Ir ao conteúdo

Computador travando/reiniciando sozinho

hpf

Posts recomendados

Postado

bom, antes de mais nada, sei que o tópico ficou grande, mas tentei ser o mais claro e sucinto possível, desculpe-me. :blush:

é o seguinte, o meu computador apresenta os seguintes sintomas aleatóriamente:

. reinicia do nada (jogando ou não);

. tela preta e volta ao windows sem travar, mas a imagem não fica legal, só resolvendo se eu reiniciar;

. as vezes desliga sozinho.

o problema eu resolvi temporariamente tirando minha placa de vídeo, deixando apenas o vídeo onboard. achando que talvez fosse a placa de vídeo, deixei ela na casa de um amigo que tem uma igualzinha e ele usou por 1 semana direto, com vários jogos e nenhum problema, logo, o problema está em algo no meu computador.

sem a placa de vídeo, o computador funciona normal, sem travar ou reiniciar por dias, mas se colocar da o problema descrito acima.

conversando em outro fórum, fui aconselhado a rodar o everest e a partir dos resultados obtidos das voltagens, me falaram de cara que o problema era a fonte, comprei uma fonte da leadership de 700w, montei no computador e ao rodar o jogo scarface por alguns minutos, deu tela preta, indo para o windows ficando com a resolução de 640 x 480 (por padrão uso 1280 x 1024).

não satisfeito saquei o processador, limpei e passei nova pasta térmica, fui jogar novamente e o mesmo erro. gostaria de saber se alguém poderia me dar uma luz sobre que caminho seguir, pois pelo visto o dinheiro gasto na nova fonte foi jogado fora.

a configuração completa do meu computador está abaixo, por favor, me ajudem pois estou com esse problema faz alguns meses e logo agora na semana do carnaval que sobrou um tempinho, eu gostaria de poder jogar meus queridos jogos. :(

- - -

. configuração:

abit va-10

sempron 2600+ 1.83 ghz

768mb ddr 400 (1x 256mb & 1x 512mb não me recordo as marcas)

1 hd samsung 40gb 7200 rpm

1 hd samsung 200gb 7200 rpm

lg cd-rw/dvd rom 4521b

lg dvd-rw 4164b

monitor 17" samsung 796mb

radeon 9600 pro 256mb

win xp pro sp2 br

. ventoinhas adicionais:

no gabinete 2

no hd 1

. fonte:

leadership 700w

- - -

. informações do everest:

Campo Valor

Propriedades do sensor

Tipo de sensor Winbond W83697HF

Acesso ao sensor ISA 290h

Temperaturas

Placa mãe 46 °C (115 °F)

Processador 50 °C (122 °F)

SAMSUNG SP0411N 13 °C (55 °F)

SAMSUNG SP2014N 29 °C (84 °F)

Coolers

Processador 4963 RPM

Valores de voltagens

Núcleo CPU 1.58 V

+3.3 V 3.34 V

+5 V 5.11 V

+12 V 11.98 V

-12 V -7.26 V

-5 V 0.53 V

No modo de espera +5 V 4.99 V

Bateria VBAT 3.28 V

- - -

obs1: quando o jogo trava e volta para o windows, eu rodo o everest, a temperatura do processador chega a marcar 54º C.

obs2: processador e placa de vídeo estão originais, sem over.

obs3: já fiz testes usando apenas 1 pente de memória, deu o mesmo problema.

obs4: só depois que entrei aqui no fórum, que li que as fontes da leadership não valem nada. :muro:

obs5: quando estou usando apenas o vídeo onboard, eu me limito a usar apenas internet, escutar mp3 ...

Postado

Eu tinha alguns problemas com meu video off-board q quando eu jogava ou as vezes apenas na internet o computador reiniciava do nada.Eu resolvi atualizando a bios.você poderia tentar atualizar pra ver se resolve.

um perguntinha só, qual a fonte que seu amigo usa?

Postado

Eu tinha alguns problemas com meu video off-board q quando eu jogava ou as vezes apenas na internet o computador reiniciava do nada.Eu resolvi atualizando a bios.você poderia tentar atualizar pra ver se resolve.

um perguntinha só, qual a fonte que seu amigo usa?

verei aqui se consigo uma atualização para a bios e quanto a fonte que ele usa, eu não sei, o pior é que ele viajou, só volta semana que vem. :(

Postado

Eu perguntei sobre a fonte porque se for uma genérica eu já descartaria esta hipotese.Se bem que por + q a leadership seja ruim acho que aguentaria sua config legal.

Postado

Eu perguntei sobre a fonte porque se for uma genérica eu já descartaria esta hipotese.Se bem que por + q a leadership seja ruim acho que aguentaria sua config legal.

pois é Márcio, o pior que pelo que estou vendo a minha antiga fonte parece estar boa também.

FONTE...FONTE...FONTE HEHE,com certeza.

me falaram de cara também que era fonte, comprei essa e continua o mesmo problema.

Postado

Troca de fonte com alguém só pra ter certeza absoluta de que não é.

daqui a 1 semana poderei fazer testes completos com o computador de um amigo, o X da questão é que eu gostaria de tentar resolver o problema agora e aproveitar essa semana de carnaval. :(

durante o jogo da tela preta e nem está mais voltando para o windows, tenho que reiniciar apertando o reset, quando o computador reinicia eu entro no setup da bios e vejo a temperatura, o processador está marcando 49ºC. será aquecimento ?

eu abri o gabinete e coloquei um ventilador do lado, além do ar condicionado ligado no quarto.

• 2 semanas depois...
Postado

bom, depois de muito suar para resolver os problemas, o problema ficou entre placa mãe OU processador, infelizmente não tinha como testar em outra máquina para saber exatamente o que era.

enfim, ontem comprei uma placa mãe e processador amd 64, não era exatamente o que eu estava planejando mas, no momento (R$) foi o que consegui.

p. mãe: asus a8v

processador: amd 64 3000+

memória: 512mb (genérica)

mês que vem tentarei comprar 2 pentes de 1gb kingston e depois hd sata.

é isso aí, agora rodando tudo como antes, vamos às jogatinas ...

obrigado à ajuda de todos !! :-BEER

• 11 meses depois...
Postado

eu to com esse problema..

é o seguinte

quando to no windows normal

depois de 1h:30 min de uso +/- o pc trava e reinicia

aí logo que ele volta em 5 min no max ele trava e reinicia de novo e assim por diante..

o estranho é que enquanto eu to jogando ele fica normal

posso jogar 4h que não acontece nada

mas se eu fecho o jogo ele trava e reseta na hora..

minha configuração é:

athlon dual core 4000+

MB asus m2n-e sli

1 gb ddr2 kingston 667

placa de video geforce 8500 gt

fonte M.Tek 650W

alguém tem ideia do que pode ser ?

• 7 meses depois...
Postado

Pode ser problema na sua memoria...

ja tentou passar o teste de memoria pra ver se esta funcionando normal...

usa o programinha que tem na net...caso não tenha..é esse

http://baixaki.ig.com.br/download/memtest86.htm

se você tiver dois pentes de memoria testa um de cada vez...

pode ser problemas individuais nas memorias...

falou espero ter ajudado...:D

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!