Ir ao conteúdo

Cooler exaustor ou ventilador? E cooler de hd ajuda?

Posts recomendados

Postado

Meu pc tem só o cooler do processador que veio com ele e uma coifa.

Meu HD ta a 5C de queimar pelo que andei lendo.

Minha dúvida é qual o melhor esquema para montar um gabinete bem refrigerado sem nenhum tipo de watercooler e com o mínimo de ruído possível.

Eu andei lendo algumas coisa e dizem que o melhor é por cooler para exaustão, para tirar o ar quente do gabinete e não para ventilação para jogar o ar frio para dentro.

Li também que o cooler de hd não é bom, que oxida o hd, e que não adiantaria porque ele jogaria o ar quente de dentro do gabinete no hd, é verdade?

Andei vendo alguns coolers e esse me chamou a atenção: Artic Fan 8 PWM http://www.artic-cooling.com/fans2.php?idx=109&data=2&disc , mas não achei para comprá-lo.

E esses de hd eu achei e não estão caros.

http://www.evercool.com.tw/products/hd_f117.htm

http://www.evercool.com.tw/products/hd_cw.htm

Alguém pode me ajudar como devo fazer? :confused:

Obrigado!

Postado

É melhor você colocar um cooler de gabinete na parte frontal jogando ar frio para o gabinete e refrigerando assim o HD também.

Entre aqui.

Abraços

Postado

Aí eu teria que tirar as baias porque a frente do meu gabinete é toda fechada, ou você acha que aqueles coolers de baia são bons?

Valeu!

Postado
Aí eu teria que tirar as baias porque a frente do meu gabinete é toda fechada, ou você acha que aqueles coolers de baia são bons?

Valeu!

teu pc ja deve ser virado em poeira.. imagina tirando as baias frontas...... nao faz isso.. pega um cooler frontal pra joga ar pra dentro

um cooler no teto e outro atras... os 2 pra tirar o ar quente da maquina

Postado

Pensei nisso.

Acabei de abrir meu gabinete pra ter certeza e não falar besteira. Ele tem espaço para um cooler de entrada de ar na frente, e dois na traseira para saída. A medida eu tenho dúvida.

Se mede a distância de parafuso à parafuso ou o tamanho da grelha para saber o tamanho do cooler?

De parafuso à parafuso tem 10cm, o diâmetro da grelha tem 8cm.

Minha placa mâe tem só um conector para cooler de sistema (sysfan), aquele pequeno com três pontas.

Não tem como utilizar o mesmo conector para mais de um cooler certo?

E tenho um sobrando de atx 12v 4 pinos (aquele de ponta branca e 4 fios coloridos).

Existe algum cooler que funcione nesse tipo de conexão, ou seira melhor colocar um cooler de hd?

O ar do cooler frontal vai direto para os dois hds. Qual seria a melhor escolha?

Não sei se estão certos os nomes dos conectores e etc, por favor me corrijam se eu estiver errado.

Obrigado pela ajuda!!!

Postado
Pensei nisso.

Acabei de abrir meu gabinete pra ter certeza e não falar besteira. Ele tem espaço para um cooler de entrada de ar na frente, e dois na traseira para saída. A medida eu tenho dúvida.

Se mede a distância de parafuso à parafuso ou o tamanho da grelha para saber o tamanho do cooler?

De parafuso à parafuso tem 10cm, o diâmetro da grelha tem 8cm.

Obrigado pela ajuda!!!

Amigo entre aqui e imprima esse papel e faça as medições do espaços para os coolers.

Pensei nisso.

Minha placa mâe tem só um conector para cooler de sistema (sysfan), aquele pequeno com três pontas.

Não tem como utilizar o mesmo conector para mais de um cooler certo?

E tenho um sobrando de atx 12v 4 pinos (aquele de ponta branca e 4 fios coloridos).

Existe algum cooler que funcione nesse tipo de conexão, ou seira melhor colocar um cooler de hd?

Obrigado pela ajuda!!!

Não tem como você utilizar um mesmo conector para vários coolers mas existem coolers que pode ser ligado no conector de 4 pinos (O conector molex que alimenta drives de CD e HDs).

Há ainda baiafans, baybus ou simplesmente controladores de coolers em que dá pra você ligar vários FANs neles e assim controlar até a rotação dos coolers.

Não use coolers de HD.

Pensei nisso.

O ar do cooler frontal vai direto para os dois hds. Qual seria a melhor escolha?

É melhor você colocar coolers que ventilem o gabinete e conseqüentemente resfriem os HDs.

Amigo dê uma visitada aqui. Parece que você não entrou.

Abraços

Postado

Bom tópico, muito bem feito, com carinho esse hem!

Ajudou muito!

Agora preciso encontrar os coolers que servem no meu pc.

Meu veio montado com o mínimo necessário, não vai durar muito assim.

Sobre o cooler que eu postei da Artic-cooling você já viu? Não acho!

Também não encontrei nenhum que sirva no conector molex.

Obrigado pela ajuda!

