Ir ao conteúdo

Dúvidas quanto a fonte para cluster e nobreak de alta carga

Evandro

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Ola pessoal ! :)

Estou com algumas dúvidas acerca da fonte que equipa as gavetas do cluster que estamos contruindo no laboratório, e do nobreak que usamos pra dar segurança pra "criança".

Como essa parte de energia não é muito meu forte venho aqui pedir ajuda de vocês que sabem mais que eu.

Bem, as atuais gavetas são equipadas com uma fonte Ablecom PWS-521-1H, de 520 W de potência segundo o que achei no gúgol, mas não consegui achar nem uma mísera foto desta fonte, quem dirá especificações mais detalhadas, se alguém souber e quiser compartilhar eu fico muito grato. :)

Ela tem que segurar um bi Xeon E5130 (Core 2 Duo) com 4 pentes FB-DIMM, um HD SATA e um gravador de DVD, contando a placa-mãe (não sei qual é, provavelmente chipset Intel e tudo integrado) e só. Num micro desse porte (e preço) não acho que quem monta vá fazer caca na fonte, mas não custa perguntar, ela dá conta ?

Bem, a empresa que vendeu a máquina disse pro meu chefe comprar mais umas fontes de estepe, pois elas podem queimar e o padrão muda constantemente, portanto no futuro ele pode ficar sem máquina pois a fonte pode ter saído de linha.

Não entendi muito bem o porque disso, você sabem se tem fundamento ?

Caso não, existe alguma outra fonte que possam indicar, assim eu já marco os modelos e caso precise vamos atrás.. lembrando de um detalhe, as gavetas são "slim" (2U, parecido com esse)

Sobre o nobreak, foi indicado pro chefe comprar um de 6 KVA, ele adquiriu um APC Smart-UPS RT 6000, não sei exatamente qual o modelo, achei vários pesquisando no gúgol e o detalhe deve estar na parte de trás da peça, mas cm pesa pra diabos e fica num canto da sala não é fácil olhar na etiqueta.

Ele precisa aguentar por 15 minutos 4 micros com a configuração que citei acima, um Switch de 24 portas e em breve mais duas gavetas, essas com bi Xeon Quadcore (a definir qual, mas Core 2 também), 2 ou 4 FB-DIMM, 1 HD, 1 gravador de DVD + a placa-mãe e um monitor de 17" LCD.

Pelo que disseram pra nós, um nobreak desses aguenta isso tudo mas fica perto da máxima (caso o nobreak seja necessário as máquinas vão estar operando em carga total), vocês sabem me dizer se isso está correto ?

São 15 minutos de máxima pois em tese depois de 15 min o gerador entra em ação, e os cálculos não podem parar em hipótese alguma.

Agora um último detalhe, mais por curiosidade pois se for necessário vamos pedir a reforma, mas considerando isso tudo em ação ligado na mesma linha elétrica, deve-se trocar a fiação por uma mais grossa e talvez mudar os disjuntores pra dois de 20 A (linha bifásica, 220v) ?

Agradeço qualquer ajuda ! :)

T+

Postado

Ela tem que segurar um bi Xeon E5130 (Core 2 Duo) com 4 pentes FB-DIMM, um HD SATA e um gravador de DVD, contando a placa-mãe (não sei qual é, provavelmente chipset Intel e tudo integrado) e só. Num micro desse porte (e preço) não acho que quem monta vá fazer caca na fonte, mas não custa perguntar, ela dá conta ?

Sim essa fonte segura tranquilo essa configuração.

Bem, a empresa que vendeu a máquina disse pro meu chefe comprar mais umas fontes de estepe, pois elas podem queimar e o padrão muda constantemente, portanto no futuro ele pode ficar sem máquina pois a fonte pode ter saído de linha.

Não entendi muito bem o porque disso, você sabem se tem fundamento ?

Sim tem fundamento o padrão muda mesmo e talvez fique muito caro comprar as fontes futuramente, o ideal é ter fontes reserva no seu caso e se possível trabalhar com redundância.

• Membro VIP
Postado

Opa, muito obrigado netadmin !

Se não for pedir demais responder mais essas.. o que muda no padrão ?

A fonte redundante vai caber no gabinete ?

Obrigado ! :)

Postado

Xita, desculpe não ajudar, mas fiquei curioso em relação a essa fonte que você falou que utiliza nos pcs. Essa Ablecom...

Ela é uma fonte, digamos...normal? Tipo uma Seventeam, Zalman etc? Ou é uma fonte com algum tipo de característica especial?

• Membro VIP
Postado

Que isso Rafa ! :)

Do que eu sei ela é "magrinha", o gabinete não tem a altura de 2 drives de CD, mas não achei quase nada dessa fonte na internet, nem achei a venda lá fora :(

Postado
Opa, muito obrigado netadmin !

Se não for pedir demais responder mais essas.. o que muda no padrão ?

A fonte redundante vai caber no gabinete ?

Obrigado ! :)

Bom dia!

Não sei com detalhes o que muda no padrão, mas já vi diversos modelos serem descontinuados devido a novos padrões e não demora muito como as fontes de pc comum... depois que muda o padrão a fabricação do padrão antigo diminui aumentado e muito o seu preço.

Em relação a fonte redundante você tem que verificar com o fabricante se o tamanho é compatível.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...