Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Equipe Clube do Hardware

Como o Protocolo TCP/IP Funciona - Parte 1

Recommended Posts

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:


Como o Protocolo TCP/IP Funciona - Parte 1


"Aprenda como o protocolo de rede TCP/IP funciona."


Comentários são bem-vindos.


Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigos,

Gostaria de acrescentar algumas informações importantes neste tutorial (TCP/IP - parte 1).

A primeira delas se refere aos protocolos ARP/RARP, os mesmos não estão na camada de rede (3) e sim na camada de enlace (2).

A segunda informação esta relacionada ao trecho: "...em outras palavras, o roteador verifica se o computador de destino está localizado na mesma rede ou em uma rede que ele conhece a rota. Se ele não conhecer a rota para o computador de destino, ele enviará o pacote para seu gateway padrão, que é outro roteador..."

Quando o tráfego é local (mesma rede entre o remetente e o destinatário (verificado pelo sistema operacional a partir dos valores de endereçamento IP e mascara de sub-rede do remetente e destinatário) o pacote não é encaminhado para o roteador (ou default gateway) do remetente, até porque este tipo de trabalho poderia sobrecarregar este componente em uma rede.

Complementando. Quando o pacote for enviado ao roteador, o mesmo checará na sua tabela de rota se existe uma entrada onde seja possível alcançar diretamente a rede onde se encontra o destinatário ou, dependendo da implementação da tabela de roteamento (estática ou dinamica) o roteador possa encontra outra rota atráves de um caminho alternativo. Sua última alternativa é enviar o pacote pela sua rota padrão (0.0.0.0 [rede] - 0.0.0.0 [mascara] - endereço ip do próximo nó - interface utilizada).

Espero ter ajudado

[]'s

Leandro R.

Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Clube do Hardware:

Como o Protocolo TCP/IP Funciona

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1351

Aqui está um pequeno trecho do artigo:

"O TCP/IP é o protocolo de rede mais usado atualmente. Neste tutorial explicaremos como este protocolo funciona em uma linguagem fácil de entender.

Mas, afinal, o que é um protocolo de rede? Um protocolo é uma linguagem usada para permitir que dois o..."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

https://www.clubedohardware.com.br

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Amigos

Queria fazer algumas perguntas, espero q alguem possa responder para mim.

Se o end MAC vai em todos datagramas q chegam a camada fisica, porque usar o end ip??

Minha resposta q consegui entender... Um end IP (ex 192.186.12.139) vai seguindo uma ordem, primeiro ele procura o gateway 192(primeira parte do end ip), depois o roteador 186, até chegar ao ip completo 192.186.12.139, isso vai filtrando o numero d computadores conectados e, por consequencia, a tabela de end q ele possa se encontrar, sendo q cada agrupamento do end ip seja processado em uma maquina diferente, responsavel por aquela parte da conexao. enquanto no end mac não se possui uma maneira d ir filtrando o numero d maquinas a se pesquisar???

Se for isso,até quanto pode chegar o numero d um agrupamento do end IP? 255??

Outra coisa, para um computador enviar qq msg, ele precisa do end MAC do recptor, logo, para se comunicar com o gateway ou roteador, ele precisa do end MAC do gateway ou roteador. Como ela sabe o MAC do servidor antes mesmo d se conectar?? ao menos, é claro, se eu digitasse o primeiro end MAC, para a partir dai ele começar todo esse ciclo atras do end ip... mas eu não lembro d ter digitado nenhum end MAC quando estava configurando o meu DS-link....como é possivel ele se conectar então? por broadcast(ou seja lá como se escreve) em toda a internet???

Se alguem poder me ajudar explicando essas coisinhas para acalmar um pouco a minha mente insana, louca pra se meter onde não é chamada, estarei muito grato esperando retorno. obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×