Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ABIT Fatal1ty FP-IN9 SLI


Phoenyx

Posts recomendados

Não sei se é um erro de desing do chipset ou da mobo, mas com vCORE stock não passo de 3.2 Ghz, e a 3.6 preciso de 1.34v, e a 4.0Ghz preciso de 1.46v.

Já 3.7 vira com 1.39v. Esses valores são pra estabilidade total, até consigo bootar e rodar o Pi a 4.0Ghz com 1.39v, mas não fica rock solid.

Valeu !

depois vou passar o orthos nela, mas ainda keru subir mais um pouco pra uns 3.4 sem mexer no vcore, eu so passei o teste de estabilidade do everest por um tempo e deixei meu irmão jogando gta4 enquanto tava pra rua e num deu problema algum até agora, mas esse teu e8400 num está com muito vcore nao parcero? já vi outros usando esse clock com menos vcore.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BIOS14 Oficial não suporta corretamente os E7200, visto que são de 45nm. As suas alternativas são BIOS16 Oficial ou BIOS18 Beta, estas suportam 45nm sem problemas.

Qual o stepping da CPU?

Primeiro tente a BIOS16 Oficial porque uso ela aqui é um show pra over.

Se não der certo use a BIOS18 Beta, que tb é boa, mas eu não tenho como te dar um feedback sobre over. Talvez a BIOS18 tenha o problema do vCORE resolvido, você poderia testar.

Nunca é demais lembrar, sempre faça o update via dos ou memory stick, e clear cmos depois.

Boa Sorte !

:D

e ai amigos tudo beleza, bom é o seguinte vou trocar meu e4500 por um e7200 então queria saber se preciso trocar a bios ou essa bios 14 aceita o e7200 sem problema?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa nossa placa, ela ainda continua sendo uma boa placa nos tempos de agora(2009) ou ela ja está ficando ultrapassada, por causa das novas placa mãe suporta memórias DDR2 de 1066 MHz, e até 1200 MHz e com PCI-EX 2.0.

Ela ainda dá um bom caldo ainda? mesmo só suportando memórias de 800 MHz!

Se eu coloca-se memórias DDR2 1066 MHz na placa mãe(abit FP-IN9) ela iria reconhecer? ... e teria possíbilidade de aumentar o reconhecimento das freqüencias na Bios para poder usar mais de 800MHz?

E a VGA HD4850 será que ela teria algum tipo de gargalo ou desempenho inferior(percepitivel) em relação as placas mãe com PCI-Ex 2.0.

Peços desculpas pelas quantidades de perguntas mas eu fico com essas duvidas aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1° Dá um belo caldo sim a FP-IN9, e suporta processadores bem melhores q o seu atual. Mesmo ela sendo antiga (2006) e originalmente FSB@1066 ela é decente, e vai até FSB@1778 rock solid com um C2D decente.

2° Memorias DDR2@800 são o suficiente para qualquer C2D, não há necessidade de memórias DDR2@1066 para a arquitetura CORE. Se você colcoar uma memo 1066Mhz e ela tiver o modo de operação DDR2@800 vai rodar a 800 de boa. Agora rodar a memo a 1066 nunca tentei.

3° A HD4850 vai rodar perfeita na IN9, sem nenhum gargalo no pci-e visto q essa mobo é PCI-e 1.0 16X nativa. Sem problemas.

4° Se tais procurando um motivo pra trocar ela errou em todas as opções, melhor tentar de novo! :D

Falows !

Essa nossa placa, ela ainda continua sendo uma boa placa nos tempos de agora(2009) ou ela ja está ficando ultrapassada, por causa das novas placa mãe suporta memórias DDR2 de 1066 MHz, e até 1200 MHz e com PCI-EX 2.0.

Ela ainda dá um bom caldo ainda? mesmo só suportando memórias de 800 MHz!

Se eu coloca-se memórias DDR2 1066 MHz na placa mãe(abit FP-IN9) ela iria reconhecer? ... e teria possíbilidade de aumentar o reconhecimento das freqüencias na Bios para poder usar mais de 800MHz?

E a VGA HD4850 será que ela teria algum tipo de gargalo ou desempenho inferior(percepitivel) em relação as placas mãe com PCI-Ex 2.0.

