Ir ao conteúdo

Qual fonte?

hiperim

Posts recomendados

Postado

aí, to querendo pegar a seguinte configuração e queria a opiniao de vocês sobre a fonte que deveria escolher. Segue abaixo a lista de componentes que irei ter no meu PC:

-Athlon 64 X2 4800 - 89W

-Abit KN9S ou Asus M2N-SLI (ou ate Abit AN52)

-8800GTS 320Mb

-HD SataII 160Gb Maxtor

-1 CD-RW

-1 DVD-RW

-4x1Gb 667Mhz Kingston

-Monitor L1753-T da LG

Estava em duvida entre as seguintes fontes:

1) Huntkey GreenStar 450W Reais - eficiencia: 85%

http://www.waz.com.br/fonte_nobreak_estab/huntkey_greenstar_lw6450sg.php?codprod=88668

2) SevenTeam ST-550P-AG 550W Reais - eficiencia: <78%

http://www.waz.com.br/fonte_nobreak_estab/seventeam_st550pag.php?codprod=89339

3) Cooler Master eXtreme Power 550W Reais - eficiencia:>70%

http://www.waz.com.br/fonte_nobreak_estab/coolermaster_rp550pcar.php?codprod=90327

Qual seria a mais apropriada para a minha configuração? E se eu pegasse uma 8800GTX em vez da 8800GTS, qual seria a melhor fonte?

valeu

P.S.: Entre a KN9S e AN52, qual seria a melhor? porque eu n to achando a KN9S a venda em canto nenhum e tava pensando em ir de AN52. Se pudessem me ajudar nesse quesito também, seria muito bom!

Postado

Mas qual de 550W? Sei que a Huntkey é uma fonte muito boa e queria saber se as outras duas tambem sao...

Estou tentendo mais para o lado da SevenTeam ST-550P-AG, pois penso que ela é melhor que a CoolerMaster e teria mais W de potencia que a GreenStar, para futuros upgrades como voce disse..

Alguem mais poderia opinar??:unsure:

Postado

Pega a huntkey de 550W, pois ela é bem melhor que a seventeam. Outra coisa, com relação a placa mãe, pege a abit KN9S.

Postado

Po, mas a Huntkey 550W já é bem acima da media de preco que estava querendo gastar... Ela custa quase 100 conto a mais que a SevenTeam 550W.Se eu pegar a ST-550P-AG esta de bom tamanho? Ou a Huntkey 450W é melhor?

Postado

hiperim gaste mais 100 conto a mais com uma fonte de qualidade (não que a seventeam não seja,mais entre a seventeam e a HuntKey é HuntKey na cabeça)e evite depois ter que gasta mais uns 200...em uma peça queimada ou coisa desse tipo ,até mesmo falta de capacidade para poder suprir algum componente do computador !

Postado

NÃO pegue a Huntkey 550W. Explico: os 100W a mais que o modelo de 450W estão basicamente concentrados nas linhas de menor tensão (3,3V e 5V), o que atualmente não interessa muito, visto que a maior demanda de potência está nos 12V. Ou seja, paga-se 100 reais a mais por 100W a mais que não irá usar de fato.

Dentre as 3 citadas, eu ficaria com a ST-550PAG, por ter melhor eficiência (vale lembrar que a eficiência da huntkey não é 85%, mas sim 70%, os 85% são colocados pelo fabricante como possibilidade, mas não informa em que condições isso ocorre), ter PFC ativo, e ter boa potência. A huntkey 450W também é uma boa escolha e assim como a ST-550 garante o funcionamento de uma 8800GTX. Eu não costumo indicar as fontes da cooler master pois a maioria também tem boa parte da potência concentrada nas linhas de menor tensão, mas não descarto a possibilidade de indica-la, apenas deixo ela como última opção.

Uma solução alternativa e que eu particularmente considero a melhor, é a Zalman 460W, que tem tanta potência quanto a ST-550 (nos 12V), também tem PFC ativo, tem melhor eficiência (80%) e a qualidade de acabamento conhecida da Zalman. O único porém é seu preço um pouco mais elevado, chegando no Mercado Livre a 280 reais.

Postado

valeu galera, cs estão me ajudando muito! é bom ver pessoas que, assim como eu, tentam ajudar ao maximo quando existem duvidas! :lol:

é, Greatwalker, realmente constatei a sua afirmacao sobre a ST-550P-AG e a Zalman 460W, que tem mais um pouco a mais de potencia nas linhas de 12V que a Seventeam. O problema é que nem a Huntkey de 550W e nem a de 450W mostram quantos W tem nas linhas de +12V1 e +12V2. Acho que a Huntkey 550 tem 400W nas de 12V - mais que a SevenTeam, que tem 384W. Desta forma, nao entendi o que quis dizer sobre a pouca diferenca entra a Huntkey 450W, a de 550W e nem sobre ser melhor a aquisicao da S.Team do que da Huntkey 550.:huh: Poderia me explicar melhor?

