Ir ao conteúdo

Delphi X Java

dexaus

Posts recomendados

Postado

Formei recentemente como técnico pelo Senai e ja estou fazendo meu estágio em uma grande empresa.Mas este estágio não é o que eu estava esperando(só tô mexendo com office ), aí apareceu um outro estagio em uma empresa menor...eles estão precisando de mão-de - obra na area de desenvolvimento-especificando em delphi e java.

Qual das duas linguagens vocês me aconselhariam a fazer...

só pra completar ja tenho conhecimentos básicos de java...

outra coisa, num tô achando a opção de postar nos tópicos...

valeu gent

Postado

Pega a linguagem que você conhece melhor, se essa empresa tá precisando mesmo, então é melhor você mostrar serviço, a que você sabe mais vai te proporcionar uma melhor produtividade, dae você garante teu emprego. Senão vai ser arriscado você ficar sem os 2 empregos, o da empresa grande e o da empresa pequena!

Falou

• 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
Postado

me corrijam se estiver errado, mas acho que o delphi protege mais o fonte contra curiosos...

mas no seu caso eu ficaria com java, primeiro porque você ja tem uma inicialização dela, e depois por ser multiplataforma e mais interessante para o mercado, e provavemlmente tambem para a empresa.

• Membro VIP
Postado
me corrijam se estiver errado, mas acho que o delphi protege mais o fonte contra curiosos...

mas no seu caso eu ficaria com java, primeiro porque você ja tem uma inicialização dela, e depois por ser multiplataforma e mais interessante para o mercado, e provavemlmente tambem para a empresa.

Com todo respeito, mas nunca vi essa preocupação em quem programa a mais de 5 anos...

Não existem tantos "curiosos" assim e, se alguem realmente quiser ver o seu código, a engenharia reversa é possível independente da linguagem, com Java é só um pouco mais fácil.

• Membro VIP
Postado

Um "ofuscator" ou qualquer outra ferramenta para dificultar a engenharia reversa apenas dificulta um pouco a operação, não é algo que você possa confiar para proteger algum segredo ali, em geral sistemas de segurança (de qual você esta falando especificamente?) são projetados para serem seguros mesmo com o agressor tendo acesso a todos os fontes.

Postado

(sistema de segurança) nenhum sistema em especifico... pensei tipo assim, se você faz um baita sistema, pelo qual cobra o devido preço, pelo qual você fornece um serial ou algo do gênero para liberar funcionalidades (num executável .exe, "acho eu" que o cara teria mais dificuldade para descriptografar, e descobrir uma forma de desbloquear as funcionalidades) ja no java me falaram que é fácil reverter o processo para ver o fonte, e com isso usuários sem muito conhecimento de engenharia reversa, assembly, etc... já poderia ver o fonte e saber como burlar a trava...) é assim mesmo?

Você falou de "ofuscator", o que vem a ser isso? uma técnica? um programa pelo qual o exe, ou codigo é passado para ter se codigo "embaralhado"?

se for um programa, sera que os criadores deste ofuscator não terial um "revertedor de processo" para voltar ao código original? se eu criasse um programa com este objetivo, certamente faria tambem um revertedor... hehehe.

• Membro VIP
Postado
(sistema de segurança) nenhum sistema em especifico... pensei tipo assim, se você faz um baita sistema, pelo qual cobra o devido preço, pelo qual você fornece um serial ou algo do gênero para liberar funcionalidades (num executável .exe, "acho eu" que o cara teria mais dificuldade para descriptografar, e descobrir uma forma de desbloquear as funcionalidades) ja no java me falaram que é fácil reverter o processo para ver o fonte, e com isso usuários sem muito conhecimento de engenharia reversa, assembly, etc... já poderia ver o fonte e saber como burlar a trava...) é assim mesmo?

No Java é mais fácil descompilar do que um executável mas com o executável tambem é possível, em ambos os casos não é alguem sem muito conhecimento que vai fazer isso e não vai ser feito em minutos, mesmo em Java um código grande e complexo é difícil de entender.

E outra, quem mais tenta burlar essas travas são adolecentes que para pagar a licença precisam pedir dinheiro aos pais e, mesmo que o código da trava fosse aberto, o máximo que eles fariam seria procurar um crack na internet porque eles não costumam ter muito conhecimento no assunto. Em geral empresas e profissionais pagam a licença mesmo quando não existe trava nenhuma.

Você falou de "ofuscator", o que vem a ser isso? uma técnica? um programa pelo qual o exe, ou codigo é passado para ter se codigo "embaralhado"?

É um programa que tenta embaralhar mais o código para dificultar a engenharia reversa, existem para executáveis, Java, JavaScript e basicamente qualquer coisa. Mas eles não impedem a engenharia reversa, apenas dificultam um pouco.

se for um programa, sera que os criadores deste ofuscator não terial um "revertedor de processo" para voltar ao código original? se eu criasse um programa com este objetivo, certamente faria tambem um revertedor... hehehe.

99% dos programadores não tem interesse em reverter o processo deles e nem dos outros, e isso inclui os criadores desses ofuscators.

Postado

Java na verdade é a linguagem do momento, nenhum complexo sistema vai ser desenvolvido em delphi. Delphi é um linguagem para programas mais simples para rápido desenvolvimento.

então eu faria java (Estou fazendo ^^) por ser uma linguagem com um nivel bem superior a delphi, apesar de delphi ser um linguagem mais fácil de aprender e vale lembrar que sabendo programar em qualquer uma das linguagens, com certeza terá facilidade para programar em outras, assim como C++ entre outras...

• mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!