Peços desculpas pelas quantidades de perguntas mas eu fico com essas duvidas aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo contrário! me alegro em saber que passárei um bom tempo com ela ainda, poís gostei muito desta placa (foi a primeira placa mãe que comprei, no tempo fiquei em duvida entre ela e a Asus P5N-E SLI e optei por ela). Daí eu meio que me apeguei a ela e estava com medo de ter que troca-la este ano pois ela já tem um ano(comprei no ínicio de 2008).

E tirando outra duvida, aquele plug tipo "Molex" que fica do lado esquerdo do Chipset norte, ele é p’ra ligar o conector PCI-Ex de 6 pinos que vem junto com a VGA caso a Fonte não possua esse conector(abaixo tem uma imagem do conector) ou é p’ra conectar o cabo da fonte nele?

Se for p’ra ligar a fonte nele, será que não é exagero não, já que a placa possui um conector ATX12v de 8 pino?

Eu mesmo estava ligando nele um Fan de 120mm já que nesse molex está dano saída CE energia, Fiz errado?.

JCLAFI, você está de parabém pois só encontro respostas suas aqui neste tópico ultimamente, sempre tirando as nossas duvidas, como se você estivesse sempre de plantão para nossas perguntas.

post-460582-13884950733284_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!

Tenho essa placa há bastante tempo e infelizmente over nela não é algo que consegui com bons resultados. FSB, em 375 (1500) funciona bem. Acima disso nem pensar. Parece que tem um "buraco" que só deixa chegar nisso. Se coloco menos, não dá vídeo. Se coloco mais idem. Mesmo em 400 (1600) já não sobe. Já desabilitei os recursos dela, baixei LTD para 3X, mexi vcore, vtt, nb, vdimm e nada. Não tenho do que reclamar de desempenho porque estou rodando um E8500@3562 (9,5x375) e o desempenho é ótimo, com tudo em stock, só nb e vdimm um pouco maior e todas as as funções do processador ativas. Deixei memória sync então está em 750MHz e não o 800MHz nativos, mas baixei todos os timmings delas. Mas sempre queremos mais!

Outro ponto: amanhã devo pegar a outra 8800GT e fechar SLI. Acredito que o PCI-E não deva dar gargalo, alguém poderia me confirmar isso? E o desempenho deve ficar muito bom e a um custo muito baixo! Achei usada no Canadá (meu irmão mora lá) por 120 dólares o que dá hoje pouco mais de 200 reais. Mas é exatamente da mesma marca e modelo da minha. Vamos ver...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O plug molex que fica do lado do N.B é um connector de energia extra para as VGA´s. Como a nossa mobo tem 2 Slot PCI-e esse conector de energia serve para ajudar a alimentar os slot´s PCI-e. O correto seria você espetar uma cabo de energia da fonte para a mobo, e não usar o conector da mobo como plug extra para perifericos. :D

Um abração cara e qualquer coisa estamos ai, tb quando fui comprar a minha fiquei na duvida pela Asus P5N-E SLI, que por sinal é excelente placa, mas na "minha opinião" é inferior a FP-IN9.

Valeu !!

Pelo contrário! me alegro em saber que passárei um bom tempo com ela ainda, poís gostei muito desta placa (foi a primeira placa mãe que comprei, no tempo fiquei em duvida entre ela e a Asus P5N-E SLI e optei por ela). Daí eu meio que me apeguei a ela e estava com medo de ter que troca-la este ano pois ela já tem um ano(comprei no ínicio de 2008).

E tirando outra duvida, aquele plug tipo "Molex" que fica do lado esquerdo do Chipset norte, ele é p’ra ligar o conector PCI-Ex de 6 pinos que vem junto com a VGA caso a Fonte não possua esse conector(abaixo tem uma imagem do conector) ou é p’ra conectar o cabo da fonte nele?

Se for p’ra ligar a fonte nele, será que não é exagero não, já que a placa possui um conector ATX12v de 8 pino?

Eu mesmo estava ligando nele um Fan de 120mm já que nesse molex está dano saída CE energia, Fiz errado?.

JCLAFI, você está de parabém pois só encontro respostas suas aqui neste tópico ultimamente, sempre tirando as nossas duvidas, como se você estivesse sempre de plantão para nossas perguntas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você usa a BIOS 16 Oficial ou a BIOS18 Beta?