Postado

greatwalker, será mesmo que a hunykey de 450w não tem eficiencia de 85%, da onde voce tirou esta ideia, ou seja, a onde voce leu isto?

A huntkey de 550W tem mais potencia na linha 12V que a de 450W( 18A+18a contra 15A+17A), se não me engano, a ST550W tem 18A+18A como a huntkey de 550W.

Se quiser uma fonte de qualidade, a enermax é a melhor. Pois a enermax de 420W tem 18A+18A na linha de 12V e custa 250reais no mercado livre.

abraço

Postado

Mas ai, no caso de eu querer trocar de processador futuramente e optar por fazer um OC, a Enermax 420W nao seguraria, nao é mesmo? No caso teria que ser uma fonte com mais W, como a ST-550P-AG, ou estou completamente errado?

E ainda n sei se vale a pena comprar a Huntkey 550W ou n...:confused:

P.S.: Desculpem a minha ignorância em relaçao ao assunto.

• Membro VIP
Postado
Mas qual seria a exigencia de potencia dessa VGA ?!

Estamos falando da 8800GTS. Seu consumo no pico do pico não é maior do que uns 100 Watts. Sua demanda portanto será de 100/12 = 8,3 amperes. Veja uma tabela de consumos de pico de algumas placas de vídeo publicada pela xBit Labs;

Consumoplacasdevdeo_XbitLabs.jpg

Mas de nada adianta saber seu consumo de modo individual. Portanto aconselho a quem quiser, principalmente nosso amigo hiperim do post original a dar uma passada lá no site www.extreme.outervision.com entrar na calculadora de fontes e simular toda, mas toda mesmo a sua config e verificar em primeiro lugar o quanto essa config demanda em potência de sua fonte. Ai então é partir para a escolha dessa fonte.

Essa sua config não deverá passar de 350 Watts de exigência de energia, no pico.

Cuidado... ai para trás existe uma informação qua não bate com as tabelas de caracteríosticas fornecidas pelo fabricante que é Huntkey 450 ou 550 com rendimento de 85%

Abraço...

Postado

Faller, uma coisa é a fonte ter 70% de eficiencia(como o greatwalker mencionou), outra coisa bem diferente é a fonte ter eficiencia, do ponto de vista do consumo, minima de 70%. Pois neste caso a eficiencia pode varia de situação para situação, como não sabemos precisamente a relação eficiencia/situação, que pode variar em função do consumo momentâneo, não podemos tentar fazer afirmações precipitadas.

Postado

Exatamente wwj, o mínimo da Huntkey é de 70%, assim como todos os outros fabricantes indicam este mesmo mínimo de acordo com uma situação, situação esta que geralmente é em carga total da fonte. No caso da Huntkey, ela informa essa eficiência como todos os outros fabricantes de 70% e anuncia que pode exceder 85%, mas não diz em que situação isso ocorre. É meio que uma jogada de marketing, visto que todos os outros fabricantes poderiam indicar uma eficiência mais alta que pode ser atinjida.

Volto a dizer que não acho viável a Huntkey 550W. Tentarei explicar novamente: ela tem sim um leve ganho nos 12V em realação ao modelo de 450W, mas é um ganho de 2A, que ao meu ver, não justifica nem de longe os 100 reais a mais. Tem gente que paga este valor por além dos 2A, quer as malhas nos cabos e o neon no cooler dela. Aí é opção, mas eu particularmente não pago 100 reais por isso de jeito nenhum. Outro ponto negativo da Huntkey é que ela não divulga a potência combinada entre as linhas de 12V. Por exemplo: no caso da Zalman, ela divulga a potência combinada, e esta potência é justamente a soma das duas linhas, mas isso nem sempre ocorre: no caso da Seventeam, são suas linhas de 12V, mas que combinadas, não são somadas, mas sim, dão um valor menor do que a soma das duas, ou seja, não se trata de duas linhas físicas. No caso da Huntkey, provavelmente será igual ao sistema da ST, onde a potência combinada não será a soma das duas, e assim não temos como tirar uma conclusão de quão forte ela é nesta linha.

Hiperim, não se iluda com potência exagerada, e muito menos olhe apenas para a potência em Watts, olhe direitinho a corrente total de saída (principalmente nos 12V) e tire suas conclusões, lembrando que um pc não consome tanta energia quanto a maioria do povo aqui do fórum imagina, basta observar as imagens que o colega faller colocou do xbit-labs que eu também sempre tento passar. Para se ter uma ideia, uma X6800 + 8800GTX + demais componentes de um pc consumiram pouco mais de 350W aferidos pelo guru3d.

