Ir ao conteúdo

Athlon 64 3200+ gargalaria uma X1950pro?

mquixaba

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, gostaria de saber de vocês conhecedores de processadores, se o Athlon 64 3200+ acompanha sem perda de performance uma x1950pro. No manual da placa ela tem como requerimento um P4 3.0GHz ou um Athlon equivalente.

o que vocês me dizem a respeito.

Obrigado a todos.

Postado
Se tratando de jogos, um Athlon 64 3200+ tem poder de sobra em relação a um P4 3.0GHz e não deve trazer problemas para a X1950 Pro.

EduardoS, muitissimo obrigado pela informação. Essa duvida estava me deixando inquieto devido ha uns slowdowns em World of Warcraft. Mas após ler bastante pelos foruns afora, percebi que o game é o grande culpado devido sua natureza Massive Online. Tinha pra mim que fosse o processador. Ai depois instalei o Farcry e consegui joga-lo no ultra-high a 1024x768 (Meu monitor é pequeno) liso liso, ou seja, a placa trabalhou bem com o conjunto. E agora com sua afirmaçao a duvida se esvai mais ainda.

valeu.

Postado
Se tratando de jogos, um Athlon 64 3200+ tem poder de sobra em relação a um P4 3.0GHz e não deve trazer problemas para a X1950 Pro.

Nossa..então esse atlhon faz milagre.NUNCA vi um processador monocore ter poder de "sobra" para rodar jogos.Vai rodar e um funcionar normalmente ? claro que vai,porém se você tivesse no minino um 4200+ x2 ai sim poderiamos dizer que nao teriamos gargalo evidente.Hoje em dia um dual e otimizado para inumeras tarefas,então ele melhoraria o desempenho da sua bela placa.

valeu

Postado
Nossa..então esse atlhon faz milagre.NUNCA vi um processador monocore ter poder de "sobra" para rodar jogos.Vai rodar e um funcionar normalmente ? claro que vai,porém se você tivesse no minino um 4200+ x2 ai sim poderiamos dizer que nao teriamos gargalo evidente.Hoje em dia um dual e otimizado para inumeras tarefas,então ele melhoraria o desempenho da sua bela placa.

valeu

Então minha placa de video poderia ir bem mais longe com um 4200 x2?

Vale a pena gastar um pouco mais de 200 contos nesse processador, digo em funçao do ganho de desempenho?

valeu.

Postado

valeu

as vezes é triste ver esse tipo de comentário... -_-

mquixaba, se você pegar algum jogo que precise de mais que um 3200+, seu problema vai ser a placa de vídeo...

por outras razões, vale a pena se esforçar um pouco mais e pegar um dual core, mas não por causa dos jogos... pelo menos não se você não tiver uma 8800GTS ou superior

Postado
as vezes é triste ver esse tipo de comentário... -_-

mquixaba, se você pegar algum jogo que precise de mais que um 3200+, seu problema vai ser a placa de vídeo...

por outras razões, vale a pena se esforçar um pouco mais e pegar um dual core, mas não por causa dos jogos... pelo menos não se você não tiver uma 8800GTS ou superior

Cara,guarda sua tristeza pra você.

então você acha que um 3200+ ou um QX6800 e a mesma coisa ?

Explica isso aqui então garoto triste...

imageview.php?image=18393

imageview.php?image=16201

imageview.php?image=18389

imageview.php?image=16202

Olha a diferença de um atlhon x2 para um P4.

Os testes foram realizados com uma 7950gx2 e uma 8800gts.

Isso mostra que o processador faz sim diferença nos jogos.(_(

• Membro VIP
Postado

Sim, faz diferença, mas poucos jogos usam dois núcleos ai a diferença entre o X2 4200+ e o 3200+ é 10% no clock, no CDH tem um teste que compara os single corew com dual core:

imageview.php?image=14660

Por acaso o X2 4600+ conseguiu ser 7,5% mais rápido que o 3800+, em geral a diferença é zero simplesmente porque... A maioria dos jogos não usa mais de um núcleo.

Postado
Sim, faz diferença, mas poucos jogos usam dois núcleos ai a diferença entre o X2 4200+ e o 3200+ é 10% no clock, no CDH tem um teste que compara os single corew com dual core:

Por acaso o X2 4600+ conseguiu ser 7,5% mais rápido que o 3800+, em geral a diferença é zero simplesmente porque... A maioria dos jogos não usa mais de um núcleo.

Nao se apegue ao clock,nao é porque um 4200+ tem 10% + de clock que o 3200+ que ele ira ser 10% mais rápido,ele e MUITO mais rápido,a diferença é grande alem de ter 1 núcleo a mais.