Aqui uso a BIOS16 Oficial eu consigo FSB@1778 fácil, mas sou obrigado a refrigerar o N.B e tacar bastante tensão nele. Não existe necessidade de mexer no LDT, deixe sempre em 5X mesmo, independente do FSB usado. Conclui isso fazendo testes e pesquisando pela internet.

O seu E8500 é qual stepping? E0 ?

Em relação as memorias qual modo de over tais usando? Linked ou Unlinked?

Em relação ao PCI-E @ 8X ele não é gargalo pra suas 8600GT. você pode espetar duas 9800GTX e mesmo assim não terá problemas. Agora se você pegar duas 290GTX ai sim você talvez começe a ter alguma perda devido ao barramento estar em 8X, mas mesmo assim não será algo brutal, pouca coisa.

Eu tinha duas 7900GS em SLI e não tinha perda nenhuma, rodava perfeito !!!

abração !

Olá pessoal!

Tenho essa placa há bastante tempo e infelizmente over nela não é algo que consegui com bons resultados. FSB, em 375 (1500) funciona bem. Acima disso nem pensar. Parece que tem um "buraco" que só deixa chegar nisso. Se coloco menos, não dá vídeo. Se coloco mais idem. Mesmo em 400 (1600) já não sobe. Já desabilitei os recursos dela, baixei LTD para 3X, mexi vcore, vtt, nb, vdimm e nada. Não tenho do que reclamar de desempenho porque estou rodando um E8500@3562 (9,5x375) e o desempenho é ótimo, com tudo em stock, só nb e vdimm um pouco maior e todas as as funções do processador ativas. Deixei memória sync então está em 750MHz e não o 800MHz nativos, mas baixei todos os timmings delas. Mas sempre queremos mais!

Outro ponto: amanhã devo pegar a outra 8800GT e fechar SLI. Acredito que o PCI-E não deva dar gargalo, alguém poderia me confirmar isso? E o desempenho deve ficar muito bom e a um custo muito baixo! Achei usada no Canadá (meu irmão mora lá) por 120 dólares o que dá hoje pouco mais de 200 reais. Mas é exatamente da mesma marca e modelo da minha. Vamos ver...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O E8500 acho que é stepping E0 sim. Sobre as VGAs são 8800GT, mas deve ir na boa. A fonte (Satellite 8600EPS) também deve aguentar, essas VGAs não puxam muito.

Quanto ao over, vou testar mais, mas já testei com meu antigo E6400 e agora no E8500 e sempre ficava nos 375MHz. Vi que você chega nos 445, vou testar, mas acho que não vai. Refrigerar o NB eu não tentei, mas tensão eu deixo em 1,43 e 1,5v, não lembro de cabeça. Deixei além dos 1,35 e 1,43 que todos recomendam porque no Bios sempre mostra as tensões inferiores ao que setei. Pra ter ideia, as memória ficam acima também porque em 1,8V o sistema não sobe. Hoje estou usando em Linked e Sync. Antes, no 6400 eu deixava em unlinked e setava as velocidades das memórias manualmente.

Snake, eu tentei postar resposta à sua questão, mas acho que o fórum estava com problemas porque a página só vinha em branco. Mas o que o jclafi postou está perfeito!

Abraços.

EDIT: stepping confirmado C0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar isso Fguarezi, quem sabe descubro alguma coisa. O SLI funcionou muito bem! No Far Cry 2 eu testava com uma 8800GT com overclock e dava média de 29 fps, agora em SLI@stock foi para 43 fps de média. As configs tudo no máximo e com aa4x e af16x. Por isso quero subir o clock do processador para ver se está dando gargalo.

Por curiosidade, vi que tem cockpit e volante, também gosto de simuladores e tenho quase todos. Tem fotos do seu cockpit? Estive por algum tempo correndo atrás de um legal e bem feito, mas desisti visto os valores e a dificuldade de achar algum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, depois de muito tempo sem imcomodar vocês, to aqui de novo.....

Bom, resolvi dar uma mexida na máquina, e botei um E8500. O único jeito dele rodar direitinho, foi com a bios18beta. Depois disso, passou a funcionar redondinho redondinho.

Não satisfeito, troquei minhas memos 667 por um par de GSkill 800Mhz, em dual channel, e o PC continuou muito estável.

