Ir ao conteúdo

Ajuda com o melhoramento do PC

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Vou dar uma boa melhorado no pc me breve. Andei dando uma olhada por aí e encontrei isto:

Placa Mãe Asus P5LD2-SE(R$230,00)

HD Samsung 320GB - SATA2 16mb de cache(R$285,00)

Memória 2GB Samsung DDR2 667Mhz(Dual Channel)(R$240,00)

XFX GeForce 8600GT 256MB GDDR3(R$425,00)

Como não entendo muito de hardware gostaria que me ajudassem em certos pontos.

A primeira duvida é a seguinte: Essa placa mãe só suporta memorias até DDR2-667, nao soporta uma memoria mais rapida, gostaria de saber se é desvantagem adquiri-la ou se me recomendam uma MoBo com suporte para DDR2-800.

A segunda e sobre processador: Como podem ver, não listei nenhum processador acima. Ouvi dizer muito sobre o Atlhon 64 X2 3800+ porém nao tenho certeza de qual comprar. Qual vocês me recomendariam?

A terceira é sobre refrigeraçao e alimentaçao: Eu sou completamente leigo nessa parte, não sei nada. Supondo a consiguração acima, qual fonte e quais coolers me recomendariam?

Muito obrigado desde já!

Postado

Na verdade, você está confundindo as coisas: essa placa-mãe é pra processadores Intel, não AMD.

Outra coisa: o Dual Channel não é determinado pela memória, mas sim pela placa-mãe. Cuidado com isso.

Se não quer gastar muito e quer uma placa-mãe razoável, eu recomendaria a ECS C51GM-M. Custa na faixa dos 200 reais, suporta SATA2, Dual Channel, tem um slot PCI-Express x16 e, pra casos emergenciais, um video onboard razoável (Geforce 6100, equivalente a uma FX5200). Ela só tem uma "desvantagem", que é o fato de ela só possuir dois soquetes de memória, mas se você vai usar apenas dois pentes de 1GB, tá tranquilo.

Se puder gastar um pouco mais, tem essa outra opção nessa mesma loja que você mandou:

M2N4-E SLI (o preço dela é baixo assim porque ela usa um chipset relativamente antigo, o nForce 4; mas isso não traz problemas. Processadores AMD dependem pouco do chipset para desenvolverem bem, ao contrário dos Intel)

http://www.microsigol.com.br/produtosdetalhes_sv.asp?ProdutoID=414

Tem ainda a M2N-E, que não deve estar muito distante desse preço.

Quanto à fonte, eu recomendaria uma Huntkey 450W (custa na faixa dos 190 reais).

Postado

É brodi cuidado aê essa mobo P5LD2-se é pra socket LGA775 da Intel velho, e o CPU que tu comentou é AMD, não rola.

Pega um E4300 que fica bala, DDR2 800 é só pra entusiastas em OC nem esquenta.

Quanto a fonte pega a Huntkey 450W que o brodi FERAL disse

• Membro VIP
Postado

Gostei desse modelo aí! Mas ela tem mesmo so dois slots?

nao entendo nada disso nao, mas na imagem do site parece ter 4 slots DDR2

fora essa duvida, gostei mesmo da MB, obrigado!

@ekgomes, se a o preço do E4300 for bom e o desempenho semelhante, fico com ele e com a P5LD2-SE mesmo, se nao prefiro a M2N4-E SLI com AMD

Postado

Se pretende mesmo gastar na faixa dos 200 reais com uma placa-mãe, não use configuração Intel.

Processadores Intel não possuem controlador de memória integrado, então dependem do que está no chipset da placa-mãe. Placas-mãe de baixo custo possuem controladores menos potentes e geralmente não acompanham processadores melhores; possivelmente ela dê gargalo no Core 2 Duo.

Outra coisa é a limitação da memória: só aguenta até 667, mais uma evidência de que se trata de um controlador de memória de baixo custo.

Como os processadores AMD possuem o controlador dentro deles, não dependem da placa-mãe para funcionarem bem; por isso eu preferiria AMD.

Outro detalhe é que a P5LD2-SE não tem "SATA II" (SATA-300), então seu HD não seria bem aproveitado (funcionaria apenas em SATA-150, teoricamente com metade da velocidade do SATA-300)

E quanto ao desempenho dos processadores, o E4300 equivale em desempenho ao 4600+ (na verdade perde um pouco, se ambos estiverem nos clocks padrão), mas o problema é o preço: o E4300 custa na casa dos 400 reais, bem mais que o X2 3800+.

E a placa que só tem 2 slots é a ES C51GM-M, que eu recomendei mas não consta no site. A M2N4 é mais "completa", apesar de usar um chipset mais antigo. Possui mais portas SATA e é mais completa do que as outras duas placas citadas.

• Membro VIP
Postado

A M2N e a M2N4 tem barramento SATA2?

ou sao iguais a P5LD2-SE?

Nao estou conseguindo encontrar essas informaçoes no site =/

Postado

Tanto a M2N-E como a M2N4-SLI possuem SATAII, lembrando que esse não é o nome correto (apesar de ser o mais usado pelas lojas): o nome é SATA-300 ou SATA 3Gb (não confunda com GB. São 3 "gigabits", o que dá exatamente os 300MB/s). Ah, e como SATA é uma conexão "ponto-a-ponto", individual para cada conector, ela não é considerado um "barramento".

O bom da M2N-E é que ela possui um audio onbard de melhor qualidade e com conectores individuais pra audio 7.1, além de usar um chipset mais novo e com um resfriamento melhor, mas se não encontrar a M2N-E, vá de M2N4-SLI.

E me desculpe, eu me enganei. Consultei o site oficial da ASUS e vi duas coisas: a primeira é que a P5LD2 SE possui sim portas SATA-300, mas a outra é que nem todas as P5LD2 SE suportam Core 2 Duo; apenas algumas revisões delas) a partir da 2.0).

Na dúvida, fique com a configuração AMD. Pegue a M2N4-SLI ou a M2N-E, preferencialmente essa última, se encontrar.

• Membro VIP
Postado

Muito obrigado mesmo!

me ajudou muito e aliviou varias duvidas da minha cabeça.

Eu realmente prefiro AMD do que Intel, que sempre achei que é muita propaganda pra pouca qualidade(em relaçao ao preço). E acho que ficarei com a M2N4-SLI já que os codecs de audio nao me importam muito, em um sistema de som eu chegarei no maximo a um 5.1.

E quanto a nomeclatura "barramento", realmente sou leigo no assunto e obrigado pelo esclarecimento.

Mas então finalizando a listagem, acho que fica +/- assim:

Asus M2N4-SLI

AMD Atlhon 64 X2 3800+

2x 1GB DDR2-667 Samsung(Dual channel)

HD Samsung 320GB 16mb de cache.

Só uma outra pergunta: O cache/buffer influi drasticamente no desempenho do HD?

Por os modelos de 8mb sao bem mais em conta financeiramente falando.

Postado

Quanto ao buffer nos HDs, aí não é exatamente a minha área.

E eu tenho uma outra recomendação: procure memórias Kingston DDR2-667, já que ultimamente elas estão bem baratas. São um pouco mais caras que as Samsung, mas são bem mais confiávels e uma garantia beeeeeem maior :lol:

Postado

dae meu, o cache nao vai te fazer tanta falta assim, mas se ta sobrando grana pega um pra descargo de consciencia. hehehe, falou

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...