Ir ao conteúdo

PC >> XP ou VISTA?

micasloko

Posts recomendados

Postado

Olá galera...

Comprei um PC a umas 3 semanas atrás e estou rodando com o Windows XP bala... ta tudo normal... Mas, como comprei essa minha quirida maquina pra jogos, to achando que vou precisar colocar o Windows Vista por causa do DX10 (DirectX 10)...

Bom, queria saber o que vocês acham, porque tenho alguns jogos que rodam no XP e nao sei se rodam no Vista: BF 2, NFS Most Wanted, The Legend of Ares (MMORPG), etc.

A config. da minha maquina ta assim:

Processador Intel Core 2 Duo E6750;

Memoria 2x 1GB Kingston DDR800-PC6400;

Placa de vídeo XFX GeForce 8600GT;

Placa mãe ASUS P5K-SE;

HD 320GB Samsung SATA;

DVD-RW Samsung SATA;

Fonte Cooler Master 550W;

Gabinete Cooler Master tambem.

-- P E R G U N T A S :

Será que o Vista vai rodar legal?

Quanto aos joguinhos que tenho no XP, será que vai rodar no Vista, bala?

Quanto aos arquivos que tenho no PC, vou ter que formatar e instalar tudo de novo?

Quanto ao Vista mesmo, será que compensa trocar pra ele?

Galera, preciso dessa ajudinha básica ae... por favor!!!

Muitissimo obrigado a todos...

Valeu!

Postado

Roda tranquilo o windows vista ultimate com os jogos a mil igual ou até mais rápido q no XP. Obs.: Alguns jogos necessitam do patch mais recente pra rodar no vista, mas é fácil de achar eles.

Quanto à instalação, o vista oferece 3 opções:

• Atualização: atualiza o windows e conserva os arquivos e programas exatamente como estão (não é recomendado)

• Formatação por boot: Zera o HD e começa desde o inicio (recomendado)

• Instalação limpa dentro do windows: começa uma instalação limpa dentro do próprio XP, ou seja, todos os seus arquivos, programas atuais e a própria pasta do windows xp ficam conservados e o dvd cria uma nova pasta para instalar o vista.(recomendado também). Obs.: os programas não estarão no registro do vista após este tipo de instalação, mas eles executam sem problemas. O recomendado é q você instale os programas tudo de novo.

Eu particularmente gostei bastante do vista, e recomendo q você instale ele. Instale direto a versão ultimate q é a q contém mais recursos disponíveis.

Eu com 512 de ram não sinto lerdeza nenhuma nele e você então, com 2Gb, não precisa nem se preocupar. Mas instale sempre os drivers mais atualizados para os componentes. Espero ter esclarecido a tua dúvida.

Postado

1 - O vista vai rodar legal;

2 - O NFSMW eu já rodei sem problemas, os outros não sei dizer;

3 - Recomendo formatar e instalar tudo de novo, mas você pode apenas fazer a atualização do XP pro vista;

4 - Isto depende de cada um. Aqui uso os dois porque o vista não reconheceu alguns dos meus hardwares. Se reconhecer todo o seu, compensa.

Postado

Se você não quiser perder os seus documentos, faça então a opção 3 de instalação do meu tópico anterior, é mais fácil e não formata todo o HD. Se você for atualizar, vai ocorrer uma confusão de programas compatíveis e não compatíveis, além de haver conflitos dentro da pasta do próprio windows, pois o xp e o vista estarão meio q misturados ali na pasta.

A opção 3 se chama instalação avançada, personalizada ou algo do genero.

Postado

ahhhh.... entendi.. beleza...

Acho que vou zerar o HD mesmo, é mais confiável....

Tipo, eu tenho meu HD particionado, aí vocês acham que devo formatar todo ele, inclusive excluir a partição e depois particionar de novo..? ou posso formatar na partição do windows mesmo?

Me digam uma coisa, tipo, qual a diferença do 64 bit pro 32 bit? Tipo, como faço pra saber qual tenho ou como faço pra escolher um ou outro? Com minha config consigo por 64 bit ou 32 bit (acho que o normal é 32 bit, nao sei)..?

Tipo, muita gente fala isso daí, mas até agora nao sei... hehehehehe..

Valeu gente, ajudaram pra kcet... brigadao mesmo...

Postado

Depende, só se você quiser mesmo. Se você formatar só a partição do windows, a outra partição estará intacta, mas se excluir a partição então todos os arquivos do computador vão pro brejo. hehe

A diferença do 32-bit pro 64-bit é a taxa de informações q o processador leva em cada segundo. 32bit só pode levar 32bit em pacotes de dados vez enquanto q o 64bit leva o dobro. O seu processador é 64-bit assim como o meu, mas eu uso o vista 32-bit porque ainda há incompatibilidade do vista 64-bit com os programas atuais q são de 32-bit.

