Ir ao conteúdo

[Mini-Review] Microboard Centturion Plus

high_tension

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Não há vantagem nenhuma em compartilhar 512Mb ou mais de RAM para o vídeo de uma vga VIA ou ATI on-board.... o que manda no desempenho é a qualidade da gpu.

• Membro VIP
Postado
Não há vantagem nenhuma em compartilhar 512Mb ou mais de RAM para o vídeo de uma vga VIA ou ATI on-board.... o que manda no desempenho é a qualidade da gpu.

Na verdade só há vantagem quando a GPU é mais potente.

A GPU é responsável por renderizar e fazer todos os cálculos dos objetos 3D (entre outras coisas), e a memória serve para armazená-los. Quanto mais memória, mais informações ela irá armazenar, e com isto, consegue trabalhar mais rapidamente.

No caso desta ATI X1200, quem está limitando a performance é a GPU, e não a memória. Os 256MB de memória alocada já são suficientes para o q esta placa precisa. Acima disso se torna desnecessário e muitas vezes até piora o desempenho pois vai "roubar" mais memória do sistema.

Se a GPU tivesse um poder de fogo maior, iria precisar de uma memória que a acompanhasse, o que não é este caso.

Exemplo: nos desktops temos as placas 8800GTS de 320MB e a 8800GTS de 640MB. Ambas possuem a mesma GPU, mas a 8800GTS de 640MB tem um ganho maior de desempenho pois consegue armazenar mais informações (notamos este ganho principalmente em resoluções maiores).

[]s

Postado

Testei GTA San Andreas. Bom, não gostei do desempenho geral. Mesmo já sendo jogo antigo, não fluiu bem.Talvez pelo Vista. Não sei. Acho que para games o desempenho da X1200 (o que já era de se esperar) é muito sofrível.

Postado
Qual resolução e texturas você colou no GTA? E qto você tá compartilhando de memória?

Estranho, pois o Crysis rodou aqui com uma taxa média de 15fps.

Eu não verifiquei o FPS, mas o jogo pareceu não fluir bem. E não ficou nada bonito (o que é normal). Rodei em 1280x800 e 800x600 mas o desempenho não melhorou muito. Rodei o demo de Acquaria também. Este ficou bem melhor. Rodou praticamente em full e liso. Mas em compensação, é um game que apesar de novo é 2D. Aí ajuda.

Tô tamando coragem para instalar o XP.

Ah, ia esquecendo de mencionar: Já tentei rodar (na versão live) várias distros Linux e não consegui (dentre elas Ubuntu e Mandrivae). Dá sempre erro. Na comunidade do Orkut já vi gente que tentou o mesmo com o Centturion e também não conseguiu instalar nenhuma distro Linux. Um pena. Mas no resto está ok.

• Membro VIP
Postado

Pro jogo fluir bem é preciso ter a partir de uns 20fps para não ser percebido.

GTA deveria rodar razoavelmente bem em 800x600. Depois vou instalá-lo aqui e fazer os testes com o Fraps.

Acquaria é pra rodar liso até em placas VIA e SIS da vida, então não devemos nem levar em consideração esse jogo.

[]s

Postado
Pro jogo fluir bem é preciso ter a partir de uns 20fps para não ser percebido.

GTA deveria rodar razoavelmente bem em 800x600. Depois vou instalá-lo aqui e fazer os testes com o Fraps.

Acquaria é pra rodar liso até em placas VIA e SIS da vida, então não devemos nem levar em consideração esse jogo.

[]s

Sobre Acquaria... sei não. Nos requisitos pedem uma placa de vídeo no mínimo mid-end para rodar bem. E pelo que percebi jogando, duvido que rodaria em uma VIA ou SIS da vida mesmo sendo 2D.

Postado
high_tencion, Leo Frei, Perio e Icefly,

Obrigado pelas dicas do antivirus...ajudou bastante!!! Amanhã o meu Centturion chega (já foi enviado por Sedex!!!), ai decido qual usar!!! Ótimo 2008 para todos!!! :)

Desculpe!!!!

high_tension!!!! :D

Alguém sabe resolver este problema no roteador Gigaset SE551WLAn da Siemens:

"Your device and your network might be at risk:

* Identification of your wireless network visible or not changed

It is recommended to run the Security Setup Wizard or change the Advanced Settings to fully secure your device.",

O manual deles é muito incompleto e o suporte é péssimo!!

Obrigado!!!

• Membro VIP
Postado

Depois de testar Crysis e NFS Most Wanted, aí vai mais um jogo que eu testei.

Age of Empires III

Resolução: 800x600

Detalhes: todos ativados e tudo no máximo (apenas Sombreamento em qualidade baixa)

Taxa média de frames: 48fps (com o sombreamento no máximo a média foi de 25fps)

Resolução: 1024x768

Detalhes: todos ativados e tudo no máximo (apenas sombreamento no baixo)

Taxa média de frames: 30fps (com sombramento no máximo a média foi de 15fps)

Resolução: 1280x800

Detalhes: todos ativados e tudo no baixo

Taxa média de frames: 28fps

Conclusão:

Deu pra rodar tranquilo em todas as resoluções. A única opção q impacta o desempenho é a qualidade de sombreamento (q sinceramente não vi diferença no jogo).

Visualmente, o jogo ficou mais bonito rodando na resolução maior com todas as texturas em low, do que com a resolução mais baixa e as texturas em high.

Portanto, jogar em 1280x800 com uma taxa média de 28fps foi a melhor opção.

Em breve testarei mais jogos.

[]s

Postado

Bem, testei mais uma distro e nada. Travou como as outras.A vítima da vez foi a Sabayon 64Bits.

