Ir ao conteúdo

O que vocês sugerem para backup?

alerty

Posts recomendados

Postado

Estou precisando fazer backup dos meus arquivos, tem muitas coisas que eu não posso perder. Eu estava pensando em comprar 2 daqueles hds portateis que encaixa no pc pelo usb e gravar nos 2 meus arquivos.

O que vocês aconselham?

Tem algum compartimento especial para guardar o hd para ele não ter problemas?

Aceito qualquer dica :)

Postado

Depende da quantidade de arquivos que deseja armazenar....eu prefiro DVD's do que HD's.

HD's tem peças móveis que podem ser danificadas com o uso e com o tempo, mesmo que fique parado. Sem falar que os dados podem ser perdidos devido a algum campo magnetico.

DVD sai mais barato, o espaço em um DVD é de 4-6 vezes mais barato que um HD. Basta comparar, um DVD de 4,35 Gb custa cerca de 1,50 R$ um HD de 80 Gb custa cerca de 135,00 R$ ou seja 1 Gb em dvd custa 0,34 R$, e 1 Gb em HD custa cerca de 1,68 R$.

Aí voce vai dizer que DVd risca e não é eterno....concordo plenamente, mas HD também pode dar problemas e também não é eterno. E voce pode fazer 2 cópias de um dvd por segurança e armazenando em um lugar seguro, tipo aqueles estojos, acho mais viável.

Existem outras formas de backup, tipo fita DAT, pen drives, etc mas voce esbarra ou no preço (fitas DAT), ou no espaço (pen-drives são limitados).

Postado

Hmm, eu já tava descartando dvd porque eu acho que ele pode bixar mais fácil, não?

Outra coisa também que eu estou considerando é que o hd portátil é mais fácil para acessar os arquivos e também da muito menos trabalho para copiar novos arquivos. porque de tempo em tempo eu terei de fazer mais backups de arquivos e fotos.

Postado

Como eu disse, nada é eterno..se voce guardar bem os dvd's, eles vão durar bastante.

Tenho dvd's gravado há mais de 4 anos, e estão intactos. Guardo eles em estojos onde não possam ser arranhados. e uso de marcas boas e confiáveis, aqueles baratinhos e marcas desconhecidas eu descarto. Dependendo do tamanho, um Hd até é mais viável, imagine um HD de 250 Gb por exemplo, é equivalente a 57 DVd's, que vão caber num estojo que é o dobro de um HD, aí nesse caso leva-se em conta também o fator espaço.

Eu também uso uma gaveta externa USB e tenho 2 HD's menores de 80 Gb para backups e trasferências.

São fatores que voce tem que levar em conta, tamanho, custo, versatilidade.

Postado

Hmm, mas então, o que vocês sugerem para guardar o hd? Tem algum compartimento especial que da pra comprar feito para guardar hd?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...