Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MP5/PMP - Desenvolvimento de FIRMWARE


Neko-Bay

Posts recomendados

Este tópico tem por finalidade concentrar informações sobre desenvolvimento de FIRMWARE para aparelhos Portable Multimedia Player - PMP - apelidados para fins comerciais de "MP5" ou MP5 Player.

São aparelhos que em geral tem as seguintes funções :

- MP3 Player

- Video player

- camera embutida de foto e de vídeo (alguns com flash);

- entrada Video IN e Video Out (grava imagem através de cabo RCA - pode ser DVD, TV a cabo, TV normal, videocassete e videogame) e transmite direto para a televisão através de entrada RCA;

- geralmente tem tela superior a 2" - geralmente 2,5" podendo chegar a 4";

- jogos - alguns rodam poucos jogos instalados na memória e outros podem baixar ROMS de Nintendo da Internet (mais de 1000 jogos em sites especializados);

- Rádio

- Calendário e relógio

- E-Book para ler textos TXT na tela

- pendrive

- Slide show - visualisador de fotos e imagens

Algumas funções como jogos, rádio, e-book, etc. são consideradas opcionais e pode variar de modelo para modelo.

Algumas fotos de exemplo :

FIRMWARE :

O funcionamento deles está baseado num programa interno genericamente conhecido como FIRMWARE que é como se fosse um WINDOWS ou um LINUX que controla todas as funções de um computador - uma espécie de plataforma, um sistema operacional, que pode ser melhorado.

Exemplo disso é que alguns modelos de MP5/PMP são compatíveis com acentos a língua portuguesa e outros aparelhos conseguem dividir músicas em subfolders e outros até conseguem ler todo o nome do arquivo da música.

Claro que há limitações, como a função de rádio, que necessita de um chip próprio para isso e portanto não é uma atualização de FIRMWARE que vai possibilitar captar rádio num aparelho que não o tenha originalmente.

!!!! ATENÇÃO !!!!

Mexer no FIRMWARE é um processo perigoso e delicado e só deve ser feito por pessoas que tenham algum conhecimento no assunto.

Antes de mexer no FIRMWARE, pesquise bastante sobre o assunto e tenha absoluta certeza que é uma versão de FIRMWARE compatível com o seu aparelho, caso contrário ele poderá deixar de funcionar e aqui ninguém vai poder se responsabilizar se isso acontecer. Fora o fato que pode perder até a garantia do aparelho.

Portanto, certifique-se de toda cautela necessária para realizar este tipo de operação.

Obrigado a todos.

Neko-Bay

Assuntos relacionados :

MP5 Testado - postem aqui

post-109966-13884942413617_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, lá vão minhas sugestões para um novo firmware para o meu PMP. Creio ser bem óbvio a todos que, apesar de parecer que os firmwares de nossos aparelhos vêm do mesmo fabricante (SunPlus), não podemos esperar que eles façam uma mesma atualização para todos os modelos de empresas diferentes (Foston, JXD, CMD, Orange, etc). Então sugiro que cada um que postar suas sugestões (não venham com coisas impossíveis ou que dependam de atualização no hardware, hein?!), coloque a marca e o modelo de seu aparelho, assim como as funções que o mesmo desempenha. Penso num modelo mais ou menos assim (esta já é a minha sugestão):

JXD 682

Funções:

Mp3 | Mp4 | Foto | Vídeo | Webcam | Vídeo In | Vídeo Out | Grava voz/aux/TV | Jogos | E-book | FM | Calendário

Atualizações:

Vídeo: suporte a DivX/Xvid

Música: suporte a pastas

Fotos: suporte a qualquer tipo de JPG (não apenas dos transcodificados)

Gravação: (TV) suporte a PAL / gravação programada

(In/Mic) opções de qualidade do wav/mp3

E-book: suporte a acentuação e cedilhas / quebra de linhas sem quebrar as palavras

Calendário: agendar compromissos com alarme

Configurações: aceitar mais de 8 dígitos / aceitar o Português brasileiro

Digicam: opções de resolução da foto / quick view para rever a foto tirada

Por enquanto me contentaria se essas exigências fossem atendidas. Espero que as demais contribuições ajudem com novas idéias.

Junior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos falar das funcionalidades do DCK-200 e, ao meu ver, o que poderia ser melhorado através de alteração de FIRMWARE.

- Função Camera Digital : poderia colocar mais alguns efeitos especiais, tipo risca de giz ou umas molduras engraçadas. Também seria bem-vinda uma forma de visualização das fotos já tiradas que fosse mais confortável, sem precisar sair - menu - entrar - menu - sair etc.