Decidi então, fazer umas experiencias com OC, rodando estável na configuração atual:

- 3540 de Clock

- Memos a 399Mhz, 5 5 5 15

- Todas as voltagens em Auto

- Difícilmente meu processador passa de 40graus. BEM dificilmente. Mesmo rodando aplicações numericamente pesadas que exigem bastante do processador

Daí, vem as minhas perguntas:

- vocês tem ideia de até onde eu posso ir com o Clock?

- Essas memos rodavam antigamente, sem OC em 4-4-4-12. Eu consigo voltar pra essas latencias depois do OC?

- Existe uma versão da Gskill 900mhz, 4 4 4 12. Vale a pena, pra fazer OC?

- Quais os programas que eu devo ter pra testar tudo isso? atualmente, tenho o CPUz e o PCMark (este ultimo, que sempre trava no ultimo step e nunca diz porque)

VAleu pela ajuda mais uma vez,

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- vocês tem ideia de até onde eu posso ir com o Clock?

R: Com essa sua CPU é bem provável que você consiga uns 3.7 a 3.8, com uns 1.36v de vCORE mais ou menos. Isso pro dia-a-dia. (A sua CPU é um E0, então requer menos volts). Já para benchs você deve conseguir 4.0Ghz a 4.2Ghz fácil.

- Essas memos rodavam antigamente, sem OC em 4-4-4-12. Eu consigo voltar pra essas latencias depois do OC?

R: Use o modo UNLINKED para overclock, deixando as memos na frequencia padrão de 800Mhz e 4-4-4-12 CR1. Esse é o melhor cenário, numa relação Frequencia vs Timmings

- Existe uma versão da Gskill 900mhz, 4 4 4 12. Vale a pena, pra fazer OC?

R: Como a nossa mobo faz over assincrono ( nVIDIA 650i ), não vale a pena essa memo, deixa mesmo em DDR2@800 4-4-4-12 CR1. Não vale a pena.

- Quais os programas que eu devo ter pra testar tudo isso?

R: Rode o ORTHOS em BLEND MODE por no mínimo 8 horas. Depois rode o Intel Burn In Test por 6 ciclos, se

der tudo certo pode abrir a gelada.

Leia esse tópico para mais informações sobre over nessa mobo. Eu chego a 4.0Ghz com um E8400 com um pé nas costas, e perfeitamente estável. Mas pro dia a dia fico nos 3.33 a 1.275v.

Não vejo necessidade de 4.0 ainda. Para FSB eu rodo a 1778Mhz diariamente, ajuda a diminuir as latencias.

Alguns dizem a a BIOS 18 Beta não faz over acima de FSB@375, tá lá no Abit Hexus num post de um usuario. Eu nunca instalei aqui a BIOS 18 pra testar, boa sorte!

Use refrigeração ativa no N.B se for mexer nos volts.

Valeu !

Olá pessoal, depois de muito tempo sem imcomodar vocês, to aqui de novo.....

Bom, resolvi dar uma mexida na máquina, e botei um E8500. O único jeito dele rodar direitinho, foi com a bios18beta. Depois disso, passou a funcionar redondinho redondinho.

Não satisfeito, troquei minhas memos 667 por um par de GSkill 800Mhz, em dual channel, e o PC continuou muito estável.

Decidi então, fazer umas experiencias com OC, rodando estável na configuração atual:

- 3540 de Clock

- Memos a 399Mhz, 5 5 5 15

- Todas as voltagens em Auto

- Difícilmente meu processador passa de 40graus. BEM dificilmente. Mesmo rodando aplicações numericamente pesadas que exigem bastante do processador

Daí, vem as minhas perguntas:

- vocês tem ideia de até onde eu posso ir com o Clock?

- Essas memos rodavam antigamente, sem OC em 4-4-4-12. Eu consigo voltar pra essas latencias depois do OC?

- Existe uma versão da Gskill 900mhz, 4 4 4 12. Vale a pena, pra fazer OC?

- Quais os programas que eu devo ter pra testar tudo isso? atualmente, tenho o CPUz e o PCMark (este ultimo, que sempre trava no ultimo step e nunca diz porque)

VAleu pela ajuda mais uma vez,

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Jclafi,

Obrigado pelas dicas. Vou tentar, e depois coloco o resultado aqui.

Mais uma dúvida: na BIOS, tem um parametro que é o NB PCIe x16 Clock. O normal é 100MHz. Também devo mexer nesse parametro?

