Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Infravermelho pela paralela!


_bogus_

Posts recomendados

Postado Originalmente por RESOLVIDO!

Bom galera... comprei as pecas pra montar a interface mas não achei o conectorzinho de 5 pinos em lugar nenhum e ficou jogado aqui... agora comprei um pc novo q a placa-mãe não tem os 5 pinos de IR, então queria ligar na paralela... eu sou programador, então posso criar o software pra ler, por enquanto essa parte não me interessa, eu queria mesmo saber a parte de eletrônica mas só manjo básico do básico... to usando um esquema que acho q é o mesmo aqui do site:

IR_esquema_ir.jpg

Então é o seguinte... esse esquema é conectado na Serial Infrared, ou seja, dados enviados de forma serial. Pra paralela, apesar dos dados serem enviados de forma paralela, posso utilizar apenas 4 pinos dela: 1 pra entrada de dados, outro pra saida, um pra vcc e outro terra. Ok, mas fiz a ligacao com esse esquema ai e não consegui nada... to usando o D0 da paralela pra enviar, o D2 pra energia, e o Ack (pino 10) pra receber dados, notei que o pino 10 é logica inversa: quando eu encosto ele no D2 sem energia, ele fica como ligado, quando coloco energia no D2 ele desliga... os outros pinos sao assim tambem ? como faco ??

tenho mais algumas duvidas basicas:

* Pra que serve esse capacitor ai...

* Pra que servem os transistores...

* Como calcular os resistores, sem saber a corrente? afinal a fonte de energia pode mudar, mas eu sei q independente da corrente ser mais alta, o circuito só consome o que precisa.. como eu sei o q ele precisa, antes de montar ?? oO hehe..

Bom galera, meu objetivo por enquanto é só q eu consiga enviar alguma coisa pela paralela atraves desse circuito... ah, mais uma coisa, como faz tempo q comprei não tenho certeza se o transistor é o bc548 mesmo, mas nele parece estar escrito BC541... sao equivalentes?? tenho q inverter ??

desde já valeu a ajuda!