Ir ao conteúdo

9800GX2 - Alimentação

alonsoamadigi

Posts recomendados

Postado

galerinha, comprei hj uma 9800gx2 da evga... beleza...

pensei q a alimentação dela era como a 3870x2, nela tem dois conectores de alimentação... um de 6 pinos e outro de 8, como na da ati... no entanto, no manual diz q não deve-se ligar nesses conectores dois plugues com 6 pinos, coisa q na 3870x2 pode ser feito sem problemas... não funciona sem os dois plugues...

o detalhe é q não vem a droga do adaptador com a vga... também não encontrei em outro lugar senaun no mercado livre... não to afim de esperar o tempo de entrega para poder testar a bixinha... entaun, pesquisando, vi outros com o mesmo problema... alguns disseram ser possivel alimentar diretamente os pinos faltantes quando se coloca um plugue de 6 vias no conector de 8 diretamente puxando os negativos e positivos de 12V de um plugue molex, por exemplo... ou mesmo duma extensão do proprio plugue de 6 pinos, coisa q o adaptador faz...

o detalhe é q não encontrei a PINAGEM DO CONECTOR DE 8 PINOS... se alguem souber me dizer, ajudaria muito... não sei quais dos dois pinos é o positivo e o negativo... intaun não tem como eu fazer a gambiarra, digo, o artifício técnico...

se alguem souber como é, por favor, me diga... ou entaun, quem tem esse plugue de 8 vias na fonte (ou adaptador), basta me dizer como estaun os fios pretos e amarelos nele... apenas não confunda com o conector de 8 pinos q é usado nas placas mãe de hj, ha uma inversao na posição dos positivos e negativos o q o torna incompatível...

aguardando, obrigado....

Postado

ae...

apenas para informar...

consegui ligar a bixinha...

OS DOIS PINOS A MAIS EM RELAÇÃO AO CONECTOR DE 6 PINOS SÃO NEGATIVOS (TERRA)... BASTA LIGÁ-LOS À QQUER CABO PRETO QUE SAIA DA FONTE (OS DOIS DO MEIO DO CONECTOR MOLEX, POR EXEMPLO)...

aí ela ligo... funcionou... testei... DEVOLVI! nos testes q fiz ela se saiu com o mesmo desempenho da HD3870X2 (q sai 180 dolares a menos aqui)... entaun não achei bom negócio...

no crysis, para se ter uma ideia, ela permaneceu com uma média de 1 fps a menos q uma 3870X2... nas mesmas configurações do jogo e do PC...

prefiro DE LONGE a minha configuração atual... HD3870X2 + HD3870 em crossfire X de 3GPUs... nas mesmas condições de teste do crysis, pr ex, ela faz 16 fps a mais na média...

Falou

• mês depois...
Postado

Olá amigo..

Estou com um probleminha....Comprei a 9800gx2..so que minha fonte de alimentação não vem com esse conector de 8 pinos pci-ex...

você poderia me informar melhor sobre essa adaptação que você fez??

Abraços

Postado

Não sabemos ao certo o que ele fez amigo.

Recomendo comprar um bom adapter.

Procure um bom já que com sua VGA não veio.

Se quiser eu acho um bom para você.

Postado

No conector de 8 pinos PCIe em relação aos dois pinos "extras" um seria +12V sense e o outro um neutro. Eles não fornecem mais energia pra VGA. O +12V sense seria para detecção das tensões +12V e compensação caso baixasse muito.

Só que a grande maioria das fontes (talvez todas que saíram até hoje) que tem conector PCIe 8pinos tem ali 2 neutros. Por isso se quiser pode simplesmente curto-circuitar os dois pinos ou ligar 2 neutros de outro molex, dá na mesma.

Mas isso é pra geração atual de VGAs e fontes. Talvez saiam fontes que venham a seguir o padrão e também as VGAs passem a requisitar o padrão correto.

Postado
No conector de 8 pinos PCIe em relação aos dois pinos "extras" um seria +12V sense e o outro um neutro. Eles não fornecem mais energia pra VGA. O +12V sense seria para detecção das tensões +12V e compensação caso baixasse muito.

Só que a grande maioria das fontes (talvez todas que saíram até hoje) que tem conector PCIe 8pinos tem ali 2 neutros. Por isso se quiser pode simplesmente curto-circuitar os dois pinos ou ligar 2 neutros de outro molex, dá na mesma.

Mas isso é pra geração atual de VGAs e fontes. Talvez saiam fontes que venham a seguir o padrão e também as VGAs passem a requisitar o padrão correto.

Onde você viu isso sobre que o outro neutro é detecção ?

Postado

Pesquisando pela internet e vendo o que alguns fabricantes fazem.

