Ir ao conteúdo

Protetor USB

leandroksc

Posts recomendados

Postado

Pessoal, eu gostaria de saber se alguém poderia me mostrar o esquema de um protetor USB utilizando LEDs para testar as saídas frontais USB dos gabinetes, para evitar que queime os dispositivos ali contectados... gostaria também de saber se existe alguma forma de fazer um protetor que teste a porta USB e que ao mesmo tempo tenha uma saída fêmea para conectar um dispositivo qualquer... no caso, se a porta estiver ok, o protetor apenas faz a ponte entre a porta e o dispositivo... caso esteja com pinos invertidos, o protetor acenderia um LED e nao permitisse a queima do dispositivo conectado a ele...

algo tipo:

MICRO <---> PROTETOR <---> DISPOSITIVO

Obrigado!!

Postado

Não sei se é isto que pretende , mas quando faço algo com circuitos usb usoum diodo em série com a linha de alimentação de usb para proteger o ciscuito e o usb.

Postado

Não sei se é exatamente isso que você quer...

Fiz um desenho (no Paint mesmo, desculpem a qualidade do mesmo), de um circuito que, acho eu, proteja o dispositivo que à ele esteja conectado. Faz uso de 4 diodos, um resistor, um LED e 2 conectores USB (um macho(entrada) e um Fêmea(saída)).

Abaixo vai o circuito:

http://i169.photobucket.com/albums/u213/Laza_92/ProtetorUSB.jpg

Componentes:

Conector USB macho

Ccnector USB fêmea

4 diodos 1N4007

1 resistor 180ohms de 1/4W

1 LED 3mm vermelho

Obs: seria bom se alguém mais experiente revisasse o circuito e verificasse se está tudo OK e se irá funcionar.

Esper ter ajudado.

Abraço

Postado

O espírito da coisa é esse mesmo... gostei desse esquema... eu só tenho duas perguntas:

Isso prejudicaria o desempenho do dispositivo usb?

Este circuito protegeria se caso fosse invertido o Ground e o +5V... mas se caso o +5V estivesse em uma das vias de dados, ele protegeria da mesma forma? eu só tenho medo de queimar os dispositivos devido a uma instalação errada de portas usb's frontais (já vi queimar muita coisa, nao quer ser vítima também hehe)...

Obrigado!!

Postado

Essa solução é inviável.

Se consultarem as normas USB sobretudo no que diz respeito ás caracteristicas electricas vão perceber isso.

http://www.usb.org/developers/docs/

Logo porque a transmissão de data se faz de modo diferencial através das ligações D+ e D- ( Notem que D+ não significa que o sinal seja positivo) .

Por outro lado os niveis de sinal pela inclusão de diodos iria alterar todas as características que a implementação usb exixe , quer pelos díodos nas linhas de D+ e D- quer na linha de ground.

Notem qua a norma USB é bastante completa e complexa a todos os níveis , mecânico , electrico e timming .

Já a linha de +5V não interfere no sistema de transmissão e pode ser "protegida" , sobretudo parafins expeimentais , pois é usada para fornecer a alimentação a alguns tipos de dispositivos .

Mesmo assim podem existir alguns que possam apresentar problemas.

Postado

Acredito que o colega zurca1599 esteja certo... Esse "esquema" eu fiz rapidamente no paint... Realmente, não conheço a norma USB. Mas como você disse: "a transmissão de data se faz de modo diferencial através das ligações D+ e D- ( Notem que D+ não significa que o sinal seja positivo) .", a utilização de diodos nas linhas Data + e - é totalmente inviável. mas quanto o uso de diodos nas linhas +5V e ground não há nenhum problema. Então, daquele esquema, teria que se tirar os diodos das linhas data + e data -. Mas não protegeria caso a linha +5V esteja ligada no lugar de uma das linhas de dados...

Solução: existem testadores de porta USB que testam se a mesma está ligada corretamente, que estão à venda em diversos lugares, dê uma procurada que você deve encontrar...

Abraço

Postado

concordo que seria um projeto ousado... creio eu que precisaria de um circuito mais amplo para que essa minha ideia funcionasse, algo com controladores e transistores correto?... mas não tem problema..

e como seria um circuito apenas para teste da porta por LEDs? somente colocando um LED no +5V e no Ground?? tenho muito pouco conhecimento em eletrônica... mas acho que seria assim correto?

Uma dúvida: se caso os pinos Data+ e Data- estiverem invertidos, pode causar danos ao dispositivo conectado? caso seja uma memória flash por ex, um pendrive ou MP3 player, poderia ocasionar a perda ou corrompimento dos dados ao conectar esse dispositivo?

Obrigado mais uma vez! :D

Postado

Se tiver apenas as linhas de D+ e D- trocadas o usb nem sequer é reconhecido .

Agora se trocar os +5V com o gnd , ai quem sabe .

Já vi discos de notebook serem destruidos dessa forma.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!