Comparar dois processadores dual core entre si tudo bem,a diferença nao é gigante (mesmo dependendo da comparaçao existe grande diferença sim),agora de dual para single,existe diferença...so olhar os testes que postei que vera o pentium sendo esmagado.

Postado

como eu disse (e você tb), pra um pc demonstrar diferença de desempenho num jogo levando em conta o processador, você tem que por uma placa de video top

a não ser que você compre uma vga dessas pra ele, mostre um teste com a x1950 pro (ou similar) que apresente o mesmo ganho

a questão que o mquixaba levantou não é quem é melhor "no geral" e sim quem vai ser melhor no caso dele

• Membro VIP
Postado
Nao se apegue ao clock,nao é porque um 4200+ tem 10% + de clock que o 3200+ que ele ira ser 10% mais rápido,ele e MUITO mais rápido,a diferença é grande alem de ter 1 núcleo a mais.

Se o programa/jogo/qualquer coisa não usar mais de um núcleo a diferença é só 10% sim.

Comparar dois processadores dual core entre si tudo bem,a diferença nao é gigante (mesmo dependendo da comparaçao existe grande diferença sim),agora de dual para single,existe diferença...so olhar os testes que postei que vera o pentium sendo esmagado.

O Pentium 4 é esmagado única e exclusivamente porque é lento demais com jogos, se tivesse um FX-57 single core ai tambem humilharia o P4.

Postado

Deixa eu ver se entendi.

Um dual core so faria diferença em games que fizesse uso de ambos os núcleos ao mesmo tempo e como a maioria dos jogos atuais não o fazem, o desempenho dentro da linha AMD seria meio que medida apenas pelo clock de seus núcleos. Ou seja, O meu ganho de desempenho em games que usam apenas um núcleo com a aquiçao de um x2 4200+ seria apenas de 10% devido ao seu clock 10% maior do que o do Atlhon 64 3200+. É isso?

Comprar um x2 pensando em grandes melhorias no desempenho pra jogos seria besteira? Esse Athlon 64 3200+ já ta de bom tamanho pra minha placa de vídeo?

Obrigado pela ajuda pessoal.

Postado

1001! milesima primeira... orgulhoso estou... quero agradecer a minha mae.... meu.... meu... meu... n esse dai é um chato.... .... ... ... Q PENA QUE ESQUECI OND POSTEI A 1000ª.... XD... bem... voltando ao topíco....

Esse Athlon 64 3200+ já ta de bom tamanho pra minha placa de vídeo?

na verdade ta s... meu X2 overclockado, ao executar um jogo pode-se observar isto:

uso da cpu 0: 100%

uso da cpu 1: 2%~0%

qualquer aplicativo tem de ser optimisado para usar varios núcleos, e, até então, jogos nao estão sendo otimizados, mas a tendencia é isto mudar, com o lançamento do crisys, um jogo que pode usar até 6 núcleos fisicos para gerar des da sua AI até calculos matematicos, dividindo as tarefas por núcleo...

N podemos esquecer, que seu processador é um K8, o melhor que se podia ter para jogos até os C2D. é uma arquitetura vitoriosa e Muito eficiente em jogos, possibilitando assim, um desempenho satisfatório nos futuros jogos a medio prazo. mas, se eu fosse voce, esperaria 1 ano com este conjunto (ótimo, por sinal) para depois trocar placa de video (por um dos futuros lançamentos DX10, que serao melhores que as atuais) e trocaria este processador por um Phenom X3 ou um Athlon X2 da arquitetura K10, que sera retrocompativel com sua placamae, excluindo o HT 3.0, mas que para desktop n faz real falta...)

acho que está com uma bela maquina ai... se você overclockar fica melhor que um 5000+ ou até um 6000+ em jogos menos atuais, pois eu consegui 3100 diarios com um dual core de 1900 de frequencia, 100 a menos que este seu, mas acho que 2800 você consegue... talvez sua placa-mãe n ajude, mas, ja consegui 25% estavel numa PCchips A33G, apenas mudando o HT para 250 e reduzindo o clock da memoria de 667 para 533... mas se tivesse a opção de mudar o multiplicador do barramento Hipertransport de 5X para 4X conseguiria mais com estabilidade.... td bem que fiz todos os fatos assima com um 65nm, mas ja consegui botar um Athlon 3000+ 754 com o mesmo núcleo 90nm que o seu a 2850, então, caso sinta algum gargalo, vai la no topico de over que vão te ajudar muito...

essa sua placa de video tem muito poder bruto, vai aguentar até os ultimos lançamentos e acredito que rode crysis em MID a 1024x780, levando em conta que as configs minimas sugeridas sao uma singela 9800 pro....

pense daki a um ano comprar a nova (e ainda n lançada) 8800GT com chip G92 com 120 unidades de sombreamento!!! banda de 256 bits.... me parece muito promissora...