A função multi-disparo tá mal feita - poderia definir quantas fotos se deseja tirar na seqüência (o normal é só duas fotos).

Também poderia ter uma função de tirar fotos com intervalos definidos, por exemplo : configurar pra tirar uma foto a cada 1 minuto ou a cada 10 minutos.

Também precisa ser opcional tirar a data da foto, pois nem todo mundo gosta que ela apareça. E também poderia mudar a cor da data (amarelo é muito feio).

- Função Filmadora Digital (Camcorder) : essa função tá bem completa, não há muito o que mudar. Só pra não passar em branco, até que poderia criar uma função que filme com efeito estrobo ou tipo slow motion (aquele efeito que faz um dia passar rapidamente quando se assiste em velocidade normal. Mas nada que não possa ser resolvido com um bom editor de vídeo.

- Função Video Player : nessa função os únicos problemas que eu achei foi que poderia aproveitar melhor os 11 botões que o aparelho tem, pois pra aumentar e diminuir o volume, avançar e retroceder o filme e pular e avançar os vídeos são meio chatos de mudar.

Também seria legal poder ver os nomes completos dos arquivos de vídeo, e não algo como SEM_FLOR~1.ASF.

Poder dividir os arquivos em pastas seria muito bem-vindo também.

Aceitar formatos AVI/DIVX/MPEG.

- Função Visualisador de fotos/imagens : poderia dividir as fotos em pastas e poderia aceitar outros formatos de imagem, inclusive GIF animados.

Também poderia tocar MP3 enquanto roda as fotos.

- Função MP3 Player : Aí que a "porca torce o rabo". Com a experiência que eles têm fazendo MP4 e MP3 players até hoje, acho que dava pra caprichar um pouco mais ... aí vai minha opinião (e desabafo) :

O pessoal que fez o firmware pisou na bola feio quando fez o sistema. Primeiro porque nome do arquivo MP3 só com 8 dígitos é coisa da idade da pedra, né ?

Imagina se eu gravar no MP5 toda a minha coleção do Legião Urbana, que são 300 músicas, aí cada música vem assim : Legião Urbana - Faroeste Caboclo / Legião Urbana - Pais e Filhos.

Na tela do MP5 vai aparecer 300 arquivos assim : Legião~1.mp3 / Legião~2.mp3 / etc.

Outra pisada de bola feia : não dá pra organizar as músicas em pastas e subpastas. O MP5 nem reconhece as músicas que estiverem em subpastas. Se não estiver na pasta "MP3" padrão que ele mesmo cria, nada feito.

Então você tem 1 gigabyte de memória livre que dá pra gravar umas 500 músicas que simplesmente não dá pra saber qual é, porque o nome só tem 8 dígitos, não dá pra dividir em pastas então vai tocar pagode com rock, samba, metal, dance, new age, arquivos de áudio gravados na função rec, tudo numa salada totalmente desprovida de qualquer possibilidade de controle... pif ...

Valorizaram tanto a função de vídeo e câmera que esqueceram tudo aquilo que eles aprenderam desde que lançaram o primeiro MP3 player ... (ou estão tentando dizer : "quer um MP3 player ? compre um MP3!").

Uma solução interessante seria aceitar "playlist", tipo criar um playlist em TXT e salvar junto com as músicas e o player toca de acordo com a lista.

Mais uma coisa que tem que ser melhorada : A função RANDOM play fica repetindo demais algumas músicas e outras acaba nem tocando. Êta RANDOM "viciado" ....

- Função GAMES : Não sei se o hardware permite, mas bem que poderia aceitar outras plataformas de jogos, tipo SNES, FLASH, ATARI e Mega Drive que nãosão plataformas "pesadas" e tem jogos legais também.

Poderia disponibilizar a opção de ouvir músicas MP3 enquanto joga, porque as músicas dos jogos NES são irritantes.

- Função Calendário : Poderia acrescentar função de agendar compromissos, aniversários, feriados e alarme.

- Função E-Book : Poderia ouvir músicas enquanto lê o texto e também o problema de nome do arquivo 8.3.

- Função Gravadores : poderia dar uma melhorada no menu que ficou meio tosco e na função time record (gravação programada) poderia acionar a camcorder também - seria legal poder gravar automaticamente uma cena num horário programado (coisa de espião).

Aceitar formato PAL-M pra gravar colorido da TV sem precisar de Transcoder é indispensável, mas não sei se isso pode ser corrigido através de FIRMWARE.

