Ir ao conteúdo

Lapidando dissipadores

rafael-udi

Você já lapidou o dissipador do cooler de seu processador?  

18 votos

1. 1. Você já lapidou o dissipador do cooler de seu processador?

• Sim, e baixou a temperatura
      8
    • Sim, mas continuou a mesma coisa
      1
    • Sim, e aumentou a temperatura
      0
    • Não
      10

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

sem querer causar brigas e discussões, gostaria de expor aqui minha opinião a respeito do tal "lapidar o dissipador". Não acredito que seja eficaz, pois existem empresas multinacionais muito sérias com engenheiros trabalhando em projetos para criar dissipadores mais eficientes. Vocês não acham que eles já não testaram isso? Além do mais, pela lógica, uma superfície mais lisa possui menos superfície de contato com a pasta térmica do que uma mais irregular, transferindo melhor o calor. Os coolers já consagrados, como o Zalman, já vem com a superfície lapidada? Se vierem, estou falando bobagem aqui, e me desculpem pela minha ignorância, pois nunca nem vi um cooler de mais de R$ 70. Obrigado.

Postado

Sim, os coolers de alta eficiência, possuem o dissipador igual um espelho, quanto ao voto, eu votei sim, e abaixou a temperatura, e olha que não ficou perfeitinho, na minha opinião isso funciona sim.Abraços

Postado

bom.. isso hj né.... qndu comprei o meu cooler.... veio estão frisado q chegava a 60 graus (2003)

depois de lapidar ele ficou com 35.... deve ser ruim mesmo.... mais eu prefiro ele lapidado.... hj os coolers **** já vem lindao.. e brilhando.... nem precisa fazer mais nada....

---------

é só procurar por Thermalright

pra mim é TOP... os cara fazem coolers muito F0DA

Postado

Olha todos os heatsinks, de qualidade vem lapidados, e em minhas esperiências com lapidação de coolers o MÍNIMO de ganho de desempenho que eu consegui foi de 8º a menos do que quando não estava lapidado.

Todos os meus outros resultados foram melhores, meu melhor resultado foi de 20º num heatsink de Athlon XP.

• Membro VIP
Postado

Lapidei e troquei a pasta térmica hj! Nossa, muito show...

Fui de 46°C em idle pra 39ºC e de 64°C em full pra incriveis 49°C!!! Com certeza a lapidação funciona, e o olha q a base de cobre do dissipador nem ficou esse espelhooo todo! ;)

Abração!

Postado

Bem,

1º - a pasta térmica existe para preencher os espacos existentes entre o processador e o cooler existentes por causa das trilhas de usinagem.

2º - excesso de pasta termica atrapalha

3º - quanto mais contato direto entre o cooler e o processador maior a troca de calor pois o mesmo é totalmente metálico o que facilita a passagem de calor e a pasta termica para passar bem o calor ela leva metais e ceramica em sua composicao porém nunca chegando a um nivel satisfatorio do cobre por exemplo.

Conclusão - um dissipador "lapidado" com menos pasta termica tem transferencia maior de calor, resultando em maior eficiencia. Coolers bons já estão vindo lapidados, porém o custo para lapidar o cooler é um custo extra que a maioria dos fabricantes prefere deixar pra lá pois não compensa muito. Como para gente é praticamente gratuito, aconselho sim a fazer.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!