Por exemplo, jonnyGURU é um cara que tem um site respeitado que faz reviews de fontes: http://www.jonnyguru.com/forums/showthread.php?t=171&page=2

Something else to note: The extra two pins are both grounds. I was lead to believe that the extra wires would be a ground and a +12V Sense, but the wire is black and I traced it back to the PSU's PCB and found that it is in fact a ground. I believe in future PSU's with 8-pin PCI-e connectors we'll start to see an actual +12V sense lead on the connector. Currently, +12V senses aren't used in PC power supplies, so adding it would cause a delay in production. A ground will have to work in it's place for now.

Outro exemplo, a BFG inclui adaptador PCIe 6-pin > PCIe 8-pin para as 9800GX2. Sendo que nesse adaptador os dois pinos extras são apenas neutros, prolongamentos em paralelo de outros 2 neutros já existentes apenas pra dar o "curto".

Uma vez que a 9800GX2 tem 1 conector PCIe 6-pin e 1 conector PCIe 8-pin a placa fica na realidade ligada como se fosse 2x 6-pin, além do slot PCI-Express claro que já fornege energia. Portanto fica totalmente dentro das especificações.

Pra 3870X2 parece que a placa liga mesmo usando 2x 6-pin (a placa tem 1x 6-pin + 1x 8-pin) só que na 9800GX2 parece que a placa não liga. Então precisa de adaptador, ligar outros 2 neutros ali nos pinos extras ou simplesmente colocar um jumper (fazer curto) entre os tais 2 pinos.

A verdade é que o conector PCIe 8-pinos nas fontes atualmente são assim:

3x +12V + 1x GND

4x GND

Postado

Certo.

Mas não pense que só por isso, pode ir comprando qualquer adapter.

Eu sempre quando o pessoal fala que vai usar recomendo comprar bons adapter para não correr riscos de super-aquecimento e nem mau-contato.

Por que quando os 6 pinos entram, todos os 6 pinos passam pelo adaptador, que tem que ter contatos bons e fiação de primeira e bem "crimpados os conectorezinhos".

Postado

Adaptador pra ser ruim ou dar mal contato só se for muito chulé mesmo ou ficar guardado muito tempo tomando poeira e oxidando. Maioria é padronizado, a bitola do fio é adequada.

Postado

Tanto faz um ou outro. Não tem esse preciosismo todo.

O que você pode querer do adaptador é ter o fio da bitola correta, e é desejável que os contatos sejam banhados à ouro.

Não vejo nenhum problema com o da primeira foto, não sei se é a cor da foto ou o contato também é banhado à ouro. Mesmo se não fosse não teria problema isso, a bitola do fio tá correta. O de baixo tem contato banhado à ouro, que é desejável mas não imprescindível.

Pode ter mau contato com qualquer conexão, o melhor é conectar bem encaixado e passar uma abraçadeira plástica pra garantir que não saia.

Postado
Pode ter mau contato com qualquer conexão, o melhor é conectar bem encaixado e passar uma abraçadeira plástica pra garantir que não saia.

Isso, e depois fazer o mesmo com uma fita isolante.

Mas se você tivesse tipo uma 9800GTX, é bem melhor investir em uma coisa boa de uma vez que de uma mais ou menos que pode ser pior.

Mas o de baixo até é mais bonito e organizado que o de cima.

Parece ser bem melhor.

Postado

Ajuda por favor vou comprar uma 9800gx2 pra min no PY da XFX versao STOCK ela vem com o adaptador de 6 para 8 pinos? e outra a minha fonte na linha +12v é 24a da pra rodar beleza com essa fonte ? ela e uma de 380w reais da antec vou ligar somente a placa nela mas preciso saber esse lance do adaptador e normal vir de fabrica ne? valeu ajuda plz

Postado

Não funciona não :(

A Fonte tem que ter uma conector de 6 pinos e outro de 8

Mas pode-se usar adaptadores e tomar cuidado para ficar tudo certo, mas é bom quando pega uma fonte com esse conectores nativos e em chicotes diferentes.

Postado

q droga a placa q eu vou comprar e da XFX ela vem com o adaptador de 6 pin para 8 de fabrica se ela nao vem qual fabricante q vem ajuda pls

Postado

como eu disse... EU TINHA A 9800GX2 aqui, DUAS por sinal... achei uma ***** a placa... mas de qquer forma, como fiz o topico para falar de sua alimentação... a resposta CORRETA é:

SIM, com adaptador FUNCIONA... os dois pinos q tem a mais no conector de 8 pinos em comparação ao de 6 pinos são terminais negativos (ou, os terras, como chamam)...

se ligá-los aos pontos negativos d qquer outro cabo da fonte, vai funcionar... eu fiz e funcionou normalmente... sem problema algum... só troquei a placa porque em SLI não rendia nada... voltei pro meu bom e velho crossfire

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!