Ir ao conteúdo

Ubuntu Mono Ou Multi?

fulviosantos

Posts recomendados

Postado

Ola Galera

AlguÉm Saberia Me Responder Se O Linux Ubuntu É Mono Ou Multi UsuÁrio?

E Se É Mono Ou Multi Tarefa?

Quais As Principais Vantagens Que Terei Em Instalar Esse S.o ?

Valewww;)

• Membro VIP
Postado

ele é Multi usuario e multi tarefa...

esta falando das vantagens em instalar linux ou em instalar a distro ubuntu?

vantagens do linux:

http://focalinux.cipsga.org.br/guia/iniciante/ch-intro.htm#s-introducao-linux-carac

vantagens do ubuntu:

é uma distro muito voltada a praticidade e facilidade de uso para desktop, tem um excelente suporte, por ser uma das distros mais usadas atualmente, você pode receber o CD de instalação da distro em sua casa, tem uma comunidade enorme no brasil e etc...

eu gosto do ubuntu...

• Membro VIP
Postado

Usei o Ubuntu por uns 6 meses. É uma boa opção se você quiser se familiarizar com o Linux. Ele é um sistema muito fácil de mexer se você quiser usar as tarefas básicas de um computador. Mas é Linux... se quiser executar alguma coisa mais complexa, vai ter que aprender.

Ele vem com alguns programas básicos - OpenOffice.org, leitor de PDF, essas coisas - e é muito fácil instalar novos programas. Mas achei que faltava algum grau de sofisticação e de polidez na interface. Como desktop environment, o Ubuntu usa o Gnome, mas eu, pessoalmente, prefiro o KDE (especialmente agora que será lançada a sua versão 4 - o KDE é usado pelo Kubuntu, variante do Ubuntu).

Entre as distribuições de Linux, eu preferi o OpenSUSE ao Ubuntu. Achei a interface melhor e mais polida.

Agora, nenhum dos dois é tão polido, agradável e fácil de usar como o Windows. O Windows tem muito mais programas e você não vai ter problemas de compatibilidade. Se usar Linux, poderá ter problemas para abrir páginas da Internet que são compatíveis exclusivamente com Internet Explorer; não vai conseguir abrir os arquivos do Office 2007 (pelo menos até sair a versão 3.0 do OpenOffice.org); não vai conseguir rodar jogos; e vai ter problemas para abrir arquivos multimídia com conteúdo protegido.

Como suíte para escritório, o Linux tem o OpenOffice.org, que é capaz de substituir o Microsoft Office. Se você quiser programas mais específicos, pode ser um problema usar o Linux. O Windows tem programas para editoração eletrônica e edição de imagens muito melhores.

Se você quiser testar o Ubuntu, recomendo que particione seu HD e mantenha uma instalação do Windows por enquanto, até decidir qual sistema operacional prefere. Eu testei várias distribuições de Linux e acabei ficando com o Windows mesmo.

• Membro VIP
Postado
Agora, nenhum dos dois é tão polido, agradável e fácil de usar como o Windows.

primeira besteira...

O que você acha mais fácil?

Entrar no baixaki, procurar o link, baixar o programa, instalar o programa

ou

entrar no terminal e digitar:

apt-get install nomedoprograma

??

o que voce acha mais difícil?

uma coisa é não estar acostumado com o sistema, outra coisa é dizer que é difícil...

O Windows tem muito mais programas e você não vai ter problemas de compatibilidade. Se usar Linux, poderá ter problemas para abrir páginas da Internet que são compatíveis exclusivamente com Internet Explorer

segunda besteira...

99% das paginas ja sao compativeis com o Firefox, segundo porque se voce estiver tendo problemas com isso, use o Internet Explorer no linux ue...

não vai conseguir abrir os arquivos do Office 2007 (pelo menos até sair a versão 3.0 do OpenOffice.org)

uhauhahuahua

nem mesmo o Office 2003 pode abrir os arquivos do Office 2007...

sem contar que o Office 2007 prativamente não esta sendo usado (ainda), então ate ele começar a ser o mais usado ja havera uma solução pra isso...

não vai conseguir rodar jogos

realmente voce nao vai conseguir rodar todos os jogos que voce roda no windows no linux...

mas muitos jogos, principalmente os muito famosos tipo GTA, Need for Speed, Counter Strike, Medal of honor e etc, rodam pelo CEDEGA, mas se quer jogar, mantenha uma instalação do windows apenas para jogar, nao vejo mal nenhum em entrar no windows so pra jogar...

e vai ter problemas para abrir arquivos multimídia com conteúdo protegido

NÃO VAI.

não sei de onde você tirou isso...

Se você quiser programas mais específicos, pode ser um problema usar o Linux. O Windows tem programas para editoração eletrônica e edição de imagens muito melhores.

grande parte desses programas rodam pelo Wine sem problemas, ou então voce pode usar uma maquina virtual...