Por enquanto foi o que eu achei.

Se lembrar de mais alguma coisa eu edito esse post.

Abraço a todos.

Neko-Bay

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigos, boa noite. sou novo por aqui.

Adquiri recentemente um PMP da JXD modelo 685 e estou interessado em modificar seu firmware, vi suas opiniões e achei bem legais. vocês já conseguiram extrair o firmware do PMP, se sim, qual programa usou pra realizar esse processo e qual programa usou pra editar. Agradeço desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Eugeniucarvalho.

Não faço a mínima ideia de como extrair ou alterar FIRMWARE.

Sei que assim parece estúpido propor mudanças no FIRMWARE se não sabemos como fazê-lo, mas pelo menos pode servir de base para que os fabricantes tomem vergonha na cara e façam algo de melhor qualidade (em vez de priorizar somente a quantidade).

Faça esse exercício mental você também. Proponha melhorias para o seu aparelho.

Abraços.

Neko-Bay

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Mais uma coisa interessante pra atualizar. Pelo menos no DCK-200 e em alguns outros MP5 baseados no mesmo firmware :

O aparelho deveria continuar tocando as músicas de onde parou, pois quando se desliga ou sai da função MP3, tem que começar a tocar de novo do começo ou procurar manualmente a última música que parou.

Já pensou se toda vez que começar de novo, ouvir as mesmas músicas ou ficar avançando trocentas músicas ? Afinal são 1 Gb de memória e cabem umas 500 músicas. Nunca ouviríamos as últimas músicas. ....

Neko-Bay

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Pessoal!Tudo bem?!Espero que sim. Necessito da ajuda de vocês.Comprei recentemente um MP5, 1gb, da Foston. No entanto, tô meio atrapalhado qts as funções dele. Queria saber, se alguém consegue me explicar um pouco mais sobre o aparelho, como faço p converter músicas p outro tipo de arquivo, se é normal música no formato wave, n tocar legal. Enfim, algumas dicas sobre o funciomento desse aparelho: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-56014894-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Oi Alex DCK200 e diegonascimento.

O local correto para postar suas dúvidas são :

Para dúvidas específicas sobre DCK-200 :

http://forum.clubedohardware.com.br/mp5-dck-200-t404050.html?t=404050

Para dúvidas sobre outros MP5/PMP :

http://forum.clubedohardware.com.br/showthread.php?t=391288

Terei o maior prazer em tentar ajudá-los.

Abraços.

Neko-Bay

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma explicação meio inútil: esses aparelhos de chipset Sunplus já suportam divx, pois os arquivos são codificados em divx com um algoritimo de estimativa de movimento (sem ele dá aquela tela com video embaralhado comum em alguns players se estiverem usando videos convertidos com algumas versões do PMP transcoding), dá pra salvar videos para eles em outros programas usando codec ffdshow (só é preciso aprender a configurar) e depois passar para asf usando o software vid to asf (só demora alguns segundos). O audio tem que ser comprimido obrigatóriamente com o codec ima adpcm (um tipo de wave comprimido). O grande detalhe é que esses players não tocam avi, acredito que a estrutura de organização do asf seja mais eficiente para as dsps (os chips responsaveis pela decodificação de video), ou então seria mais vantajoso para a Sunplus fazer os players rodarem AVI.

Os players que rodam AVI com divx, Xvid e 3gp... usam chipset rockchip (o melhor para players baratos no momento, mas o mais caro).

E um coisa triste, os chipsets Sunplus são famosos por pouquissima atualização de firmware, essas atualizações só costuma adicionar linguas novas e corrigir erros graves e bugs na interface... Já li suspeitas de que o firmware seja responsavel por poucas funções, e a maioria seria já incluida no hardware (algo que não acredito, por se tratar de hardware barato era para a maioria das funções ser à cargo do software como é o caso dos winmodem).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Será que desistiram desse tópico?

A iniciativa é excelente, acabei de pegar meu PMP, que só consegui identificar pelas escritas abaixo da tela "DV mp4 mp3 player".

E como todos outros PMP, ele não tem qualquer condição de organizar as músicas, alguém já tem alguma solução de firmware ou mesmo algo paliativo pra resolver esse problema?

Gostaria muito de poder ajudar a construir novo firmware, mas suponho que seja meio complicado, então vou ficar só no suporte moral de quem sabe fazer!

Muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que desistiram desse tópico?

