Ir ao conteúdo

Notebook Sempre Na Tomada Com Bateria???

wsdanado

Posts recomendados

Postado

Hehe gente, vamos tentar entender melhor isso. Como o Icefly disse, essas baterias atuais não precisão ser tiradas e nem ter de esperar chegarem ao final da carga para recarregar de novo.

A segunda coisa é que as baterias funcionam como um nobreak, pois a variação de energia não é passada direto para o notebook, quando a bateria está no notebook esse funciona como um nobreak com estabilizador, ao mesmo tempo que ele segura o note na queda de luz ele também mantem a variação da rede para o note, sem a bateria toda essa proteção desaparece, pois toda variação ou queda de energia sera passada direto para os circuitos eletônicos do notebook.

E não vamos falar a besteira que a bateria vai se danificar por causa dessas oscilações de energia que ela vai segurar. por acaso um nobreak estraga por isso??? O nobreak é feito para isso, logo ele foi projetado para sofrer tais oscilações, quedas e etc.. E a bateria de um notebook é feita totalmente baseada em um nobreak, ou seja, ela não sofre com essas variações, pois ela também foi projetada para isso.

Então a bateria como um nobreak tem sim uma vida útil e desgaste natural, nas baterias atuais o maior desgaste é justamente o fato de se deixar ela descarregar ao máximo, pois ela é diferente das baterias mais antigas, que se deveriam deixar descaregar totalmente para poder recarregar de novo.

Os nobreaks tem sua vida útil aumentada em função de sempre ficarem ligadas e carregando constantemente, e como disse antes, as baterias atuais seguiram a linha dos nobreaks, em que carga constante independente do nível da bateria aumenta a vida útil.

Postado

Pessoal, então a bateria do notebook é igual a um shortbreak, que alimenta o note pela rede elétrica e só é usada quando falta luz?

no caso do nobreak ela (a bateria) é constantemente recarregada.

a do notebook então é tipo a de um shortbreak?

• Membro VIP
Postado

Não dá pra comparar bateria de notebook com a de nobreak não... E nem falar que o nobreak protege tanto assim.

Motivos:

- No nobreak você tem um inversor que tem que transformar a energia da bateria de 12V cc para 115V ca.

- A maioria dos nobreaks são offline, ou seja, a bateria só entra em ação quando acaba a energia. Ela quase não protege por sobretensão. Outro detalhe é que o tempo de resposta do nobreak (assim como dos estabilizadores) é bem mais alto do que o tempo de resposta das fontes usadas em computador. NO notebooks não posso afirmar nada... Mas como a maioria dos notebooks só começam a carregar a bateria quanto ela atinge menos de 95% acredito que eles são offline tambem. Ou seja, o que protege realmente é a fonte de alimentação tanto do notebook como do computador.

- Bateria de nobreak e de notebook são bem diferentes. Nobreak usam baterias com Chumbo (mesma bateria usada em carros), notebook normalmente Li-Ion.

Em relação a bateria de nobreak... Ela dura de 2 a 5 anos... Tenho nobreak aqui que com 2,5 anos ele não liga por desgaste da bateria (marca APC). A durabilidade e a densidade das baterias de chumbo não são das melhores... mas é uma das mais baratas.

Postado

Volto a afirmar, as baterias recentes são baseadas na tecnologia de nobreak, até porque quando você conecta o cabo de energia no notebook as baterias também passam a trabalhar offline, ou será que ninguém aqui tem um notebook recente para ver isso.

E vamos lembrar bem que fonte de PC é uma coisa e de notebook é outra. A fonte do notebook simplesmente tem a finalidade de tranformar a corrente de DC para AC, já a de um PC não só faz isso, mas como também age como um estabilizador caso aja variação de energia, uma fonte de PC tem um fusível de proteção na fonte, para caso aja uma alta tensão este queime não deixando isso passar para a placa mãe, na fonte do notebook não ha este fusível, então sua placa mãe do notebook irá pelos ares, é por isso que a bateria do notebook tem de estar acoplada ao note, caso este esteja sendo usado pela rede élétrica, pois essa é a forma de proteção dos notebooks quando ligados na rede elétrica.

