Ir ao conteúdo

Intel GMA X3100

markbr

Posts recomendados

Postado

cara, link nao lembro, foi la na outra area de recomendaçao de notebook, so procurar um note que usa a SIS de video, acho que é o do mirax com 7250 ou de um CCE nao lembro ou SrOne algo assim. mas foi 50FPS o q o cara postou.

[]'s

Postado
Atendendo ao pedido, testes com o FRAPS ligado:

Os testes foram os seguintes:

1 - 640x480 - settings no mínimo

2 - 800x600 - settings no mínimo

3 - 800x600 - settings no médio

4 - 640x480 - settings no médio

Segundo o teste da configuração, 800x600 com settings no médio, o fps cai para 16 quando teve os efeitos de fumaça. Com 640x480 + efeitos, ficou estável mesmo com os efeitos.

Como disse anteriormente, não gosto de jogar, principalmente um Shooter, que de um soluço na hora da ação, mesmo que seja pouco, como foi no teste 800x600+efeitos. Preferência para 640x480+efeitos medio que foi sem problemas.

Digam uma coisa, eu creio que se eu colocar mais 1 ou 2 GB de memória não aumentaria a performance, tirando estas travadinhas com resoção maior? Se não aumentasse não haveria motivo para fazê-lo, assim como vocês, não?

Em breve vou fazer um upgrade e farei novos testes. Até lá, estou satisfeito com a performance da placa.

Seguinte TheMAx , fiz os testes .. Com 1 Giga de ram , porém usando o Windows Vista ...

Tip o que no priemiro video seu você mostrou 3 testes (sendo q o ultimo você nao mostrou ate o ifnal do teste ... ) ... E no seu segundo video você mostra 1 teste ...

Eu fiz um video para cada um dos seus testes e botei as MESMAS configurações q você botou ...

O primeiro teste q você fez no seu primeiro video é equivalente a esse meu daqui:

http://www.youtube.com/watch?v=65irbNCri3s

Vou msotrar aqui os resultados dos testes com configuração mais fraca, q foi o desse video...

Pelos seus testes , você conseguiu

FPS:

Minimun 20

Average 31

Maximun 57

FPS Distributium

16% below 25FPS

61% between 25 and 40 FPS

23% above 40FPS

Pelos meus consegui

FPS:

Minimun 38

Average 61

Maximun 105

FPS Distributium

0% below 25FPS

10% between 25 and 40 FPS

90% above 40FPS

Esse daqui equivale ao segundo teste seu no seu primeiro video:

http://www.youtube.com/watch?v=k-sO7a7_idk

Esse daqui equivale ao terceiro teste seu no seu primeiro video ( o você nao mostrou ate o final e q eu vi q era o com configurações mais pesadas , e uma pena porque dai nao da pra comparar os resultados ):

http://www.youtube.com/watch?v=_m4GN1uVUmY

E esse daqui equivale ao teste que você mostrou no segundo video:

http://www.youtube.com/watch?v=eUIXJqWUI7g

Como o teste q seria o mais pesado ficou sem o final no seu video ( o terceiro teste no primeiro video seu) , vou aqui postar os resultados do teste do seu segundo video , q é o mais pesado de todos e q esta com os valores sendo mostrados ..

Seu teste:

FPS:

Minimun 15

Average 28

Maximun 59

FPS Distributium

43% below 25FPS

37% between 25 and 40 FPS

20% above 40FPS

O meu deu:

FPS:

Minimun 27

Average 53

Maximun 106

FPS Distributium

0% below 25FPS

33% between 25 and 40 FPS

67% above 40FPS

Conclusão : Para você , q ate citou antes , nem tem problema ter esses valores porque você nao é muito fã de shooters e você jogaria em 640x480 no minimo de boa ... E nessas configurações você ate q consegue jogar razoavelmente ...

porém , eu e mais um monte de gente nao suporta graficos q ficam BEM ruins em 640x480 e configuraçoes minimas ... Eu pessoalmente ja fico estressado de jogar em 800x600 ... Ideal pra mim é no minimo 1024X768 .... E em configuraçõess mais altas , você pode ver q a X3100 ja começa a sofrer , e num jogo q nem é tão atual ... E olha q to comparando com a minha ATI X1300 , q é uma plaquinha dedicada mas bem fraquinha ... ;)

Por isso q TODO mundo fala q pra jogos a X3100 NÃO presta ... Pelo menos pra mim nao me da animo jogar com tudo no LOW ... E pra evitar q pessoal compre notebooks com placa compartilhada e fiquem decepcionados , a gente ja avisa q tem q ter no minimo uma placa dedicada

;)

Flows ... ^_^

Postado

Mandou bem Ceceu...

