Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Seria problema no HDD?


T_M_SILVA

Posts recomendados

Bom dia, amigos do Fórum.

Essa semana adquiri em uma negociação um HD Seagate barracuda 80GB, segundo o dono, usado por um pouco mais de um ano. Quando conversávamos, ele disse que o Windows estava dando lag, mas imaginamos que fosse problema de software mesmo. Ele fez uma formatação completa pelo windows vista (através de outro HD) e me deu o HD.

Quando tentei instalar o XP SP2, por duas vezes ele deu erro na metade do processo, dizendo que não poderia copiar determinado arquivo. na terceira ele instalou normalmente. Depois de tudo instalado, na hora de carregar o Windows demora muito (ontem foi recorde: +/- 5 min.). Quando acesso a unidade C:\ demora um pouquinho (tolerável).

Passei o HDD scan (verify) e com poucos minutos de scan apareceu 03 badblocks. Quantos as outras legendas de cores, todas foram preenchidas com o término do scan mas não lembro os valores. ("printei" a tela do scan, mas esqueci de salvar no pendrive e trazer pro trabalho, de onde mando esse post)

O que gostaria de saber é o seguinte: O HDD já está ficando ruim?

Ou então alguém pode me explicar como se avalia o resultado do HDD scan?

Perdoem-me pelo tamanho do post.

Mais uma observação: Instalei o componente em fonte de Watts reais a frente dos fan frontais do gabinete, portanto creio que estejam descartadas as hipóteses de aquecimento e/ou alimentação insuficiente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigos.

De fato, todo o restante do sistema é novo e está funcionando sem qualquier tipo de anomalia com outros HD's. De fato, o HD está com problema. Está a cargo da moderação encerrar o tópico, embora eu acho extremamente interessante que alguém postasse um tutorial sobre esse programa para "testar" HD's.

Fiquem com Deus!

um abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenta executar o chkdsk no boot marcando as opções de reparar defeitos. Talvez isto elimine os bad blocks.

Seria bom postar aqui a imagem da guia "health" do HD Tune que é gratuito para avaliarmos o SMART ou a "saúde" do teu HD.

Bom dia amigo.

Acho que em uma das vezes que o liguei após ter instalado o SO, Ele efetuou esse procedimento automaticamente (chkdisk), na tela, havia informação de algo estava sendo reparado, mas não lembro muito bem como era, sou quase leigo nisso...

O programa que usei é o HDD scan, que também é gratuito. Embora provavelmente eu vá devolver o HD a quem me passou (ele nem hesitou quando apresentei essa hipotese (_() tentarei usar e postar o resultado desse HD tune.

Obrigado pela força.

Fique com Deus! Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigos.

Estou respondendo novamente porque pode ser que também sirva para outros usuários sanarem suas duvidas.

Passei o HD Tune e no Healt ele deu tudo OK, mas duas linhas estavam grifadas em amarelo.

No Scan, apareceram dois bad's logo nas primeiras linhas.

Em seguida passei o Chkdsk do XP de novo e marquei as duas opções de reparação de erros. Ele demorou um pouco, mas concluiu. Depois passei o Scan de novo e não acusou blocos danificados. em seguida dei mais uns três reboots e ele carregou o sistema um pouco tempo, um pouco mais lento que meu outro HD, mas em no máximo 20 a 30 segundos.

mexi um pouco nas pastas e acessou rápido, sem lags.

Agradeço o apoio, esse fim de semana vou testá-lo bem para ver o resultado

Fiquem com Deus!

abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Volto a afirmar que seria bom você postar aqui a imagem da aba "health" do HD Tune para vermos quais são essas linhas amarelas e seus valores e termos uma ideia do estado do HD.

Ok Henrique. Quando chegar à casa, mais tarde, ligarei o HD, farei novo scan e postarei a imagem do scan e do health.

Mais uma vez agradeço pela colaboração.

abraço.

Bom dia!

Segue as fotos do HD Tune. Ontem não liguei esse HD, hoje quando o liguei já demorou um pouquinho...rodei o Scam e pra minha surpresa voltou a acusar o "bad" logo na primeira linha. vou ver se o troco mesmo com a pessoa que me passou, caso esteja ruim mesmo.

http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=56867&stc=1&d=1203033416

http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=56868&stc=1&d=1203033416

http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=56869&stc=1&d=1203033416

http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=56870&stc=1&d=1203033416

Aguardo sugestões! um abraço.

post-194525-13884946006887_thumb.jpg

post-194525-13884946007378_thumb.jpg

post-194525-13884946007744_thumb.jpg

post-194525-13884946008112_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha é negócio trocar esse HD mesmo.

Os dois atributos em amarelo são críticos. Além dos bad blocks que estão surgindo e piorando o "reallocated sector count" o "spin retry count" também está no limite indicando problemas mecânicos.

Logo logo esse HD vai parar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite!

De fato eu imaginei que havia problema...

Agora por exemplo estou usando ele, instalei apenas o XP e o Office para teste; mas na hora de ligar, acho que levou quase 5 min pra ligar, primeiro a tela do Windows, depois tela preta, depois ficou só no wallpaper e por fim entrou a barra de tarefas.

Agradeço pela explicação, pois sou praticamente leigo em HD...A rapaz me ligou hoje e disse que vai me arrumar um HD mais novo e testará na minha frente.

Henrique, obrigado e tenha uma boa noite!

Thiago.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 anos depois...

"HDD SCAN é IMPRESTÁVEL", QUASE INFARTE! testei no meu HD 1TB NOVO (Barracuda) VAZIO, somente com o Sistema Win8.1 e 4 programas instalados, e então após longo tempo quando chegou em 40% ficou Lotando de BAD BLOCKS, até chegar em 80%, já tinha mais de 300.000 BAD BLOCKS, É sério, Quase tive um Ataque, porque perdi a nota, e a loja não troca sem nota, quase taquei na rua, foi então que resolvi testar com o EASEUS MASTER PARTITION, e para a a minha SURPRESA, MEU HD NÃO TINHA NENHUM BAD BLOCK, está SAUDÁVEL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, bandabrittanica disse:

"HDD SCAN é IMPRESTÁVEL", QUASE INFARTE! testei no meu HD 1TB NOVO (Barracuda) VAZIO, somente com o Sistema Win8.1 e 4 programas instalados, e então após longo tempo quando chegou em 40% ficou Lotando de BAD BLOCKS, até chegar em 80%, já tinha mais de 300.000 BAD BLOCKS, É sério, Quase tive um Ataque, porque perdi a nota, e a loja não troca sem nota, quase taquei na rua, foi então que resolvi testar com o EASEUS MASTER PARTITION, e para a a minha SURPRESA, MEU HD NÃO TINHA NENHUM BAD BLOCK, está SAUDÁVEL

 

Não é não, ainda tem alguma utilidade mas tem que saber usar suas funções. Ás vezes o uso para uma coisa ou outra mas prefiro usar em ambiente off carregado no boot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!