Volto a dizer que minha primeira opção seria a Zalman 460W, seguida de perto da ST-550PAG e com a Huntkey 450W como opção mais barata, discartando a Huntkey 550W.

Postado

Também acho que não há necessidade de uma fonte de 550W, principalmente pra uma 8800gts, por exemplo a fonte da minha assinatura, vou colocar uma 8800gtx está chegando hoje e sei que ainda vou ter folga com ela.

Postado

greatwalker, eu não pegaria a ST550W nem a huntkey 550W. Eu ficaria com a enermax 460W em primeiro lugar, com a zalman 460W em segundo lugar e como opção mais barata a huntkey de 450W. Eu troquei a minha ST420W pela huntkey 450W, e posso dizer que a diferença é substancial. Seventeam nunca mais!!!!!!!!!!!

Postado

Eu também troquei minha ST-420BKV por uma Huntkey 450W. Mas a linha P-AG é totalmente diferente da BKV: logo percebe-se diferenças como PFC ativo, alta eficiência e por aí vai....

Postado

Já me metendo na discussão pra levantar polêmica, pra variar... Bem, lá vai: mas a Huntkey 550 W tem MESMO PFC ativo? Ela não tem seletor de Tensão manual, que é uma das características das fontes SEM PFC ativo?

Talvez eu esteja confundindo (já estou com sono, e de repente não tô ligado se essa Huntkey é a fonte que eu estou pensando que é...).

Se alguém puder, me responda - tô de carona na dúvida do Hiperim, pois até o fim do ano quero pegar uma 8600 GT (ou GTS), e pra isso vou ter que me livrar da bomba de fonte que está ali na minha assinatura.

Valeu galera.

Abração.

• Membro VIP
Postado
Já me metendo na discussão pra levantar polêmica, pra variar... Bem, lá vai: mas a Huntkey 550 W tem MESMO PFC ativo? Ela não tem seletor de Tensão manual, que é uma das características das fontes SEM PFC ativo?

Talvez eu esteja confundindo (já estou com sono, e de repente não tô ligado se essa Huntkey é a fonte que eu estou pensando que é...).

Se alguém puder, me responda - tô de carona na dúvida do Hiperim, pois até o fim do ano quero pegar uma 8600 GT (ou GTS), e pra isso vou ter que me livrar da bomba de fonte que está ali na minha assinatura.

Valeu galera.

Abração.

Meus pêsames pela Gamer Leadershit atual. Votos de uma melhor escolha no futuro.

A Huntkey tem PFC passivo nas suas fontes cujo final do modelo for HGP e SGP. Esse P ao final significa Passive PFC. Foi a maneira que ela teve que adotar para poder vender na Europa, onde só se comercializa fontes com correção do fator de potência. Essas fontes não tem aparecido aqui no Brasil. Os finais das séries a Huntkey, aqui no Brasil, são somente HG e SG.

Abraço...

Postado

Obrigado pela confirmação, Faller.

Se tiver um tempo, dá uma olhada naquele tópico que você iniciou pra postar um artigo a respeito do PFC. Acabei de ler agora há pouco e registrei um comentário. Muito legal, aliás. Bem pertinente pra quem tá com as dúvidas que tão rolando aqui (viu, Hiperim?). Não deixem de conferir: http://forum.clubedohardware.com.br/...t-t431794.html

Já que eu peguei carona no tópico dos outros, alguém poderia indicar uma fonte boa, COM PFC REALMENTE ATIVO, que seja um pouco mais em conta (se possível, com indicação de onde encontrar pra comprar).

Mais uma vez obrigado.

Até mais, galera.

Postado
greatwalker, eu não pegaria a ST550W nem a huntkey 550W. Eu ficaria com a enermax 460W em primeiro lugar, com a zalman 460W em segundo lugar e como opção mais barata a huntkey de 450W. Eu troquei a minha ST420W pela huntkey 450W, e posso dizer que a diferença é substancial. Seventeam nunca mais!!!!!!!!!!!

O que acho curioso é quem tem ou teve como a st350bkv só fala bem dela, o contrário da st420bkv as opiniões são favoráveis ou não.

• Membro VIP
Postado
Obrigado pela confirmação, Faller.

