Ir ao conteúdo

Overclock radical

Rafael Coelho

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Olá!

Bom, depois de instalar a A7V266-C e ter um susto fazendo experiências de overclock (a fonte queimou sem mais nem menos, achei que tinha queimado o processador, mas foi só a fonte), consegui fazer um over decente em meu thunderbird 1.1...

Primeiro baixei o multiplicador para 7.0 e fui experimentando para ver qual o maior fsb que eu conseguia. Conclusão: botei ele a 150MHz com estabilidade. A 152 ele ficava dando tela azul, 151 eu não testei. Aí fui ver o que conseguia no processador.

Já sabia que a 1200 (133x9.0) funcionava ok, e que a 1266 (133x9.5) não funcionava. Então fui testando 8.5x com um fsb menor do que 150; testei com 150 e não funcionou.

148 (1258MHz) funcionou bem em burn-in, mas quando fui desfragmentar o hd ele deu tela azul.

Agora estou rodando a 147x8.5 (1249MHz) e está tranquilo... A temperatura máxima é de 63 graus celcius, o que é aceitável para um over radical.

A única dúvida que tenho é quanto ao vcore: apesar de ter usado valores desde os 1.75 originais até 1.85, tanto no asus probe quanto no setup ele sempre indica valores entre 2.1 e 2.2V.

O que seria? Será que ele realmente está botando esta tensão? Ou será erro nos sensores?

Estou postando meus resultados...

Sandra:

Arithmetic test: 3446

Multimedia test: 6777

Memory bandwidth: 2154Mb/s (uau!)

3dmark 2001SE: 3746 3dmarks, com a radeon 7200 overclockada de 148MHz para 180MHz.

E aí? Acho que está bom, não?

• Membro VIP
Postado

No meu acontecia a mesma coisa, colocava a 1.85 e na bios mostrava 2 ou 2.1. Então quebrei uma ponte L7 para ficar em 1.825 com a minha placa mostrando 1.87... Vai entender...

Respondendo a pergunta do "correio" digo que parte dela já está respondida lá aonde você leu...

Lembre-se que minha placa muda o barramento para 133 ou 100 apenas, portanto: (8.5x133=1133mhz), (11x100=1100mhz), (8x133=1064mhz), não deram certo,(não fiz 10.5x100=1050mhz porque é um valor muito próximo ao anterior...) por isso só tinha duas opções: (10x100=1000mhz) ou (7.5x133=997.5mhz), preferi a segunda por causa do barramento... Tudo isso com o vcore máximo possível...

Postado

aí coelho beleza

da hora o over..ficou bem agressivo mesmo..show de bola..

mas eu acho q a temperatura tá um pouco alta..pe claro q é "aceitável" mas o ideal seria que você tentasse abaixar mais a temperatura..

tenta colocar umas fans e uns ventiladores no gabiente retirando o ar quente de dentro do gabinete..

acho q assim sua temp vai melhorar..

T+

• Membro VIP
Postado

No momento estou com o gabinete aberto, e nesse caso acho que fechando e colocando ventiladores extras não vai adiantar.

Quer dizer, vou botar a tampa mesmo, já que eu abri uma janela lateral mas ainda não botei o acrílico, assim ele fica aberto, a janela é bem o tamanho da motherboard.

Só uma coisa, fui ler um cd e o micro reiniciou, então baixei mais 1 MHz (fsb 146) para garantir estabilidade total...

Mas alguém tem alguma informação sobre essa leitura maluca do vcore (2.1 a 2.2V) mesmo estando setado em 1.80V? Notem que essa medida era a mesma com a outra fonte (que pifou inexplicavelmente). Além disso, o asus probe lê a tensão de 12V como 13.8V! Ainda não medi com o multímetro para ver o que dá.

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por coelho72@22 Sep. 2002,21:15

No momento estou com o gabinete aberto, e nesse caso acho que fechando e colocando ventiladores extras não vai adiantar.

Quer dizer, vou botar a tampa mesmo, já que eu abri uma janela lateral mas ainda não botei o acrílico, assim ele fica aberto, a janela é bem o tamanho da motherboard.

Só uma coisa, fui ler um cd e o micro reiniciou, então baixei mais 1 MHz (fsb 146) para garantir estabilidade total...

Mas alguém tem alguma informação sobre essa leitura maluca do vcore (2.1 a 2.2V) mesmo estando setado em 1.80V? Notem que essa medida era a mesma com a outra fonte (que pifou inexplicavelmente). Além disso, o asus probe lê a tensão de 12V como 13.8V! Ainda não medi com o multímetro para ver o que dá.

Isso está aparecendo no setup? Acho difícil que esteja errado.

Não sei na Asus A7V266-C, mas algumas tem um jumper para usar tensões maiores. Se você deixa em uma posição, a board só vai até 1.85V, na outra posição, ela chega até 2.2V. Pode ser isso. Veja no manual.

Já usou outro programa?

• Membro VIP
Postado

Fiz o update da bios assim que peguei a placa.