Mais uma vez muito obrigado, abração

Off-topic: to vendo que você mora em Floripa. Aí é 220V certo? Eu trouxe uma fonte Cooler Master 650W da Europa (sim, comprei sem prestar atenção) e por aqui ela não tem muita utilidade. Se você souber de alguém por aí que esteja precisando de uma fonte assim, me dá um toque? Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois então.... tentei algumas configs diferentes, mas quando eu passo de 3,543, a Mobo trava na bios, e o unico jeito de ressucitar o sistema é dando um CCMOS.

Isso acontece também quando eu deixo nesse clock, e tento baixar pra 444 12.

Em 3543 Mhz, e 5 5 5 12 (sem mexer nas voltagens), o Ortho rodou por 8 horas sem problemas, e sem passar e 50 graus.

Alguma sugestão?

Abraço!

Olá Jclafi,

Obrigado pelas dicas. Vou tentar, e depois coloco o resultado aqui.

Mais uma dúvida: na BIOS, tem um parametro que é o NB PCIe x16 Clock. O normal é 100MHz. Também devo mexer nesse parametro?

Mais uma vez muito obrigado, abração

Off-topic: to vendo que você mora em Floripa. Aí é 220V certo? Eu trouxe uma fonte Cooler Master 650W da Europa (sim, comprei sem prestar atenção) e por aqui ela não tem muita utilidade. Se você souber de alguém por aí que esteja precisando de uma fonte assim, me dá um toque? Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom,

Um FSB de 375 x 9.5 gera uns 3.560 Mhz, justamente o valor que você tem ai.

Se você não mexeu em voltagens pra VTT e N.B, esse é o FSB máx da nossa mobo com volts stock. Totalmente normal até agora! -_-

Como falei acima, tem um cara no forum da Abit q reclamou q a BIOS18 não passa de FSB@375. Não sei se ele mexeu nas voltagens mas para FSB@380+ é nexessário mais volts na N.B e outros.

Faça um teste!

Desative EIST e C1E.

Deixe o over em modo unlinked.

Coloque o [email protected], e o [email protected], coloque o FSB@400 (a memoria vai ficar a DDR@800, relação 1:1 com FSB) o que deve gerar um clock final de 3.8Ghz.

Esse valores são pra teste, pode ser q você precisa de ainda mais para estabilidade total. você PRECISA DE UM COOLER DECENTE EM CIMA DO N.B e CPU PRA TESTAR ISSO !

Cara um C2D @ 3.8 já é clock pra caramba com um 650i tocar, e ele pede bastante tensão pra estabilizar pra isso.

Dessa forma coloque o vCORE da CPU a 1.40v.

Sei q pode parecer muitos volts em tudo e você pode até precisar de mais ou até menos volts pra rodar de boa mas a ideia é ver se vai funcionar esse FSB e clock de CPU com a BIOS 18, depois a gente refina o over, pra mais ou pra menos volts, ehehehhe ^_^

Aqui pra FSB@1778 uso 1.58v no N.B e 1.46v de CPU_VTT, e a 4.0Ghz de CPU uso 1.5v de vCORE (444*9), kkkkkkkk, para 3.77 Ghz vira com 1.42v (444*8.5) e 3.33 vira com 1.27 (444*7.5), tudo com FSB@1778 e só altero o multiplicador e volts de cpu.

Valeu !

Pois então.... tentei algumas configs diferentes, mas quando eu passo de 3,543, a Mobo trava na bios, e o unico jeito de ressucitar o sistema é dando um CCMOS.

Isso acontece também quando eu deixo nesse clock, e tento baixar pra 444 12.

Em 3543 Mhz, e 5 5 5 12 (sem mexer nas voltagens), o Ortho rodou por 8 horas sem problemas, e sem passar e 50 graus.

Alguma sugestão?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

....Minha placa mãe é "Abit FP-IN9 SLI" essa da assinatura, e de acordo com o manual ela suporta memória de até 800MHz, daí fica a minha duvida de se eu comprar essa Memorias que tem 900MHZ ou 1066MHz que também tem tensão acima de 1.85Volts e colocar na minha placa mãe, neste caso, eu configuraria antes na bios (como se fosse fazer um Over nas memórias) para aceitar essas freqüências e tensão, percebir que no SETUP eu posso mexer nas freqüencia com os valores de 400MHz e Máximo de 1400MHz.