• Membro VIP
Postado

Fusível queimar por alta tensão??? Fusível queima é por alta corrente não por alta tensão. Ele só queima por alta tensão se esse valor de tensão for muito alto (exagerado). A queima normal do fusível se dá por:

- Sobrecarga da fonte (ligar mais equipamentos do que ela foi especificada)

- Queima de algum outro componente (provoca curto circuito o que eleva muito a corrente e provoca a queima do fusível)

Em relação a fonte do notebook...

Elas não são simples conversores AC para DC (AC -> DC e não DC -> AC). São fontes estabilizadas, tanto que conseguem trabalhar com tensões variando de 110V a 240V (assim como as fontes de PC com PFC ativo) com variação praticamente nula na saida delas.

Se acha que quem protege o notebook é a bateria... Coloque uma fonte com a tensão de saida superior a especificada e veja o que acontece... Pode acontecer de superaquecimento até a queima dos controladores de tensão do notebook.

A função das fontes nos sistemas offline (maioria dos nobreaks e notebooks) é de fornecer energia quando a fonte externa está desligada.

A função de proteção da bateria só acontece nos sistemas online, onde a energia externa nunca entra em contato direto com o sistema, sempre passa obrigatoriamente pela bateria.

Postado
que osso... vou deixar meu note desligado até resolvermos isso...

uhuhuhuhuhu

então o tópico do Daigo sobre baterias está completamente errado???

Aquele topico é baseado em artigos e testes feitos mundo afora. Principalmente da Battery University.

Bom, o topico era sobre o uso de bateria acoplada, e agora virou sobre segurança. Então:

Antes de mais nada, para proteger corretmente um PC, independente de ser notebook ou desktop:

1- Nobreak "Online"

2- Estabilizador de no minimo 300,00 reais.

3- Filtro de linha de no minimo 200,00 reais.

4- Aterramento

O resto é sorte. Sim, de fato a bateria do notebook ajuda a proteger, mas não faz milagres como parece ser.

Fusivel já tem no protetor de rede, ou mesmo no filtro de linha. Como a saida do cabo do note é 3 pinos, logo é melhor usar o protetor de rede que transforma pra 2 pinos, do que usar um simples adaptador que vire e mexe da curto. Eu peguei da clone de 10,00 reais. O icefly usa de 3,00 reais. ehehhehe

• Membro VIP
Postado

Sim, uso daqueles coloridos da Clone quando não tenho um estabilizador/nobreak prá ligar minha fonte, pois eu não ligo o notebook em qualquer tomada.

Uma vez salvei minha fonte de ligar numa tomada "porca" pois primeiro eu ligo o protetor eletrônico na tomada e só depois eu conecto a fonte... daquela vez o protetor queimou; antes ele do que minhas fontes.

Postado

Deixa eu ver se entendi.

Quer dizer que se usar o notebook na tomada, sem bateria e algo acontecer com a corrente, o que queima é a fonte e não o note???

• Membro VIP
Postado

Ele ligado na tomada...

Se acontecer algo na corrente o problema e da fonte ou do note. A corrente tá ligado a "carga" do equipamento, ou seja, a corrente é o que o equipamento consome.

Se acontecer algo com a tensão (127V, 220V,...) ai até um certo limite a fonte segura... Passando desse limite a fonte pode queimar. Mas se a fonte tiver algum problema ai quem queima é o notebook (independente de estar com bateria ou não).

Postado
Volto a afirmar, as baterias recentes são baseadas na tecnologia de nobreak, até porque quando você conecta o cabo de energia no notebook as baterias também passam a trabalhar offline, ou será que ninguém aqui tem um notebook recente para ver isso.

E vamos lembrar bem que fonte de PC é uma coisa e de notebook é outra. A fonte do notebook simplesmente tem a finalidade de tranformar a corrente de DC para AC, já a de um PC não só faz isso, mas como também age como um estabilizador caso aja variação de energia, uma fonte de PC tem um fusível de proteção na fonte, para caso aja uma alta tensão este queime não deixando isso passar para a placa mãe, na fonte do notebook não ha este fusível, então sua placa mãe do notebook irá pelos ares, é por isso que a bateria do notebook tem de estar acoplada ao note, caso este esteja sendo usado pela rede élétrica, pois essa é a forma de proteção dos notebooks quando ligados na rede elétrica.