Se tiver um tempo, dá uma olhada naquele tópico que você iniciou pra postar um artigo a respeito do PFC. Acabei de ler agora há pouco e registrei um comentário. Muito legal, aliás. Bem pertinente pra quem tá com as dúvidas que tão rolando aqui (viu, Hiperim?). Não deixem de conferir: http://forum.clubedohardware.com.br/...t-t431794.html

Já que eu peguei carona no tópico dos outros, alguém poderia indicar uma fonte boa, COM PFC REALMENTE ATIVO, que seja um pouco mais em conta (se possível, com indicação de onde encontrar pra comprar).

Mais uma vez obrigado.

Até mais, galera.

O que tenho visto por ai de bom, com PFC ativo, a um custo razoável é a Linha ST-XXXP-AG, onde XXX é a potência, a linha ZM-XXXB-APS, também XXX é a potência, A AVC também teu uma de 550 Watts com PFC ativo. É claro... Fontes de alto preço, alta potência, não necessárias para tua config são também encontradas.

Boas lojas na WEB que devem ter todas ou em parte essas fontes;

www.hardstore.com.br

www.waz.com.br

www.e-armazem.com.br

www.noli.com.br

www.smartdata.com.br

Em qualquer uma dessas eu compraria sem medo. Devem existir outras também...

Para ver quanto sua config demanda de energia, vá até o site www.extreme.outervision.com entre na calculadora para fontes de tensão, escolha a versão Lite e coloque sua configuração inteira. Assimde olho me parece que uma fonte de 360 Watts lhe cabe muito bem, não necessitando potência maior.

Abraço...

Postado

Olá. Também tenho dúvidas sobre fontes, e, aproveitando o tópico, qual destas duas fontes vocês consideram melhor para um Core 2 Duo 6320 4MB cache + XFX 7600GT PCI-E 256MB / 128bits + Gygabyte GA-965P DS3 + 2x 512MB DDR2 PC667 Kingston + HD Samsung SATA 80.0 GB 7200RPM HD080HJ Serial ATA II (o restante aproveito da meu micro atual, na assinatura). Ou ainda, a minha fonte atual (Akasa 460w) é o suficiente para dar conta deste micro que estou montando???

-------------------------------------------------------------

Fonte Zalman ZM460B-APS ATX Ver2.03 / ATX12V Ver2.2

CARACTERÍSTICAS

• Suporta processadores Dual Core

• CNPS (Sistema de prevenção de ruídos)

• PFC Ativo

• Eficiência de 80%

• Conector principal 20+4 pinos

• Conectores ATX12V 2x2(4-pin) e EPS12V (8-pin)

• Conector Dual +12VDC

• Conector PCI-E Dual: SLI e Crossfire

• Fan de baixo ruído de 120mm

• Conectores EZ-Grip

• Cabos Sleeved

• Em conformidade com WEEE & RoHS

• Certificações de segurança

ESPECIFICAÇÕES

• Tensão: 100VAC ~ 240VAC ±10%

- 115VAC: 7.5A

- 230VAC: 3.5A

• PFC Ativo (96%)

• Eficiência: 80%

• DC Output Voltage:

+5v: 30A

+3.3v: 30A

+12v1: 16A

+12v2: 18A

-12v: 0.8A

+5Vsb: 2.5A

• Conectores:

2x SATA

4x Molex

2x Floppy

1x 20+4 pinos

2x +12v

2x PCI-E

• Dimensões:150(L) X 140(W) X 86(H) mm

• Acompanha: Multi-Conector (ZM-DCI), manual.

-------------------------------------------------

Fonte AKASA Green Power 80+ 500W, 20/24 pinos, S-ATA, PCI-E, PFC Ativo

CARACTERÍSTICAS

• Eficiência superior a 80%, mesmo em condições de uso extrema

• Qualificado pela EPRI solutions (EUA)

• De acordo com os padrões EPS, ue Angel e Intel ATX 12V 2.2

• PFC ativo

• 2 linhas de 12V

• Conectores SATA e PCI

• Transforma 3V para 5V standby (+5Vsb)

• Ventilador 12cm c/ sensor térmico automático

• Malha organizadora de cabos

• Certificados: UL, TUV, CE, FCC, CB

ESPECIFICAÇÕES

• Bi-volt (110-220V), sem a necessidade de chaveador

• Ventilador: 120x120x25mm de rolamento duplo

• 2 linhas de 12V (18A)

• Cabos:

- 1x ATX (20+4) pinos

- 1x 8 pinos

- 1x 4 pinos

- 2x PCI-E 6x

- 6x Molex (desengate fácil)

- 4x SATA

- 2x Floppy

• Tensões: +3.3V: 30A; +5V: 30A; +12V1: 18A; +12v2: 18A; -12V: 0.5; +5VSB: 3A

• Dimensão: 150x180x86mm

-----------------------------------------------------

Obrigado.

Ô¿~

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!