Dai fica minha duvida! Se eu setar na bios a freqüência de 1000 MHz e a tensão em 2.1Volts e colocar um Kit de memória como essa abaixo:

Memória DDR2 1000 MHz G.Skill P Q 4GB (2x2GB)

• Modelo: F2-8000CL5D-4GBPQ

• Módulo de Memória DDR2-1000

• Capacidade: 4GB (2x 2GB)

• Timings: 5-5-5-15

• Tensão testada: 2,0 ~ 2,1 Volts

...Será que minha placa mãe irá reconhecer fazendo funcionar normalmente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O máximo q uso até agora é DDR2@800, sendo q as minhas memos são DDR2@667.

Essa memo DDR2@1066 tem suporte a modo de operação DDR2@800 ? Se sim você poderá rodar ela a 800 e, pelo menos, usar o PC se algo der errado.

Acredito que seja possivel rodar a DDR2@1066 sim, mas nunca tentei porque minha memo é 667, então só fazendo um teste cara. Serão dois pentes de 2GB ?

Se não funcionar na tensão padrão 1.85v dê um pequeno overvolt pra 1.9v ou 2.0v ou até 2.1v, pra ver se roda.

Boa sorte !

EDIT: Achei um tópico da P5N-E SLI q os caras rodaram as memos DDR2 a uns 1000Mhz, mas acima dissos não ia, nem relaxando timmgs. você pode tentar e ter sucesso, cada caso é um caso, boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrei essa resposta em um Review das memórias da Corsair XMS2 DDR2 de 1066MHz aqui, acho que ela responde minha pergunta >> https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1261

que fala assim...

"...Em praticamente todas as placas-mãe soquete 775 seus módulos DDR2-1066 rodarão como se fossem DDR2-800, até mesmo nos modelos baseados nos novos chipset Intel 975X.

Claro que você pode usar módulos de memórias DDR2-1066 para fazer overclock com processadores Intel: mesmo que sua placa-mãe reconheça esses módulos como DDR2-800, você terá módulos de memória que o fabricante garante o funcionamento a até 1.066 MHz."

Pelo que eu entendir, diz que posso colocar na minha placa e que posso tentar fazer um Over para que ela seja reconhecida com 1066MHz (fazendo Over na laca mãe), caso não reconheça pelo menos ira reconhecer como de 800MHz, (mas continuarei tendo memórias de 1066MHz para placa mãe futuras).

EDIT: E sim, pretendo colocar dois pentes de 2G, estou em duvida entre uma Corsair XMS2 de 800MHZ e tentar fazer um Over de até 1000MHz ou pegar logo uma de 1066MHz(Corsair XMS2).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá amigos sou novo no fórum e vejo q vocês tb gostam muito desta placa da abit, bem minha pergunta é simples, não tenho muito conhecimento sobre OC mas mesmo assim queria dar uma melhorada na minha máquina, tenho essa configuração da minha assinatura e estou disposto a fazer algo só p sair do original. Tb estou disposto a trocar algo que eu tenha comprado e não seja recomendado ou até fazer novas aquizições, tudo isso p compensar a minha falta de experiência no assunto. To até pensando em copiar a configuração de alguém p facilitar na ajuda. Alguém pode me ajudar?:unsure::unsure: Desde ja agradeço a atenção de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dae becorj,

Cara muito show a tua config e a principio é possivel colocar esse teu C2D a 3.0 fácil fácil.

Como a CPU tem um FSB mais baixo, basta você setar o FSB@1066 q te resultará em um clock final de 2.9, um ganho de 700 mhz q é bem interessante.

Acredito que você não precirará mexer nas voltagens da MOBO, porque FSB@1066 ela já faz com voltagens stock.

Desative EIST, C1E e Termal Monitor na BIOS. Use overclock no modo unlinked, travando as memo an frequencia original delas....

Porém é bem provavel que você precise mais vCORE para estabilizar a CPU, cerca de 1.42v já deve dar conta do recado.

Um dica importante, compre uma FAN de 40x40mm, e instale em cima do dissipador de calor preto q trem na mobo. Compre uma fan com conector de 3 pinos e instala na FAN1 da mobo. Seta na BIOS o AbitEQ para q essa FAN não fique a 4.000RPM direto, para tal basta colocar o FAN1 para trabalhar junto com o CPU FAN na BIOS.