Eu testei várias distribuições de Linux e acabei ficando com o Windows mesmo.

meus pesames.

• Membro VIP
Postado
meus pesames.

Olha, eu não quero discutir essas coisas. Pensei em não colocar a minha opinião justamente porque iria despertar opiniões agressivas favoráveis ao Linux.

Antes de tudo, quero esclarecer que gosto da filosofia do open source e que gostaria muito de substituir todos os meus programas proprietários por outros de código aberto. Tentei usar várias distribuições do Linux como substituto do Windows e, sendo realista, decidi que todas elas estavam muito aquém do Windows XP.

Não me leve a mal, não estou fazendo propaganda anti-Linux. Há pessoas que usam o Linux e gostam. Eu acho o Linux perfeitamente usável hoje em dia, mas acho que ele ainda está a anos-luz do Windows para ser usado no desktop. Para 99% dos usuários, o Windows é muito mais prático.

uma coisa é não estar acostumado com o sistema, outra coisa é dizer que é difícil...

Tenho que discordar de você. Muitas pessoas não têm tempo ou disposição para aprender a usar um sistema operacional novo. E, pelo tanto que usei, conclui que o Ubuntu é muito fácil de usar, mas não é ergonômico.

Não estou acostumado com o Linux e acho a interface dele pior do que a do Windows. Também não estou acostumado com o MacOS, mas, quando uso, acho ele ótimo e melhor do que o Windows em alguns aspectos.

A Microsoft tem preocupações com o design do Windows, com a ergonomia e com a coerência da interface. A Apple tem a mesma preocupação com o MacOS. O Linux não tem. Quando digo design, não estou me referindo à beleza da interface. Falo de coerência e ergonomia. O Ubuntu incorporou o Compiz/Beryl só porque é bonito, mas ele não é nem um pouco prático, não foi concebido para tornar a interface mais ergonômica e resolver problemas de usabilidade. Foi concebido para ser tridimensional. Falta essa visão de conjunto no planejamento da interface do Linux.

Eu coloquei o Windows em um computador e o Linux em outro. Por algum motivo, eu me sentia muito mais à vontade usando o computador com Windows instalado.

nem mesmo o Office 2003 pode abrir os arquivos do Office 2007...

sem contar que o Office 2007 prativamente não esta sendo usado (ainda), então ate ele começar a ser o mais usado ja havera uma solução pra isso...

Olha, eu acho bobagem você dizer isso. A Microsoft disponibiliza um add-on para você abrir os arquivos do Office 2007 no Office 2003. Mas, se eu receber um arquivo do Office 2007 por e-mail, não terei como abrir ele no Linux. Há usuários que podem considerar isso irrelevante. Para mim, isso é um grande problema. Gostaria muito que a Microsoft tivesse adotado o ODF. Como não adotou, tenho que dançar conforme a música.

segunda besteira...

99% das paginas ja sao compativeis com o Firefox, segundo porque se voce estiver tendo problemas com isso, use o Internet Explorer no linux ue...

Eu uso o Firefox no Windows (não gosto do IE) e realmente ele é compatível com quase todas as páginas. Há uma ou outra página, porém, com que ele vai ter algumas incompatibilidades.

realmente voce nao vai conseguir rodar todos os jogos que voce roda no windows no linux...

mas muitos jogos, principalmente os muito famosos tipo GTA, Need for Speed, Counter Strike, Medal of honor e etc, rodam pelo CEDEGA, mas se quer jogar, mantenha uma instalação do windows apenas para jogar, nao vejo mal nenhum em entrar no windows so pra jogar...

Os jogos realmente são um problema no Linux. Você vai conseguir rodar alguns, talvez não tão facilmente como no Windows. Não sei porque nunca rodei jogos no Linux e há anos não uso o Windows para jogos.

Baseando-me na opinião de todas as pessoas que têm Linux que eu conheço, você vai ter problemas para rodar jogos no Linux. É claro que é possível deixar uma instalação do Windows para rodar jogos, mas obviamente essa não é a solução mais prática. Não dá pra abolir o Windows totalmente se quiser jogar.

NÃO VAI.

não sei de onde você tirou isso...

Na verdade, vai ter problemas sim, pra abrir arquivos protegidos com o maldito DRM (Digital Rights Management).

grande parte desses programas rodam pelo Wine sem problemas, ou então voce pode usar uma maquina virtual...

Sim, é claro que isso é possível. Ainda assim, se a maior parte dos seus programas só rodar em Windows, por que não ficar com o Windows?

Não testei, mas creio que seja um problema rodar um programa hyper pesado como o Adobe Illustrator, o Adobe Photoshop ou o Adobe InDesign no Wine. E, para os profissionais, não há programas para Linux à altura. Há o GIMP, o Scribus, o Inkscape, que são bons, mas não tão bons quanto os da Adobe.

meus pesames.