Listas das que não rodaram até o momento: Ubuntu, Mandriva, OpenSuse e Sabayon.

OBS: Soube de um usuário que teria conseguido rodar a distro Damn Small Linux. Não testei pois não é uma distro robusta. Tem poucos recursos e não me interessa. Um pena mesmo que as distros mais importantes não rodem no Centturion.

Só um adendo: Confirmado pela Microboard que os Centturion aceitam até 4GB de memória RAM. Ótima notícia.

Postado
você já ligou no SAC da Microboard? Em q parte exatamente está travando? É na inicialização ou na instalação mesmo?

Não liguei, mas creio que não há muito o que eles possam fazer. Provavelmente é alguma imcompatibilidade com a placa mãe ou algum hardware. Um conhecido possuiu o Centturion e teve o mesmo problemas. As principais distros Linux travam ainda mesmo na instalação ou quando se roda em Live.

Postado

Leo_Frei,

Já usei duas distros do Linux, tenho um Centturion Plus, comprei faz um mês mais ou menos. Usei o Fedora 8 e o Ubuntu 7.10.

O problema que você relata, é em relação ao processador. Ele não tolera sistemas linux 32 bits (Não me pergunte por que. hehehe!). Instale o Ubuntu ou Fedora 64 bits e dará tudo certo (Exceto por uma certa complicação na hora de instalar o driver da wireless, mas funciona. hehehe!)

Abraços!

Postado
Leo_Frei,

Já usei duas distros do Linux, tenho um Centturion Plus, comprei faz um mês mais ou menos. Usei o Fedora 8 e o Ubuntu 7.10.

O problema que você relata, é em relação ao processador. Ele não tolera sistemas linux 32 bits (Não me pergunte por que. hehehe!). Instale o Ubuntu ou Fedora 64 bits e dará tudo certo (Exceto por uma certa complicação na hora de instalar o driver da wireless, mas funciona. hehehe!)

Abraços!

Hum... realmente, o Ubuntu que testei era 32Bits. O único 64Bits que eu tinha testado foi o Sabayon, que por sinal, não funcionou. Bom, vou pegar o Ubunto 64Bits e ver como fica. Falou.

• Membro VIP
Postado

Galera, testei mais um jogo no Centturion Plus. Desta vez rodei Call of Duty 4.

Na resolução 800x600 e tudo no low, em ambientes fechados no jogo, a taxa de frames é alta, fica na média de uns 30fps.

Porém, ao sair para cenários abertos, com mtos objetos na tela, a placa pede arrego. A taxa de frames cai para uma média de 10fps e dá vários lags.

Até dá pra fazer vista grossa e jogar mesmo assim, mas não ficou tão bom qto os outros jogos q testei. Até o Crysis rodou um pouco melhor q o COD4.

E os testes não param por aí...em breve testo mais algum jogo e posto os resultados.

[]s

Postado

high_tension, fiquei curioso com seus testes e tentei rodar o GTA San Andreas mais uma vez. Bom, descobri o problema: SFX ligado. Nas configurações de vídeo o SFX tem que está na configuação "baixa". Aí o game roda tranquilo em 1280 x 800 e se quiser por aa ainda aguenta na boa.

Amanhã vou testar o Ubuntu 7.10 64Bits.

Postado

high_tension, seu teste com o NFS Most Wanted como ficou? Ficou legal rodou sem lag?

valeu por todos os testes que você vem fazendo...

• Membro VIP
Postado
high_tension, seu teste com o NFS Most Wanted como ficou? Ficou legal rodou sem lag?

valeu por todos os testes que você vem fazendo...

NFS Most Wanted rodou legal sem lags, a uma taxa média de 26fps em 800x600 e detalhes médios.

[]s

Postado

Bem, uma dúvida para os mais exrientes:

Um fato estranho ocorreu comigo já duas vezes: Ontem, fui dormir e deixei o notebook na opção "dormir" do Vista. Ao acordar, surpresa: O Centturion estava desligado, sem nenhum led aceso (como fica quando pomos o Centturion para dormir), só o da fonte que está na tomada. Bom, ao liga-lo apertando o botão de power, apareceu a tela de inicialização da Microboard e em seguida uma tela do Vista com a seguinte mensagem: "reinicializando o windows". Aí voltou exatemante como estava antes de dormir. Mas o que me intriga é que ele estava completamente desligado. Alguém sabe o que ocorreu? Parece um forma de hibernação, mas não entendi porque ocorreu automaticamnete.

OBS: Isso já ocorreu quando deixei o Note ligado por um bom tempo, quando vou estava ele lá desligado. E quando liguei aconteceu o mesmo do que foi relatado acima.

OBS2: A suspensão automática está desativada. Só o desligamento do monitor que está.

OBS3: Não é superaquecimento, visto que na reinicialização não é alertado nenhum tipo de erro, ele só retorna o sistema para a mesma situação em que estava antes de ser deligado.

Postado

hmmm, acho q ele entra em dormir, se fica muito tempo sem uso vai pro hibernar pra economizar energia, da um look no seu gerenciador de energia como q ta configurado.

[]'s

Postado
hmmm, acho q ele entra em dormir, se fica muito tempo sem uso vai pro hibernar pra economizar energia, da um look no seu gerenciador de energia como q ta configurado.

[]'s

valeu Ice. Vou dar uma conferida.

Postado

Acabei de testar o Live CD do Ubuntu 7.10 64Bits. Finalmente funcionou. Devia ser imcompatibilidade com o processador mesmo. Agora está tudo ok!

Postado

Comprei o meu, chegou hj.

Realmente uma bela maquina.

Vou botar o winxP nele porque ng merece o vista =p

Me pareceu bastante resistente o note.....

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...