Falou tudo , fechou o tópico ...

Postado

faz 4 meses q tenho esse note eu uzo sempre na tomada faço de 15 em 15 dias ciclo de carga/descarga io nível de desgaste da bateria dela está em 0% vou tirar um screenshot do Everest quando entra no xp...

Postado
Aquele topico é baseado em artigos e testes feitos mundo afora. Principalmente da Battery University.

Bom, o topico era sobre o uso de bateria acoplada, e agora virou sobre segurança. Então:

Antes de mais nada, para proteger corretmente um PC, independente de ser notebook ou desktop:

1- Nobreak "Online"

2- Estabilizador de no minimo 300,00 reais.

3- Filtro de linha de no minimo 200,00 reais.

4- Aterramento

O resto é sorte. Sim, de fato a bateria do notebook ajuda a proteger, mas não faz milagres como parece ser.

Fusivel já tem no protetor de rede, ou mesmo no filtro de linha. Como a saida do cabo do note é 3 pinos, logo é melhor usar o protetor de rede que transforma pra 2 pinos, do que usar um simples adaptador que vire e mexe da curto. Eu peguei da clone de 10,00 reais. O icefly usa de 3,00 reais. ehehhehe

Desculpe minha pergunta ***** :muro:

Mais onde eu encontro esses adaptadores pra comprar??

Postado
Fusível queimar por alta tensão??? Fusível queima é por alta corrente não por alta tensão. Ele só queima por alta tensão se esse valor de tensão for muito alto (exagerado). A queima normal do fusível se dá por:

- Sobrecarga da fonte (ligar mais equipamentos do que ela foi especificada)

- Queima de algum outro componente (provoca curto circuito o que eleva muito a corrente e provoca a queima do fusível)

Em relação a fonte do notebook...

Elas não são simples conversores AC para DC (AC -> DC e não DC -> AC). São fontes estabilizadas, tanto que conseguem trabalhar com tensões variando de 110V a 240V (assim como as fontes de PC com PFC ativo) com variação praticamente nula na saida delas.

Se acha que quem protege o notebook é a bateria... Coloque uma fonte com a tensão de saida superior a especificada e veja o que acontece... Pode acontecer de superaquecimento até a queima dos controladores de tensão do notebook.

A função das fontes nos sistemas offline (maioria dos nobreaks e notebooks) é de fornecer energia quando a fonte externa está desligada.

A função de proteção da bateria só acontece nos sistemas online, onde a energia externa nunca entra em contato direto com o sistema, sempre passa obrigatoriamente pela bateria.

Falou o mestre, esta correto suas citações, a bateria se comporta exatamente assim.

• mês depois...
Postado
Vou ligar para a HP e perguntar sobre isto. Quem sabe um fabricante não consegue dar uma resposta mais precisa (ao menos por telefone, já que não deixam isto claro no manual). Posto a resposta na quinta, quando voltar para casa.

Que pena que você não voltou pra nos contar. :)

Com sinceridade, eu nunca vi um assunto tão controverso em toda minha vida. Cada pessoa fala uma coisa, jura de pé junto que o certo é isso ou aquilo. Os próprios fabricantes deveriam entrar num acordo e nos informar. A final de contas, como cuidar de uma bateria de notebook? Tira ela, ou não tira (pra usar o note como desktop). No caso de se retirar a mesma, em qtos % se deve deixar a bateria, e mais uma série de dúvidas. Enfim, o consumidor que se vire. Um abraço a todos.

Ps. nem adianta me responder q o certo é isso ou aquilo, porque basta uma busca no google pra se encontrar técnicos, profissionais e etc, todos dizendo tudo diferente um do outro. Mas, foi mais um desabafo mesmo.

Postado

alexgreis,

é verdade mesmo,

cada um fala uma coisa, e defende de pés juntos o que fala,

e eu fico boiando, to usando ele sem bateria mesmo, com um aterramento, e seja o que deus quiser..

:D

ps: quando o tempo começa a ficar feio (temporais) eu pego e coloco a bateria

:)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!