Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte estabilizada - Ajusta voltagem?


Buzzi

Posts recomendados

Boa noite a todos!!!

então eu tenho uma fonte estabilizada 60A, pra liga modulo de som automotivo... porém ela está mandano 15.01Volts.

Tem alguma forma de regula essa tensão para 12Volts???

E outra posso usa-la em conjunto com uma bateria de carro??? no caso liga os modulos na bateria e liga a fonte (mandano os 15Volts) na bateria???

fonte-04.jpg

fonte01.jpg

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Olá Sr. Buzzi

Caso queira remeter-me sua fonte/carregador instalarei um circuito de estabilização com controle de regulação à sua disposição entre 12V e 13,8V.

Seguem junto com o citado circuito um dispositivo que desarma a fonte em caso de sobrecorrente e/ou sobrevoltage.

Poderá verificar meu trabalho neste site:

http://www.quebarato.com.br/classificados/fontes-estabilizadas-multi-__447981.html

Contudo deve ponderar se valerá a pena pelos dois transportes a acontecer, pois moro no interior do Paraná, CEP85960-000, embora, como o colega já alertou, utilizar a fonte com essa tensão sobre as baterias é arriscado, urge alterar esse quadro.

Abraço

Sandro/CHACALPOWERS

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Sr. Buzzi

Caso queira remeter-me sua fonte/carregador instalarei um circuito de estabilização com controle de regulação à sua disposição entre 12V e 13,8V.

Seguem junto com o citado circuito um dispositivo que desarma a fonte em caso de sobrecorrente e/ou sobrevoltage.

Poderá verificar meu trabalho neste site:

http://www.quebarato.com.br/classificados/fontes-estabilizadas-multi-__447981.html

Contudo deve ponderar se valerá a pena pelos dois transportes a acontecer, pois moro no interior do Paraná, CEP85960-000, embora, como o colega já alertou, utilizar a fonte com essa tensão sobre as baterias é arriscado, urge alterar esse quadro.

Abraço

Sandro/CHACALPOWERS

[email protected]

Com 6 meses de atraso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buzzy

Não com que se preocupar esta bem aceitavel essa tensão, o modulo de potencia e feito para suportar em média 13,8V essa pequena variação de 1,2V da sua fonte não vai fazer diferença e nen danificar seu módulo.

Sobre ligar em paralelo com uma bateria eu não aconselho,pois a diferença de tensão entre os dois vai haver uma fulga de corrente da sua fonte para a bateria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá novamente

Queiram desculpar-me, não percebi que era fonte estabilizada, pensei fosse carregador de bateria. Nesse caso, se pudesse abrir o gabinete e fotografá-lo internamente e postar aqui, poderíamos ver se podemos lhe ajudar verificando a topologia do circuito. De qualquer forma, normalmente nas fontes a tensão é ajustada por um trimpot soldado na placa de regulação. Procure esse trimpot e ajuste para um lado ou para o outro e perceba se ocorre algo na saída.

Se houver mais trimpots, pode ser que algum seja responsável pelo controle de corrente e , nesse caso deve-se fazer um estudo com mais cuidado.

Abraço

Sandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tensão esta boa, pois você mediu a tensão na saída sem carga.

Para aparelhos de tensão nominal de 12 volts, a variação algo entre 11V ~ 14V com carga na saída!

Ligue algo na saída de tensão nominal 12V, se for áudio coloque o volume em 50% e meça novamente.

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!