O povo as vezes confunde as coisas. Se for para rodar um jogo na resolução mínima e com tudo no low, eu prefiro não jogar. Uma vga que só se sai bem rodando um jogo dessa forma, para mim ela e nada é a mesma coisa.

Postado
Mandou bem Ceceu...

O povo as vezes confunde as coisas. Se for para rodar um jogo na resolução mínima e com tudo no low, eu prefiro não jogar. Uma vga que só se sai bem rodando um jogo dessa forma, para mim ela e nada é a mesma coisa.

É , então ... Deve fazer uns 2 anos q eu aluguei pela primeira vez o F.E.A.R ... E mew , fiquei de cara q foi o primeiro jogo q eu tinha visto q usava CINCO cds ... Vi nas especificações minimas q precisaria de 512 de ram , exatamente o q eu tinha ( e q era uma ignorância pra epoca ... e ainda avisava q se fosse Vista seria necessario 1 giga ... mew , a 2 anos atras quem tinha 1 giga era a minoria ... ) ... MAs peguei , achando "vai ver é so pra enganar..."

Q nada : computador meu MORRIA pra rodar ele ... E ele ja tinha a Geforce FX5200 q ja tava fraca ... porém a memoria ram matava o jogo ... No minimo ja ficava lagando de vez em qunado e o jogo fica muito tosco no minimo (640x480) ... Dai tentei dar uma incrementada no grafico e acho q pra carregar uma fase demorou cerca de DEZ minutos ... De raiva nunca mais joguei

Desisti de jogar ... Rendi o jogo um pouco no computador do meu pai q era melhor q o meu ( dual core e com uma 6200 ) e dai deu pra dar uma olhada no jogo ... MAs nem mexi muito ...

So peguei ele de novo agora com o E-MAx , q a sim da pra aproveitar ... ^_^

Postado
É , então ... Deve fazer uns 2 anos q eu aluguei pela primeira vez o F.E.A.R ... E mew , fiquei de cara q foi o primeiro jogo q eu tinha visto q usava CINCO cds ... Vi nas especificações minimas q precisaria de 512 de ram , exatamente o q eu tinha ( e q era uma ignorância pra epoca ... e ainda avisava q se fosse Vista seria necessario 1 giga ... mew , a 2 anos atras quem tinha 1 giga era a minoria ... ) ... MAs peguei , achando "vai ver é so pra enganar..."

5 CDs muito?

VOcê não conheceu PHANTASMAGORIA (7CDs, dá época de 1997 mais ou menos, lembrando de cabeça)

E nem ARQUIVO X, 9CDs, da mesma época...

Postado

tem q ver q estes jogos mais antigos, filmes eram em AVI sem compreçao ehhehe se na intro tinha um filminho de 10 segundos ja ia um CD ehheheheheh, e imagens em BMP e PCX sem compreçao tb, alem do cd so caber 640MB muito raro um cd antigo de 700mb+ mas nem sempre vinha lotado.

um jogo atual usando a tecnologia de 98 por ai, so a intro mataria fácil uns 5 cds ehehheheheh

[]'s

Postado
5 CDs muito?

VOcê não conheceu PHANTASMAGORIA (7CDs, dá época de 1997 mais ou menos, lembrando de cabeça)

E nem ARQUIVO X, 9CDs, da mesma época...

Jotoco , carai , você me relembrou de Phantasmagoria !!! Realmente !!! haha ... ME lembrei agora ... Joguei um pouco mas nunca heguei a zerar ... ME lembro da priemira parte onde eu to dentro de tipo um galpão ,e dai você tem q sair de la resolvendo varios quebras cabeças ... E cada lugar tinha um video ... nossa .. Faz tempo isso ... ^_^

E realmente é o q o ICe disse , era esse tanto de CDs por causa dos filmes ... O proprio Need For Speed , principalmente o MW , se reparar nos CDs o q gasta mais espaço é os videos ... ^_^

Postado

Concordo com vocês quando dizem que se for para jogar não dá para ser tudo low... Já zerei o FEAR no desktop usando uma GF6200, depois que adquiri a GF 7600GT, instalei o jogo novamente e era outra coisa colocando tudo no máximo.

A meu ver, os notebooks de baixo servem para jogos casuais... nada de hardcore. Eu até tenho dó de detonar o teclado do note jogando...