Isso ajuda e muito a resfriar o N.B e, por consequência, ajuda tb a estabilizar o over.

Tb recomendo que você compre um cooler bom, por exemplo um Hyper Tx2, q custa uns 70 pila e tem bom custo/benefício, no M.L tem ele....

Em sumo se preocupe com a refrigeração do N.B e CPU q você estará bem, eu uso essa mesma mobo desde 06/2007 com overclock forte e ela aguenta muito bem o tranco. Lembrando q a unica coisa q fiz na mobo foi colcoar um cooler no N.B.

Boa sorte !

Olá amigos sou novo no fórum e vejo q vocês tb gostam muito desta placa da abit, bem minha pergunta é simples, não tenho muito conhecimento sobre OC mas mesmo assim queria dar uma melhorada na minha máquina, tenho essa configuração da minha assinatura e estou disposto a fazer algo só p sair do original. Tb estou disposto a trocar algo que eu tenha comprado e não seja recomendado ou até fazer novas aquizições, tudo isso p compensar a minha falta de experiência no assunto. To até pensando em copiar a configuração de alguém p facilitar na ajuda. Alguém pode me ajudar?:unsure::unsure: Desde ja agradeço a atenção de todos.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas dicas amigo jclafi, eu ja estava quase comprando um 8400 p copiar o over q você fez, mas depois do q você disse vou continuar com o meu mesmo e fazer as alterações q você sugeriu. Assim q tiver com as peças compradas e instaladas te peço mais um help sobre a bios q devo trabalhar, atualmente possuo o 16. Ahhh eu te add no msn.

valeu abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daeeee,

Como ficou os testes de estabilidade da tua CPU @ 3.2 Ghz? Passou em tudo ai?

Um E4500 rodando de 2.2 para 3.2 é um ganho expressivo, 1 GHZ de over !!! :lol:

Mas então cara, não descansa antes de chegar nos 3.7Ghz !!!! :aplausos:

kkkkkkkkkkkkkkk

:bye:

Muito obrigado pelas dicas amigo jclafi, eu ja estava quase comprando um 8400 p copiar o over q você fez, mas depois do q você disse vou continuar com o meu mesmo e fazer as alterações q você sugeriu. Assim q tiver com as peças compradas e instaladas te peço mais um help sobre a bios q devo trabalhar, atualmente possuo o 16. Ahhh eu te add no msn.

valeu Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Fala pessoal, to com 1 problema q me desanimo essa semana... Tenho essa mobo faz 1 ano e 1/2 mais nunca usei memorias em Dual Channel nela... no começo era 1x 1gb e até essa semana 2x 1gb mais q tinham conflito e portanto nao habilitavam o dual, eu tinha 2gb funcionais mais em single... essa semana adquiri 2x 2gb OCZ gold 800 e fui td feliz instala. Ao logar no XP fui mexer no mouse e......... PC travo! resetei... no carregamento do windows travo d volta! resetei... iniciei o windows... abri 1 MSN.. usei o PC por 1s 20min e..... TRAVO !!! achando q fosse problema d memoria imprestei 2x 1gb da KINGSTON do PC do meu amigo e nd, as mesmas travadas randomicas.... atualizei BIOS... troquei slot das memorias... nd deu certo, sempre as travadas vinham cedo ou tarde. Mexi em timings na bios... tensão... underclock... o que vocês imaginam e as travadas continuaram... dai pensei "eu tava usando 2 pentes até essa semana sem pau, porém estavam em single channel, agora com 2 pentes em dual trava..." e resolvi testar o PC com 1 ou com 3 pentes... ta ai, nao travo mais... =/

Dai vocês me perguntam "porque 1 ou 3 pentes c é só colocar em slots diferentes pra forçar um single?" a resposta é simples, sei lá por q diabos (pode ser até resultado do bug do dual channel) insependente do slot q coloco, 2 no preto, 2 no vermelho, 1 em kd cor... c os 2 pentes forem identicos e tiver 2 pentes o PC boota em Dual... dai tive q apela o single com numeros impares d pente... se alguem tiver alguma ideia d como resolver, c tem conserto ou só trocando a mobo mesmo eu agradeço ai galera !!

abraço pra vocês !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!