Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Infravermelho pela paralela!


_bogus_

Posts recomendados

Postado Originalmente por RESOLVIDO!

Bom galera... comprei as pecas pra montar a interface mas não achei o conectorzinho de 5 pinos em lugar nenhum e ficou jogado aqui... agora comprei um pc novo q a placa-mãe não tem os 5 pinos de IR, então queria ligar na paralela... eu sou programador, então posso criar o software pra ler, por enquanto essa parte não me interessa, eu queria mesmo saber a parte de eletrônica mas só manjo básico do básico... to usando um esquema que acho q é o mesmo aqui do site:

IR_esquema_ir.jpg

Então é o seguinte... esse esquema é conectado na Serial Infrared, ou seja, dados enviados de forma serial. Pra paralela, apesar dos dados serem enviados de forma paralela, posso utilizar apenas 4 pinos dela: 1 pra entrada de dados, outro pra saida, um pra vcc e outro terra. Ok, mas fiz a ligacao com esse esquema ai e não consegui nada... to usando o D0 da paralela pra enviar, o D2 pra energia, e o Ack (pino 10) pra receber dados, notei que o pino 10 é logica inversa: quando eu encosto ele no D2 sem energia, ele fica como ligado, quando coloco energia no D2 ele desliga... os outros pinos sao assim tambem ? como faco ??

tenho mais algumas duvidas basicas:

* Pra que serve esse capacitor ai...

* Pra que servem os transistores...

* Como calcular os resistores, sem saber a corrente? afinal a fonte de energia pode mudar, mas eu sei q independente da corrente ser mais alta, o circuito só consome o que precisa.. como eu sei o q ele precisa, antes de montar ?? oO hehe..

Bom galera, meu objetivo por enquanto é só q eu consiga enviar alguma coisa pela paralela atraves desse circuito... ah, mais uma coisa, como faz tempo q comprei não tenho certeza se o transistor é o bc548 mesmo, mas nele parece estar escrito BC541... sao equivalentes?? tenho q inverter ??

desde já valeu a ajuda!

Aproveito o topico pra pedir ajuda agora sobre o funcionamento dele, preciso codar o driver mas ainda to meio sem noção de como é tratado o sinal IR dentro do pc... valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz esse curcuito tbém mano, não sei muito de eletrônica tbém, mas acho que não vai ser fácil passar pra porta paralela, pois para o windows ou linux "enxergar" essa placa, você teria que fazer um driver não um programa.

Agora, se você sabe fazer drivers vá em frente, tem tudo para dar certo, não desista. Se funcionar, poste aqui, pois vou querer fazer isso tbém.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!