Ir ao conteúdo

Proteção na corrente elétrica: Preciso de ajuda

DracoBR

Posts recomendados

Postado

Salve galera

Bom, meu PC novo está próximo de se tornar realidade (depois de várias horas extras :lol: ) e vou precisar de alguma proteção para a corrente elétrica, já que quando minha mãe liga a máquina de lavar, a corrente da uma ocilada legal

O PC que pretendo montar, é +- assim:

- Asus Maximus Formula ou P5K Deluxe

- E8400

- 4GB DDR2 800 ou 1066 ( 2x2GB ), Corsair/OCZ/Kingston

- GF 8800GT ou GTS (quem sabe até a HD 3870x2 :rolleyes:)

- Cerca de 5 Fan´s extras para o gabinete

- fonte ainda não defini

-...etc

Detalhe, vai rolar aquele OC maneiro hehehe ^_^

o que seria melhor para uma config +- como essa, Nobreak, Filtro de Linha ou ambos?

Eu não manjo nada disso, então gostaria da ajuda dos amigos para montar uma proteção quando a corrente elétrica

Por não manjar disso, não sei quanto é necessário investir....uns R$ 300,00 - R$400,00 seriam suficientes, ou já é exagero?

Bem, deixo isso para os amigos me ajudarem

valeu

• Membro VIP
Postado
Salve galera

Bom, meu PC novo está próximo de se tornar realidade (depois de várias horas extras :lol: ) e vou precisar de alguma proteção para a corrente elétrica, já que quando minha mãe liga a máquina de lavar, a corrente da uma ocilada legal

O PC que pretendo montar, é +- assim:

- E8400

- fonte ainda não defini

-...etc

Detalhe, vai rolar aquele OC maneiro hehehe ^_^

o que seria melhor para uma config +- como essa, Nobreak, Filtro de Linha ou ambos?

Eu não manjo nada disso, então gostaria da ajuda dos amigos para montar uma proteção quando a corrente elétrica

Por não manjar disso, não sei quanto é necessário investir....uns R$ 300,00 - R$400,00 seriam suficientes, ou já é exagero?

Bem, deixo isso para os amigos me ajudarem

valeu

Ótimo que você não tenha ainda definido a fonte. Concentre nela sua grana, apende, para segurança um filtro de linha/supressor de surto, e seja feliz...

Não deixe faltar em sua fonte:

- PFC ativo;

- Eficiência elevada, superior a 80%;

- Qualidade;

- Uma boa garantia;

- Potência correta para a sua config visualizada...

Para te ajudar a definir o que seria uma boa alternativa de fonte, defina a sua config visualizada, de maior demanda... Defina as coisas de maior consumo que você visualiza ter.

Defina o que é "OC maneiro" sob a forme de Qual frequência e qual tensão de Vcore vai usar..

- Quantos HD? Se vais fazer RAID ou não;

- Se vais fazer SLI ou não;

- Se vais ter DVD, ou CD, etc...

Para definir uma boa proteção contra surto, me diga qual a tensão de trabalho ai...

Abraço...

Postado

E ao faller, tranquilo?

Quanto a fazer OC, farei apenas se for necessário para rodar algum jogo ou afins, fora isso, vai rodar stock mesmo, mas nada de OC absurdo, algo mais maneirado, mais tranquilo, até porque, o E8400 está viciando quando o Vcore é muito alterado (segundo andei lendo)

A princípio será 1 HD, mas se a grana der, colocarei 2 HD´s, talvez em RAID 0 ou apenas ter o segundo para backup

Não pretendo fazer SLI, gostaria muito de poder fazer SLI ou CF, mas vai ser difícil devido ao "tempo" ($$$)

Vai ter gravador DVD,cerca de 5 Fan´s (se eu pegar o gabinete CM-690, a maioria vai ser de 120), existe a possibilidade das Fan´s serem com led, drive de disquete...acho que é isso

Quanto a fonte, estou de olho em alguma dessas:

- Zalman 460B-APS (34A)

- Corsair CMPSU-450VX (33A)

- Corsair CMPSU-520HX (40A)

- Corsair CMPSU-550VX (41A) modular

- Seventeam 620P-AF (48A)

O problema, é que como devo comprar na Sta. Efigência, achar Corsair e Zalman não é fácil. As fontes mais fáceis de achar são as da Seventeam e OCZ

Seventeam tenho essa da assinatura e nunca deu problema, achei muito boa, mas OCZ no quesito fonte eu não conheço....você sabe se são boas e qual modelo seria o indicado?

Outra coisa importante na fonte, é que vou precisar de bastante conectores (esse é outro fator de não ter escolhido a fonte tb)

Aqui é tudo 110v

Então amigo, o que você me recomenda para proteger a nova máquina? Nobreak seria interessante tb?

Abraço

• Membro VIP
Postado

- E8400 Com OC Maneiro

- A princípio será 1 HD, mas se a grana der, colocarei 2 HD´s, talvez em RAID 0 ou apenas ter o segundo para backup

- gravador DVD

- 5 Fan´s (se eu pegar o gabinete CM-690, a maioria vai ser de 120), existe a possibilidade das Fan´s serem com led,

- drive de disquete

Quanto a fonte, estou de olho em alguma dessas:

- Zalman 460B-APS (34A)

- Corsair CMPSU-450VX (33A)

- Corsair CMPSU-520HX (40A)

- Corsair CMPSU-550VX (41A) modular

- Seventeam 620P-AF (48A)

Aqui é tudo 110v

Com tantas indecisões tenho que tomar a maior das configurações possíveis para o target.