Sinto muito por ter uma opinião diferente da sua, mas não precisa me esculachar por causa disso. A filosofia do open source é a de possibilitar a liberdade de escolha. Pois bem. Eu exerci a minha e preferi o Windows.

Por que eu deveria manter duas partições em meu HD com dois sistemas operacionais diferentes, só pra que um deles seja o Linux? Por que eu tenho que abrir mão de programas que eu gosto de usar, só pra ter o Linux instalado no meu computador? Por que eu tenho que gastar horas configurando a interface do meu sistema operacional pra que ele fique mais ergonômico, só pra ter o Linux instalado? Eu cansei de ter que "contornar" os problemas e incompatibilidades do Linux.

É possível, sim, fazer com que o Linux faça (praticamente) tudo o que o Windows faz. Mas dá trabalho, e eu não tenho mais disposição e nem tempo pra isso. Decidi que usar o Linux era vestir uma camisa de força voluntária. Eu me sinto muito mais livre com o Windows. Agora, cada um tem a sua opinião. Se você honestamente prefere o Linux, ótimo.

Pra encerrar, gostaria de dizer que não sugeri que o Linux não fosse instalado. Não gosto do monopólio da Microsoft e sugiro, sim, que novos sistemas operacionais sejam testados. Instale várias distribuições do Linux e decida se prefere uma delas ou o Windows.

Só apontei aquelas que considerei as desvantagens do Linux em relação ao Windows. Acho o Linux ótimo e espero que ele melhore muito nos próximos anos. O KDE 4, por exemplo, me parece promissor. Mas eu acho que o Linux ainda não é bom o suficiente para substituir completamente o Windows. Quiça daqui a uns 5 ou 10 anos.

• Membro VIP
Postado

bom, me desculpe por ter sido um pouco rude no meu post, nao era a verdadeira intenção...

não concordo com muitas coisas que você disse, mas isso levaria a outro assuntos que fogem ao assunto do topico...

você esta certo, cada um tem uma opnião diferente...

• Membro VIP
Postado
bom, me desculpe por ter sido um pouco rude no meu post, nao era a verdadeira intenção...

não concordo com muitas coisas que você disse, mas isso levaria a outro assuntos que fogem ao assunto do topico...

você esta certo, cada um tem uma opnião diferente...

Tranqüilo! :)

Opinião é opinião, cada um tem a sua e nenhuma está certa e nem errada... pelo menos não totalmente. E a discussão Linux x Windows é praticamente infinita, com argumentos se acumulando pra cada um dos lados há pelo menos uns 10 anos, não nos levaria a nada.

Acho que o Linux evoluiu bastante e quero ver ele amadurecer como sistema operacional para desktop, para que eu possa substituir o Windows totalmente. Por isso critico tudo o que eu não gosto no Linux, quero que ele melhore. A distribuição que eu mais gostei até agora foi o OpenSUSE. Testei a 10.2 e quero testar o OpenSUSE 10.3 pra ver como ela está.

Ola Galera

AlguÉm Saberia Me Responder Se O Linux Ubuntu É Mono Ou Multi UsuÁrio?

E Se É Mono Ou Multi Tarefa?

Valewww;)

Uma coisa que eu tinha esquecido de dizer é: não sei se você sabe, mas você não precisa instalar o Ubuntu pra testá-lo.

O CD de instalação do Ubuntu também funciona como Live CD. Essa é, aliás, uma grande vantagem de várias distribuições Linux sobre o Windows. Você pode dar o boot e rodar o Ubuntu a partir do CD, sem a necessidade de instalar o sistema no seu HD. O sistema é mais lento rodando do CD do que do HD e você não vai conseguir gravar a personalização que fizer, mas vai conseguir usar os programas, se conectar à Internet, etc.

Sugiro que teste o Live CD do Ubuntu pra ter um "gostinho" antes de instalar. Se gostar e achar que vale a pena, instale. Você também pode testar o Live CD de outras distribuições (várias delas têm Live CD) pra se decidir entre elas.

• Membro VIP
Postado

eu nao acho que de pra voce testar pra valer um sistema usando um liveCD, justamente pelo motivo que voce citou de ficar mais lento, nao poder gravar personalização e etc...

instale de uma vez o sistema, se nao gostar remove e pronto =)

• Membro VIP
Postado
eu nao acho que de pra voce testar pra valer um sistema usando um liveCD, justamente pelo motivo que voce citou de ficar mais lento, nao poder gravar personalização e etc...

instale de uma vez o sistema, se nao gostar remove e pronto =)

Pois é, não dá mesmo... como eu falei, é só pra dar um "gostinho". Com o Live CD, dá pra ter uma primeira ideia do sistema, mas pra testar de verdade (personalizar, instalar programas, etc.), só instalando no HD.

Como o CD de instalação do Ubuntu é um Live CD, acho que não custa tentar antes de instalar. Afinal, é só dar um boot com o CD...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...