Postado
1001! milesima primeira... orgulhoso estou... quero agradecer a minha mae.... meu.... meu... meu... n esse dai é um chato.... .... ... ... Q PENA QUE ESQUECI OND POSTEI A 1000ª.... XD... bem... voltando ao topíco....

na verdade ta s... meu X2 overclockado, ao executar um jogo pode-se observar isto:

uso da cpu 0: 100%

uso da cpu 1: 2%~0%

qualquer aplicativo tem de ser optimisado para usar varios núcleos, e, até então, jogos nao estão sendo otimizados, mas a tendencia é isto mudar, com o lançamento do crisys, um jogo que pode usar até 6 núcleos fisicos para gerar des da sua AI até calculos matematicos, dividindo as tarefas por núcleo...

N podemos esquecer, que seu processador é um K8, o melhor que se podia ter para jogos até os C2D. é uma arquitetura vitoriosa e Muito eficiente em jogos, possibilitando assim, um desempenho satisfatório nos futuros jogos a medio prazo. mas, se eu fosse voce, esperaria 1 ano com este conjunto (ótimo, por sinal) para depois trocar placa de video (por um dos futuros lançamentos DX10, que serao melhores que as atuais) e trocaria este processador por um Phenom X3 ou um Athlon X2 da arquitetura K10, que sera retrocompativel com sua placamae, excluindo o HT 3.0, mas que para desktop n faz real falta...)

acho que está com uma bela maquina ai... se você overclockar fica melhor que um 5000+ ou até um 6000+ em jogos menos atuais, pois eu consegui 3100 diarios com um dual core de 1900 de frequencia, 100 a menos que este seu, mas acho que 2800 você consegue... talvez sua placa-mãe n ajude, mas, ja consegui 25% estavel numa PCchips A33G, apenas mudando o HT para 250 e reduzindo o clock da memoria de 667 para 533... mas se tivesse a opção de mudar o multiplicador do barramento Hipertransport de 5X para 4X conseguiria mais com estabilidade.... td bem que fiz todos os fatos assima com um 65nm, mas ja consegui botar um Athlon 3000+ 754 com o mesmo núcleo 90nm que o seu a 2850, então, caso sinta algum gargalo, vai la no topico de over que vão te ajudar muito...

essa sua placa de video tem muito poder bruto, vai aguentar até os ultimos lançamentos e acredito que rode crysis em MID a 1024x780, levando em conta que as configs minimas sugeridas sao uma singela 9800 pro....

pense daki a um ano comprar a nova (e ainda n lançada) 8800GT com chip G92 com 120 unidades de sombreamento!!! banda de 256 bits.... me parece muito promissora...

Mais esclarecedor que isso só o alvejante Q-Boa =D Brincadeira.

Mas voltando ao sério, seus esclarecimentos foram show Dragum. Meus pensamentos ao montar essa máquina foi esse mesmo de ficar com ela cerca de um ano e lá troca-la por algo da hora. Só queria saber se esse processador tava segurando(no sentido de gargalar) a placa mas ficou bastante evidente em todas as opnioes que gargalo pode ate haver, mas não algo muito grande o que justificaria uma troca imediata do processador.

vou continuar jogando e mais na frente quando o uso de dualcore pra games for mais explorado eu pego um x2.

Postado

Parabéns galera bem esclarecedor esse tópico... :)

Tanto que reascendeu uma velha dúvida minha, vou estudar isso a fundo, o lance da arquitetura dos K8 favorecer mais em jogos, do que o coitado do meu atual, e prestes a partir, P4. ;)

Abs

Postado
mais um que chega distorcendo a razão do tópico...

não é um topico genérico sobre single vs dual no geral... é uma discussão sobre uma dúvida específica de um usuário

Meu amigo, nao acho q foi bem "distorcendo"! Mas como ele perguntou se dava garagalo o seu processador e depois perguntou se um x2 se sairia melhor com sua vga e gerou uma pequena discussao se com dual ou single se sairia melhor o sistem/jogos, então coloquei esse teste pro cara q abriu o topico ver se é vantagem ficar com o processador dele(single) ou com um dual core .

Por isso q quase nao posto nesse forum.

Postei um teste pro cara ver qual a vantagem(ja q ele perguntou sobre processador) e ja vem gente me atacando do nada.

T+

Postado
Obrigado paulo coelho.Esse teste me mostrou que um x4200+ leva vangatem sobre um 3500+ (a diferença seria maior se fosse um 3200+.)

valeu

De nada cara, quanto mais teste pudermos ver para tirarmos nossas duvida melhor!!

Disponha!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!