Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bargraph para som de carro.


henriqueberthem

Posts recomendados

Galera, to pra fazer esse bargraph, desenhei ele no ExpressPCB, só que não sei se desenhei as trilhas corretamente no PCB. Nunca havia desenhado nenhum circuito eletrônico antes e não sei conferir se está certo o desenho.

vu2ir2.th.png

componentes:

CI: LM3914

D1: 1N4007

R1: 1K Ohms

R2: Trimpot ou Potenciometro 47K

C1: 2,2uf x 16v

C2: 4,7uf x 25v

10 LED de 5mm azul de alto brilho.

Os componentes já comprei, só falta ver se está certo o desenho para corroer a placa !!

OBS: Qual é potência máxima do som que pode ser ligada esse circuito ? não tem problema de liga-lo em um CD-player de carro com 50x4 watt mosfet ?

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que seria melhor ligar a uma saída Rca.

Esse circuito tem controle automático da sensibilidade? é que eu fiz um parecido a uns anos para meter numa aparelhagem, aquilo trabalhava bem num certo volume mas com o volume baixo só acendiam 3 ou 4 leds e se mete-se muito alto ficavam todos os 10 leds acesos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

soschip.

Ai vai o esquema elétrico:

LedVUMeter.gif

Montei exatamente como postei, só que não funcionou.

Quando ligo o esquema nos 12v do carro, os alto falantes não saem som e os led ficam apagados. ai quando desligo os alto falantes, os leds acendem e não ocilam (lógico).

Vou montar outra PCB, espero respostas !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já te falei uma vez mas vou repetir. Este trimpot está ligado errado e você corre o sério risco de colocar a sua saída de som em curto (através do diodo) quando este trimpot estiver no ajuste mínimo. Ligue a entrada no lado de cima do trimpot e o meio dele você liga na entrado do LM3914.

:eek:

2007-12-22_210843.jpg

http://www.ortodoxism.ro/datasheets/nationalsemiconductor/DS007970.PDF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, não analisei o esquema... mas de cara já vi um erro que vai inviabilizar a placa: Você desenhou tudo no Top Copper (trilhas vermelhas). Use o bottom copper, pois o top copper é apenas para placas dupla-face. Se imprimir assim e tentar numa placa face-simples, o desenho vai ficar invertido.

Pra passar tudo de uma para a outra, selecione todas as trilhas e clique num botão que fica em cima, com uma setinha apontando pra baixo, pra um traço verde. Aí sua placa "corrige".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK, fiz um novo PCB com base nas recomendações de vocês.

vumetervu3.th.jpg

E agora, fiz direito ? ou tem que arrumar algo.

OBS: As linhas de vermelho, é a linha da placa. As linhas de verde, são as que vão ser ponte (de fio, por exemplo). E vou desenhar com caneta-retroprojetora azul e com a ajuda de uma régua.

Agurado respostas para denenhar no PCB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se o som é no carro, tem de verificar se esta entrada que você chama de canal - é o mesmo negativo da bateria. Se for, não tem problema em juntar ele com o nagativo do CI (neste ultimo desenho você esqueceu de unir as pistas).

Agora se a saída do seu som for do tipo BTL como a do TDA8560, você não pode unir a saída - com o negativo do circuito. Assim deixe um lado do trimpot no negativo da fonte como no desenho anterior e ligue somente a saída positiva na entrada (anodo do diodo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SIM, é o "canal -" mesmo negativo da bateria.

E como ficaria ele junto ?

Teria como editar no meu PCB ?

valeu

______________

EDIT:

então não tem problema de ligar ele assim ("canal -" sem ligar no GND (pino 2) do CI), pois não sei se o CI do meu CD-Player é o TDA8560.

Assim como está, dá pra usar no computado também ?

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

então não tem problema de ligar ele assim ("canal -" sem ligar no GND (pino 2) do CI), pois não sei se o CI do meu CD-Player é o TDA8560.

Assim como está, dá pra usar no computado também ?

abç

Se a alimentação do som é a mesma do LM3914 não precisa ligar a entrada '-' pois o terra (0V) é comum pela própria fonte.

No computador é a mesma coisa, a saída - também é o - da fonte.

Esse '-' a que me refiro é o GND, ou 0V .

Tenho MSN sim, mas não uso há um bom tempo pois ultimamente estou muito envolvido em programação de uControladores para uns projetos. Só paro mesmo (quando o computador está ligado) para dar uma olhada aqui no forum e esfriar os neurônios.

Qqr dúvida pergunte aqui mesmo e se for algo muito importante ou outro assunto use Mensagem Privada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!