Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Administrador
Postado

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:

O Modelo de Referência OSI para Protocolos de Rede

"Aprenda como os protocolos de rede funcionam estudando o modelo de referência OSI. Este tutorial também inclui uma correlação entre o protocolo TCP/IP e o modelo de referência OSI."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

• 2 meses depois...
Postado

Parabéns Gabriel e Cássio, o artigo de vocês está muito bom e de fácil entendimento fazendo com que se entenda e não decore como as coisa funcionam.

Estou aguardando o TCP/IP :D

[]´s

Ana Carolina

• 11 meses depois...
  • 1 ano depois...
Postado

Olá amigos!

Em 1° lugar pelo tutorial prático e de fácil entendimento.

Meu nome é Ciro. Sou recém-formado em Tecnologia em Análise de Sistemas e atualmente, estou trabalhando como docente em um Centro Estadual de Educação aqui na Bahia na área de Redes, em Regime de REDA. Já estudei o modelo OSI na faculdade porém, algumas duvidas crueis me perseguem:

1- Por que estudar o modelo OSI se o padrão de transmissão de dados pela rede (segundo pesquisas que fiz em vários sites) é o TCP/IP?

2- O padrão OSI é usado em algum modelo de rede? Se sim, como saber/diferenciar qual o padrão está sendo utilizado e poder explicar de forma 'prática' isso aos meus alunos?

Espero muito que alguem possa me ajudar nisso. Eu sou uma pessoa perfeccionista e detesto fazer as coisas de qualquer forma e por isto, não tenho nenhuma vergonha de admitir que não sei tudo. Aliás, não sei quase nada diante do universo que é a informática. Conto com a ajuda de vocês para elucidar estas duvidas e poder de forma segura, passar o conhecimento correto aos meus alunos!!

Abraços,

Ciro Leal

• 1 ano depois...
  • 4 semanas depois...
Postado

- Por que estudar o modelo OSI se o padrão de transmissão de dados pela rede (segundo pesquisas que fiz em vários sites) é o TCP/IP?

o modelo OSI e usado como referencia para o TCP/IP

2- O padrão OSI é usado em algum modelo de rede? Se sim, como saber/diferenciar qual o padrão está sendo utilizado e poder explicar de forma 'prática' isso aos meus alunos?

hoje em dia so USAMOS o TPC/IP!

• 2 meses depois...
Postado

Perfeito esse artigo, consegui tirar todas as minhas dúvidas e entender melhor o assunto, bem mais do que na minha aula de Redes^^ isso vai me ajudar muito na prova. Thanks =)

• mês depois...
Postado
- Por que estudar o modelo OSI se o padrão de transmissão de dados pela rede (segundo pesquisas que fiz em vários sites) é o TCP/IP?

o modelo OSI e usado como referencia para o TCP/IP

hoje em dia so USAMOS o tópico/IP!

Raniel, o modelo OSI não é usado como referencia para o TCP/IP, pois o TCP/IP nasceu ANTES do modelo OSI. Isso foi na epoca da ARPANET.

Uma correção para o conteúdo do Gabriel Torres: As camadas, no modelo OSI, só comunicam com sua camada imediatamente superior, exceto a camada de aplicação.

• 2 anos depois...
Postado

Olá gente, estou começando a me aprofundar neste assunto. E gostaria que tirassem minhas duvidas.

Se falei baboseiras peço desculpas, mas é o que entendi do assunto

1)Quais as camadas em que o roteador e o computador são responsaveis?

2)Os quadros que vocês falam da primeira camada seriam os binários, certo?

3)Na camada 3 o que vocês queriam dizer com endereços lógicos e fisicos?

4)Na camada 4 como é que os dados são divididos em pacotes, sendo que na são só numeros(0 e 1)

como consegue dividir isso?(Devo ter falado babosera nessa peço desculpas) mas queria entender.

• Administrador
Postado
1)Quais as camadas em que o roteador e o computador são responsaveis?

O roteador trabalha na camada três. As aplicações do computador não fazem parte do modelo OSI. Elas comunicam-se com a camada sete (Aplicação).

2)Os quadros que vocês falam da primeira camada seriam os binários, certo?

Os dados em todas as camadas são binários, mas entendi o que você quer dizer e sim, é isso que você falou.

3)Na camada 3 o que vocês queriam dizer com endereços lógicos e fisicos?

Endereço físico: endereço MAC

Endereço lógico: endereço IP

4)Na camada 4 como é que os dados são divididos em pacotes, sendo que na são só numeros(0 e 1)

como consegue dividir isso?(Devo ter falado babosera nessa peço desculpas) mas queria entender.

Cada camada adiciona cabeçalhos, e neste cabeçalho há sequências especificas onde o receptor consegue identificar a sequencia e com isso dividir os dados. Por exemplo, no cabeçalho diz que há x bits de dados e por causa do protocolo usado o receptor sabe quantos bits formam o cabeçalho.

Recomendo ainda a leitura do meu livro, que esclarece essas e muitas outras dúvidas:

https://www.clubedohardware.com.br/livros/esgotados/redes-1%C2%AA-edi%C3%A7%C3%A3o-2009-r19/

Abraços,

Gabriel Torres

• 3 semanas depois...
Postado

1)Eu confundo com um cabo de transmissão e nos meus estudos diz que ele é pra ser

usado mais na área de intranet a longa distância, mas veja bem, ficaria estranho

eu fazer cabeamento de frame relay por exemplo da minha casa até a alcides maya.

2)A Rede ATM é mais utilizada nas transmissões de dados a longa distância por exemplo.:de Porto Alegre até Caxias do Sul.

3)Redes orientada a conexões(ou redes não orientada a conexões). Seria um tipo de método?

4)Sobre a camada de enlace e a camada de transporte os dois falam de correção de erros de

dados, então na minha logica diria que os dois assumem o mesmo papel sendo que o transporte

é usado apenas para certificar se está tudo certo.correto?

Edit.: Eu e meu professor indicamos seu livro pra Alcides Maya sobre Hardware

• Administrador
Postado
1)Eu confundo com um cabo de transmissão e nos meus estudos diz que ele é pra ser

usado mais na área de intranet a longa distância, mas veja bem, ficaria estranho

eu fazer cabeamento de frame relay por exemplo da minha casa até a alcides maya.

Não existe "cabeamento de Frame Relay". Frame relay é um tipo de rede que você contrata de uma operadora de telefonia.

2)A Rede ATM é mais utilizada nas transmissões de dados a longa distância por exemplo.:de Porto Alegre até Caxias do Sul.

Sim, mas existem outras. Lembrando que são redes oferecidas por empresas de telefonia e similares.

3)Redes orientada a conexões(ou redes não orientada a conexões). Seria um tipo de método?

Refere-se se a rede confirma ou não o recebimento de pacotes. Uma explicação mais detalhada está em meu livro.

4)Sobre a camada de enlace e a camada de transporte os dois falam de correção de erros de dados, então na minha logica diria que os dois assumem o mesmo papel sendo que o transporte

é usado apenas para certificar se está tudo certo.correto?

Qualquer camada pode fazer correção de erros. Na prática, porém, se isso ocorresse, a rede ficaria muito lento. Por isso, na prática, em geral esse papel é desempenhado pela camada Transporte. Há informações mais detalhadas em meu livro, que eu recomendo que você compre e leia...

Abraços,

Gabriel.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!