DracoBR.jpg

Essa demanda dai chama uma fonte tipicamente capaz de ofertar de 500 Watts para cima, então as duas primeiras sugestões tuas estariam eliminadas.

Já, com uma configuração um pouco mais modesta, mas não muito abaixo da primeira em desempenho, você poderia ficar com qualquer uma das sugeridas, inclusive com uma ZM360B-APS, excelente fonte a um custo de não mais do que R$220,00. Veja a config que chamo de mais modesta, e mais enxuta.

DracoBR_8800GT.jpg

E defendo o porque:

- Necessitas de dois HD somente se fores fazer RAID, que aliás, não aumenta o desempenho geral de teu PC em mais do que uns 5%, conforme a aplicação. Não vale a pena o risco.

- Floppy. Essa antiguidade da pré cultura Inca.... Se você não o abandonar algum dia, correrá o risco de um curador de museu chegar ai e querer comprar teu PC para expor lá no museu... Então, abandone-o de vez...

- Placa de vídeo. A 8800GT é uma excelente máquina, uma ótima relação custo/benefício e com uma demanda de energia bastante baixa pelo que oferece. Recomendo...

- Quanto aos fans, 3 fans de 120 milímetros fazem um deslocamento de ar mais do que suficiente para você refrescar esse seu gabinete ai.... Eu nem colocaria 3 mas sim 2... Colocar 5 fans de 12 nessa sua máquina ai é loucura..

Abraço..

Postado

E ai faller, beleza?

Estive na Sra. Efigênia hoje, cara está bem difícil achar fonte Corsair lá, e Zalman acima de 500 apenas da série HP, fora isso tem bastante Seventeam e OCZ, mas enfim, pretendo comprar uma acima de 500W de qualidade, ainda tenho que ver a marca e modelo

Em relação as faz, defini que vou usar 6 de 120 sem Led, 3 admitindo (1 na frente, uma embaixo e uma na lateral esquerda) e 3 retirando (1 atrás e 2 em cima), a fonte não usa o ar interno (ela retira o ar de baixo do gabinete), isso tudo montado no gabinete Cooler Master CM 690. Pode ser até ser exagero essa qtda de fans, mas como o local onde o micro fica é um pouco quente, prefiro não arriscar. As fans irão ter filtro de ar (que diminuem a entrada de ar) e de baixa rotação para não fazer barulho (o que diminui ainda mais a entrada de ar), esse tb é um motivo de ter mais fans

Bom, supondo que a config final fique parecida com sua primeira análise, o que você me recomenda? Nobreak, filtro de linha, ambos....alguma marca e modelo em especial?

Cara, valeu pela ajuda

• Membro VIP
Postado
Bom, supondo que a config final fique parecida com sua primeira análise, o que você me recomenda? Nobreak, filtro de linha, ambos....alguma marca e modelo em especial?

Filtro de linha/supressor de surtos é uma medida ótima e eu não a desconsideraria independentemente do que vier depois.

Após o filtro/supressor, nada mais é necessário, se ai a rede elétrica não faltar muito. No caso de faltar muito a ponto de te atrapalhar, adote um no-break.

Só isso, simples e enxuto. É a melhor saída...

Sugestão de filtro de linha/supressor, veja esse dai: http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=APC_PH8VT3

Para 110 Volts é um dos melhores disponíveis no mercado...

Abraço...

Postado

Como não manjo sobre isso, fiquei com uma dúvida, esse filtro de linha/supressor que você indica, seguraria numa boa uma fonte igual ou superior a 500W? Ou esse aparelho não tem relação na potência da fonte?

Bom, quanto ao que você falou sobre a rede elétrica, não é sempre, mas ela falta, e como o PC chega a ficar 24/3 e as vezes 24/7 ligado, não da para correr esse risco, então eu gostaria de usar um Nobreak, mas novamente, não manjo nada

você teria como me indicar um bom Nobreak que segure essa config mas que não seja muito caro?

valeu faller, você está me ajudando pacas

Postado

Esse filtro você pode jogar 1000watts em cima dele q ele aguenta. Ele aguenta 15A @ 120V.

Nobreak pra sua config, depende de quando você quer pagar.

• Membro VIP
Postado
ola estava vendo esse filtro e vi aquela antena para que serve??

Serve para você proteger, contra surtos de tensão, a sua ligação do Cable, (se você usar) ou também do ADSL (se você usar)..

Um distúrbio elétrico, um surto de tensão, uma indução de uma descarga elétrica de um raio, por exemplo, pode entrar em sua casa pela rede AC, pelo cabo da NET, pelo cabo telefônico, ou, infelizmente, direto na cuca de sua casa.

Esse filtro te oferece proteção para os primeiras três maneiras. Quanto à última maneira, reze pedindo proteção ao seu santo favorito...

Abraço..

Postado
Esse filtro você pode jogar 1000watts em cima dele q ele aguenta. Ele aguenta 15A @ 120V.

Nobreak pra sua config, depende de quando você quer pagar.

Não faço ideia de quanto eu devo investir em um nobreak

Vi nobreak´s de 500VA, 700VA, 1KVA, etc....qual seria a potência indicada? Dentro da potência indicada, tem alguma marca e modelo que vs tb indicam?

valeu galera

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!