Como disse em outros posts, estou colocando aqui os testes que fiz pois havia muita deficiência disto nos posts que eu já li sobre a X3100 e gente que nunca a usou descendo a lenha...

Quanto a opinião sobre a compra creio que ficaria assim:

- Se você tem a opção de comprar intel X3100 ou ATI X1200 (para cima), fique com a ATI

- Se você tem opção de comprar um notebook com intel X3100 e algum com qualquer outro chip de vídeo diferente de ATI ou NVIDIA (7200 pra cima), fique com INTEL.

Deixando claro que qualquer placa com memória dedicada é melhor do que compartilhada. Mas a X3100 está longe de ser uma "porcaria", "imprestável", "esta placa deveria ser performance 6".

Postado
Concordo com vocês quando dizem que se for para jogar não dá para ser tudo low... Já zerei o FEAR no desktop usando uma GF6200, depois que adquiri a GF 7600GT, instalei o jogo novamente e era outra coisa colocando tudo no máximo.

A meu ver, os notebooks de baixo servem para jogos casuais... nada de hardcore. Eu até tenho dó de detonar o teclado do note jogando...

Como disse em outros posts, estou colocando aqui os testes que fiz pois havia muita deficiência disto nos posts que eu já li sobre a X3100 e gente que nunca a usou descendo a lenha...

Quanto a opinião sobre a compra creio que ficaria assim:

- Se você tem a opção de comprar intel X3100 ou ATI X1200 (para cima), fique com a ATI

- Se você tem opção de comprar um notebook com intel X3100 e algum com qualquer outro chip de vídeo diferente de ATI ou NVIDIA (7200 pra cima), fique com INTEL.

Deixando claro que qualquer placa com memória dedicada é melhor do que compartilhada. Mas a X3100 está longe de ser uma "porcaria", "imprestável", "esta placa deveria ser performance 6".

COm isso eu concordo e assino embaixo.

VIA ou SIS estão anos luz atrás da INTEL. Que está anos luz atrás da ATI e NVIDIA.

Como eu disse, essas vias mais novas são mais ou menos iguais às INTEL integradas de 5 ANOS ATRÁS, ou seja, vão rodar paciência no sufoco.

Intel não é tão ruim assim, eu já disse isso antes, mas tem alguns jogos que eu não cria que ela rodava não, mas isso só me anima que a x1300 deve fazer ainda mais bonito do que eu pensei.

Postado

Alguem pode me informar se essa placa tem TV-out?

Estou para comprar um note da Gateway, com essa placa. porém o mesmo nao tem saida S-Video. Se a placa tiver a função TV-out posso comprar um adaptador VGA-SVideo e problema resolvido, mas se nao rola, vou ter que ver outro note.

Valeu.

Postado

cara, eu acho q ela como a GMA 950 tinham q ser sim classe 6 e falo porque.

na classe 5 elas teriam q jogar qq jogo, mesmo q a 1FPS.

Mas tem jogo q nao sao compativeis com placa intel.

isso de cara, sem falar ai de performance, joga elas em classe 6, porque a classe 6 é a da incompatibilidade com alguns jogos.

fora isso o desempenho delas é terrivel mesmo, tem q ir na sorte igual acontecia nas GMA950, que conforme modelo umas iam numa frequencia o outros noutra. se for assim, teriam então q ter qq coisa pra difirenciar, GMA960 a 500mhz serie X a 400 serie Z ou qq coisa assim, porque nao tem como mudar isso e nao tem como dar over nelas.

mas isso fica a criterio de cada um, ninguem melhor que a propia pessoa pra saber o que ela merece usar.

[]'s

Postado

Max...tua placa de video / processador esquentam muito? teve algum prob com cooler...

tenho um note com a msma config....

mais tive problemas com cooler....está arrumando...

valeu!

Postado

quanto a saida SVIDEO, os gateway ja vem com HDMI, o lance é ver se nao existe adaptadores HDMI pra s-video e VGA/DVI

eu acho q existe, mas nao é 100% certesa.

[]'s

Postado
quanto a saida SVIDEO, os gateway ja vem com HDMI, o lance é ver se nao existe adaptadores HDMI pra s-video e VGA/DVI

eu acho q existe, mas nao é 100% certesa.

[]'s

Ice, nem todos os Gateway vem com HDMI, só alguns modelos.

Acho que esse tipo de conversor até existe, mas pelo que sei é caro, e sinceramente, não faz muito sentido usar né? Você vai converter um sinal digital de alta definição em um de baixa analógico? Pra que?

E quanto a minha pergunta, ali em cima, sobre TV-out. Você sabe?

