Ir ao conteúdo

Internet Via Rede Elétrica


Sagaris

Posts recomendados

Postado

Internet via rede elétrica em Porto Alegre

15/01/2007

A iniciativa é resultante de um convênio firmado em janeiro de 2006 entre a Procempa, CEEE, UFRGS e SENAI. Estas duas últimas instituições integram o projeto por meio de assessoria técnica e pesquisa científica. A CEEE cede a infra-estrutura de média e baixa tensão de sua rede elétrica no município e a Procempa é a responsável pelos aspectos técnicos ligados à comunicação de dados.

Porto Alegre passará a se beneficiar com a primeira rede de comunicação e acesso à Internet pela linha de energia elétrica - tecnologia PLC (Power Line Communication) - do Rio Grande do Sul a partir da próxima semana. Dados, imagem, voz e vídeo vão trafegar, pela rede elétrica da CEEE, a uma velocidade de 45 megabits por segundo. Com mais de 3,5 quilômetros de extensão, a Rede PLC da Restinga será a maior em extensão do país, em média e baixa tensões, para fins de inclusão social.

E ai, o que dizem amigos?

Postado

Ah, isso aí vai servir apenas de teste para mais uns 5 anos. Aí quando estiver obsoleta lá fora, aí sim será implantado. Brasil é isso, tem que se acostumar.

Postado

Isso é... Lá na Europa já é muito utilizado e no final do ano passado foi lançado um "modem" para conexão residencial de até 200Mbs!

  • Membro VIP
Postado

sei não sogaris, em qual lugar da europa ?

meu irmão esta na suiça, antes na frança, e por lá, é tudo wireless.

abraço.

Postado

Moro em POA e queria dizer o seguinte, do que adianta colocar esta nova tecnologia em um bairro no que passa por tantas dificuldades como a restinga, é considerado um dos bairros mais pobres e violentos de Porto Alegre, acho que deveriam primeiro dá 1 PC para pessoas de baixa poderem utilizar esta tecnologia em vez de colocarem só 4 máquinas para navegação com esta nova conecxão, já que se vocês forem parar para ver, são poucas pessoas que utilizam em 4 máquinas essa nova conexão... perda de dinheiro e de investimento em outras partes da comunidade!!! abraço!!

Postado

Tinha visto falar disso a algum tempo,essa pode ser rapida, mais dificilmente uma tecnologia ira bater a velocidade da fibra optica

Postado

Isso daí deve ser a velocidade máxima, que não deve ser praticada por cada um dos clientes. E acho que o forte dessa tecnologia não é a alta velocidade, e sim o baixo custo da implantação de infra-estrutura (já quem tem energia elétrica em todod lugar)

Postado

Pois é gente eu coloquei este tópico justamente para ver as opiniões..

Mais notícias:

As conexões de computadores em rede por meio de cabos e via wireless são bem conhecidas e discutidas atualmente. No entanto, há uma alternativa, o PLC (Power Line Communication) que, por conta de ficar emperrada em testes, não conquistou popularidade e ainda não cresceu no mercado.

O PLC é estudado no Brasil desde 2001 e foi esquecido há algum tempo. A tecnologia utiliza a infra-estrutura dos fios de rede elétrica para trafegar sinais de telecomunicações.

“Como a freqüência desses sinais é da ordem de MHz, e a energia elétrica trafega na faixa de Hz, os dois sinais podem conviver no mesmo meio físico, portanto, esta tecnologia não depende que exista energia elétrica, somente os fios”, afirma Gilberto Cardoso, gerente comercial da Eletropaulo Telecom.

Segundo Cardoso, “o PLC usa uma faixa de freqüência menor (narrowband) para a realização da gestão da rede de energia elétrica, como medição remota, automação, corte-religa, entre outros”. Para o usuário se conectar a esta faixa, precisará de um módulo de PLC conectado na tomada e no computador.

O PLC na Europa, também conhecido como HomePlug nos Estados Unidos, também pode ser utilizado para conectar desktops, equipamentos de som e outros eletroeletrônicos em rede. Isso, segundo Walter Merege, gerente de Tecnologia da Semp Toshiba, já pode ser feito em casas ou empresas brasileiras.

Já a conexão à internet por meio de rede elétrica ainda não está disponível no País e tem sido testada por empresas como Eletropaulo Telecom, em São Paulo, Light no Rio de Janeiro, Copel no Paraná e Celg (Companhia Energética de Goiás), sem previsão de conclusão.

“Com relação a preço, acreditamos que o serviço de acesso à internet deverá ter um custo compatível com as tecnologias existentes”, diz Cardoso. Além disso, concorrem com as conexões em banda larga por cabo, ADSL e Wi-Fi.

Eletroeletrônicos em rede

O gerente da Semp Toshiba ainda diz que existem quatro módulos para a criação de uma rede doméstica por meio de energia elétrica. “A conexão pode ser estabelecida por dispositivos Ethernet, USB, wireless ou ponte de áudio. Esta última conecta o computador a caixas de som”.

Para estabelecer a conexão com cabos USB e Ethernet basta adquirir módulos PLC que já são comercializados por empresas como a Naxos Tecnologia. Segundo Merege, “a conexão e configuração são automáticas”.

O processo é o mesmo para a criação de uma rede por meio de energia elétrica por wireless, basta que ela já esteja configurada.

Para conectar o PLC a uma rede wireless o processo é o mesmo, mas antes é preciso que o usuário já possua uma rede Wi-Fi doméstica configurada.

A transmissão do áudio por PLC se dá pela conexão de um módulo PLC em caixas acústicas e de outro no desktop.

Merege lembra que os módulos de PLC atuais são reconhecidos apenas pelos tocadores Windows Media Player e Winamp.

Para o gerente de tecnologia da Semp Toshiba, a vantagem da opção de conexão entre desktops e aparelhos eletroeletrônicos pela rede elétrica é a segurança. “Quem não compartilha o mesmo relógio de luz não compartilhará da rede e, consequentemente, não será capaz de invadi-la”.

Postado

Com relação ao PLC: a CEMIG já fez vários pilotos em BH, a Copel em Curitiba, Eletropaulo em SP, mas a tecnologia ainda não estava amadurecida.

Não compensa o custo dos equipamentos, são muito caros, não tem escala de produção, sofre interferências de outras cargas (motores, luminárias, chuveiros, liquidificador, etc..). não conseguem concorrer com os serviços de cable modem, ADSL e Wireless.

Já perdeu o timing do mercado! Perdeu o bonde e, com o Wimax chegando por ai, o PLC vai ser sepultado de vez!

  • Membro VIP
Postado

A internet via eletricidade vai demorar muito o seu uso no Brasil. Com certeza as operadoras de telefonia e provedores de acesso a banda larga, irão fazer de tudo para que a internet via eletricidade não seja implantada. A internet via eletricidade deverá ser mais barata que a banda larga.

A internet via eletricidade está sendo testada na sede da LIGHT no centro do Rio, há algum tempo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...