.

É fundamental que se tenha em mente que nas redes sem fio, são as normas (com suas respectivas freqüências), que definem as velocidades, assim sendo: ao operar na norma B (802.11b), os dados trafegam na rede sem fio a 11Mbp/s. Enquanto na norma G, essa velocidade chega a ser até 5 vezes maior (± 54Mbp/s). Mas a grande sacada seria você adquirir um equipamento 802.11n (pré-N): enquanto não é homologado, você já pode adquirir o equipamento e navegar até 108Mps (o dobro da atual Wireless.G) mas é muito provável que, quando for homologado, sejam liberados firmwares que permitam velocidade de navegação (sem fio) de até 300Mbp/s.

Outro fato importante é o cuidado com a colocação/instalção e posicionamento dos dispositivos sem fio, já que paredes costumam diminuir a força do sinal mas outros elementos também podem ser considerados grandes inimigos do Wi-Fi:

1. Antenas mal posicionadas (quanto mais alta, melhor)

2. Forno de microondas (o funcionamento gera interferência)

3. Concreto (atrapalha o sinal)

4. Plantas (são bonitinhas, mas também atrapalham)

5. Aquários (apesar de transparente, água - em grande quantidade - atrapalha a passagem de sinal)

6. Vidros (idem)

Minha sugestão de roteador ideal para o teu cenário, é o WRT300N, da Linksys.

Boa sorte e, qualquer dúvida, volte a postar aqui.

Quanto à melhor marca... :rolleyes: []s

PS: a troca de antenas no teu caso, não seria a solução mais interessante porque, além de você permanecer na mesma norma (B/G), você acabaria investindo em algo que talvez não seja aproveitado futuramente.

Postado

Ola,

As barreiras são basiacamente paredes de concreto que acredito que sejam mais reforçadas que as atuais. O problema de comprar equipamente 11n é que meu notebook já tem o 11g, por isso minha preocupação com o alcance para esse dispositivo. Achei interessante sua indicação, mas muito cara, estou pensando em optar pelo netgear que cust metade do preço. Uma coisa que ainda não entendi, as tais antenas inteligentes mimo, so servem para placas especificas ou servem para 11g? o aumento fo alcance justifica o investimento?

Muito Obrigado pela sua ajuda

Postado

Barreiras como paredes de concetro realmente dificultam a passagem do sinal (da sua rede sem fio), seria interessante você fazer alguns testes com equipamentos, se possível, da norma N para testar se o alcance seria suficiente, ok?

Mas, quanto à tecnlogia (MIMO) presente neste aparelho, ela vai independer do adaptador que você estiver utilizando, desde que seja compatível com o padrão wireless utilizado: N é compatível com o B e G. Isto porquê, se tratando de redes wireless, o ALCANCE (e NÃO a velocidade da rede) vai depender exclusivamente de quem GERA o sinal, neste caso, o roteador. Quanto à compatibilidade das antenas dos equipamentos N com as placas wireless-G, funciona, sim! Porquê tem tecnlogias compatíveis, o que vai acontecer é que o adaptador (por trabalhar na norma G), força o roteador a trabalhar também numa VELOCIDADE menor, porém sem perder o alcance.

Agora, em relação à justificativa do investimento seria, sem dúvida, você adquirir um produto com o qual você não ter preocupação em trocar mais pra frente, justamente por ser o "próximo padrão de redes sem fio" (Wireless-N) Tenho acompanhado bem de perto a procura por estes equipamentos e, posso lhe afirmar que o número de pessoas adquirindo este produto está aumentando cada vez mais, não só pelo alcance, como também pela velocidade (que, atualmente, pode chegar até 4 vezes mais rápido que o G).

Não se esqueça de que para dispositivos da rede sem fio tenham a melhor perfomance (e trabalhem na velocidade mais alta), é preciso que o "gargalo" seja o equipamento que estiver gerando o sinal da rede sem fios, como o roteador. Logo, com um WRT300N, seria interessante você adquirir um adaptador da mesma norma (N). Financeiramente falando, isto pode esperar! Já que a tendência é esta tecnlogia ir se popularizando ee, aos poucos, substituir os equipamentos B e G (principalmente).

Qualquer dúvida, volte a deixar uma mensagem por aqui.

• mês depois...
Postado

Olá, gastei um dinheirão para ter uma rede wireless padrão N, comprei o roteador WRT 300 N da Linksys e uma placa PCMCIA do mesmo fabricante (WPC 300 N), no icone da rede que fica na barra de tarefas do lado direito, diz que estou conectado a 270 mbps, o problema é que quando transfiro arquivos da máquina principal para o notebook, no monitoramento da rede, diz que está sendo usado apenas 12% da capacidade da rede, de maneira que fica lento, ao cabear o roteador ao notebook, diz que estou conectado a 100 mbps, porém o status de transferencia de arquivos vai a mais de 60% e fica bem rápido, já liguei para o suporte técnico eles configuraram alguns parâmetros mas não mudou nada, ai eu pergunto, isso pode ser bug do sistema operacional (Windows XP Professional)?

• Membro VIP
Postado

Edvaldo Falcão

Tive apenas a oportunidade de testar produtos N, realmente para jogos por exemplo um rede wireless fica mais interessante. Em meu teste utilizando um roteador WRT300N e um notebook intel com esta tecnologia as latências ficaram bem menores.

Considerações que acredito importante:

1. Placas PCMCIA tem performance menor que as Mini-PCI.

2. Geralmente os firmwares originais da Linksys oferecem uma performance pobre. Um exemplo seria meu WRT54G que anteriormente não suportava por exemplo trafegar ISOS de CD, depois com o dd-wrt ele suporta sem problemas, mesmo com uma grande variação da velocidade.

bruno2104

A cobertura nos equipamentos N é maior, mas penso nestes equipamentos principalmente para aumento e qualidade de banda.

Os custos atualmente são maiores, mas podem valer a pena se você realmente necessita.

Vale lembrar também que no modo compatibilidade, se um dos dispositivos for B/G a velocidade de todo o conjunto fica comprometida, mesmo que uma das placas e roteador sejam N.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...