Postado

Eu decidi comprar um exaustor para começar, vou ver que resultado ele dá.

Ruim é que a maioria dos coolers tem um nível de ruído alto, os outros por outro lado tem um preço nada convidativo.

Estou em dúvida quanto a quantidade de CFM, material e rolamento.

Como escolho um bom cooler? Quanto de CFM seria ideal para resfriar o pc, se alumínio é melhor que plástico mesmo, etc.

Obrigado pela ajuda gente!!!

• 2 semanas depois...
Postado

Comprei sim, comprei o http://www.coolermaster.com.br/html/product.php?prod=192

Paguei R$ 8,00 nele, é muito bom! Iria comprar um de R$ 30,00, ainda bem que vi esse primeiro. Parece que adiantou pro processador, o cooler dele não funciona mais em alta em muitas operações que antes ficava bem rápido.

Vou comprar mais um para colocar na frente do gabinete agora, não comprei no dia de medo de ficar barulhento.

Esse FOX-2 eu não conheço, vou procurar sobre ele.

Obrigado!

• Membro VIP
Postado

Caraca quase 25 DBs??? coisa pra caramba!

Fan só vale a pena se for rolamentada, alén de durar o dobro e não precisar de manutençao constante e ser muito mais silencioso, em geral pra menos de 20 DBs ou pra mais de 70 CFM se for de alta rotação.

Postado

Mais que cooler é esse q você fala q tem 20dbs e 70 CFM?? Porque creio eu q o cooler q o too2002 comprou, é de 80x80mm e não de 120x120mm e eu acho q deve tá na média de ruído e fluxo de ar pra este tamanho....

Um cooler q eu lembro agora com mais de 70 CFM é o de Alumínio da Evercool q tem 79,14 CFM mas em compensação tem 36,00 dBA de ruído e é de 120mm e não de 80mm.

Mas se esse cooler q você falou tiver isso tudo e for de 80mm mesmo....me fala o nome dele q eu compro agora!!!:)

Postado

eu tenho esse FOX-2

não faz barulho (pelo menos não dá pra escutar, já que o Intel BOX (process) faz mais

mas meu pc tá bem silencioso

meus coolers:

VGA: Evercool você-RF(EL) (5krpm, leds azul/verm, cobre) + para HSI ZM-VHS1 (zalmann passivo)

Processador: Intel BOX

exaustor 80x80Mm, coolermaster c/ leds vermelhos (nao lembro modelo)

na frente do gabinete (satellite 0207b) tem um 80x80 comum, nem sei a marca, 3krpm, 25cfm jogando ar pra dentro

exaustor na "PCI": evercool fox-2

hd: satellite hd cooler (sei lá o modelo): deixa meu hd em iddle(é assim qe escreve)?: 30o.C e 40o.C em full, sem ele fica 40iddle e 50full (max suportavel 55 segundo a samsung).

• Membro VIP
Postado
Mais que cooler é esse q você fala q tem 20dbs e 70 CFM?? Porque creio eu q o cooler q o too2002 comprou, é de 80x80mm e não de 120x120mm e eu acho q deve tá na média de ruído e fluxo de ar pra este tamanho....

Um cooler q eu lembro agora com mais de 70 CFM é o de Alumínio da Evercool q tem 79,14 CFM mas em compensação tem 36,00 dBA de ruído e é de 120mm e não de 80mm.

Mas se esse cooler q você falou tiver isso tudo e for de 80mm mesmo....me fala o nome dele q eu compro agora!!!:)

Caraca quase 25 DBs??? coisa pra caramba!

Fan só vale a pena se for rolamentada, alén de durar o dobro e não precisar de manutençao constante e ser muito mais silencioso, em geral pra menos de 20 DBs ou pra mais de 70 CFM se for de alta rotação.

Ou uma coisa ou outra

• mês depois...
Postado

Eu coloquei mais um na frente para criar um fluxo de ar e refrigerar os hds.

Abaixou só 5 C no meu hd da samsung e 15 C no meu da seagate, não entendi porque a diferença, mas pelo menos estou 5 C a menos de meu hd queimar.

Impressionante foi que meu processador abaixou de 55 C para 35 C depois que eu montei ele assim. O cooler dele nunca mais rodou no máximo, mesmo jogando e trabalhando com programas que usam a cpu em 100% por até 30 min. :confused:

Esse FOX-2 eu ainda não achei, mas por enquanto vou mante-lo assim. Quando comprar um novo hd vou ver o que posso melhorar.

Desculpa a demora para responder gente. :D

• 1 ano depois...
Postado

Gostaria de saber onde ligo as fans ? Pois nao tem macho nem femea so dois fios, um vermelho e um preto.Comprei uma fonte Dr. Hank porém quase nao sinto o vento sair, é assim mesmo ?? fraca ?? a original do gabinete e muito mais forte.

http://www.dr-hank.com.br/pw400trb/index.php

momo asus p4v800d-x

Pentium IV 2.4ghz

3 gb de memoria 400

256 mb geforce ddr2

Hd 160gb sata e 40gb ide

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!