Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de som, fones e ruído


yllusion

Posts recomendados

Olá pessoal,

Em primeiro lugar, achei mais adequado colocar este tópico nesta área pois penso tratar-se de um problema de hardware e não de software, e que pode ter tido origem em princípios básicos de eletrônica, embora isso seja apenas especulação da minha parte.

Eu tenho dois computadores portáteis, um Toshiba Satellite M30X-144 e um HP Pavilion dv4000. O primeiro é mais especificamente o meu, sendo o que mais utilizo, enquanto que o segundo tenho usado enquanto o primeiro está na assistência técnica.

O meu problema começou com o primeiro. Não sei se foi por acaso ou não, ou se já havia e eu não lembro, mas, a partir de certa data passei a notar um ruído vindo da placa de som, mais especificamente vindo desde a saída de áudio para fones de ouvido através dos meus fones, até os meus ouvidos. É um sinal que não varia com o volume do áudio, nem é resultado de quaisquer interferências externas, e nem aquele tipo de ruído que acompanha o cursor ou o acesso ao disco rígido. Trata-se de um ruído constante, que só consigo notar quando uso os fones, e torna-se bastante incômodo em ambientes com pouco barulho ou durante a noite.

Minha primeira reação foi obviamente trocar de fones, mas uma vez o ruído ter-se instalado, nunca mais me vi livre dele. Isso foi com o Toshiba.

Neste momento, e já há alguns dias tenho usado o HP. Uma das primeiras coisas que fiz foi verificar se havia ruído no som desse computador, e se bem me lembro, não constatei ruído algum que fosse significativo. Algum tempo depois, "hello", apareceu o mesmo ruído que havia antes no Toshiba, exatamente da mesma espécie. Notem que, apesar de eu ter mudado de portátil, mantive os mesmos headphones.

Fui levado a crer, então, que possivelmente a causa desses problemas não é outra senão os próprios headphones. Em comparação com outros fones, principalmente os de outros colegas, notei que os meus (Panasonic) não precisam que o som esteja alto no computador para que o som saia alto por eles. Em outras palavras, meus fones parecem mais sensíveis. Com o Toshiba, por exemplo, cujo ajuste do volume é feito por uma "rodinha" lateral, mesmo no "zero" ainda consigo ouvir algum som (quando por exemplo toco uma MP3), apesar de ser quase imperceptível. E para que o volume fique agradável aos ouvidos, basta ajustar a "rodinha" ligeiramente acima do mínimo, caso contrário eu é que teria ruído no cérebro passados alguns segundos (já que o som fica muito alto ainda antes do máximo).

Resumindo, para não complicar mais o que é simples, eu acho que os meus fones não são muito apropriados para utilizar em placas de som. Não sei se será um problema de impedância (os fones deveriam ter impedância mais alta?) ou outra coisa, que tem de alguma forma danificado permanentemente ou temporariamente o áudio, ou os componentes de áudio. Enfim, vim aqui em busca de um esclarecimento e/ou uma solução. Quero se possível eliminar os tais ruídos. Uma coisa que vale a pena ressaltar é que as placas de som de ambos os portáteis não me inspiram qualidade, principalmente a do Toshiba (Realtek), pois o som é muito fraco em baixas frequências e o efeito geral não me dá a sensação de estar mergulhado no som, como acontecia com uma C-Media de outro computador. Não é cristalino, nem o som do HP (SoundMAX), muito menos o do Toshiba (Realtek).

Alguém pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

yllusion

Pelo que indica deve tratar-se de desadaptação entre o sinal se saída dos notbooks e dos fones.

Isso pode ser quer por diferenças de impedância ou por niveis de sinal.

Só analisando as caracteristicas de ambos se pode ver o que vai mal.

Verifique as especificações dos notebook e dos fone e veja se estão correctas.

Pode sempre baixar o nivel de sinal que chega aos fones de forma a que se reduza o nivel de sinal , pois como diz basta aumentar ligeiramente o controlo de volume para ter um nivel alto de som nos fones.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

zurca1599,

Em relação aos fones, não tenho a embalagem desde a compra (há já pelo menos 1 ano), e era onde estavam as especificações. Em relação aos computadores, ainda não sei onde encontrar as especificações técnicas relativas à placa de som, mas vou procurar.

Minha questão maior é saber se, uma vez aparecido tal ruído, que agora acontece com quaisquer outros fones, há alguma possibilidade de anulá-lo ou pelo menos atenuá-lo. Enquanto ouço música ou algo do gênero, o ruído não incomoda, a menos que o volume esteja mais baixo devido ao ambiente ser pouco ruidoso. Mas, como tenho o hábito de manter os fones nos ouvidos mesmo quando não ouço a nada, o ruído é bastante incômodo.

O que mais me preocupa, no entanto, é que tais ruídos não vieram "de fábrica", e posso estar pouco a pouco danificando o equipamento sem conhecer ao certo as causas. Acredito que vários outros usuários já se queixaram de ruídos no som, e que entre as causas típicas como drivers defeituosos ou mal isolamento, o problema de se usar periféricos inapropriados deve estar entre as mais comuns. E com dispositivos eletrônicos não é preciso grande esforço para danificar o que quer que seja. Há casos em que uma pessoa utiliza caixas de som retiradas do aparelho da sala, ou usa os headphones do velho walkman, ou até mesmo como eu fiz há anos atrás, "adapta" um alto-falante de brinquedo e outro de carro ao computador. Este último caso até foi engraçado, porque eu mantive o alto-falante de carro (que possui um ímã enorme) perto do monitor, e quando liguei-o, a tela estava toda colorida e distorcida. Felizmente me veio um "click", inverti a polaridade do ímã (virei o alto-falante ao contrário) em frente ao monitor e tudo voltou ao normal. Mas não é preciso um expert para saber que toda a situação que eu criei tinha todo o potencial de estragar diversos componentes do computador, além do monitor e dos HDs. Mas isso é outra história.

Talvez quem seja mais especializado na eletrônica de hardware e/ou componentes de áudio possa saber exatamente a causa do meu problema. De eletrônica eu só sei o básico, por isso não sei muito o que fazer.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é por ligaros fones que danifica o notebook.

Quanto ao ruído pode ter várias origens : desde drivers ate ao software que tem instalado.

Por outro lado note que todos os componentes electrónicos com o tempo sofrem variações das suas características o que pode estar na origem do seu problema.

No entanto se o nível de sinal de saída do som do notebook for muito alto e a sensibilidade dos fones por outro lado for alta isso vai acontecer de certeza.

Como disse atrs pode sempre baixar o nível de saída do sinal de saída do notebook inserindo entre a saída do notebook e os fones um atenuador de sinal.

Este depende claro dos níveis e para fazer isso só medindo ou experimentando até obter os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!