No processador de 32-bit só pode ser instalado windows de 32-bit enquanto q num processador de 64-bit pode ser instalado tanto 32 quanto 64.

Recomendo q você instale o windows 32-bit até q os programas se adaptem a 64-bit. Espero ter esclarecido a tua duvida.

Postado

Hmmm... beleza cara... valeu mesmo...

Formatei a máquina já (32bit, conforme você orientou: deletei as partições e criei de novo para zerar.. hehehe...), mas, acho que tem algo errado...

Minha placa de vídeo diz ter DirectX 10, mas o CD não consigo instalar os drivers porque sao todos para XP, e tive de baixar tudo...

Antes, no XP, eu usava a resolução 1280 X 1024, com 85 de atualização... mas agora, com o Vista, só aparece 1280 X 1024 com 60 hertz de atualização... muito estranho... baixei o driver Nvidia Control Panel direto do site da XFX, mas tá dando esse treco ae, alguem poderia ajudar? É normal?

Outra coisa, é que tem um tal de pontos de desempenho, e o meu tá tudo 5,5, o que é isso?

Ah, o DirectX 10, procurei no site da Microsoft para baixar e nao achei, já lançaram mesmo???

Valeu de novo gente.... brigadao!!

Postado

O tal ponto de desempenho é o medidor da microsoft do desempenho de hardware do seu computador... 5.5 , então ta né ! haah o meu unica coisa que fica em 5.5 è a memoria e o processador or esto tudo 2.4 !!! rrrsrsrsrs !!!!!!Belo ´PC =) !!!!Quanto ao DIRECT10 sinceramente nao sei, vou procurar e ja te respondo !!!

Postado
.

Antes, no XP, eu usava a resolução 1280 X 1024, com 85 de atualização... mas agora, com o Vista, só aparece 1280 X 1024 com 60 hertz de atualização... muito estranho... baixei o driver Nvidia Control Panel direto do site da XFX, mas tá dando esse treco ae, alguem poderia ajudar? É normal?

Seu monitor é LCD? Veja qual é a resolução nativa dele. O meu por exemplo é 1400x1050 60hz e é assim que deve ser usado.

Se o seu for 60hertz, utilize-o assim.

Postado
então... meu monitor é esse aqui:

765_frontal_m.jpg

Samsung SyncMaster 765MB

mas a resolução não fica como a recomendada: 1280 x 1024 @ 75 Hz -->: ela fica sempre a 60hertz... muito estranho... Mas o problema é que no XP ele ficava até mais, ficava com 85 hertz... ESQUISITOOOO...

http://www.samsung.com/br/products/monitor/lastmodels/765mb.asp?page=Specifications

É, o ideal é que você use ele a 75hertz, nem a 60 e nem a 85.

Com certeza isso é problema de driver. Desistala e instala novamente. Tenta um outro driver, mais antigo ou mais recente. Certifique-se que o driver é compatível com o seu SO - no caso o vista.

Meio off topic - Fiquei surpreso com o consumo desse 17" Samsung - 79W

:eek: O normal é em torno dos 40-45 para esse tamanho. Tem alguns phillips 17" com consumo de 39W. Até o meu consome menos, 73W apesar de ser 20,1". Em fim, apenas me chamou atençao.

Postado

No caso do DirectX 10, ele já vem incluso no windows vista, assim como o 9.0c já vem incluso no XP. Não é necessário baixar, mesmo porque a microsoft já tirou de circulação o download pelo q eu saiba.

Postado

ué... já tirou de circulação?? porque, ele nao presta??? hehehehe...

tipo gente, agora to com outro problema... tipo, o PC quando vai iniciar o vista, fica em uma tela preta por uns 20 minutos... com as luses do CPU piscando (significa que ta fazendo algo...) aí inicia o Windows... isso é normal??? Será q meu drive de video deve estar ruim???

Tipo, instalei o NFS Most Wanted, onde um cara jogou no vista normal, mas, eu tava jogando, e de repente, apareceu "Falha no Software, Launcher precisa ser fechado"... muito estranho...

Será q o monitor que eu tenho nao é compatíve com Vista???

Valeu de novo... vocês sao d+!!!

Postado

Ae galera...