A iniciativa é excelente, acabei de pegar meu PMP, que só consegui identificar pelas escritas abaixo da tela "DV mp4 mp3 player".

E como todos outros PMP, ele não tem qualquer condição de organizar as músicas, alguém já tem alguma solução de firmware ou mesmo algo paliativo pra resolver esse problema?

Gostaria muito de poder ajudar a construir novo firmware, mas suponho que seja meio complicado, então vou ficar só no suporte moral de quem sabe fazer!

Muito obrigado

Por falta de novidades e também por falta de participação, não houve nenhuma atualização recentemente.

Até mesmo o depoimento do Manin foi um banho de água fria pra mim, he he.

Tudo que eu sabia sobre o assunto eu já postei.

Espero que alguém de boa vontade e que saiba algo mais sobre o assunto possa nos ajudar.

Valeu os elogios.

Neko-Bay

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bom

Eu tentei atualizar um dck-200 de um colega meu com o programa da dynavision, e nao deu certo.

O programa que atualiza é o certo, pois identifico o Sunplus, mas(sou muito burro) nao entendi como estraia o firware pelo programa e acabei gravando com o firware da dynavision, deu tudo errado, agora alguns botões nao funcionan ele liga, etc... mas esta com o menu vermelho, a camera só funciona com apertando alguns botões juntos. se alguem ai tiver coragem o suficiente para tentar extrair o firware do dck-200 e me passar, eu agradeceria muito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui está o programa do Zezinho-BM para que quiser baixar :

http://w13.easy-share.com/2889201.html

Relembrando que mexer no firmware do MP5 pode ser extremamente perigoso. Só o faça se você souber exatamente o que está fazendo.

Não me responsabilize se houver algum problema de firmware no seu aparelho.

Abraços.

Neko-Bay

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Pessoal, eu já editei Firmwares de MP4 e aparelhos de DVD, to querendo comprar um mp5, postei em outros topicos quais sao os melhores para comprar, tendo em mãos 1 deles eu posso ajudar.

Algumas funcionalidades extras sempre da para colocar, lembrando-se que o espaco da memoria interna e o limite.. e a velocidade do clock do aparelho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom gente vamos com calma porque a coisa não é tão complicada assim explicando em linguagem BEM simples:^_^

O Firmwares e tipo um HTML que a quem digita as funções e o processador ler, compreende e executa do tipo:

Menu > Álbum > Fotos > Visualizar

-_-

Tipo isso, e claro que os programas facilitam a coisa permitindo você a utilizar botem de comandos, como nos programas de criação de sites

:huh:

O que eu indico e que a gente tente aprender a editar Firmwares mais simples como os de MP3 e depois subindo de nível para os MP4 e assim aos PMP’s, ate porque acho que todo mundo tem um MP3 o mesmo um MP4 jogado lá no fundo da gaveta e porque eles também não são tão caros quanto os PMP’s, o que também permiti mais tem tentativas falhas já que não são usados.

Bom essa e minha ideia

Como diria o Nekko :mad:NEXER EM FIRMWARES E EXTREMAMENTE PERIGOSO:mad:

:aranha:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Bom... olá a todos...

é o seguinte galerinha

eu tenho um Mp5 da MIDI Japan

modelo MD-2580pxl

parecido com um Ipod e Mp4

então...

meu pai trouxe esse Mp5 do paraguay...

então eu mexi a noite pra aprender a mexer nele( nao pluguei ele no pc pois meu windows estava corrompido)

no outro dia mexi mais um pouco... e fui para a aula...

meu irmãozinho pegou o maldito... e mexeu

então ele ficou com uma luz azul(de on/off) ligada e nao quer ligar mais...

ele esta em estado vegetativo e nao da pra mexer em nada, o pc nao reconhece e nada

entenderam?

a luz azul dizendo q o aparelho esta ligado esta acesa, mas a tela esta desligada e nao da pra mexer em nada...

Espero resposta...

e-mail: [email protected]

Abraços e obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Não consigo fazer muita coisa na área de programação, mas achei um link que diz ter o firmware dos DCK200... por favor, se alguém conseguir melhorá-lo, se conseguir dizer se realmente funciona ou qualquer coisas sobre os programas do link, me ajudem a melhorar os PMP com o chipset da Sunplus para que a gente consiga usá-los com mais eficiência e desempenho....

Ah, esqueci de passar o link. Ele está no nosso fórum, neste endereço:

http://forum.clubedohardware.com.br/mp5-dck-200/404050/9?highlight=dck200

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!