Ir ao conteúdo

Formato AVI e MPG

Posts recomendados

Postado

Ao capturarmos um vídeo para o computador, podemos fazê-lo em basicamente dois formatos principais:

.AVI e . MPG.

O primeiro formato utiliza o codec DV Standard e é um codec do tipo ‘sem perda’ – o que significa que o descarregamento do material no PC não implica em queda de qualidade. Assim, é mantida a taxa de bits original de cerca de 25 megabytes por segundo (Mbps) no arquivo .AVI, pois não há compactação de informação.

O segundo formato, .MPG, usa o codec mpeg-2. Neste caso, pode-se dizer que há, sim, perda de qualidade, pois o arquivo é compactado. Sua taxa de bits se reduz a aproximadamente 6 Mbps.

Qual a melhor opção? Cada um tem vantagens e desvantagens. O MPG ocupa menos espaço em disco por um lado e possui menos qualidade por outro. O AVI precisa de mais MB no HD, mas oferece mais qualidade de vídeo. E, ao contrário do que se pode pensar, é o MPG que exige mais do processador para ser gerenciado. Isso porque ele se encontra em estado compacto para ter um tamanho de arquivo menor. Ou seja, um vídeo de 5 minutos, por exemplo, em formato AVI se distribui por uma quantidade muito maior de bytes do que um MPG, concentrado em menos bytes. E isso faz diferença na hora do processador trabalhar.

Emerson Jordão, da Pinnacle, recomenda: “é sempre melhor percorrer o caminho do maior arquivo para o menor”. Ele diz que, para captura, é melhor dar prioridade ao formato com mais qualidade, pois depois disso, caso haja necessidade, é só diminuir a taxa de bits do vídeo. Já o processo inverso não é possível: se descarregamos um material em formato MPG não é mais possível retornar ao estado original.

http://pcworld.uol.com.br/dicas/2008/04/11/dicas-para-quem-deseja-fazer-um-video-e-publica-lo-na-internet/paginador/pagina_3

Abraços!

• Membro VIP
Postado

Augusto,

Parabéns pela iniciativa de explicar, porém há algumas falhas técnicas em seu texto.

O formato de arquivo .AVI se refere ao container e não a um formato específico de vídeo. Dentro do arquivo AVI pode estar um filme em MPEG, por exemplo. AVI é a forma de armazenamento e não a forma do conteúdo.

Outro detalhe é que o CODEC DV não é "sem perda". Ele apresenta compactação intra-frame e possui perdas nessa compactação. O que acontece é que essa perda é muito menor do que outros padrões mais conhecidos.

Por último, o formato MPEG pode chegar a uma taxa de 10 Mbps, e não os 6 Mbps que você informou.

Se desejar, edite o texto fazendo as correções para que não haja problemas futuros.

Abraços,

RedBeard

Postado

http://pcworld.uol.com.br/dicas/2008/04/11/dicas-para-quem-deseja-fazer-um-video-e-publica-lo-na-internet/paginador/pagina_3

Bem eu postei o tópico e esqueci de colocar o link da matéria (acima).

A matéria foi feita pela conceituada PC WORLD, apenas copiei o tópico que achei muito interessante e postei aqui.

Em torno de 15 amigos de edição leram e concordaram com a PC World.

Caso discorde da matéria deles e tem plena convicção que estão errados, acho que você sendo o moderador pode apagar o tópico.

Não ficarei chateado de forma alguma, mesmo porque o que me interessou mais, foi o fato de capturar em AVI, editar e queimar ou finalizar no formato desejado.

Meu intuito sempre é o de dividir informações e conhecimento com os amigos. Essa troca vale muito.

Fique muito a vontade para agir da forma que achar mais conveniente.

Um grande abraço

• Membro VIP
Postado

Augusto,

Não discordo da matéria e nem acho que deva ser apagada, mas como contém erros técnicos fiz minhas observações.

Da mesma forma que você se beneficiou da dica, acho interessante deixar esse testemunho como visão mais próxima do usuário pois outros também poderão se beneficiar. Mas veja que os erros técnicos não prejudicam a ideia central do texto que é capturar em alta qualidade pra depois passar pra baixa qualidade no final.

E, por último mas não menos importante, o fato da matéria ter sido publicada em uma revista não significa que ela está 100% correta, ainda mais no campo da informática. Pelo menos na minha área tento fazer com que as informações daqui do Clube do Hardware estejam corretas.

Abraços,

RedBeard

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!