Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste de componentes


claudiojz

Posts recomendados

Olá amigos

Preciso de uma ajuda de vocês.

Já sei como fazer para medir com um multimetro digital um diodo para saber se ele está bom.

Agora eu ainda não sei, e estou precisando muito, saber como medir um resistor, saber se está aberto ou queimado.

E preciso saber como medir os capacitores, ceramicos e eletroliticos.

Se Alguém puder me ajudar a aprender saber se estes tipos de componentes estão bom eu agradeço muitissimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo ,aprendi nesses sites tbem.E la vai a dica:Para se medir resistores tera que saber identificar seu valor ohmico pelo codigo de cores,e então colocar na escala correspondente ao valor ohmico e medir ,sempre fora do circuito.A tolerancia de mais e menos depende da ultima faixa de cada resistor.Qto o resistor esta aberto,nao a medida de resistencia,e quando esta alterado sua resistencia ultrapassa a tolerancia.Falei!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas dicas jorgeletronico!

Você também tem alguma dica para testar capacitores ceramicos e eletrolíticos. Tenho um rádio estragado que não liga, e vou tentar descobrir a peça defeituosa com a ajuda o multimetro, para isso preciso descobrir como medir um capacitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa amigao!!Com multimetro analogico pode se testar curtos e alteraçoes num capacitor.Isso e medido em escala ohmica testando a escala em q o ponteiro deflexiona.porém ele tem que deflexionar e voltar,se ele parar ,e porque esta com fuga,e se nao deflexionar ou o ponteiro ir ate o zero esta em curto.Falei!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou tentando aprender a medir componentes pois estou tentando achar um defeito num rádio que deve ter queimado, pois não ligar.

Com um multimetro na posição para medir resistencia, fiz um teste em dois capacitores eletroliticos, aqueles grandes que recebem a tensão, eles não indicavam nada, tanto com a agulha preta ou vermelho no visor do multimetro ficava o numero 1. Será que esta em curto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa de medir capacitores com multimetro é furada, não da, esqueça, a não ser que que o multimetro tenha incoporado a ele um capacimetro. Para medir capacitores de maneira profissional se usa uma fonte DC em paralelo com com miliamperimetro para se medir correntes de fuga e um Capacimetro para se medir a capacitancia dele, mais como você não vai precisar fazer isso de maneira profissional, no minimo arrume um capacimetro, de uma olhada no mercadolivre que la tem alguns, só preste a atenção se o range de capacitancia medido te atende, os que são só capacimetros costumam tem um bom range já os capacimetro incorporado em multimetro costumam ser muito limitado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O amigo ai acho que se equivoco um pouco,porque com multimetro analogico e possivel sim se saber se um capacitor esta com fuga ou com curto.E qto a capacimetros ,nem esses sao confiaveis ,ja que nao medem a esr que todos esquecem ,ate os profissionais.A melhor coisa a fazer em casos de duvida e a troca por um novo.Falei!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caso utilize multimetro digital coloque o mesmo na escala de diodo e meça o capacitor (só é valido para capacitancias a partir de 1uF)....

Os valores que devem aparecer são os seguintes:

Ao momento q você encostar as ponteiras o multimetro mostrará um valor de 0 a infinito (aquele 1 a direita) em um breve tempo, estabilizando no infinto...

Inverta as pontas e deve acontecer a mesma coisa a ação anterior...

Assim você constata que o capacitor esta se carregando e descarregando normalmente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caro jorgeletronico, não pegue pegue pilha mais você ta bem equivocado sim, o que falei é o básico do básico, com um multimetro você claro que consegue ver se um capacitor estar em curto pois o ohmimetro mede exatamente isso resistencia ohmica e o multimetro não sabe se ta medindo um resistor, um fio, um fusivel ou um capacitor e claro se o capacitor tiver em curto vai acusar no multimetro mais nunca, jamais para ver corrente de fuga em capacitores fora de cogitação e se você insistir nisso eu entrego os pontos e nem vou continuar explicando o inesplical, a começar pela baixa tensão que um multimetro tem e por isso impossivel medir fuga em um capacitor, para que isso possa ser feito é necessário como já falei anteriomente de uma fonte DC com um miliamperimetro para se observar que logo que se liga a fonte a corrente vai la emcima e com a mesma tensão aplicada a corrente vai caindo até chegar a um ponto especificado, na verdade não chega a zerar ou seja sempre haverar corrente de fuga principalmente nos eletroliticos ou seja corrente de fuga sempre terar o que precisa observar é se essa corrente miníma ta dentro do aceitável, isso apenas para ver corrente de fuga, depois disso volta para o capacimetro para ver se o valor é próximo do indicado no corpo do capacitor alias capacitores eletroliticos tem uma tolerancia enorme tipo 30% para abaixo do valor dele e 20% acima do valor dele aproximadamente, é básicamente isso, só lembrando que esse procedimento é mais profissional e feito por amostragem nas empresas que fabricam equeipamentos eletronicos, no dia a dia ninguem vai ter tempo e equipamentos para ficar fazendo esse tipo de teste

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O amigo ai acho que se equivoco um pouco,porque com multimetro analogico e possivel sim se saber se um capacitor esta com fuga ou com curto.E qto a capacimetros ,nem esses sao confiaveis ,ja que nao medem a esr que todos esquecem ,ate os profissionais.A melhor coisa a fazer em casos de duvida e a troca por um novo.Falei!!!!

Sempre foi esse o procedimento adotado por mim. Além de não ter capacímetro, no multímetro analógico consegue-se comprovar problemas no capacitor e substituí-lo, que é o mais recomendável. A prática ajuda muito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim concordo ,o capacitor apresenta sua fuga qto este recebe sua tensão nominal,ou seja um multimetro nao conseguiria isso.Mas a maioria se esquece que nao e so capacitancia que se tem q levar em consideraçao,mais tbem a esr.Alguem aqui tem um medidor pra essa resistencia serie equivalente dos capacitores????Falei!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...