Ir ao conteúdo

Over em tb1.1

Rafael Coelho

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Olá!

Eu já tinha postado aqui meus resultados de overlock, inclusive o que está na assinatura.

A questão é que, mantendo em 8.5 x 145MHz, O micro às vezes reseta. Tudo bem até aí, mas o que me incomoda é QUANDO reseta.

Qualquer teste que eu vá fazer, tipo sandra (burn-in), 3dmark2001, ou mesmo uma codificação de vídeo em alta prioridade, o micro aguenta beleza.

Mas às vezes, com o micro totalmente ocioso, ao fechar uma janela do word ou do windows explorer, pimba! Reset!

O que vocês acham? Isso tem explicação?

Estou dando uma testada agora com multiplicador de 9.0. No momento estou com fsb de 139MHz, mas ele deu um erro no virtualdub, vou ter de baixar.

Supondo que funciona em 138, o que é mais vantajoso na prática: deixar 8.5x144 ou 9.0x138? No primeiro caso eu obtenho 1224MHz, e no segundo 1242. O que compensa mais, trabalhar com o clock um pouquinho acima ou com o fsb maior?

• Membro VIP
Postado

Outra coisa estranha nesse micro:

Ele simplesmente se recusa a carregar o windows se for colocado em sua configuração original (11x100).

Se for colocado em "underclock" também não funciona, experimentei combinações como 8x100, 7x133, 9x100, e nada.

Alguém já viu algo assim?

Outra coisa: o vcore parece que não faz a menor diferença.

Mesmo metendo 2.2V como eu coloquei inicialmente por entender errado a função dos tais jumpers de "over voltage" (achei que eles permitiam destravar o vcore, mas eles permitem é ir além dos 1.85V) o processador chegava no máximo a 1240MHz, e mesmo baixando para 1.75V o processador chega na mesma marca.

Deveria fazer uma boa diferença o vcore, não? Só que não faz. Não entendo.

• 2 semanas depois...
Postado
Postado Originalmente por coelho72@07 Out. 2002,21:27

Sledge, pessoal... Ninguém sabe me ajudar?

Originalmente seu Athlon é FSB 200 ou 266?

Se for 266 e você estiver tentando rodar em 200 acho que ele não aceitará ou ficará instável.

Vou te dar uma dica, aqui eu sempre uso o FSB em 137 ou menos, aí é só mandar ver no multiplicador.

Consegui 11x137 e agora meu Athlon Tbird 1.3ghz FSB 200 virou um super Athlon Tbird 1.507mhz, as vezes ele chega a 1.512mhz sem dar pau.

Já tentei colocar em 1533 mhz (XP 1800+) mas aí ele começa a travar.

Meu cooler é um Volcano 6cu+ e acho que ele tá fazendo a diferença.

• Membro VIP
Postado

O mistério é que ele é originalmente de 100MHz, e usei ele assim por algum tempo na motherboard antiga.

Quanto ao over, cooler não é problema, porque o proc. não passa de 55 graus mesmo em carga máxima.

• 3 semanas depois...
Postado

Caro Coelho72

esses resets são estranhos, parece os mesmos que acontecem aqui por causa de baixa tensão (fonte não aguenta)

qual a sua fonte?

eu aconselho usar 8,5x144 pois além mesmo com um clock um pouco menor, o FSB fica maior, aumentando o desempenho não só do processador mas como o da memoria também.

espero ter ajudado

[]'s

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por coelho72@05 Oct. 2002,16:43

Outra coisa estranha nesse micro:

Ele simplesmente se recusa a carregar o windows se for colocado em sua configuração original (11x100).

Se for colocado em "underclock" também não funciona, experimentei combinações como 8x100, 7x133, 9x100, e nada.

Alguém já viu algo assim?

Outra coisa: o vcore parece que não faz a menor diferença.

Mesmo metendo 2.2V como eu coloquei inicialmente por entender errado a função dos tais jumpers de "over voltage" (achei que eles permitiam destravar o vcore, mas eles permitem é ir além dos 1.85V) o processador chegava no máximo a 1240MHz, e mesmo baixando para 1.75V o processador chega na mesma marca.

Deveria fazer uma boa diferença o vcore, não? Só que não faz. Não entendo.

Não faço ideia.

O meu XP que destravei eu rodei ele com todos os multiplicadores (e FSB em 100MHz também). Dava até pra reduzir a tensão para 1.65V (-0.1V que era o máximo da placa). Acho que o menor foi como 5.5x100=550MHz.

Pra baixo todo santo ajuda.

Não faço ideia do seu problema. Ah, tem componente que não gosta de tensão alta. você fica socando 2.2V toda hora no seu processador, ele vai pro saco desse jeito (talvez já esteja afetado).

O Vcore faz diferença até certo ponto ( e depende de cada processador ). Muitas vezes o maior ganho é quando se aumenta só um pouquinho o Vcore e isso te libera para muitos mais MHz. Mas o próximo aumento não será tão bom, e o outro menos ainda. Tem um limite. Se os transistores não são rápidos o suficiente para o clock que você usa, adianta só até certo ponto você querer forçar a serem mais rápidos (com o sinal tendo variações mais rápidas, já que a amplitude foi aumentada).

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...