Além do PC iniciar só depois de 20 minutos, ficando em uma tela preta, veja os outros defeitos que aparece...:

Produto

COM Surrogate

Problema

Parou de funcionar

Data

12/10/2007 01:45

Status

Relatório Enviado

Assinatura do problema

Nome de Evento de Problema: APPCRASH

Nome do Aplicativo: DllHost.exe

Versão do Aplicativo: 6.0.6000.16386

Carimbo de Data/Hora do Aplicativo: 4549b14e

Nome do Módulo de Falhas: StackHash_1703

Versão do Módulo de Falhas: 0.0.0.0

Carimbo de Data/Hora do Módulo de Falhas: 00000000

Código de Exceção: c0000005

Deslocamento de Exceção: 01efb5ed

Versão do sistema operacional: 6.0.6000.2.0.0.256.1

Identificação da Localidade: 1046

Informações Adicionais 1: 1703

Informações Adicionais 2: 2264db07e74365624c50317d7b856ae9

Informações Adicionais 3: 1344

Informações Adicionais 4: 875fa2ef9d2bdca96466e8af55d1ae6e

Informações adicionais sobre o problema

ID de compartimento de memória: 346144146

>> E ESSE PROBLEMA AQUI TAMBEM:

Produto

Processo de host do Windows (Rundll32)

Problema

Parou de funcionar

Data

12/10/2007 22:16

Status

Relatório Enviado

Assinatura do problema

Nome de Evento de Problema: APPCRASH

Nome do Aplicativo: RunDLL32.exe

Versão do Aplicativo: 6.0.6000.16386

Carimbo de Data/Hora do Aplicativo: 4549b0e1

Nome do Módulo de Falhas: StackHash_1703

Versão do Módulo de Falhas: 0.0.0.0

Carimbo de Data/Hora do Módulo de Falhas: 00000000

Código de Exceção: c0000005

Deslocamento de Exceção: 01c4b5ed

Versão do sistema operacional: 6.0.6000.2.0.0.256.1

Identificação da Localidade: 1046

Informações Adicionais 1: 1703

Informações Adicionais 2: 2264db07e74365624c50317d7b856ae9

Informações Adicionais 3: 1344

Informações Adicionais 4: 875fa2ef9d2bdca96466e8af55d1ae6e

Informações adicionais sobre o problema

ID de compartimento de memória: 346314787

vocês tem ideia do que seria essas coisas???

Valeu de novo gente... BRIGADAO!!!!

Postado

Cara, esse seu monitor é CRT. CRT não existe resolução nativa.

Baixe a resolução para 1024x768 que é o que geralmente se utiliza nesse monitor e você consiguirá a taxa de 85hz sem problemas.

Essa resolução q você esta querendo é muito alta para esse monitor, é normal que a taxa de atualização caia.

Postado
Talvez, seja a versão do Windows, não original... Tem um tópico sobre isso, no fórum!

Sei nao shang... acho q num tem muito a ve nao...

Cara, esse seu monitor é CRT. CRT não existe resolução nativa.

Baixe a resolução para 1024x768 que é o que geralmente se utiliza nesse monitor e você consiguirá a taxa de 85hz sem problemas.

Essa resolução q você esta querendo é muito alta para esse monitor, é normal que a taxa de atualização caia.

Tipo assim Vald, acho q nao deve ser isso nao, porque antes no XP ficava bala no 1280x960 a 85hertz normal... tanto é que formatei meu pc ontem, só pra checar... e realmente, aparece 85hertz e funciona bala, sem tremedeiras...

Mtooooooo estranho... mas tem outra coisa tambem, tipo, entrei no site da Samsung pra baixar os drives para o Vista, mas... adivinha... NAO TINHA... tinha apenas para Win. XP... acho que deve ser isso, o treco deve nao ser compatível... porque se nao for isso, acho que nao tem outra explicação... hehehhe..

q vocês acham????

Valeu ae gente!!!

Postado

O monitor não precisa de driver, somente a placa de vídeo. Não é isso não.

E se não me engano, o driver de vídeo e do monitor, podem vir, na atualização automática! ;-)

Postado

ahhhh... entendi... ehehehehhe...

TIpo, nao aguentei o bak... tive de formatar o PC, porque tava muito ruim.. .hehehheheh

bom, agora estou com o XP devolta... mas, queria saber, tipo, to usando a resolução do monitor em 1280x980 com 85atualização, tipo, sei q o ideal é 75hertz, mas, quando coloco 75 fica todo tremendo... e 85 fica normal... seis acha q devo utilizar 85 mesmo ou isso pode danificar o monitor?

Valeu ae gente!

Postado

Leia isso, nas instruções do seu monitor ou site do fabricante. Se o seu monitor, suportar 85hz, fica de boa, senão, fica no 60hz, que você, nem nota a diferença... ;-)

Isso é em CRT, né?

Off: Alguem aqui, sabe onde compro placa de TV PCMCIA ou USB, compativel com Windows Vista?

Postado

Se o monitor suporta 85Hz continue, não irá estragar. Mas no vista, você poderia usar 60Hz q não mudaria significamente.

No windows xp e vista tem a opção de ocultar as frequencias q não rodam, selecione essa opção e escolha a maior q aparecer.

Postado

a opção q maior aparece é a de 75hertz na 1280 X 1120 mas, quando deixo em 75 hertz fica tudo tremendo... bom, eu takei logo 60hertz pra num ter pobrema... a diferença é pquena... então ta bala... hehehehhe... valeu ae gente!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...