Quanto ao jumper que permite sobretensão, eu liberei, e ela me permite mudar a tensão pela bios. Mas qualquer tensão que eu bote, a leitura é sempre de mais de 2V, no setup ou no asus probe. Em outros programas eu não sei, mas o sandra simplesmente não reconhece sensor nenhum (nem temperatura nem tensão).

Uma coisa interessante é que o micro roda com 100% de estabilidade em burn-in, no 3dmark e em jogos, mas o inofensivo word estava dando pau, chegando a reiniciar a máquina. Baixei o fsb para 145MHz agora, vamos ver se pára.

O que vale mais a pena, deixa em 8.5x145 ou tentar 9.0x137?

Sei que a estabilidade vai ser maior e o desempenho menor com o fsb mais baixo, mas o quanto esses valores de fsb podem estar causando esses erros?

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por coelho72@22 Sep. 2002,22:21

Fiz o update da bios assim que peguei a placa.

Quanto ao jumper que permite sobretensão, eu liberei, e ela me permite mudar a tensão pela bios. Mas qualquer tensão que eu bote, a leitura é sempre de mais de 2V, no setup ou no asus probe. Em outros programas eu não sei, mas o sandra simplesmente não reconhece sensor nenhum (nem temperatura nem tensão).

Uma coisa interessante é que o micro roda com 100% de estabilidade em burn-in, no 3dmark e em jogos, mas o inofensivo word estava dando pau, chegando a reiniciar a máquina. Baixei o fsb para 145MHz agora, vamos ver se pára.

O que vale mais a pena, deixa em 8.5x145 ou tentar 9.0x137?

Sei que a estabilidade vai ser maior e o desempenho menor com o fsb mais baixo, mas o quanto esses valores de fsb podem estar causando esses erros?

Se você habilitou a sobretensão, você deveria tomar cuidado (deixe no valor mais baixo da sobre-tensão, que suspeito que seja 1.9V).

Não acho legal você deixar mais de 2V por muito tempo. É alto pra usar só um cooler.

Já que o clock é o mesmo, o que usa FSB mais alto é melhor, desde que pra isso não se mude as configurações da memória. As vezes você precisa reduzir os ajustes de memória para conseguir FSB maior, e ai acaba não compensando em alguns casos.

Tem programas que gostam de maior largura de banda, porém outros preferem latência menor. Ai só testando das duas formas.

você aumentou a tensão da memória e do IO (acho que a Asus permite esse ajuste)?

A memória você pode deixar em 2.6V tranquilamente, e mesmo 2.7V ainda está dentro do padrão (no limite). Acima disso já tem que ter maiores cuidados.

Use o MemTest86 para testar a memória com o FSB em 145MHz.

• Membro VIP
Postado

Agora eu entendi qual é a dos jumpers de sobre tensão.

Desabilitei e a tensão voltou para valores aceitáveis (1.8V).

Eu tinha entendido que com esses jumpers habilitados você poderia mexer no vcore dentro dos valores até 1.85V, e que desabilitando-os o vcore seria somente o valor padrão do processador. Mas não é isso, esses jumpers são para aumentos de tensão bem radicais. Meu processador realmente estava com quase 2.2V. Não admira que estivesse a mais de 60 graus, agora voltou à casa dos 42 graus.

Essa placa não tem ajuste de tensão de memória ou de I/O.

Quanto à largura de banda, notei que o 3dmark é extremamente sensível a ela. E me espantei com a largura de banda utilizada por este chipset. Com o over atual estou conseguindo 2150Mb/s.

• 4 semanas depois...
Postado
Postado Originalmente por coelho72@23 Set. 2002,07:35

Agora eu entendi qual é a dos jumpers de sobre tensão.

Desabilitei e a tensão voltou para valores aceitáveis (1.8V).

Eu tinha entendido que com esses jumpers habilitados você poderia mexer no vcore dentro dos valores até 1.85V, e que desabilitando-os o vcore seria somente o valor padrão do processador. Mas não é isso, esses jumpers são para aumentos de tensão bem radicais. Meu processador realmente estava com quase 2.2V. Não admira que estivesse a mais de 60 graus, agora voltou à casa dos 42 graus.

Essa placa não tem ajuste de tensão de memória ou de I/O.

Quanto à largura de banda, notei que o 3dmark é extremamente sensível a ela. E me espantei com a largura de banda utilizada por este chipset. Com o over atual estou conseguindo 2150Mb/s.

Pô Coelho, tenho a mesma placa mãe que você e estou tendo o mesmo problema de aquecimento, tá em 64ºC e chega a 70ºC em burn in.

Poderia me explicar com mais detalhes como desabilitar estes jumpers de sobre tensão, é que já tentei de tudo pra baixar a temperatura e estou achando que o problema são estes jumpers.

• Membro VIP
Postado

Qual a tensão vcore que ele mostra na bios?

Se for de mais de 2V esses jumpers estão habilitados (são 2, no canto da placa perto do processador).

Se a tensão estiver na casa dos 1.8V, o problema é gabinete, cooler ou pasta térmica mal colocada.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!