Postado
Max...tua placa de video / processador esquentam muito? teve algum prob com cooler...

tenho um note com a msma config....

mais tive problemas com cooler....está arrumando...

valeu!

Quando comecei a usar o notebook achei que ele esquentava demais... mas depois fui a uma loja de notebooks e constatei que era aquecimento normal.

Achava que ele aquecia demais pois eu tinha um amazon que nem dava para sentir o calor... talvez por causa da diferença entre um processador celeron com um DualCoore... Mas fazem 7 meses que uso e não houve problema algum, o monitor de temperatura também marca, no máximo, 51ºC

Alguem pode me informar se essa placa tem TV-out?

Estou para comprar um note da Gateway, com essa placa. porém o mesmo nao tem saida S-Video. Se a placa tiver a função TV-out posso comprar um adaptador VGA-SVideo e problema resolvido, mas se nao rola, vou ter que ver outro note.

Valeu.

Depende mais do fabricante do notebook. Os notebooks da Microboard vem com esta placa e com saída S-Vídeo sim.

Postado
Depende mais do fabricante do notebook. Os celulares da Microboard vem com esta placa e com saída S-Vídeo sim.

Opa cara. Desculpa acho que estou me expressando mal por que ninguem consegue me responder, hehehe.

Eu sei que essa placa tem saida S-Video, depende do modelo de note.

Mas o note que eu quero não tem.

A minha duvida é: essa placa tem suporte a TV-out nativo, MESMO usando a porta VGA? Caso positivo, posso comprar um adaptador VGA-S-Video e problema resolvido, caso negativo, esse computador não conecta em TV sem entrada VGA (que é o caso da minha) e ai perde uma grande facilidade que está presente em 90% dos modelos por aí. (não entendi essa da Gateway em não oferecer essa saida).

Postado

Como acho que vou pegar um Gateway, também estava procurando pelo adaptador HDMI! Mas parece que nem existe...

No máximo HDMI>DIV ou VGA>RCA/SVIDEO...

Sobre ser tv-out... também não sei, espero que alguém saiba hehe!!

Postado
Opa cara. Desculpa acho que estou me expressando mal por que ninguem consegue me responder, hehehe.

Eu sei que essa placa tem saida S-Video, depende do modelo de note.

Mas o note que eu quero não tem.

A minha duvida é: essa placa tem suporte a TV-out nativo, MESMO usando a porta VGA? Caso positivo, posso comprar um adaptador VGA-S-Video e problema resolvido, caso negativo, esse computador não conecta em TV sem entrada VGA (que é o caso da minha) e ai perde uma grande facilidade que está presente em 90% dos modelos por aí. (não entendi essa da Gateway em não oferecer essa saida).

Segundo este manual técnico da placa (http://intellinuxgraphics.org/VOL_3_display_registers.pdf) ela tem TV-Out sim

Postado
Quando comecei a usar o notebook achei que ele esquentava demais... mas depois fui a uma loja de notebooks e constatei que era aquecimento normal.

Achava que ele aquecia demais pois eu tinha um amazon que nem dava para sentir o calor... talvez por causa da diferença entre um processador celeron com um DualCoore... Mas fazem 7 meses que uso e não houve problema algum, o monitor de temperatura também marca, no máximo, 51ºC

Depende mais do fabricante do notebook. Os notebooks da Microboard vem com esta placa e com saída S-Vídeo sim.

Pow...então o meu tava muito anormal mesmo...

eu jogando PES-3

chegava a 80°!!!!

mandei arrumar....

51 pra mim seria normal mais o meu estava IMPOSSIVEL

valeu de qlker forma =P

logo mais ele chega do concerto e verei como ficou!

valeu

• mês depois...
Postado
Queria uma opinião de vocês quanto a rodar jogos como The Sims 2 e Spore.Queria saber se roda de boa nessa placa de video.

Vlwsss ae.

The Sims 2 com certeza, mesmo que com baixa qualidade.

Spore eu já não sei... já experimentou o Spore Creature Creator (o criador de monstrinhos)? Se aquilo rodar BEM leve, é capaz de rodar o jogo com config bem baixa também...

Aqui na ATI roda até em modo de economia, por isso eu digo que o criador vai ser infinitamente mais leve que o jogo

Postado

Na verdade estou decidindo comprar um notebook,daí a maioria q encontro é só com essa placa e eu usaria só pra esses dois jogos mesmo.O meu desktop tem uma geforce 2 q nem ao menos o creatures creator roda.Então a gmax1300 com certeza é melhor que essa do meu desktop.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!